21 Novembro 2017
Inicio Ciência

Ciência

Instituto Politécnico de Leiria

Tubarão anequim enfrenta ameaça de extinção

Estudo de equipa de investigadores portugueses conclui que tubarão anequim enfrenta ameaça de extinção. Investigadores defendem que a pesca da espécie deve parar por completo em janeiro de 2018, para eventuais sinais de recuperação em 2040.
Floresta suíça

As florestas podem substituir o petróleo

Madeira tem potencial para substituir o petróleo na química e o betão na construção, concluíram investigadores envolvidos no Programa Nacional Suíço de Investigação ‘Recursos de Madeira’. Da madeira extraíram valiosos compostos químicos.
Anabolizantes associados à doença arterial coronária precoce

Anabolizantes associados à doença arterial coronária precoce

Consumo de esteroides androgénicos anabolizantes podem estar associados à doença arterial coronária precoce, conclui estudo de investigação agora divulgado no Congresso Brasileiro de Cardiologia de 2017.
Trabalhos de laboratório

Investigadores do IGC descobrem mecanismo ligado a doenças inflamatórias

Investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) descobrem mecanismo de controlo de moléculas envolvidas em doenças inflamatórias. Um conhecimento que pode levar a novos avanços sobre doenças, como a inflamatória intestinal, artrite e cancro.
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Investigação sobre cérebro e dor ganha bolsa da Fundação Grünenthal

Joana Barroso distinguida pela Fundação Grünenthal com bolsa de 10 mil euros, por projeto de investigação que coloca o cérebro com responsabilidade na dor crónica. A investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto considera que o projeto pode abrir caminhos para o tratamento da dor.
Os peixes expressam estados emocionais

Descobertos estados emocionais em peixes

Investigadores descobriram que os peixes manifestam estados emocionais que dependem da perceção dos estímulos. Os investigadores mostraram que os peixes têm respostas fisiológicas e neuromoleculares no sistema nervoso central em função de estímulos emocionais.
• Autores do estudo: Susana Valente, à esquerda, Cari F. Kessing, ao centro e Chuan Li, à direita

Abordagem Inovadora estabelece cura funcional para o VIH

Estudo mostra estratégia para parar o VIH. Cientistas do The Scripps Research Institute, nos EUA, liderados por Susana Valente, utilizaram um derivado do composto didehidro-cortistatina A para parar a replicação de VIH nas células infetadas.
Detetadas ondas gravitacionais pela colisão de duas estrelas de neutrões

Descoberta astronómica inovadora teve financiamento europeu

Físicos financiados pela União Europeia estão envolvidos na descoberta astronómica inovadora que foi ontem, dia 16 de outubro, divulgada. Descoberta de ondas gravitacionais produzidas pela colisão entre duas estrelas de neutrões.
Henrique Girão, Universidade de Coimbra

Diagnóstico precoce da Hipertensão Arterial Pulmonar descoberto na UC

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) descobrem potencial marcador para Hipertensão Arterial Pulmonar. A descoberta permite fazer um diagnóstico precoce da doença e assim levar mais cedo ao tratamento.
Trabalho de laboratório

Cientistas indicam haver relação entre açúcar e cancro

Estudo científico mostra que existe uma correlação positiva entre açúcar e cancro. O açúcar estimula o crescimento tumoral. A descoberta deve ser tida em conta em dietas para pacientes com cancro.