A NÃO PERDER

Copernicus Masters apoia projetos inovadores para a sociedade

Comissão Europeia e Agência Espacial Europeia pretendem apoiar projetos inovadores no domínio da utilização dos dados de observação da Terra do satélite europeu Copernicus. O IPN oferece apoio às empresas candidatas ao Copernicus Masters.

Medicamentos antiepiléticos aumentam risco de Alzheimer e demência

Investigação concluiu que medicamentos antiepiléticos aumentam em 15% o risco da Doença de Alzheimer e em 30% o risco de demência. No caso dos medicamentos que afetam a função cognitiva o risco aumenta para 20% e 60% respetivamente.

Doentes com leucemia mieloide aguda têm nova esperança

Medicamento de uma nova classe de agentes anticancerígenos apresenta sucesso para avançar para ensaios clínicos. O medicamento ALRN-6924 é destinado a tratar a leucemia mieloide aguda.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Dieta mediterrânica atrasa envelhecimento

Dieta mediterrânica pode atrasar o envelhecimento. Os níveis de benefícios para a saúde ainda não estão todos bem definidos, mas investigadores de seis estudos, agora publicados, encontraram evidências dos benefícios.

Estação espacial chinesa Tiangong-1 a caminho da Terra

Estação espacial chinesa Tiangong-1, desativada e sem controlo, está a caminho da Terra. A ESA prevê a chegada da estação na madrugada de 2 de abril, devendo ser destruída, em parte, quando entrar na atmosfera. O local de queda na superfície não é ainda conhecido.

Autismo está a ser estudado na Universidade do Minho

Investigadora da Universidade do Minho estuda aspetos ligados à compreensão do autismo. Patrícia Monteiro descobriu que é possível reverter alguns comportamentos ligados ao autismo na idade adulta.

Cancro, descoberto possível “calcanhar de Aquiles”

Equipa de investigadores, liderada por Mónica Bettencourt Dias, olhou para o interior das células e descobriu um possível “calcanhar de Aquiles” do cancro. As conclusões do estudo podem levar a novos prognósticos e a prever o tratamento contra o cancro.

Imunoterapia combinada melhora tratamento contra o cancro

Nova combinação de tratamento de imunoterapia contra o cancro pode melhorar as taxas de sobrevivência dos pacientes concluíram cientistas da Universidade de Southampton. Estão em curso ensaios clínicos para testar a combinação em pacientes.

Cancro da bexiga com deteção por teste de urina

Equipa de investigação desenvolveu um teste de urina que permite a deteção precoce de cancro da bexiga. O teste UroSEEK não invasivo recorre à análise de mutações em 11 genes no ADN, e serve também para vigiar a recorrência em pacientes.

Dose de medicação contra a tuberculose não é adequada

Equipa de investigadores concluiu que a dose para tratar a tuberculose, e indicada pela OMS, não é adequada. Os infetados continuam durante muito tempo doentes e a contagiar outras pessoas, dificultando a erradicação da doença.

Disseminação das células tumorais metastáticas

Descoberto mecanismo que permite que as células tumorais do cancro da mama viajem para a corrente sanguínea e formem metástases, num período muito curto. Um conhecimento mais preciso pode levar a terapêuticas para bloquear a viagem das células tumorais.

Doença de Alzheimer pode ser diagnosticada com exame ao sangue

Doentes de Alzheimer apresentam alterações em determinados lipídios sanguíneos típicos do envelhecimento precoce, indica estudo da Universidade Médica de Viena. As alterações lipídicas podem servir para avaliar a evolução da doença.

Leucemia linfoblástica infantil aguda é patrocinada por inflamação

Inflamação é um fator importante no desenvolvimento da leucemia linfoblástica infantil aguda, conclui investigação agora divulgada. Encontrar medicamentos para combater a inflamação, sem efeitos secundários, é agora o trabalho dos investigadores.

Fungo que mata lagartas do pinheiro pode ser a arma biológica

Investigadores descobrem fungo que mata as lagartas do pinheiro na fase de ovo e de larva. O estudo internacional que envolveu investigadores do Instituto Superior de Agronomia pode vir levar ao combate da praga do pinheiro usando métodos biológicos.

Descoberto circuito cerebral que dá prioridade ao acasalamento face ao sono

Circuito neuronal que prioriza acasalamento em relação ao sono foi descoberto por cientistas da Universidade do Minho, em parceria com Universidade Thomas Jefferson, nos EUA. O estudo foi divulgado assinalando o Dia Mundial do Sono.

Não conseguir dormir pode ter origem genética

Estudo de grande dimensão confirma que a insónia é hereditária. Investigadores provaram haver uma ligação genética entre insónia e distúrbios psiquiátricos, como depressão, ou outras debilidades físicas, incluindo a diabetes tipo 2.

Serotonina promove a perseverança

Pensava-se que o neurotransmissor serotonina atuava, muito provavelmente, inibindo os comportamentos. Agora uma equipa internacional liderada por cientistas do Centro Champalimaud conclui que serotonina aumenta a persistência ativa.

Micróbios que acumulam tungsténio

Investigadores descobriram dois micróbios que possuem notável capacidade para tolerar e acumular tungsténio. Os micróbios recolhidos no fundo do mar, a 600 quilómetros a sul dos Açores, em zonas de vulcões submarinos, vão permitir desenvolver biossensores e biofiltros.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS