A NÃO PERDER

Descoberto gelo nos polos da Lua

Cientistas confirmam a existência de gelo nos polos da Lua. O gelo encontra-se à superfície nas regiões polares permanentemente à sombra. Os cientistas consideram a necessidade de uma missão direta à Lua para mapear as regiões de gelo.

Sequenciação do genoma do trigo já concluída

Genoma do trigo está já descodificado. Um trabalho que demorou 13 anos a ser concluído e que agora vai permitir criar variedades mais fortes para enfrentar as alterações climáticas, diversas pragas e aumentar a rentabilidade e sustentabilidade dos solos.

Glaucoma pode ter na origem uma doença autoimune

Investigação do MIT mostra que o sistema imunológico do corpo destrói as células da retina. As células T do corpo são responsáveis pela degeneração progressiva da retina observada no glaucoma. A descoberta pode levar a medicamentos para tratar o glaucoma.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Novo diagnóstico de cancro complexo pode levar ao melhor tratamento

Cancros complexos exigem o uso de nova ferramenta de diagnóstico para um melhor reconhecimento do tipo de cancro. Uma nova ferramenta de diagnóstico desenvolvida por investigadores na Suécia pode levar a melhor tratamento.

Problemas de visão afetam o desempenho das crianças na escola

Oftalmologistas aconselham que as crianças devem equilibrar o uso de ecrãs de dispositivos digitais com tempos de visão externa e exames regulares dos olhos. As recomendações são de especialistas do Moorfields Eye Hospital Dubai.

O que é inflamação? A importância do conhecimento

Inflamação, como reação do corpo a infeções ou agressões, tem características ainda não totalmente desvendadas. Mas o papel da inflamação em muitas doenças crónicas não é conhecido, O Van Andel Institute descreve uma visão sobre o problema.

Matéria escura do Universo reúne cientistas mundiais em Coimbra

Cientistas de todo o mundo envolvidos na Experiência Internacional XENON discutem, em Coimbra, novos dados sobre a misteriosa matéria escura do Universo. Portugal participa desde inicio na experiência com uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra.

Extrato de cannabis ajuda a restaurar função cerebral na psicose

Investigação do King's College, em Londres, concluiu que uma dose única de canabidiol pode ajudar a reduzir as anormalidades da função cerebral observadas em pessoas com psicose. O canabidiol é um composto da cannabis.

Consumo de sal por pacientes com hipertensão leva a mais medicação

Pacientes com hipertensão não seguem as recomendações médicas, de reduzir o consumo de sal, o que leva ao maior de consumo de medicamentos e a mais riscos para a saúde, revela estudo divulgado, hoje, no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Tratamento da azia severa ou refluxo ácido previne cancro do esófago

Tratamento do refluxo ácido, por medicação ou por cirurgia, permite reduzir o risco de cancro do esófago. Investigadores do Instituto Karolinska indicam, no entanto, que o tratamento da azia ou refluxo ácido deve apenas basear-se nesta patologia.

Encontrada a cura para a leucemia mieloide aguda

Investigadores da Universidade Hebraica de Jerusalém desenvolveram e testaram medicamento que mostrou uma taxa de 50% na cura da leucemia mieloide aguda, em ratos. O novo e promissor medicamento vai entrar em estudos clínicos de fase I.

Florestas com diferentes espécies compensam melhor as alterações climáticas

Florestas ricas em espécies permitem combater melhor o aquecimento global e a perda de biodiversidade e suportar melhor as alterações climáticas. Uma floresta com várias espécies possui um aumento de captura de carbono superior a 6,4% por espécie.

Poluição do ar é responsável por doenças cardiovasculares

Poluição do ar e em particular as partículas ultrafinas são responsáveis por 60% das mortes por doenças cardiovasculares, indica Investigação desenvolvida por cientistas internacionais.

Transtorno do sono associado a níveis de lipídicos anormais

Apneia obstrutiva do sono está associada a alterações dos níveis de lipídicos concluiu estudo de investigação. Pacientes de transtorno do sono tinham níveis mais elevados de colesterol total, colesterol LDL, triglicéridos e níveis mais baixos de colesterol HDL.

Dieta determina o envelhecimento celular em mulheres

Estudo de investigação concluiu que uma dieta baseada em frutas, vegetais e cereais integrais e pobre em açúcar, sódio e carnes processadas, mantém as células saudáveis e promove um envelhecimento com menor risco de doenças em mulheres.

Identificados os genes responsáveis pelo cancro da mama em mulheres africanas

Foram identificados os genes responsáveis pelo cancro da mama hereditário em mulheres nigerianas. A descoberta pode ajudar a prevenir muitos cancros da mama letais com recurso a diagnósticos precoces baseados em avaliação genómica.

Ceratocone uma preocupação para paciente e médic

Ceratocone, a doença da córnea coloca diversas questões relacionadas com o diagnóstico e o tratamento. O diagnóstico precoce, o acompanhamento da evolução da doença, mais conhecimento e sobretudo um doente informado é fundamental no tratamento.

Descoberta a proteína responsável pelo desenvolvimento do autismo

Investigadores descobriram a proteína que é responsável pelo desenvolvimento do autismo. Uma alteração na proteína leva à desregulação na expressão de cerca de 200 genes, o que coloca a proteína como potencial alvo terapêutico.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS