A NÃO PERDER

Cães com excesso de peso têm vidas mais curtas

Obesidade nos animais de estimação está a crescer. Estudo indica que os cães com excesso de peso têm uma vida mais curta. Os donos sobrealimentam os animais levando a doenças articulares, respiratórias, cancro e a uma pior qualidade de vida.

Novo teste de sangue deteta cancro do ovário em estágio inicial

Novo teste de sangue tem o potencial de melhorar drasticamente a deteção precoce do cancro do ovário. Este diagnóstico precoce por exame de sangue foi desenvolvido por investigadores das Universidades australianas de Adelaide e Griffith.

Aspirina diminui risco de cancro do ovário

Novo estudo aumenta a ligação entre a toma diária de baixas doses de aspirina e a diminuição do risco de cancro do ovário. No estudo publicado na revista JAMA Oncology a diminuição do risco foi de 23%.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Novo tratamento do cancro renal avançado é mais eficiente

Doentes de cancro renal avançado podem beneficiar com nova terapia que combina dois medicamentos. Ensaio clínico de fase 3 mostra haver um aumento significativo de sobrevida sem progressão em comparação com o atual tratamento padrão.

Atual vacinação contra hepatite A não garante resistência ao vírus

Pessoas vacinadas contra a hepatite A podem não estar seguras da doença. Investigadores descobriram variantes do vírus da hepatite A em pessoas que tinham sido vacinadas, e propõem alterações ao atual protocolo de vacinação.

Tecnologias de jogos ajudam comunicação de doentes com cancro

Apps e jogos eletrónicos podem ser usados para melhorar a comunicação entre doentes com cancro e médicos e enfermeiros. O estudo internacional é liderado pela Universidade de Lancaster.

Porto precisa de mais áreas verdes para combater o calor

Investigadores da Universidade de Aveiro concluíram que o Porto precisa de maiores áreas de jardins e parque verdes para combater ondas de calor e recomendam também o uso de cores claras nos edifícios e nos pavimentos.

Como diminui ou aumenta o risco de cancro

Estudo recente descobriu o que está por detrás da obesidade, diabetes e inflamação crónica levar a um aumento de risco de cancro e uma dieta saudável e exercício regular levar a uma prevenção do cancro. Uma sobrecarga de energia nas células torna-as cancerígenas.

Tuberculose resistente a medicamentos: Diagnóstico impreciso aumenta taxa de mortalidade

Diagnóstico a pacientes com tuberculose, em países em desenvolvimento, é muitas vezes impreciso. Diagnóstico errado leva a tratamento inadequado e a alta taxa de mortalidade, quando se trata de tuberculose resistente a medicamentos.

Vitamina D ajuda a tratar a tuberculose resistente a medicamentos

Estudo de investigação conclui que a Vitamina D ajuda a eliminar as bactérias da tuberculose em pessoas com tuberculose multirresistente aos atuais antibióticos. Os benefícios da Vitamina D podem levar a uma nova abordagem ao tratamento.

Como um fungo pode parar o sistema imunológico

Uma equipa de investigadores da Universidade de Jena, na Alemanha, esclareceu o mecanismo da gliotoxina, uma micotoxina do fungo Aspergillus fumigatus. O fungo derruba as defesas imunológicas e leva uma infeção fúngica potencialmente fatal.

Consumo de frutas e vegetais diminui risco de morte em pacientes...

Entre os pacientes com insuficiência renal em hemodiálise, os que consumem maiores quantidades de frutas e vegetais possuem menores riscos de morrer prematuramente, por causas cardiovasculares e não cardiovasculares.

Cigarros eletrónicos têm químicos prejudicais à função pulmonar

Produtos químicos aromatizantes usados nos cigarros eletrónicos prejudicam os cílios das vias respiratórias, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças pulmonares, indicam investigadores em estudo publicado na Scientific Reports.

Memória retém registo de objetos contaminados para prevenir infeções

Investigação da Universidade de Aveiro conclui que as pessoas recordam melhor os objetos associados a uma utilização por pessoas doentes. O estudo associa a capacidade de memorização a um sistema imunológico comportamental para prevenir infeções.

Descoberta enzima responsável pelo envelhecimento

Investigadores japoneses descobriram uma enzima que está por trás da senescência celular. Fármacos que tenham como alvo a enzima podem parar o envelhecimento e as doenças relacionadas ao envelhecimento.

Rastreio por PSA diminui mortes por cancro da próstata em 30%

Estudo em larga escala desenvolvido na Suécia concluiu que o rastreio por PSA permite reduzir as mortes por cancro da próstata em 30%. O estudo permite uma melhor avaliação para o lançamento de modelos de rastreio do cancro da próstata.

Rita Guerreiro e José Brás integram equipa de cientistas do Van...

Cientistas portugueses em doenças neurodegenerativas, Rita Guerreiro e José Brás, integram grupo de neurocientistas de topo mundial no Van Andel Research Institute, nos EUA.

Cancro do pâncreas detetado em fase inicial com novo teste de...

Novo teste de sangue combinado pode detetar, numa fase inicial, cancros pancreáticos. O novo teste é considerado uma ferramenta importante para o sucesso no tratamento de uma doença com baixa taxa de sobrevivência.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS