A NÃO PERDER

Antioxidantes protegem as células contra contaminantes nocivos da água

Os riscos de cancro devido ao cromo hexavalente existente na água podem ser diminuídos com antioxidantes, como vitamina C ou o antioxidante que se encontra no chá verde. A conclusão é de um estudo desenvolvido na Olivet Nazarene University, EUA.

Consumo de um ovo por dia reduz risco de diabetes tipo...

Estudo de investigação mostra que o consumo de um ovo por dia pode reduzir o risco de diabetes do tipo 2. O ovo possui muitos compostos bioativos benéficos para a saúde, mas o alto consumo é desaconselhável devido ao teor de colesterol.

Cães com excesso de peso têm vidas mais curtas

Obesidade nos animais de estimação está a crescer. Estudo indica que os cães com excesso de peso têm uma vida mais curta. Os donos sobrealimentam os animais levando a doenças articulares, respiratórias, cancro e a uma pior qualidade de vida.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Berlengas: Número de visitas diárias é elevado face às infraestruturas

Biólogos da Universidade de Aveiro indicam que o limite de 550 visitantes por dia nas Berlengas é muito elevado, pois corresponde a um número muito superior ao suportado, dado que, até ao momento, as infraestruturas não foram requalificadas.

Bebida nutricional com Fortasyn Connect combate progressão de Alzheimer

Estudo de investigação confirma que bebida nutricional com Fortasyn Connect beneficia pacientes com doença de Alzheimer em estágio inicial e com alto risco de progressão. Suporte nutricional pode ajudar os neurónios do cérebro a produzir mais sinapses.

Dedo polegar sofre alteração com novas tecnologias

Dedo polegar está em evolução na mão devido ao uso nas novas tecnologias. Um uso continuado do polegar leva a novas patologias. O estudo foi desenvolvido na Universidade de Málaga em conjunto com investigadores de Itália e dos EUA.

Drones e satélites Copernicus detetam pragas florestais

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra lidera projeto europeu que recorre a drones e aos satélites de observação da Terra Copernicus para deteção remota de pragas florestais. Foi eficaz na deteção do nemátodo-da-madeira-do-pinheiro.

Café não é prejudicial ao coração nem ao sistema circulatório

Beber café não provoca rigidez das artérias e por isso não é fator de ataque cardíaco ou derrame. Um novo estudo de grande dimensão vem esclarecer sobre dúvidas ligadas aos efeitos do café no coração e no sistema circulatório.

Descoberta a ligação entre tipos de células e duas formas de...

Foram descobertas as células ligadas a duas formas de artrite. O desenvolvimento de medicamentos direcionados para cada tipo de fibroblastos das articulações vai permitir fornecer ao paciente um tratamento mais eficaz para uma doença que é persistente.

Cancro: Estudo da Universidade de Coimbra distinguido por Laboratório do Reino...

Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra foram distinguidos com o “Society Impact Award”, atribuído por laboratório do Reino Unido, pelo estudo para o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de cancro.

Cancro do pulmão: nova técnica cirúrgica torna recuperação mais rápida

Estudo clínico de grande escala mostrou que a cirurgia toracoscópica assistida por vídeo, combinada com a selagem da artéria pulmonar com dispositivo de energia ultrassónica reduz o risco de hemorragia, complicações e dor no pós-operatório.

Fármacos ONC201 e ONC212 no tratamento dos cancros do sangue

Investigação descobriu nas mitocôndrias novo alvo terapêutico para o cancro, e que se apresenta com potencial para tratamento dos cancros do sangue. Foi demonstrado que os fármacos ONC201 e ONC212 causam a morte das células cancerígenas.

Cancro da próstata pode ser tratado com dose única de radiação

Dose única de radioterapia direcionada ao cancro da próstata é segura e eficaz. Estudo mostra que a braquiterapia de alta taxa de dose não apresenta efeitos colaterais e é uma opção de tratamento benéfico para os doentes e hospitais.

As artemisininas são o melhor medicamento contra a malária

Estudo de investigação confirma que as artemisininas constituem o melhor medicamento contra a malária. No caso de haver uma falha na eficácia do tratamento, os cientistas indicam que deve ser corrigida a terapêutica que pode envolver outro dos medicamentos “parceiros”.

Proteção ambiental em África com Cátedra UNESCO lançada no Porto

Cátedra UNESCO dedicada à preservação do património natural em África é lançada no dia 24 de abril, no Porto, e tem a coordenação do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), Universidade do Porto.

Jantar tarde e não tomar pequeno-almoço de manhã aumenta risco de...

Jantar tarde, perto do hora de dormir, e não tomar o pequeno-almoço, pela manhã, aumenta quatro a cinco vezes o risco de morte ou a ocorrência de um novo ataque cardíaco. A investigação foi realizada com doentes que tiveram um ataque cardíaco.

Pacientes de esclerose múltipla recorrem pouco à fé religiosa

Pacientes de esclerose múltipla recorrem pouco à fé religiosa na diminuição do sofrimento, revela estudo de investigação da Universidade do Minho. O estudo permitiu desenvolver um instrumento inovador para medir o sofrimento.

Mova-se mais para ter uma vida mais longa

Usar as escadas, andar de bicicleta ou andar a pé pode bastar para ter uma vida mais longa, diminuindo o risco de morte por causas cardiovasculares. A conclusão é de um grande estudo sobre a aptidão cardiorrespiratória em pessoas saudáveis.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS