19 Abril 2024

A NÃO PERDER

Investigadores chineses descobrem reservatório de água na Lua

Reservatório de água na Lua descoberto por cientistas chineses. A descoberta poderá vir a revolucionar as futuras missões de exploração da superfície lunar e de outras missões espaciais.

Telescópio Webb já está no espaço para desvendar os segredos do...

Lançado num foguetão Ariane 5, do porto espacial europeu na Guiana Francesa, o Telescópio Espacial James Webb já deu início à viagem para desvendar o nascimento das estrelas, planetas e galáxias. Dentro de seis meses o Webb dá início à atividade científica.

Cientistas observam ondas gigantes de areia em movimento no planeta Marte

Marte é um planeta bastante ativo do ponto de vista geológico indicam cientistas depois de verificarem, pela primeira vez, o movimento de ondas gigantes de areia na superfície do planeta. A descoberta teve a participação do cientista português David Vaz.

Satélite Copernicus Sentinel-6A entrou em testes

Engenheiros da Airbus estão a testar o satélite Copernicus Sentinel-6A para ser lançado para o espaço. O Sentinel-6A vai medir a altura da superfície do mar à escala global e disponibilizar dados sobre correntes oceânicas, velocidade do vento e altura das ondas.

Descoberto gelo nos polos da Lua

Cientistas confirmam a existência de gelo nos polos da Lua. O gelo encontra-se à superfície nas regiões polares permanentemente à sombra. Os cientistas consideram a necessidade de uma missão direta à Lua para mapear as regiões de gelo.

Copernicus Masters apoia projetos inovadores para a sociedade

Comissão Europeia e Agência Espacial Europeia pretendem apoiar projetos inovadores no domínio da utilização dos dados de observação da Terra do satélite europeu Copernicus. O IPN oferece apoio às empresas candidatas ao Copernicus Masters.

ESPAÇO

O primeiro dia deste ano é marcado pela chegada da Lua ao seu apogeu, o ponto da sua órbita mais afastado da Terra.
Facebook TVE
Durante a Lua Cheia há um aumento de mortes por suicídio

As suspeitas, que durante a fase de Lua Cheia, as pessoas tinham mudanças misteriosas vieram confirmar-se. Investigação mostra que durante a Lua Cheia verifica-se um aumento significativo no número de mortes por suicídio.
Galileo: Sistema de navegação por satélite europeu já tem 28 satélites

Sistema de navegação por satélite europeu já tem 28 satélites em órbita. Dois satélites foram lançados, com sucesso, no dia 5 de dezembro. Os sinais do Galileo já estão a ser utilizados em mais de 2,3 mil milhões de dispositivos.
ESA aprova Missão Espacial Ariel sobre exoplanetas

Agência Espacial Europeia aprova Missão Espacial Ariel para estudo da natureza, formação e evolução de exoplanetas. A Missão tem uma forte participação de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Estrela indígena ajuda a compreender passado da Via Láctea

Dados do satélite TESS permitiram caracterizar e datar uma estrela da constelação do Índio, e desta forma compreender melhor uma antiga fusão galáctica. O estudo, já publicado, teve a participação de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
NASA encontra planeta em zona habitável

NASA revelou ter encontrado um planeta com as dimensões 20% maiores que a Terra a orbitar uma estrela na designada zona habitável. As simulações indicam a possibilidade do planeta ter água líquida à superfície.
Imagem de dois buracos negros numa colisão galáctica teve colaboração de investigador português

Imagem detalhada do material envolvendo dois buracos negros supermassivos numa galáxia em processo de fusão foi obtida com a colaboração do investigador Hugo Messias, atualmente do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Universidade de Lisboa.
ESA lança satélite para estudo de exoplanetas

Satélite Cheops é lançado a partir de Kourou, Guiana Francesa, para estudo de planetas extrassolares ou exoplanetas. A parceria entre a ESA e a Suíça vai observar as estrelas que hospedam planetas na faixa de tamanho da Terra a Neptuno.
Exoplanetas com maior variedade de vida que a Terra

Estudo desenvolvido por equipa de cientistas da Universidade de Chicago concluiu que alguns exoplanetas podem ter melhores condições de vida do que a própria Terra. Os cientistas analisaram a circulação oceânica nos exoplanetas.
Astrónomos revelam primeira imagem de um buraco negro e confirmam Einstein

Equipa internacional de astrónomos revelou hoje, pela primeira vez, a imagem de um enorme buraco negro situado a 55 milhões de anos-luz da Terra. Com recurso ao Event Horizon Telescope foi provada a teoria da relatividade geral de Einstein.

Siga-nos nas redes sociais