30 Setembro 2022

A NÃO PERDER

Alerta: Enterovírus está a aumentar hospitalização de crianças

CDC dos EUA alerta para aumento de hospitalizações de crianças com vírus respiratório que causa doenças raras. Pediatra dá informação útil sobre o enterovírus como possível precursor de condição neurológica que leva a fraqueza nos membros.

É um ataque cardíaco? Ou uma dissecção da aorta?

Dor intensa no peito ou nas costas pode ser uma dissecção da aorta. Os sintomas podem confundir pacientes, médicos e enfermeiros, atrasar o diagnóstico e conduzir à morte. Cirurgiões cardiovasculares aconselham ida a serviço de urgências.

Novo tipo de quimioterapia mais eficaz e menos tóxico

Investigadores identificam uma nova classe de medicamentos que oferece um tratamento mais eficaz e mais seguro, do que é usado atualmente, para pacientes com leucemia.

CIÊNCIA

Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

COVID-19 pode causar doenças neurodegenerativas irreversíveis

A COVID-19 pode ter efeitos neurológicos de curto e longo prazo. Estudo mostra que infeção do cérebro pelo SARS-CoV-2 pode causar doenças neurodegenerativas irreversíveis e déficits cognitivos e motores.

Sintomas de COVID longa e potenciais causas

Estudo mostra que 25% das pessoas que tiveram COVID-19 apresentam sintomas crónicos da doença. Os resultados do estudo podem ajudar a identificar melhor os pacientes mais propensos a sofrer de COVID longa e os sintomas.

Eficácia da vacina COVID-19 contra novas variantes Omicron diminui rapidamente

Nível de proteção dado pela vacina COVID-19 é baixo passado 3 meses após a segunda dose ou após dose de reforço. Estudo mostra que os anticorpos desenvolvidos, após toma de vacina ou por uma infeção, são rapidamente ineficazes.

Só vacina por spray nasal pode travar variantes do coronavírus da...

COVID-19 pode causar danos permanentes aos pulmões em pacientes hospitalizados e não vacinados. Investigação concluiu que é necessário vacina COVID-19 administrada por spray nasal para travar a propagação das variantes do coronavírus e salvar vidas.

Descoberta cura para doença hepática genética rara

Doença hepática genética rara incurável pode ser tratada eficazmente com um novo medicamento. Para os investigadores o diagnóstico é uma preocupação que tem de ser confirmado por teste de sangue e teste genético.

Nova terapia melhora sobrevida de doentes com leucemia

Medicamento quizartinib tomado durante a quimioterapia melhorou sobrevida em doentes adultos com um subtipo comum e altamente agressivo de leucemia mieloide aguda em comparação com uma terapia baseada apenas na quimioterapia.

Adenosina pode estar ligada ao insucesso da imunoterapia no cancro da...

Equipa de investigadores da Universidade de Coimbra pretende melhorar o prognóstico dos doentes com cancro da bexiga. Estudos permitiram identificar “uma maior expressão da via da adenosina no microambiente tumoral por comparação ao tecido normal”.

Exposição a gás sarin é a causa da doença dos veteranos...

Estudo genético mostra que a causa da designada doença da Guerra do Golfo de que sofrem os veteranos dos EUA foi a exposição ao gás de nervos sarin. Os cientistas descobriram que entre os veteranos um gene determina maior ou menor propensão para os sintomas.

Há uma nova esperança para doentes com cancro do sangue

Nova descoberta pode revolucionar o tratamento da leucemia mieloide aguda. Cientistas descobriram uma proteína que leva à resistência aos medicamentos atualmente usados no tratamento do cancro, e estão a trabalhar para preparar ensaios clínicos.

Descoberta: Rede neural que liga circuitos visuais e circuitos motores

Neurocientistas da Fundação Champalimaud descobrem uma rede neural bidirecional que liga as pernas e o sistema visual, com a função de ajuste do andar. A descoberta feita na mosca da fruta pode vir a confirmar-se em outros organismos.

Imunoterapia pode salvar pacientes com cancro do pâncreas

Imunoterapia com base em dois medicamentos já existentes pode tratar, com sucesso, pacientes de cancro do pâncreas. Os pacientes selecionados para a imunoterapia transportam mutações específicas.

Cultivo de feijão aumenta de rendimento com polinização por abelhas

Cultivo de feijão em de habitats ricos em flores melhora densidade de abelhas e os serviços de polinização. Culturas agrícolas que promovam as abelhas favorecem o aumenta dos rendimentos agrícolas.

Apneia do sono: medicamento reduz frequência de pausas respiratórias

Medicamento sultiame mostrou ser eficaz na redução das pausas respiratórias em pacientes de apneia obstrutiva do sono. Os resultados de um ensaio clinico com inibidor da anidrase carbónica mostram a viabilidade de um potencial medicamento para a apneia do sono.

Exame de sangue pode identificar doentes para radioterapia a metástases cerebrais

Exame de sangue que identifica doentes que podem beneficiar de radioterapia para metástases cerebrais e medicamento que pode reverter a resistência à radioterapia, são descobertas de estudo que envolveu investigadores da Fundação Champalimaud.

Ingestão de frutose líquida acelera doença hepática gordurosa

Ingestão de frutose líquida acelera a doença hepática gordurosa não alcoólica. O fígado gordo conduz a patologias mais graves, como a esteatohepatite e cirrose. É uma patologia praticamente assintomática sem tratamento farmacológico.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS