28 Fevereiro 2024

A NÃO PERDER

Descoberto composto farmacêutico que combate a leucemia e o linfoma

O Tiofeno F-8 induz a morte de células de leucemia e linfoma, e inibe o crescimento de novas células cancerígenas. A descoberta do composto farmacêutico abre caminho para uma terapia de sucesso contra os dois tipos de cancro.

Sequelas pulmonares após infeção pela COVID-19

COVID-19 longa está associada a um risco aumentado de sequelas pulmonares, incluindo anomalias estruturais pulmonares e difusão prejudicada de oxigénio. Pacientes da COVID longo devem ter um tratamento definido por equipas multidisciplinares.

Comer refeições cedo pode reduzir o risco cardiovascular

Adotar o hábito de comer a primeira e a última refeição mais cedo pode ajudar a prevenir o risco de doenças cardiovasculares. Risco de doença cardiovascular aumento de 6% por hora de atraso na refeição da manhã.

CIÊNCIA

Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Cientistas revelam por que os mirtilos são azuis

A cor azul dos mirtilos vem de uma camada de cera que envolve a fruta, composta por miniestruturas que espalham a luz azul e ultravioleta. A descoberta mostra o que está por detrás da cor em muitas frutas, como: ameixas, abrunhos e bagas de zimbro.

Descobertas novas potenciais imunoterapias para tratar cancro do pâncreas

Cientistas descobrem dois novos alvos para diminuir a progressão do cancro do pâncreas. Uso de dois anticorpos monoclonais conseguem a morte de células cancerígenas pancreáticas humanas, mas não de células pancreáticas normais.

Medicamento órfão para tratamento do cancro do pâncreas

Derivado da casca de uma árvore nativa da China, o medicamento FL118, que tem como base um composto utilizado na medicina tradicional chinesa, mostrou poder ter um potencial uso no tratamento do cancro do pâncreas.

Radão aumenta risco de AVC

Estabelecida a ligação entre exposição ao radão e um risco aumentado de sofrer Estudo mostra que Acidente Vascular Cerebral. Habitações devem ser avaliadas para minimizar a entrada do gás no interior.

Vacinas já existentes podem proteger contra a Alzheimer

Estudo com a vacina contra o tétano, difteria e tosse convulsa mostra redução de 30% no risco da doença de Alzheimer. Estudo com a vacina pneumocócica teve resultados semelhantes, e com vacina para herpes o risco foi reduzido em 25%.

Nanoplásticos podem afetar células intestinais e cerebrais

Nanoplásticos são um potencial risco para a saúde ao poderem desencadear respostas inflamatórias. Dada a dimensão, os monoplásticos são fáceis de ingerir e podem atravessar as membranas celulares e afetar células intestinais e cerebrais.

Nova terapia reduz risco de progressão e morte em cancro do...

Uso combinado de medicamentos com quimioembolização transarterial no tratamento do cancro do fígado elegível para embolização, mostra redução do risco de progressão da doença ou morte em 23%, versus apenas com o uso de quimioembolização transarterial.

Espasmos infantis: todos os bebés devem ter encaminhamento rápido a neurologia

A síndrome dos espasmos epiléticos infantis não está a ser tratada por falta de diagnóstico. Investigadores desenvolvem módulo de treino para profissionais de saúde de cuidados primários para melhorar diagnóstico e encaminhamento dos bebés a neurologia.

Obesidade aumenta risco de precursor de cancro do sangue

Peso, fumar e exercícios podem afetar probabilidade de desenvolver mieloma múltiplo. Investigação mostra ligação entre obesidade e maior probabilidade de gamopatia monoclonal de significado indeterminado que pode levar a cancro no sangue incurável.

Variante Pirola do SARS-CoV-2 aumenta infeção das células pulmonares

Variante Pirola do coronavírus SARS-CoV-2 entra mais facilmente nas células pulmonares, indicando ser mais agressivo. Investigadores indicam que a Pirola é resistente a todos os anticorpos terapêuticos e evita eficazmente os anticorpos em indivíduos vacinados.

Amamentação diminui risco de obesidade infantil

Amamentação consistente durante os primeiros três meses de uma criança está associada a um menor índice de massa corporal da criança entre os 2 e os 6 anos de idade, independentemente do índice de massa corporal da mãe antes da gravidez.

Como tratar a tuberculose quando os antibióticos já não funcionam

Identificadas novas moléculas antibióticas que têm como alvo a bactéria Mycobacterium tuberculosis. Algumas das moléculas podem permitir o tratamento da tuberculose com medicamentos disponíveis, incluindo a tuberculose multiresistente.

O céu de janeiro

O primeiro dia deste ano é marcado pela chegada da Lua ao seu apogeu, o ponto da sua órbita mais afastado da Terra.

Nova tecnologia beneficia pacientes de cancro colorretal e do endométrio

Uma nova tecnologia melhora identificação de pacientes com cancro colorretal e do endométrio. O recurso a sequenciamento de próxima geração aumenta possibilidade de mais doentes de cancro beneficiarem de imunoterapia.

Partículas de plástico ameaçam o solo e a saúde pública

Desvendados perigos ocultos dos nanoplásticos no meio ambiente. Partículas de plástico alteram as comunidades microbianas do solo e facilitam propagação da resistência aos antibióticos. Uma ameaça silenciosa à saúde ecológica e pública.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS