A NÃO PERDER

Antioxidantes protegem as células contra contaminantes nocivos da água

Os riscos de cancro devido ao cromo hexavalente existente na água podem ser diminuídos com antioxidantes, como vitamina C ou o antioxidante que se encontra no chá verde. A conclusão é de um estudo desenvolvido na Olivet Nazarene University, EUA.

Consumo de um ovo por dia reduz risco de diabetes tipo...

Estudo de investigação mostra que o consumo de um ovo por dia pode reduzir o risco de diabetes do tipo 2. O ovo possui muitos compostos bioativos benéficos para a saúde, mas o alto consumo é desaconselhável devido ao teor de colesterol.

Cães com excesso de peso têm vidas mais curtas

Obesidade nos animais de estimação está a crescer. Estudo indica que os cães com excesso de peso têm uma vida mais curta. Os donos sobrealimentam os animais levando a doenças articulares, respiratórias, cancro e a uma pior qualidade de vida.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Biomarcadores de longevidade descobertos por cientistas

Usando 17 diferentes ações, que são conhecidas por proporcionar maior tempo de vida, uma equipa de cientistas descobriu vários biomarcadores genéticos de longevidade. O conhecimento agora adquirido permite vir a melhorar a saúde e o tempo de vida.

Antibióticos aumentam risco de cancro do cólon

Estudo de investigação mostrou haver uma ligação entre o consumo de antibióticos e o aumento do risco de cancro do cólon. Os investidores concluíram que a melhor maneira de evitar o risco é através da prescrição mais cautelosa de antibióticos.

Descoberta de esqueletos do período das invasões bárbaras na Europa de...

Equipa de cientistas, que incluiu Daniel Fernandes, da Universidade de Coimbra, descobriu, na Croácia, esqueletos de adolescentes, do período das invasões bárbaras na Europa de Leste, com diferentes tipos de deformações cranianas artificiais e geneticamente asiáticos.

Descoberta nova estratégia para tratamento do cancro do pulmão

Terapêutica combinada para gene KRAS pode trazer benefícios para quase um terço dos pacientes com cancro do pulmão. Investigadores do Moffitt Cancer Center, EUA, mostraram que tratamento com trametinib e as citocinas TNFα e IFNγ era mais eficaz.

Ultrassom pode ser usado como terapia em doença cardiovascular

Ultrassom é usado no diagnóstico e na terapia de tecidos profundos. Investigadores na China estão a aplicar os ultrassons em testes e ensaios clínicos numa variedade de doenças, como hipertensão, arritmia, cardiomiopatia hipertrófica e enfarte do miocárdio.

Dieta rica em vegetais reduz fadiga em pacientes com Esclerose Múltipla

Pacientes com Esclerose Múltipla podem beneficiar de uma dieta rica em vegetais. Estudo de investigação mostra que os níveis mais elevados de HDL, ou colesterol bom, em resultado de uma dieta rica em vegetais, diminui a fadiga crónica nos pacientes.

Diabetes e distúrbios do sono estão relacionados, nas mulheres

Novo estudo confirma haver associação entre diabetes tipo 2 e problemas de sono em mulheres na meia-idade. Especialista aconselha uma avaliação sobre distúrbios do sono, como insónia, apneia obstrutiva do sono e síndrome das pernas inquietas.

Cancro do pâncreas: nova terapia aumenta três vezes o tempo de...

Investigação mostrou que o tratamento de cancro do pâncreas com o fármaco PTC596 em combinação com o fármaco gemcitabina levou a um tempo de sobrevivência três vezes superior ao do tratamento padrão.

Maçãs, chá e moderação: os três ingredientes para uma vida longa

Frutas e bebidas à base de plantas, ricas em flavonoides, protegem as pessoas de cancro e de doenças cardíacas. Estudo recente concluiu que a proteção é relativamente maior em pessoas que fumam e que consomem bebidas alcoólicas.

Disponibilidade de Fast Food ligada a mais ataques cardíacos

Consumo de fast food aumenta risco de ataques cardíacos. Estudo recente confirma que quanto maior é a concentração de restaurante de fast food, no local em que se vive, maior é risco de sofrer um ataque cardíaco.

Aspirina pode prevenir ou tratar o cancro da mama em alguns...

Estudo de investigação concluiu que as mulheres com cancro da mama e com mudanças epigenéticas que incluem metilação do ADN, ao tomarem aspirina veem reduzir o risco de morte devido ao cancro.

Nível de cálcio no cérebro relacionado com perda de memória

Estudo de investigação mostrou que os níveis de cálcio nas células pré-sinápticas dentro do hipocampo são determinantes para as funções cognitivas e de memória. A descoberta abre potenciais portas para as questões de saúde relacionados com a idade.

Cientistas anunciam grande descoberta em doença ocular

Cientistas descobriram que um componente das células que revestem os vasos sanguíneos da retina é responsável no desenvolvimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade. Uma terapia direcionado a este alvo pode ajudar a prevenir a doença.

Os cientistas já manipulam as células cerebrais com smartphone

Investigadores desenvolveram um implante cerebral que fornece fármacos e luz às células do cérebro. Os neurocientistas acreditam pode acelerar a descoberta de doenças cerebrais como Parkinson, Alzheimer, vício, depressão e a dor. O implante é manipulado por smartphone.

Nova opção de tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica

Estudo mostra que o ácido nor-ursodesoxicólico é uma opção de tratamento eficaz para a doença hepática gordurosa não alcoólica. O estudo é de uma equipa da Universidade Médica de Viena.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS