17 Outubro 2021

A NÃO PERDER

Pacientes com COVID-19 sintomáticos são mais contagiosos

Estudo de investigação conclui que a gravidade da infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 aumenta a transmissão das infeção. Pessoas com COVID-19 sintomáticas transmitem mais o vírus que as pessoas com COVID-19 assintomáticas.

Vacina da Pfizer-Biontech é 100% eficaz em jovens dos 12 aos...

Ensaio clinico de fase 3 da vacina COVID-19 da Pfizer-Biontech, em Jovens dos 12 aos 15 anos, mostra ser 100% eficaz. A vacina aguarda autorização de expansão de uso na União Europeia pela Agência Europeia de Medicamentos.

Vacina COVID-19 portuguesa mostra produzir anticorpos contra SARS-CoV-2

Resultados de ensaios pré-clínicos em animais revelam que a vacina COVID-19 desenvolvida pela Immunethep, em Cantanhede, produzir anticorpos específicos para o coronavírus SARS-CoV-2. A vacina é de administração intranasal.

CIÊNCIA

Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Jovens adultos com ‘COVID longo’ apresentam disfunção vascular nos membros

Disfunção vascular periférica é apresentada por jovens adultos que sofrem de sintomas ‘COVID longo’. Investigadores desenvolvem estudos para determinar se as deficiências persistem para lá do ‘COVID longo’.

Vacina nasal contra a COVID-19 previne transmissão da doença

Vacina intranasal que fornece imunidade local durável contra agentes patogénicos inalados está em desenvolvimento. A vacina estimula imunidade no trato respiratório é de fácil uso, não necessita de congelamento.

Duas doses da vacina reduzem para metade o risco de COVID...

Adultos com duas doses da vacina contra a COVID-19 têm 49% menos probabilidade de ter COVID longo. Investigadores também concluíram que as pessoas mais frágeis devem tomar uma terceira dose de reforço.

Vacina COVID-19 de reforço da Moderna para proteção da variante Delta

Vacina de reforço contra a COVID-19, da Moderna, pode induzir 40 vezes mais respostas robustas de anticorpos contra a variante Delta. A Moderna submeteu a vacina de reforço à Agência Europeia de Medicamentos.

BIAL disponibiliza medicamento para doença de Parkinson da Sunovion na Europa

Medicamento para tratamento da doença de Parkinson vai ser comercializado na Europa pela BIAL. O acordo com a Sunovion prevê que a BIAL seja responsável pelo pedido de autorização junto da Agência Europeia de Medicamentos.

Baixo número de células T de memória em idosos justifica gravidade...

As células T de memória do sistema imunológico são menos abundantes em idosos. As células T com reatividade cruzada aumentam as respostas imunes ao SARS-CoV-2 após a uma infeção de COVID-19 e após a vacinação.

Identificado o mecanismo que impulsiona a morte pela COVID-19

Uma enzima relacionada às neurotoxinas encontradas no veneno da cobra-cascavel foi identificada, por investigadores, como o principal mecanismo molecular envolvido na morte pela COVID-19. A descoberta pode levar a medicamentos contra a COVID-19.

Portuguesa lidera estudo sobre doenças congénitas da glicosilação

Investigadora portuguesa, Carlota Pascoal, lidera estudo que avalia a qualidade de vida das pessoas com doenças congénitas da glicosilação. O objetivo é criar uma ferramenta que contribua para o desenvolvimento e aprovação de terapias.

Variante Delta do coronavírus está a levar vacinados ao hospital

Uma percentagem relativa significativa de pessoas que são hospitalizadas infetadas com COVID-19 já tomaram a vacina completa. Dados do Public Health England indicam que os níveis de vírus da variante Delta é igual nas pessoas vacinadas e não vacinadas.

Tempo no smartphone, computador e televisão aumenta risco de AVC

Morte por acidente vascular cerebral está a aumentar entre adultos jovens, com idades dos 35 aos 64 anos, devido ao aumento de tempo de lazer ocupado na ligação a smartphones, computadores ou televisão.

Terapia com anticorpos da AstraZeneca previne COVID-19 sintomática

Uma combinação de dois anticorpos de longa ação desenvolvidos pela AstraZeneca mostrou reduzir em 77% dos casos o risco da COVID-19 sintomática. O AZD7442 pode ser uma opção para as pessoas que necessitem de reforço da vacina COVID-19.

Três posições e contradições sobre a COVID-19 e a vacina

Combate à desinformação sobre a COVID-19 e respetiva vacina é feito pela ciência. Em três posições sobre a COVID-19 e a vacina são descritas as contradições e as implicações em possíveis prejuízos para a saúde individual e pública.

Quem deve tomar uma terceira dose de vacina COVID

Terceira dose de vacinas mRNA foi aprovada pela FDA e pelo CDC, para pessoas com sistema imunológico enfraquecido devido a doença ou a toma de medicamentos. Entre as pessoas imunocomprometidas estão as que sofrem de cancro ou foram recetores de transplantes.

Os cinco nutrientes essenciais para a saúde da pele

A aparência e a saúde geral da pele não se faz apenas com cremes e leites de limpeza, mas são necessários certos nutrientes que têm uma função essencial na pele. Há cinco nutrientes importantes a incluir na dieta para uma pele saudável.

Vacina COVID-19 da Moderna mantém anticorpos durante seis meses

Estudo mostra que a vacina contra a COVID-19 da Moderna mantém anticorpos funcionais contra variantes do coronavírus SARS-CoV-2, durante 6 meses, nomeadamente as variantes Alfa, Beta, Gama, Delta.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS