Nutrição de precisão pode melhorar a saúde e prevenir doenças

Investigadores consideram que uma dieta, baseada em certos nutrientes, cereais, frutas e legumes, ajustada aos genes e a outras caraterísticas biológicas individuais pode combater a velhice, prevenir doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de cancro.

Nutrição de precisão pode melhorar a saúde e prevenir doenças
Nutrição de precisão pode melhorar a saúde e prevenir doenças. Foto: Rosa Pinto

Uma dieta específica de nutrientes, cereais, frutas e legumes, adaptada aos genes e a outras características biológicas da pessoa pode ajudar a melhorar a saúde? O estudo é de investigadores da Mayo Clinic, EUA, para explorar os possíveis benefícios de adaptar os nutrientes e a orientação alimentar aos genes, metabolismo, microbioma e outras características distintivas de uma pessoa. O objetivo final da abordagem holística é promover a saúde e ajudar a prevenir doenças relacionadas com a dieta, como doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de cancro.

Os dados da investigação mostram que cerca de 11 milhões de mortes anuais em todo o mundo estão ligadas a fatores relacionados com a alimentação, juntamente com os efeitos associados à genética, à educação, ao sexo, ao peso e às deficiências no sono e na massa muscular.

As pessoas respondem de forma diferente a certos medicamentos, o que se conhece como farmacogenómica, os genes e o estilo de vida de uma pessoa também podem alterar suas respostas aos alimentos que consomem, incluindo a forma como o corpo metaboliza, absorve e distribui os nutrientes.

A nutrição de precisão faz parte de uma nova era da medicina individualizada, impulsionada pelos avanços nas abordagens multiómicas, com especial atenção à metabolómica, que é o estúdio das substâncias que se criam quando o corpo descompõe os alimentos, os medicamentos o seus próprios tecidos.

A multiómica é uma combinação de duas ou mais abordagens “ómicos”. Em relação à nutrição, uma abordagem multinómica coordenada utiliza a genómica, a metabolómica e o microbioma do paciente. Entre as ómicas adicionais encontram-se a proteómica (o estudo das proteínas); a epigenómica (o estúdio das mudanças epigenéticas no ADN) y la transcriptómica (o estudo das emissões de ARN).

Atualmente está a ser desenvolvido um programa de investigação em endocrinologia, nutrição e metabolismo, no Centro de Metabolómica de Mayo Clinic, centrado na obesidade, no envelhecimento e em outros transtornos relacionados com o metabolismo.

Em geral, o trabalho pretende descobrir abordagens eficazes, realistas e económicas para ajudar as pessoas a viver mais tempo de forma saudável, ao mesmo tempo em que pretende avançar na compreensão dos eventos celulares moleculares que contribuem para o declínio metabólico e funcional.

O estudo da análise de pequenas alterações pode fornecer uma ideia do que ocorre em determinadas vias metabólicas de uma célula, explicou o investigador que dirige o estudo, Ian Lanza.

Para o investigador o poder da metabolómica é a capacidade potencial de prever o risco de uma pessoa padecer de certas doenças e oferecer oportunidades de prevenção.