A NÃO PERDER

Doentes de COVID-19 podem desenvolver doenças renais graves

Doenças renais graves aparecem com frequência em pacientes com COVID-19. Sinais de doenças renais no início da doença COVID-19 podem ser mau prognóstico, com risco de edema pulmonar e tromboembolismos, como as temidas embolias pulmonares.

Coronavírus encontrado no sémen de pacientes de COVID-19

Investigação mostra existência do coronavírus SARS-CoV-2 no sémen de pacientes de COVID-19 e que este mantém capacidade de infetar outras pessoas. O conselho é evitar qualquer tipo de contacto íntimo com pessoas com sintomas ou expostas à COVID-19.

Medicamento português à base em células estaminais para tratar a COVID-19

Medicamento à base células estaminais para tratar doentes com COVID-19 em estado grave está a ser desenvolvido em Portugal pela Crioestaminal. Outros ensaios clínicos com células estaminais na China e nos EUA mostram benefícios em pacientes de COVID-19.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Identificados 21 medicamentos que podem tratar a COVID-19

Equipa global de cientista identifica 21 medicamentos que podem vir a ser usados no tratamento da COVID-19. A clofazimina, hanfangchin A, apilimod e o ONO 5334 representam as melhores opções de curto prazo para o tratamento eficaz à COVID-19.

Fumadores tem risco aumentado de AVC quando sofrem de COVID-19

Fumadores e utilizadores de cigarro eletrónico têm riscos aumentados se contraírem COVID-19. Investigação mostra haver maior grau de distúrbios respiratórios e pulmonares e maior risco de distúrbios neurológicos, como derrames isquémicos.

Anticorpos contra o coronavírus diminuem fortemente ao fim de três meses

Anticorpos contra o coronavírus, em pessoas com leves de infeção de COVID-19, caem acentuadamente nos primeiros três meses após a infeção, diminuindo cerca de metade a cada 73 dias. Os anticorpos devem desaparecem em cerca de um ano.

Teste de sangue deteta cancro anos antes dos métodos de diagnóstico...

Equipa de investigadores desenvolveu teste de sangue que permite detetar cancros do estômago, esófago, colorretal, pulmão e fígado, quatro anos antes dos mesmos serem possíveis de deteção pelos métodos convencionais atualmente usados.

Longevidade das pessoas ligada aos níveis de ferro no sangue

Cientistas descobriram que os níveis de ferro no sangue estão ligados a uma maior longevidade e melhor saúde. A descoberta pode explicar por que algumas pessoas envelhecem mais depressa que outras.

Investigação portuguesa aumenta eficácia da dexametasona no tratamento da COVID-19

Investigação portuguesa mostra ser possível aumentar eficácia do fármaco dexametasona no tratamento de pacientes COVID-19. Assim, aumentar a sobrevivência dos doentes ventilados e oxigenados. Estudo clínico indica que a dexametasona pode diminuir as mortes por COVID-19.

Eficiência das mascaras faciais de tecido na filtragem de coronavírus

Como se deve construir uma mascara de tecido e que tecidos usar? Cientistas avaliaram diversas opções e concluíram que as mascaras mais eficientes incluem tecido de algodão com alta contagem de linhas e camadas eletrostáticas, como seda ou poliéster.

As nanotecnologias no desenvolvimento da vacina COVID-19

Desenvolvimento de vacina para a COVID-19 está a levar a opções de conhecimento sem precedentes. Para além da vacina o meio de administração está também a colocar desafios e opções biotecnológicas. Neste artigo resumem-se questões com o desenvolvimento da vacina.

Pacientes de COVID-19 melhoram após tratamento com tocilizumab

Medicamento anti-inflamatório, tocilizumab, apresenta sucesso no combate a resposta imune perigosa em pacientes COVID-19. O medicamento pode ajudar a reduzir a inflamação, as necessidades de oxigénio, a pressão arterial e o risco de morte.

COVID-19 pode atacar sistema nervoso central dos pacientes

Depressão e ansiedade em doentes de COVID-19 é consequência do ataque do coronavírus ao sistema nervoso central. Estudo revela que sintomas de perda de olfato mostram ser o nervo olfativo o caminho de entrada do vírus no cérebro.

Dietas à base de plantas promovem envelhecimento saudável

Adoção de uma dieta baseada em plantas pode ajudar a promover um envelhecimento saudável e atenuar a carga global de doenças. A investigação mostra uma grande diminuição de taxa risco de doenças crónicas e aumento de tempo de vida.

Meditação e o yoga são um tratamento adjuvante da COVID-19

Práticas de meditação e yoga possuem efeitos anti-inflamatórios e outros benefícios para a saúde e podem ser usados para tratar e prevenir a COVID-19. Estudo indica haver reforço do sistema imunológico.

Resistência a antibióticos ligada à flora intestinal

Flora intestinal de cada indivíduo determina a existência de bactérias resistentes a antibióticos. Investigação liderada por Isabel Isabel Gordo do Instituto Gulbenkian de Ciência aponta para a necessidade de terapias personalizadas de combate às bactérias.

Bebé pode ser infetado no útero da mãe com COVID-19

Estudo de caso fornece evidências de transmissão intrauterina de SARS-CoV-2 de mãe para bebé. Mulher com COVID-19 dá à luz bebé infetado com novo coronavírus. Placenta mostrou presença de partículas e proteína nucleocapsídica de SARS-CoV-2.

Teste de sangue pode prever gravidade da COVID-19

Teste simples ao sangue pode indicar, no caso de infeção por coronavírus, a evolução da doença para uma situação grave. Investigação concluiu que no caso de linfocitopenia o prognóstico é de COVID-19 grave, a necessitar de UCI.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS