A NÃO PERDER

Consumo de um ovo por dia reduz risco de diabetes tipo...

Estudo de investigação mostra que o consumo de um ovo por dia pode reduzir o risco de diabetes do tipo 2. O ovo possui muitos compostos bioativos benéficos para a saúde, mas o alto consumo é desaconselhável devido ao teor de colesterol.

Cães com excesso de peso têm vidas mais curtas

Obesidade nos animais de estimação está a crescer. Estudo indica que os cães com excesso de peso têm uma vida mais curta. Os donos sobrealimentam os animais levando a doenças articulares, respiratórias, cancro e a uma pior qualidade de vida.

Novo teste de sangue deteta cancro do ovário em estágio inicial

Novo teste de sangue tem o potencial de melhorar drasticamente a deteção precoce do cancro do ovário. Este diagnóstico precoce por exame de sangue foi desenvolvido por investigadores das Universidades australianas de Adelaide e Griffith.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Mova-se mais para ter uma vida mais longa

Usar as escadas, andar de bicicleta ou andar a pé pode bastar para ter uma vida mais longa, diminuindo o risco de morte por causas cardiovasculares. A conclusão é de um grande estudo sobre a aptidão cardiorrespiratória em pessoas saudáveis.

Um terço dos pacientes com cancro usa medicinas alternativas

Um terço das pessoas com diagnóstico de cancro usa medicamentos complementares e alternativos, como meditação, yoga, acupuntura, fitoterapia e suplementos. Estudo aponta que o recurso a suplementos pode levar à ineficácia do tratamento tradicional.

Investigação portuguesa inova no tratamento da tuberculose

Grupo de investigação português descobriu novos solventes naturais com potencial para aplicar no tratamento da tuberculose. A descoberta vai ser debatida, em junho, no primeiro congresso da área dos Sistemas Eutéticos, em Portugal.

Dieta rica em proteína animal associada a maior risco de morte

Estudo de investigação confirma que uma dieta onde predomine a carne, sobretudo vermelha, aumenta significativamente o risco de morte. Resultados do estudo da Universidade da Finlândia Oriental indicam que o aumento de risco pode ser de 23% nos homens.

Astrónomos revelam primeira imagem de um buraco negro e confirmam Einstein

Equipa internacional de astrónomos revelou hoje, pela primeira vez, a imagem de um enorme buraco negro situado a 55 milhões de anos-luz da Terra. Com recurso ao Event Horizon Telescope foi provada a teoria da relatividade geral de Einstein.

Leucemia eritroide aguda pode vir a ser tratada com medicamentos já...

Análise genómica permitiu estabelecer o diagnóstico e tratamento da leucemia eritroide aguda, um cancro agressivo com um prognóstico sombrio. A investigação mostrou evidências que a leucemia pode ser vulnerável a medicamentos já existentes.

Medicamentos antituberculose podem aumentar risco de reinfeção

Medicamentos usados para combater a tuberculose podem alterar a microbiota intestinal, e assim, aumentar o risco de reinfeção pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, ou seja, de reinfeção.

Comer mais tarde no final do dia aumenta obesidade

Comer mais tarde, no final do dia, contribui para maior obesidade, concluiu estudo apresentado na reunião anual da Sociedade de Endocrinologia em Nova Orleães, EUA. Os investigadores usaram três recursos para medir o sono, a atividade física e os padrões alimentares.

Nova terapia pode tratar “hipertensão portal”, uma doença grave do fígado

Investigadores da Mayo Clinic identificaram fármaco que pode tratar a “hipertensão portal”, uma condição grave de saúde que está associada e outras doenças do fígado. O novo estudo abre perspetivas favoráveis aos doentes.

Cura do cancro agressivo do olho pode estar perto

Substância ativa da planta coralberry pode eliminar o cancro ocular. Estudo de investigação mostra que a toxina FR recolhida das folhas da planta suprime a proliferação de células cancerígenas.

Testes genéticos podem melhorar tratamento do cancro infantil

Medicina de precisão para cancro pediátrico pode auxiliar eficazmente o tratamento. O recurso a testes genómicos pode não só fazer o prognóstico de risco na criança e auxiliar no tratamento, mas também ser um alerta para a toda a família.

Imunoterapia pode ser eficaz no combate à tuberculose

A tuberculose mata por ano 1,7 milhões de pessoas. Agora investigadores da Universidade de Notre Dame descobriram que vesículas extracelulares, que contêm ARN da bactéria, em conjunto com antibióticos podem ser uma terapia mais eficaz no combate à tuberculose.

Lente de contato de hidrogel para tratar doenças oculares graves

Doença ocular de “derretimento da córnea” é uma das maiores causas de cegueira em todo o mundo. Investigadores da Universidade de New Hampshire criaram um hidrogel que pode ser transformado em lente de contato para contrariar a doença.

Terapia fotodinâmica eficaz no combate a infeções fatais por bactérias

O aumento da resistência das bactérias aos antibióticos é conhecido, e mesmo os antibióticos de último recurso são, em muitos casos, ineficazes. Investigação de cientistas da Universidade de Aveiro concluiu que a terapia fotodinâmica é eficaz.

Descoberto medicamento promissor para tratar cancro da próstata agressivo

Cientistas descobrem mecanismo que leva ao desenvolvimento do cancro da próstata agressivo, e que é resistente ao tratamento. Os cientistas descobrem, agora, que o medicamento decitabina tem potencial para tratar o cancro da próstata agressivo.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS