Evacuação médica de dois passageiros de navio ao largo do cabo da Roca

Operação de evacuação médica, envolvendo a Marinha, Força aérea e INEM, transporta para o Hospital de Santa Maria dois passageiros de 86 e 81 anos, em situação grave de saúde, num paquete a navegar a oeste do cabo da Roca.

Evacuação médica de dois passageiros de navio ao largo do cabo da Roca
Evacuação médica de dois passageiros de navio ao largo do cabo da Roca. Foto: Rosa Pinto

Uma operação de evacuação médica permitiu que dois passageiros, de nacionalidade britânica, um do sexo masculino, de 86 anos de idade, e um do sexo feminino, de 81 anos de idade que se encontravam, em estado grave, a bordo do navio de passageiros BALMORAL fossem transportados para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O navio de bandeira das Bahamas encontrava-se a navegar a cerca de 20 quilómetros a oeste do cabo da Roca e emitiu pedido pelo telefone de emergência no mar do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) a informar que tinha uma passageira com sintomas compatíveis com AVC em evolução, e um segundo incidente com outro passageiro, ocorrido quase em simultâneo, com quadro de enfarte agudo do miocárdio e edema agudo do pulmão.

O INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) avaliou a necessidade das evacuações médicas como urgentes, e de seguida, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo da FAP foi solicitada a ativação de um helicóptero EH-101 para evacuação dos passageiros.

A Marinha, através do MRCC Lisboa, em articulação com a Força Aérea Portuguesa e o INEM – CODU-Mar, coordenou a operação de resgate e transporte dos dois passageiros do paquete para o Hospital, que decorreu com sucesso.