Melhor tese de doutoramento do mundo em alvenaria é da UMinho

Estudo sobre o comportamento sísmico da ligação entre as paredes de alvenaria e os pavimentos de madeira, elaborado por Susana Moreira da Universidade do Minho, é reconhecido como a ‘Melhor Dissertação de Doutoramento do Mundo’.

Melhor tese de doutoramento do mundo em alvenaria é da UMinho
Melhor tese de doutoramento do mundo em alvenaria é da UMinho, Susana Moreira. Foto: © DR

O trabalho de doutoramento com o título “Seismic retrofit of masonry-to-timber connections in historical constructions”, desenvolvido por Susana Moreira e sob orientação de Luís Ramos e Daniel Oliveira, ambos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UMinho), ganha o prémio ‘Melhor Dissertação de Doutoramento‘, atribuído pela ‘The Masonry Society’ dos Estados Unidos da América.

O trabalho de Susana Moreira aborda “de forma pioneira o comportamento sísmico da ligação entre as paredes de alvenaria e os pavimentos de madeira em edifícios antigos construídos principalmente durante o século XIX e o início do século XX”.

É a primeira vez que uma cientista portuguesa recebe o prémio que já tem mais de 20 anos atribuído pela ‘The Masonry Society’, uma sociedade que se assume como a principal organização mundial dedicada à ciência e arte da alvenaria.

Para Susana Moreira esta distinção, que destaca a contribuição de jovens investigadores no domínio da construção em alvenaria – assentamento de blocos, pedras ou tijolos através de argamassa, representa “uma grande conquista pessoal.

Mas, acrescenta Susana Moreira, “o prémio contribui para o reconhecimento internacional da qualidade da investigação desenvolvida na UMinho, em particular no Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia”.

“A investigação foi motivada pela necessidade de diminuir a vulnerabilidade sísmica de construções antigas de alvenaria e, também, por se ter verificado que ligações débeis podem afetar a estrutura de monumentos históricos e comprometer a sua segurança”, realça Susana Moreira.

Durante os trabalhos de investigação foram desenvolvidos protótipos de reforço de ligações, testados em laboratório de forma a propor métodos de dimensionamento para engenheiros projetistas.

Susana Moreira considera que a médio prazo as soluções apresentadas no trabalho para doutoramento, depois de estudos complementares, podem ser usadas para mitigar “os efeitos nefastos de eventuais sismos e atuando, consequentemente, na proteção de vidas humanas e na diminuição de perdas económicas”, mas a acrescenta que os próximos estudos passarão por analisar a influência das ligações não reforçadas e reforçadas na resposta global da estrutura.

Susana Moreira, natural de Vila Real, formou-se em Engenharia Civil na Universidade do Porto, realizou na UMinho um mestrado avançado em análise estrutural de monumentos e construções históricas, tendo colaborado com empresas do setor da construção, como a Mota-Engil e Projenor.

Atualmente e desde abril de 2016 exerce docência na Pontifícia Universidade Católica do Perú, um país que é conhecido, também, pela sua elevada atividade sísmica.