23 Maio 2022

A NÃO PERDER

Medicamento para asma e alergias pode combater o SARS-CoV-2

Medicamento com mais de 20 anos, o montelucaste, prescrito para condições como asma, febre do feno e a urticária bloqueia a replicação do SARS-CoV-2 nas células infetadas. Estudo aponta para uma redução na hospitalização em pacientes com COVID-19.

Sementes de plantas vulgares são potenciais drogas psicodélicas benéficas

Muitas espécies de ipomeias contêm elementos de drogas psicodélicas. Um composto associado à droga alucinogénia LSD, que tem sido usado durante o trabalho de parto, tratamento de enxaquecas, na doença de Parkinson e em outras doenças.

Variante Ómicron do SARS-CoV-2 é resistente aos anticorpos atuais

Vacinas e anticorpos terapêuticos mostram pouca eficácia contra a variante Ómicron. Equipa de cientistas concluíram, em estudo de investigação, que uma terceira dose de reforço com a vacina da Pfizer-BioNTech mostra alguma eficácia sobre a Ómicron.

CIÊNCIA

Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

As 10 principais inovações médicas para 2022

Vacinas de mRNA de nova geração. Nova abordagem direcionada ao PSMA para cancro da próstata. Novo tratamento para reduzir colesterol LDL. São algumas das inovações para melhorar os cuidados de saúde em 2022, divulgadas pela Cleveland Clinic.

Ventilação e humidade são fundamentais para limitar propagação da COVID-19

Ventilação e humidade podem reduzir substancialmente o número de partículas virais no ar dentro de edifícios. Investigadores consideram que para controlar a propagação do coronavírus da COVID-19 deve ser dada prioridade a estas variáveis.

Identificadas variantes do Coronavírus da COVID-19 que escapam ao sistema imunitário

Investigadores identificam variantes do Coronavírus da COVID-19 com potencial para escapar à resposta do sistema imunitário. Há mutações do SARS-CoV-2 que podem, no futuro, ameaçar a resposta do sistema imunitário em subpopulações humanas.

Doenças cardiovasculares aumentam entre pessoas que tiveram COVID-19

Pessoas que tiveram COVID-19, mesmo leve, têm maior risco de sofrer de complicações cardiovasculares graves. Estudo de investigação mostra um forte impacto da COVID-19 no aumento de doenças cardiovasculares.

Medicamento trametinib retarda avanço do cancro do ovário

Ensaio clinico demostrou que medicamento trametinib retarda progressão do carcinoma seroso de alto grau. Investigadores concluem que o medicamento representa uma mudança radical na gestão de um cancro difícil de tratar.

Fumar cannabis provoca danos graves nos pulmões

Fumar cannabis leva a uma forma muito grave de enfisema pulmonar. Estudo de investigação concluiu que os danos nos pulmões provocados pela cannabis é diferente da maneira como são provocados os dados pelo tabaco.

Tratamento da inflamação da psoríase com recurso a ácidos biliares

Ácidos biliares são recursos terapêuticos para melhorar a inflamação da pele em pacientes com psoríase. Estudo de investigação verificou que os ácidos biliares podem contribuir para o tratamento da psoríase.

Infeção e vacinas geram memória imunológica a longo prazo contra coronavírus

Identificada a assinatura que permite determinar que tipo de infeção por Coronavírus dá origem a uma imunidade sustentada com a criação de células T de memória de longa duração. A resposta imune contra a COVID-19 varia de um paciente para outro.

Tempo frente à TV aumenta risco de coágulos sanguíneos potencialmente fatais

Cientistas alertam que permanecer durante várias horas frente à Televisão aumenta risco de sofrer coágulos sanguíneos potencialmente fatais. O risco de coágulos sanguíneos não diminui mesmo que seja fisicamente muito ativo.

Crianças com COVID-19 podem apresentar sintomas neurológicos

COVID-19 está associada a dores de cabeça e outras alterações neurológicas em crianças. Estudo mostra que crianças hospitalizadas com COVID-19 e com sintomas neurológicos têm maior probabilidade de virem a necessitar de Cuidados Intensivos.

Suplemento CoroQuil-Zn ajuda a reduzir carga viral da variante Ómicron

Investigadores identificam mutações da variante Ómicron que a tornam capaz de fugir aos anticorpos. Investigação levou ao desenvolvimento do suplemento CoroQuil-Zn para reduzir a carga viral em pessoas com COVID-19.

Vacina COVID-19 da Moderna mostra proteger mais que a da Pfizer-BioNTech

Nova investigação verifica que as pessoas que receberam a vacina COVID-19 da Moderna estão em menor risco de serem hospitalizados, no caso de serem infetadas com a doença, em comparação com as que receberam a vacina da Pfizer-BioNTech.

Bebidas açucaradas desregulam balanço energético e aumentam glicémia

Soluções açucaradas diminuem a capacidade antioxidante na diabetes, em comparação com os sumos de fruta. Bebidas açucaradas levam a um aumento do peso corporal e da glicémia, bem como ao aumento do stress oxidativo e glicação em vários tecidos.

Remdesivir eficaz em pacientes COVID-19 hospitalizados

Terapia antiviral com remdesivir reduz o tempo de hospitalização em pacientes que não necessitavam de altos níveis de suporte respiratório. Estudo apoia o uso rotineiro do remdesivir em pacientes hospitalizados com COVID-19.

COVID-19 aumenta risco de parto prematuro, baixo peso e natimorto

Mulheres grávidas não vacinadas contra a COVID-19 correm risco de parto prematuro, feto pequeno para a idade gestacional, bebé com baixo peso e natimorto, se forem infetadas com SARS-CoV-2, mesmo sem sintomas graves durante a infeção.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS