01 Fevereiro 2023

A NÃO PERDER

L-fucose pode suprimir melanomas e melhorar imunoterapias

Administração oral de L-fucose pode melhorar as imunoterapias usadas no combate ao cancro e eliminar tumores. Investigadores iniciam ensaio clínico em pacientes com melanoma.

Tratamento do cancro colorretal com dois novos medicamentos mostra sucesso

Pacientes com cancro colorretal metastático refratário mostram evolução favorável com tratamento com dois novos medicamentos. O estudo de fase 1 mostrou uma sobrevida global em 12 meses de 63%.

Um guia para parar de fumar

É possível parar de fumar! Especialista elaborou guia para suprir as dificuldades da concretização da decisão e levar o fumador a não fumador, com sucesso.

CIÊNCIA

Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Como controlar a saúde mental durante as férias

A saúde mental é uma preocupação cada vez mais presente. Neuropsicóloga clinica apresenta sete conselhos para enfrentar os desafios emocionais, sobretudo em período de férias onde stress, ansiedade e tristeza podem surgir com maior facilidade.

Esclerose múltipla pode ser combatida com dieta rica em fibras

Há uma relação entre a qualidade do microbioma intestinal e a esclerose múltipla. A descoberta é de uma equipa de investigadores que revela que uma dieta rica em fibras pode aliviar o doente e retardar a progressão da doença.

Doença autoimune que afeta Celine Dion explicada por neurologista

Síndrome de Pessoa Rígida, um distúrbio neurológico raro, afeta a cantora Celine Dion. Neurologista descreve o distúrbio neurológico, alerta para os sintomas e o diagnóstico, e descreve meios de tratamento dos sintomas.

Diabetes tipo 2 pode ser revertida com jejum intermitente

Pessoas com diabetes tipo 2, que jejuam intermitentemente, podem não precisar de medicação para o controlo da doença. Investigação mostra que dietas de jejum intermitente podem reverter completamente a diabetes.

Cérebros com maiores níveis de vitamina D funcionam melhor

Maiores níveis de vitamina D no tecido cerebral estão relacionados com melhor desempenho do cérebro. A conclusão da investigação é importante para entender as causas e encontrar medidas para combater a demência.

Tratamento inovador previne desenvolvimento da diabetes

Investigação mostra que é possível evitar a morte celular induzida por stress. O tratamento consiste num sistema de entrega de genes baseado num vírus modificado e que tem como alvo as células beta.

Identificada nova mutação genética envolvida no glaucoma infantil

Investigadores identificaram uma mutação genética, no gene da trombospondina-1, que leva ao desenvolvimento de casos graves de glaucoma infantil. A descoberta pode melhorar o diagnóstico da doença e personalizar os tratamentos.

Redução do sal na comida reduz risco de doenças cardíacas

Investigação recente recolhe evidências que uma dieta com menor sal reduz o risco de doenças cardiovasculares. O benefício inclui as pessoas que seguem uma dieta estilo DASH.

Nutrição de precisão pode melhorar a saúde e prevenir doenças

Investigadores consideram que uma dieta, baseada em certos nutrientes, cereais, frutas e legumes, ajustada aos genes e a outras caraterísticas biológicas individuais pode combater a velhice, prevenir doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de cancro.

Desinfetantes à base de álcool são eficazes contra vírus da varíola...

Desinfetantes para as mãos recomendados pela OMS são eficazes na inativação do vírus da varíola dos macacos. Investigação conclui que basta uma exposição de 30 segundos do vírus aos componentes do desinfetante para ficar inativo.

Polipílula diminui risco de doença cardiovascular e AVC

Especialistas de cardiologia concluem que a polipílula pode evitar, todos os anos, milhões de mortes prematuras, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC isquémico). Medicamentos compostos com estatinas e aspirina.

Cancro do fígado: excesso de álcool e outros fatores de risco

Má saúde do fígado está associada a fatores de risco. Investigadores respondem a algumas das questões que relacionam o uso excessivo de álcool e outros fatores ao surgimento de cancro do fígado.

Novo medicamento para tratamento de asma grave é aprovado na UE

O Tezspire da farmacêutica AstraZeneca acaba de ser aprovado na União Europeia para tratamento de pacientes com asma grave. Trata-se do primeiro e único biológico aprovado para tratar a doença. O medicamento mostrou eficácia em ensaios de fase III.

Nova radioterapia atrasa crescimento do cancro cerebral e protege tecidos saudáveis

Nova terapia para cancro do cérebro, aprovada pela FDA, prolonga a vida útil e melhora a qualidade de vida de certos pacientes. A nova radioterapia assenta na técnica de braquiterapia com “sementes” implantadas junto ao tumor.

Nova terapia para cancro do pulmão agressivo apresenta benefícios

Pacientes com cancro do pulmão de células não-pequenas com metástase podem ter uma nova esperança. Estudo mostra que uma nova terapia baseada nos medicamentos tremelimumabe e durvalumabe mais quimioterapia melhora sobrevida.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS