A NÃO PERDER

Descoberta a molécula responsável pelo envelhecimento

Foi descoberta a molécula responsável pelo envelhecimento. Cientistas do Centro Alemão de Investigação do Cancro concluíram que é possível, através da manipulação da molécula TXNIP, atrasar o envelhecimento.

Cancro do pâncreas: como prevenir metástases após cirurgia

Descoberto o mistério das metástases que surgem após uma cirurgia de remoção do cancro do pâncreas com sucesso. Equipa de cientistas indica que é possível prevenir a metástases atuando ao nível do sistema imunitário.

Vírus Zika pode eliminar tumor cerebral avançado

Investigadores brasileiros comprovam, pela primeira vez in vivo, a eficácia do Zika vírus na eliminação de células tumorais do Sistema Nervoso Central. Os estudos foram realizados em ratos mas a equipa pretende avançar com testes em pessoas.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Medicamento para cancro da próstata não é eficaz em doentes com...

Nova investigação de equipa da Cleveland Clinic concluiu que pacientes com cancro da próstata, que possuem uma variante genética, não respondem aos medicamentos mais comuns usados no tratamento. O estudo aponta para terapêutica alternativa.

Descoberto novo gene ligado à doença de Parkinson e Demência com...

Equipa de investigadores portugueses do iMM colaborou com equipa internacional na descoberta de novo gene associado à Doença de Parkinson e à Demência de Corpos de Lewy. A descoberta abre portas a novos biomarcadores e terapêutica.

Cientistas descobriram como parar a proliferação das células cancerígenas

Cientistas da Universidade de Montreal descobriram como impedir as células do cancro de se multiplicarem. Um mecanismo simples e direto basta interromper a composição dos ribossomos. Os cientistas ficaram surpreendidos com a descoberta.

Investigadores identificam nova abordagem para matar os fungos

Investigadores identificaram uma forma de matar os fungos. A nova abordagem de combate aos fungos possuiu potencial para constituir o tratamento de infeções fúngicas que levam à morte mais de 1,6 milhões de pessoas por ano.

Inibição de enzimas pode ser alvo para medicamentos contra o cancro

Inibição de enzimas chaves nas vias da glicólise e da glutaminólise é uma área de investigação emergente, que tem mostrado poder ter sucesso para medicamentos contra o cancro, depois vários inibidores terem sido testados em ensaios clínicos.

Tuberculose pode ser combatida com medicamentos contra o cancro

Medicamentos considerados promissores no combate ao cancro podem vir a constituir uma nova abordagem no tratamento da tuberculose. O estudo é do Texas Biomedical Research Institute que procedeu a testes em laboratório.

Bactéria H. pylori pode ser combatida com extrato de morangueiro selvagem

Extrato de folhas de morangueiro silvestre apresenta elevado potencial para combater infeções causadas pela bactéria Helicobacter pylori, a bactéria associada a doenças gástricas e alguns tipos de cancro do estomago, indica estudo da Universidade de Coimbra.

Trombectomia em idosos com AVC é possível com avaliação de riscos

Doentes mais idosos que sofrem um Acidente Vascular Cerebral (AVC) podem beneficiar da remoção mecânica de coágulos sanguíneos ou trombectomia. Conclui estudo apresentado no Congresso da Academia Europeia de Neurologia, em Lisboa.

Últimos desenvolvimentos no tratamento do AVC

Combinação de clopidogrel e aspirina pode ajudar a reduzir o risco de AVC recorrente, e uso de trombólise no tratamento de AVC agudo deve ser revisto. Estes são resultados apresentados no Congresso da Academia Europeia de Neurologia, em Lisboa.

Investigação em demência recorre a ‘Big Data’ e à genética

Investigadores consideram usar abordagens a 'Big Data' e à genética para identificar fatores de risco da demência, indicou Ana Isabel Verdelho da Universidade de Lisboa, no Congresso da Academia Europeia de Neurologia.

Esclerose múltipla com novos medicamentos mais eficazes

Esclerose múltipla é a doença neurológica mais comum em adultos jovens. A União Europeia aprovou a cladribina e o ocrelizumab, dois novos medicamentos mais eficazes no tratamento da doença, em conjunto com as recomendações da EAN e ECTRIMS.

Imigrantes e refugiados são potenciais desafios à Neurologia na Europa

Doenças neurológicas nos imigrantes representam um grande desafio para os sistemas de saúde europeus. Tratar os imigrantes leva a novos conhecimentos neurológicos sobre fatores de risco em doenças como esclerose múltipla e ou AVC.

Parkinson tem evolução diferente nas mulheres e nos homens

Estudo esloveno, apresentado no Congresso da Academia Europeia de Neurologia, em Lisboa, mostra que a doença de Parkinson apresenta diferenças entre homens e mulheres. O estudo conclui que as mulheres estão mais protegidas da doença.

Neurologistas reúnem em congresso, em Lisboa, dedicado à Neurogenética

Número de mortes devido a doenças neurológicas aumentou 38% nos últimos 25 anos. Neurologistas em congresso da Academia Europeia de Neurologia, em Lisboa, pedem políticas de cuidados de saúde orientadas para o tratamento.

Vitamina D no sangue diminui risco de cancro colorretal

Estudo científico de grande dimensão mostrou que nível de concentração circulante de vitamina D, superior ao indicado atualmente para manutenção da saúde óssea, diminuiu o risco de cancro colorretal.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS