Secretária de Estado da Ciência visita Cabo Verde

Secretária de Estado da Ciência em Cabo Verde para reforçar a cooperação científica, com destaque para Ciência Aberta, Ciência Cidadã e Repositórios Científicos. A governante portuguesa intervém na Palestra ‘Conhecimento em Português’, na cidade da Praia.

Secretária de Estado da Ciência visita Cabo Verde
Secretária de Estado da Ciência visita Cabo Verde. Foto: © TV Europa

A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, encontra-se em visita à cidade da Praia, em Cabo Verde. A visita, que vai de 18 a 20 de janeiro, tem como objetivo “reforçar a cooperação científica” entre Portugal e Cabo Verde, “nomeadamente no que diz respeito à Ciência Aberta, Ciência Cidadã e Repositórios Científicos”.

Maria Fernanda Rollo reuniu com a Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva, e depois com Maritza Rosabal Peña, Ministra da Educação, Família e Inclusão Social de Cabo Verde.

No dia 19 de janeiro, Maria Fernanda Rollo tem prevista uma deslocação da parte da manhã à Universidade de Cabo Verde, onde para além de uma reunião com a equipa reitoral, irá visitar “a Escola Grande, património da Universidade, e na qual funcionam, entre outras valências, a Casa da Ciência da Praia, a Casa da Música e centros de investigação”.

A Secretária de Estada portuguesa irá ainda visitar durante a manhã os laboratórios e o centro de formação à distância do Campus do Plamarejo.

No mesmo dia 19 de janeiro a Secretária de Estado Maria Fernanda Rollo intervém na Palestra ‘Conhecimento em Português’, no Auditório do Centro Cultural Português, com uma comunicação oral sobre ‘Ciência Aberta – Partilhar Conhecimento, Consolidar a Democracia’.

A Palestra ‘Conhecimento em Português’ é um dos instrumentos para os Governos de Portugal e de Cabo Verde destacarem “a importância da Ciência Aberta enquanto instrumento potenciador do acesso equitativo e universal ao conhecimento científico e sua partilha entre a comunidade científica, a sociedade e as empresas, bem como o potencial da língua portuguesa enquanto língua de ciência para ampliar e democratizar o acesso ao conhecimento”.

No dia 20 de janeiro Maria Fernanda Rollo tem agendada uma “visita o Museu de Ciência da Cidade da Praia, o Museu do Tarrafal e a Cidade Velha que é património mundial da UNESCO”.