A NÃO PERDER

Segurança, resistência e novas vacina COVID-19

Especialistas abordam a segurança das vacinas COVID-19, a causas das resistências das pessoas a serem vacinadas, e o desenvolvimento em curso de nanovacinas. Os especialistas consideram um desafio o combate à desinformação sobre vacinas.

Vacina COVID-19 da Pfizer-BioNTech mostra resposta imunológica

Ensaio clinico de fase 1/2 da vacina COVID-19 da Pfizer e a BioNTech realizado na Alemanha em 37 participantes mostra uma ampla resposta imune com anticorpos neutralizantes específicos para o coronavírus SARS-CoV-2.

Vacina Sputnik contra a COVID-19 mostra eficácia acima de 95%

Eficácia da vacina russa Sputnik V contra a COVID-19 é superior a 95%, indica a análise dos dados aos 42 dias após a toma da primeira dose, ou seja, a 21 dias após a tomada da segunda dose. A vacina utiliza dois vetores adenovirais humanos.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Teste de diagnóstico para conhecer impacto da COVID-19 no coração

Equipa de investigadores da Universidade de Coimbra está envolvida num consórcio europeu para desenvolvimento de um teste de diagnóstico para identificar eventuais pacientes de COVID-19 com risco de desenvolverem complicações cardiovasculares fatais.

Alergologistas garantem que vacinas COVID-19 são seguras

Uma equipa de alergologistas liderada pelo Massachusetts General Hospital concluiu que as pessoas com alergia a alimentos ou medicamentos podem ser vacinadas com segurança.

Infeção por COVID-19 leve ou assintomática pode dar imunidade até quatro...

Estudo de investigação encontrou evidências de imunidade protetora do novo coronavírus em pessoas até quatro meses após terem estado com COVID-19 leve ou assintomático.

Iceberg A-68A no Oceano Atlântico Sul está a ficar mais fino...

Cientistas estão a seguir e a monitorar com medições o colossal iceberg A-68A que se desloca no Oceano Atlântico Sul e verificara que está a diminuir de espessura em média 2,5 cm por dia. Os cientistas mostram-se preocupados com um possível impacto nos ecossistemas.

Medicamentos para tratar o cancro da próstata podem tratar a COVID-19

Estão em curso ensaios clínicos de medicamentos, que têm como alvo o recetor de andrógeno, e que controlam o cancro da próstata, para verificar a sua eficácia no tratamento de infeções pelo novo coronavírus. Para tratar a COVID-19.

Mães que bebem leite durante amamentação diminuem risco das crianças vir...

Estudo de investigação mostra que as mães que consomem leite de vaca enquanto amamentam os filhos estão a contribuir para que as crianças tenham risco diminuído de virem a sofrer de alergias alimentares.

O que se sabe da variante do coronavírus identificada no Reino...

Variante do coronavírus identificada no Reino Unido possui muito maior capacidade de se propagar e afeta predominantemente pessoas com menos de 60 anos. O ECDC indicou que estão a decorrer estudos sobre as implicações nas vacinas contra a COVID-19.

Estudo luso-espanhol auxilia nas medidas para proteger biodiversidade do solo

Estudo de investigação luso-espanhol, sobre variabilidade espacial do solo no controlo de características e serviços dos ecossistemas, pode auxiliar a projetar medidas de deteção e mitigação precoces mais eficazes, face a alteração climáticas, na biodiversidade do solo.

Lâmpadas LED-UV são eficazes na destruição do novo coronavírus

Investigadores descobriram que a luz emitida por lâmpadas LED-UV de 285 nanómetros é eficaz a matar o coronavírus, que causa a COVID-19. Os investigadores sugerem a instalação da tecnologia no ar condicionado e água.

Baricitinibe com Remdesivir mostra eficácia no tratamento da COVID-19

Tratamento com o anti-inflamatório, baricitinibe, e o antiviral, remdesivir, mostra ser benéfico no tratamento de doentes hospitalizados com COVID-19.

Uso de saliva no diagnóstico de COVID-19 está em estudo no...

Estudo no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, mostra que a saliva pode ser usada com eficácia na deteção das pessoas infetadas com COVID-19, em substituição do recurso a amostras de nasofaríngea e orofaríngea, colhidas por zaragatoa.

Pfizer e a Biontech publicam dados de fase 3 do estudo...

Em artigo no New England Journal of Medicine a Pfizer e Biontech indicam que ensaio de fase 3 envolveu 43.448 participantes - metade recebeu a vacina e outra metade um placebo. A vacina foi bem tolerada e mostrou eficácia de 95% na prevenção da COVID-19.

Vacina AstraZeneca/Oxford mostra ser eficaz na prevenção da COVID-19

Ensaio de Fase III da vacina COVID-19 da AstraZeneca/Oxford mostrou ser eficaz em 70,4%, na prevenção da COVID-19 sintomática, e não apresentou casos graves e nem hospitalizações mais de 21 dias após a primeira dose da vacina.

Novo tratamento do glaucoma sem medicamentos nem cirurgia

Investigadores desenvolveram um novo tratamento para o glaucoma que consiste numa injeção no olho com um material natural e biodegradável que cria um hidrogel viscoso que que abre um caminho alternativo para diminuir a pressão no olho.

Como diminuir o risco de COVID-19 num automóvel

Investigação mostra como o fluxo de ar dentro de um carro pode afetar a transmissão da COVID-19. Abrir as janelas diminui o risco de transmissão do novo coronavírus. O motorista pode correr maior risco de ser contaminado do que os passageiros.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS