Tráfego da internet aumentou 65% em Portugal durante 2016

Fundação para a Ciência e a Tecnologia através da Unidade Computação Cientifica Nacional reforça o GigaPIX, com mais um ponto de troca de trafego no Prior Velho, em Lisboa. A nova localização vai aumentar a qualidade das ligações Web em Portugal.

Rede de dados
Rede de dados. Foto: DR

O aumento de trafego da internet em Portugal leva ao reforço, do Ponto de Troca de Tráfego, o GigaPIX, com mais uma localização, neste caso, no datacenter da itconic, no Prior Velho. O GigaPIX assegura o tráfego da internet com origem e destino em Portugal.

O aumento de tráfego da Internet em 2016, em Portugal, foi de 65%, mas agora com a nova localização, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que através da sua Unidade Computação Cientifica Nacional, opera o GigaPIX, indica que irá permitir a ligação de novas organizações, como operadores, entidades responsáveis pela produção de elevados volumes de tráfego e outros, e garantir a qualidade da velocidade das ligações, inclusivamente com entidades que se já encontram ligadas.

Para além da localização do Prior velho, o GigaPIX está instalado em mais dois locais, no Campus do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, e no Porto, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A criação do novo ponto na nova localização, física e logicamente ligada às outras duas, irá permitir a partir de agora que novos membros da rede usufruam de uma ligação mais rápida e mais simples.

O GigaPIX é uma iniciativa promovida e operada pela Unidade Computação Cientifica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT), e atualmente disponibiliza o serviço a dezenas de redes, distribuídas pelos centros de dados de Lisboa e Porto, com portas individuais de 10Gbps, 1Gbps e 100Mbps.

O Ponto de Troca de Tráfego – GigaPIX – tem como objetivo melhorar a qualidade da interligação das redes IP em Portugal, evitando a utilização de recursos internacionais para o trânsito de pacotes IP, o que torna a comunicação mais eficiente e menos dispendiosa, indicou a FCT. Outros dos objetivos é facilitar o fornecimento de serviços com elevada qualidade de conectividade à comunidade da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS).

A adesão ao GigaPIX é aberta a todas as organizações que cumpram os requisitos técnicos e legais, facilitando uma plataforma de troca de tráfego IP a todos os seus membros.