A NÃO PERDER

Cães com excesso de peso têm vidas mais curtas

Obesidade nos animais de estimação está a crescer. Estudo indica que os cães com excesso de peso têm uma vida mais curta. Os donos sobrealimentam os animais levando a doenças articulares, respiratórias, cancro e a uma pior qualidade de vida.

Novo teste de sangue deteta cancro do ovário em estágio inicial

Novo teste de sangue tem o potencial de melhorar drasticamente a deteção precoce do cancro do ovário. Este diagnóstico precoce por exame de sangue foi desenvolvido por investigadores das Universidades australianas de Adelaide e Griffith.

Aspirina diminui risco de cancro do ovário

Novo estudo aumenta a ligação entre a toma diária de baixas doses de aspirina e a diminuição do risco de cancro do ovário. No estudo publicado na revista JAMA Oncology a diminuição do risco foi de 23%.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Avanços em Neurologia em 2018 no Centro Médico Cedars-Sinai

A poluição do ar pode causar alterações no cérebro, e essas alterações podem tornar as pessoas mais suscetíveis ao cancro, à doença de Alzheimer e a outros distúrbios neurológicos, concluiu estudo de investigadores e médicos do Cedars-Sinai.

Dietas restritivas Whole30: O bom, o mau e o saudável

Dietas restritivas, como a Whole30, possuem aspetos que podem ser prejudiciais para a saúde. Uma dieta restritiva não é aconselhável para muitas pessoas com problemas de saúde. Lori Chong da Ohio State University indica alguns conselhos.

Bebidas alcoólicas podem aumentar vida a pessoas com insuficiência cardíaca

Consumo de bebidas alcoólicas pode estar associado a um maior tempo de vida de pacientes com diagnóstico de insuficiência cardíaca. A conclusão é de um estudo de investigação publicado na JAMA Network Open.

Tsunami na Indonésia explicado por cientistas

Tsunami ocorrido, dia 22 de dezembro, na Indonésia, provocou, até esta data, mais de quatro centenas de mortos e milhares de feridos e desaparecidos. O Tsunami ocorreu após a erupção do vulcão Anak Krakatoa é explicado por cientistas da União Europeia de Geociências.

Antimicrobianos naturais para preservar o vinho

Óleos essenciais extraídos de plantas como tomilho ou a canela podem melhorar a conservação dos alimentos. Estes novos antimicrobianos têm a vantagem de impedir o crescimento dos microrganismos e não introduzir cheiro e sabor nos alimentos.

Espinafre: como aproveitar melhor o antioxidante luteína

Estudo da Universidade de Linköping, na Suécia, mostra que consumir o espinafre na forma de smoothie ou em sumo permite uma maior ingestão do antioxidante luteína, um ingrediente que diminui risco de doença arterial coronária.

Eczema: Luz permite parar a comichão

Investigadores recorreram a uma substancia química sensível à luz e a luz infravermelha próxima para parar a comichão devida a doenças de pele crónicas como o eczema ou a amiloidose. O coçar tem consequências graves para a pele.

Estatinas e dieta mediterrânea diminui risco de mortalidade cardiovascular

Combinação de estatinas e dieta mediterrânica diminui risco de mortalidade em pacientes que sofreram um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. Investigação concluiu que a dieta mediterrânica potencia o efeito dos medicamentos.

Leucemia pediátrica pode ter ‘supermedicamento’ nos próximos anos

Investigadores do Northwestern Medicine, EUA, acabam de publicar as conclusões de um estudo que aponta para a possibilidade de um “supermedicamento” para o tratamento da leucemia pediátrica. Testes em ratos mostraram sucesso.

Consumo de cannabis altera o perfil genético do esperma

Uso de cannabis provoca nos homens mudanças estruturais e regulatórias no ADN do esperma, indica estudo recente de equipa de investigadores da Duke Health. Os investigadores desconhecem se as alterações genéticas podem ser revertidas ou transmitidas aos filhos.

Cátedra EDP em Biodiversidade na U.Porto faz uso do ADN ambiental

Cátedra EDP em Biodiversidade, na Universidade do Porto, tem financiamento da EDP e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. A investigação vai aplicar as novas tecnologias ligadas à genómica ambiental. Uma área que usa o ADN ambiental.

Manuela Gomes é a nova presidente do I3Bs da Universidade do...

Manuela E. Gomes assume a presidência do I3Bs - Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho. A cientista tem desenvolvido investigação em osso, cartilagem e em estratégias de engenharia de tecidos do tendão.

Fungos aumentam capacidade de infeção em contacto com poluentes

Equipa de investigação do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) descobriu que os fungos tornam-se mais patogénicos quando em contacto com poluentes.

Técnica de construção antissísmica desenvolvida por consórcio europeu FREEDAM

Técnica de ligação viga - pilar com dissipador substituível pode aumentar de forma significativa a resistência de edifícios a sismos. A solução é o resultado de investigação do consórcio europeu FREEDAM, que envolveu investigadores da Universidade de Coimbra.

As florestas devem ser geridas para múltiplos benefícios

Maioria das florestas europeias é usada para produção de madeira. As florestas também oferecem muitos outros benefícios, bem como, armazenam carbono. Florestas com uma espécie dominante e da mesma idade prestam poucos serviços.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS