A NÃO PERDER

Medicamento português à base em células estaminais para tratar a COVID-19

Medicamento à base células estaminais para tratar doentes com COVID-19 em estado grave está a ser desenvolvido em Portugal pela Crioestaminal. Outros ensaios clínicos com células estaminais na China e nos EUA mostram benefícios em pacientes de COVID-19.

Investigadores alertam: respirar e falar propagam a COVID-19

Estudo de investigação conclui que a ação de respirar e falar propaga o coronavírus. Pessoas infetadas assintomáticas quando falam emitem aerossóis com coronavírus que permanecem no ar durante horas e propagam-se a grandes distâncias com potencial infecioso.

Ayurveda e ioga podem prevenir eficazmente a COVID-19

Práticas tradicionais simples podem prevenir de forma eficaz a infeção pelo novo coronavírus. Especialistas indianos descrevem a abordagem da Ayurveda e de ioga como um recurso eficaz e acessível de profilaxia da infeção por COVID-19.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Terapêutica com hidroxicloroquina + azitromicina pode impedir a morte por COVID-19

Terapêutica composta pelos medicamentos hidroxicloroquina + azitromicina vai ser avaliada em adultos com COVID-19 leve a moderado nos EUA. O ensaio clínico vai verificar se a terapêutica pode impedir a hospitalização e a morte por COVID-19.

COVID-19: Terapia com plasma convalescente é segura

Resultados iniciais dos ensaios com plasma convalescente mostram sucesso, com 76% dos pacientes a apresentar melhoras. Os cientistas clínicos do centro médico académico Houston Methodist consideram que a terapia é promissora.

Gatos podem ser infetados com novo coronavírus e transmitir a outros...

Estudo de investigação confirma que os gatos podem ser infetados com o novo coronavírus pelos humanos e que podem infetar outros gatos. Os cientistas indicam que os donos dos gatos devem zelar para não infetar os animais.

Medicamento Aviptadil pode salvar pacientes de COVID-19 em estado crítico

Aviptadil pode salvar pessoas que sofrem de síndrome do desconforto respiratório agudo motivado pela COVID-19. O medicamento vai ser usado em doentes em condição grave e em risco de vida onde ventilação mecânica não apresenta sucesso.

Resíduos do fruto da nogueira combatem nemátodes parasitas de plantas

Compostos extraídos dos resíduos do fruto da nogueira são nematodicidas naturais eficazes no combate aos nemátodes parasitas de plantas. A descoberta é de uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra.

O potencial da COVID-19 para infetar o cérebro

Doentes de COVID-19 apresentaram sintomas neurológicos que estão relacionados com vários estágios da infeção pelo novo coronavírus. Dois investigadores de neurologia respondem a várias questões sobre o potencial de infetar o cérebro.

Perda do olfato por alguns pacientes com COVID-19 intriga cientistas

Doentes de COVID-19 apresentam perda de olfato numa fase precoce da infeção. Investigadores descobriram que as células da cavidade nasal necessárias para a entrada do vírus são as que contribuem para a deteção de odores.

Crianças enfrentam risco de complicações graves e morte pela COVID-19

Estudo de investigação conclui que, ao contrário do que se pensava, as crianças, adolescentes e jovens adultos correm risco de complicações graves e a morte no caso de serem infetadas com a COVID-19. Crianças com outras doenças correm ainda maior risco.

Impacto da COVID-19 em animais domésticos

Num novo estudo, investigadores analisam o conhecimento atual sobre a transmissão do novo coronavírus entre humanos e animais domésticos. Os investigadores concluem que há casos pontuais de animais infetados mas não há qualquer estudo conclusivo.

Terapia com três antivirais mostra sucesso no tratamento da COVID-19

Uma nova combinação de três medicamentos antivirais mostra sucesso no tratamento da COVID-19, quando administrados nos primeiros sete dias da manifestação dos sintomas da doença. Os resultados do estudo foram publicados na The Lancet.

Teste a COVID-19 a partir de amostra saliva já está disponível

Primeiro teste a COVID-19 partir de saliva já está disponível nos EUA. A Agência FDA aprovou um teste que permite detetar se a pessoa está infetada com o novo coronavírus a partir da autocolheita em casa de uma amostra de saliva.

Novo teste à COVID-19 dá resultados em 15 minutos

Novo teste COVID-19 Ag Respi-Strip possibilita resultados em 15 minutos. O novo teste não necessita de instalações especiais e tem uma precisão geral de 82%, e gera corretamente um resultado negativo com numa percentagem de 99,5%.

Anticoagulantes podem salvar pacientes de COVID-19 hospitalizados

Investigação demonstra que anticoagulantes podem desempenhar um papel importante no tratamento de pacientes com COVID-19, impedindo possíveis eventos mortais, incluindo ataque cardíaco, derrame e embolia pulmonar.

Estrutura do novo coronavírus indica que possui alta taxa de infeção

Novo coronavírus SARS-CoV-2 reúne as propriedades de dois coronavírus anteriormente conhecidos, propaga-se facilmente e tem uma alta taxa de infeção letal. Investigadores descobriram que os gatos e outros animais são suscetíveis ao coronavírus.

Fruta e chá podem proteger da doença de Alzheimer

Estudo de investigação que acompanhou pessoas ao longo de 20 anos mostra que um baixo consumo de alimentos ricos em flavonoides, como frutas e chá, está associado a maior risco de Alzheimer. Os investigadores chamam a atenção para um cuidado com a dieta.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS