Governo lança Movimento Código Portugal

Movimento Código Portugal vai mobilizar e consciencializar o país para a importância da literacia digital e da computação. Um conjunto de iniciativas que vão impulsionar a realização de atividades de código, ou seja, de programação.

Governo lança Movimento Código Portugal
Governo lança Movimento Código Portugal. Foto: Rosa Pinto

O Movimento Código Portugal é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), do Ministério da Educação (ME) e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), para mobilizar e consciencializar o país para a importância da literacia digital e da computação, enquanto mecanismos de inclusão para o Conhecimento.

A campanha Movimento Código Portugal tem como parceiros de execução a Direção Geral de Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o Instituto do Emprego e Segurança Social e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica. Uma campanha que está alinhada com a Iniciativa de Competências Digitais criada pelo MCTES.

O Movimento Código Portugal pretende impulsionar escolas, instituições de ensino superior e de investigação, estudantes e público em geral para atividades de código, uma forma de programação que consiste em construir programas através de instruções simples, que estão ao alcance de qualquer pessoa.

O Movimento está alinhado com a Computer Science Education Week e com a Hora do Código, pretendendo estimular a nível nacional aquela que é já considerada uma nova forma de literacia para o século XXI, o código.

A campanha Movimento Código Portugal é lançada no dia 26 de novembro, pelas 17 horas, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT-NOVA), na Caparica, durante o Coding Fest 2016 que se realiza na FCT-NOVA.

A iniciativa #1 do Movimento, promovida em parceria com a Ciência Viva, a DGE, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Superior Técnico, decorre ao longo da semana de 5 a 11 de dezembro.

Durante a iniciativa #1 a comunidade escolar e a comunidade científica vão levar a cabo atividades de código. Cada uma das atividades representará uma luz que se acenderá numa árvore virtual projetada no exterior do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, no dia 11 de dezembro.