A NÃO PERDER

Vacina da Pfizer com eficácia de 100% em jovens dos 12...

Ensaio clinico de fase 3 em adolescentes, dos 12 aos 15 anos de idade, a vacina da Pfizer-BioNTech COVID-19 mostrou eficácia de 100%, e ser bem tolerada. As empresas pretendem que a vacina seja autorizada para as camadas mais novas.

Universidade de Évora instala Sistema de Alerta Precoce de Sismos

Rede nacional de monitorização sísmica para um Sistema de Alerta Precoce de Sismos está a ser desenvolvida pela Universidade de Évora. Com financiamento do Estado e da Comissão Europeia vai permitir detetar sismos e determinar algumas das características.

Vacina COVID-19 da AstraZeneca com baixa eficácia na variante da África...

Investigação conclui que a vacina da AstraZeneca contra a COVID-19 apresenta baixa eficácia contra a variante da África do Sul. Investigação alerta para necessidade de nova geração de vacinas para proteção contra variantes do coronavírus em constante evolução.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Bebida de cacau protege sistema cardiovascular no momento de stress

Eventos cardiovasculares, como hemorragias, doenças cardíacas e tromboses, induzidos por stress podem ser diminuídos com consumo de bebida de cacau rica em flavonoides. Investigação mostra os efeitos dos flavonoides na função vascular.

Dieta, exercício e quimio aumentam sobrevida dos jovens com leucemia

Investigação mostra que jovens com leucemia tratados com quimioterapia têm maior sobrevida se o tratamento for acompanhado com dieta adequada e exercícios. Há uma diminuição de probabilidade de recidiva da doença ao fim de um mês de terapia.

Sumo de beterraba promove envelhecimento saudável

Sumo de beterraba melhora saúde vascular e funções cerebrais em pessoas mais velhas. Estudo de investigação mostra que o sumo de beterraba promove um envelhecimento saudável.

Suplemento de óleo de peixe não é benéfico para todos

Consumo de suplementos de óleo de peixe só é benéfico para pessoas com uma composição genética específica. Investigação mostra que noutras situações pode ser prejudicial. A prevenção de doenças cardiovasculares continua por provar.

Coronavírus da COVID-19 infeta as células da boca

Cientistas encontram evidências de que o coronavírus SARS-CoV-2, que causa a COVID-19, infeta as células da boca. A partir da saliva o coronavírus pode propagar-se para os pulmões e sistema digestivo.

Prevenir infeção do sistema nervoso pelo coronavírus da COVID-19

Investigadores do Institut national de la recherche scientifique, em França, descobriram formas de prevenir a propagação da infeção de células do sistema nervoso central pelo coronavírus, que causa a COVID-19.

Os efeitos neurológicos da COVID-19

Sintomas neurológicos persistirem muito tempo depois dos doentes de COVID-19 deixarem o hospital. Fadiga extrema, tontura, deficiência cognitiva ou “névoa cerebral”, tontura, dores de cabeça, depressão e ansiedade, são alguns desses sintomas.

COVID-19: Variantes do Reino Unido, África do Sul e Brasil escapam...

Variantes do coronavírus SARS-CoV-2 do Reino Unido, África do Sul e Brasil são mais contagiosas e escapam à imunidade mais facilmente do que o coronavírus original. Cientistas usaram supercomputador para explicar o que torna as variantes mais contagiosas.

Vacina COVID-19 da AstraZeneca é eficaz em pessoas com 65 e...

Testes, nos EUA, mostram que a vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca apresenta uma eficácia de 85% contra a COVID-19 sintomática em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Os testes confirmam ser 100% eficaz contra casos graves e de hospitalização.

COVID-19 pode causar inflamação atípica da tiroide

Um estudo que acompanha pacientes com COVID-19, para determinar se a inflamação causa efeitos na saúde a longo prazo, mostra que os pacientes apresentam inflamação da tiroide, que difere da inflamação comum.

Risco de AVC aumenta em pacientes com COVID-19

Pacientes hospitalizados com COVID-19 têm maior risco de sofrer um AVC. Resultados de investigação apresentados na Conferência Internacional de AVC de 2021 indicam que a COVID-19 também é uma doença vascular que afeta muitos órgãos.

Níveis baixos de vitamina D podem potenciar COVID-19 grave

Uso de suplementos de vitamina D, no caso de nível baixo da vitamina, pode diminuir o risco dos pacientes de COVID-19 terem necessidade de serem ventilados ou correrem o risco de morte. O estudo foi apresentado na reunião anual da Endocrine Society.

Genoma completo de referência para o centeio

Genoma de referência completo para o centeio já foi publicado. É um recurso inestimável para a melhoria da cultura de trigo, cevada, triticale e do centeio. Vai permitir melhorar a produção de grãos, resistência a doenças e tolerância à temperatura para resiliência clim

Açúcar nos alimentos duplica produção de gordura

Estudo mostra que o consumo de açúcar aumenta a produção de gordura no fígado. Um primeiro passo no desenvolvimento de doenças como fígado gorduroso e diabetes tipo 2. O açúcar leva a peso excessivo, obesidade e a doenças associadas.

Erupções cutâneas são sintomas da COVID-19

Estudo estabelece relação entre erupções cutâneas e a COVID-19. Estudo observacional realizado em hospitais e informações pelos doentes mostra que erupções cutâneas podem ser o primeiro ou único sinal de infeção por SARS-CoV-2.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS