CGD: Foi feita a primeira Fase da Recapitalização

Foi concluída a primeira fase de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) com um aumento de capital, em espécie, de 1.445 milhões de euros. A segunda fase vai ser por aumento de capital de 2.700 milhões de euros.

CGD: Foi feita a primeira Fase da Recapitalização
CGD: Foi feita a primeira Fase da Recapitalização. Foto: Rosa Pinto

O montante da primeira fase de recapitalização da CGD é subscrita e realizada “integralmente pelo acionista Estado Português, pela entrega de 945 milhões de euros respeitantes a obrigações subordinadas de conversão contingente (Instrumentos de Capital Core Tier 1 ou ISE) e respetivos juros; e cerca de 500 milhões de euros, mediante a entrega de ações da Parcaixa – S.G.P.S., S.A”, indicou o Ministério das Finanças (MF).

O processo de recapitalização da CGD é feito no âmbito da implementação do “General Agreement” celebrado, em 23 de agosto de 2016, entre a Comissão Europeia e o Estado Português, sem que a recapitalização se configure um auxílio de Estado.

Numa segunda fase, o Estado Português irá realizar “um aumento de capital até 2.700 milhões de euros”.

O MF indica que “adicionalmente, a CGD realizará uma emissão faseada de instrumentos de dívida subordinada elegível para efeitos de cumprimento dos rácios de capital regulatório, a ocorrer junto de investidores privados”.

Neste caso “o instrumento financeiro a emitir não será convertível em ações da CGD, assegurando-se a manutenção da CGD como um banco integralmente público”.