Açores vai receber grande antena para rastreio de satélites

Azores International Research Center, instalado na Ilha de Santa Maria vai receber antena de 15 metros da Agência Espacial Europeia para rastreio de satélites. Agência Espacial, Governo, empresas e investigadores procuram definir áreas de cooperação.

ESA-Estação de Santa Maria, nos Açores
ESA-Estação de Santa Maria, nos Açores. Foto: © ESA

Uma grande antena com 15 metros vai ser instalada na Ilha de Santa Maria, nos Açores, para rastreio de satélites. Com esta antena da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) o Azores International Research Center (AIR Center) entra numa nova fase de desenvolvimento.

Os princípios para a cedência da antena pela ESA e respetiva instalação vão ser assinados em Paris, a 29 de agosto, na sede da ESA, entre o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, e o Diretor Geral da ESA, Jan Woerner.

A nova antena vai seguir satélites e complementar os serviços prestados pela antena de 5,5 metros da ESA já instalada na ilha de Santa Maria. Esta antena efetua atualmente o rastreio de lançadores a partir da Guiana Francesa.

A antena de 15 metros da ESA é transferida de Perth, na Austrália, para a ilha açoriana. Esta nova infraestrutura vai dotar o AIR Center de um recurso, que em conjunto com o sistema European Space Tracking (ESTRACK), desenvolvido pela ESA, vai “reforçar a oferta de serviços terrestres para a ESA a partir dos Açores”, Indica o MCTES.

Para além dos serviços diretamente ligados à ESA, o centro dos Açores vai poder prestar serviços para “outros operadores internacionais na área do espaço, nomeadamente ao nível de futuras missões científicas, exploração robótica, observação da Terra e, sobretudo, futuros lançadores de satélites”.

O AIR Center foi lançado no início de 2016 com o sentido de dotar o arquipélago dos Açores com uma plataforma internacional dedicada a atividades de investigação e desenvolvimento, e ainda ao “desenvolvimento empresarial nas áreas do clima, alterações climáticas, terra, espaço e oceanos”.

Manuel Heitor, acompanhado por Fausto Brito de Abreu, Secretário Regional dos Açores, Paulo Ferrão, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e por diversos investigadores e responsáveis de empresas portuguesas e europeias a operar no âmbito do espaço, visitam a ESA.

Durante a visita, o ministro e comitiva vão participar, com responsáveis da ESA, num novo workshop para debater “o envolvimento futuro da ESA no AIR Center, designadamente em aspetos relacionados com futuros programas da ESA para apoiar as novas indústrias do Espaço”.

No workshop estão previstas intervenções de peritos da ESA e das empresas Critical Software, Elecnor Deimos, Edisoft, GMV, Omnidea, Tekever e Airbus Safrane, bem como do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA), Instituto Dom Luís, Instituto Pedro Nunes (IPN) e da Universidade do Porto.

No âmbito do lançamento e desenvolvimento do AIR Center, realizaram-se já workshops em Nova Iorque, em São Miguel nos Açores e em Lisboa. Este conjunto de eventos tem vindo a mobilizar instituições governamentais e empresas de todo o mundo, bem como investigadores, na discussão do projeto dos Açores, indica o MCTES.

O MCTES indica ainda em comunicado que, no âmbito do desenvolvimento do AIR Center, Manuel Heitor irá ao Brasil, no início de setembro, para visitar a Agência Espacial Brasileira e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, e participará num novo workshop a realizar em Bruxelas a 19 de setembro. Mas o tema será ainda discutido em Itália no final de outubro e em dois outros workshops a realizar em novembro nos EUA.