A NÃO PERDER

Coronavírus: Sintomas gastrointestinais podem indicar que a pessoa está infetada

Investigadores confirmam haver transmissão fecal – oral do coronavírus, e alertam que os pacientes com COVID -19 podem apresentar diarreia, náusea, vómito e / ou desconforto abdominal antes dos sintomas respiratórios.

Satélite Copernicus Sentinel-6A entrou em testes

Engenheiros da Airbus estão a testar o satélite Copernicus Sentinel-6A para ser lançado para o espaço. O Sentinel-6A vai medir a altura da superfície do mar à escala global e disponibilizar dados sobre correntes oceânicas, velocidade do vento e altura das ondas.

Cancro do Pulmão em não fumador pode vir de rearranjo genético...

Adolescentes que sofreram uma catástrofe de mutações genéticas podem vir a ter cancro do pulmão passados vários anos, mesmo que nunca fumem tabaco. A descoberta permite avançar para a medicina de precisão em pacientes de cancro do pulmão.

CIÊNCIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Coronavírus: A conjuntivite pode ser um sintoma de COVID-19

Investigadores alertam que uma conjuntivite pode ser um sintoma de COVID-19 e recomendam que optometristas e oftalmologistas recorram a medidas de prevenção como usar mascaras, óculos e luvas durante o atendimento dos pacientes.

Medicamentos para a COVID-19 e efeitos no leite materno

Não há atualmente nenhum antiviral comprovadamente eficaz para tratar a COVID-19. O medicamento Remdesivir mostra ser eficaz no tratamento e está em ensaio clinico de fase III. É desconhecido o efeito do medicamento no leite materno.

COVID-19: A infeção pulmonar pelo novo coronavírus

Edemas, exsudato proteico, hiperplasia reativa focal de pneumócitos com infiltração celular inflamatória irregular e células gigantes multinucleadas podem representar a fase inicial da patologia pulmonar por COVID-19, revelou estudo de investigação.

Prémio da Fundação BIAL distingue investigação na imunoterapia do cancro

Equipa liderada pelo de imunologista Caetano Reis e Sousa ganha primeira edição do novo Prémio da Fundação BIAL, no valor de 300 mil euros, pelo trabalho em imunoterapia do cancro.

Cascas de banana retiram mercúrio e outros metais pesados das águas

Investigação da Universidade de Aveiro mostra que as cascas de banana são altamente eficazes na limpeza das águas, ao reduzirem nestas os níveis de mercúrio, chumbo e o cádmio. A investigação foi testada em várias situações reais.

Coronavírus em animais de produção – gado e aves

Nos animais de produção como bovinos, suínos e aves, os coronavírus são comuns em todo o mundo e não é conhecida a transmissão aos humanos. Os coronavírus de animais e aves selvagens sofrem mutações e são transmitidos aos humanos.

Teste de laboratório ao coronavírus não garante eficácia do diagnóstico

Investigadores alertam que o atual teste de laboratório ao coronavírus tem uma baixa taxa de eficácia, em comparação com exame por tomografia computorizada. Doentes com teste de laboratório negativo podem estar a propagar o coronavírus.

Novas descobertas sobre a história genética das ilhas do Mediterrâneo

Estudo internacional, de que principal autor o investigador Daniel Fernandes, da Universidade de Coimbra, revela novas descobertas sobre a história genética das ilhas do Mediterrâneo, como: Sicília, Sardenha e ilhas Baleares.

Bom pequeno-almoço em vez de um bom jantar previne a obesidade

As pessoas que consomem um bom pequeno-almoço podem queimar duas vezes mais calorias do que as que consomem um bom jantar. Investigação mostra que um bom pequeno-almoço versus um jantar pode prevenir a obesidade.

Testes a infetados com novo coronavírus podem dar falsos negativos

Estudo de investigação mostrou que testes de laboratório podem dar falsos negativos de infeção pelo novo coronavírus. Os investigadores consideram que exame por tomografia computorizada ao tórax pode ajudar na deteção precoce da infeção.

Cacau melhora atividade de pessoas com doença arterial periférica

Consumo de cacau aumenta o fluxo sanguíneo e melhora algumas funções musculares levando a um melhor desempenho na caminhada, em pacientes com doença arterial periférica. Concluiu estudo publicado na revista Circulation Research da American Heart Association.

Novo medicamento mostra eficácia no tratamento do cancro renal avançado

Novo medicamento direcionado apresenta resultados promissores no tratamento do cancro células renais de células claras. Cientistas do Dana-Farber Cancer Institute usaram descobertas reconhecidas com o Nobel da Medicina.

Coronavírus de Wuhan tem transmissão humana idêntica ao SARS

Investigadores do Instituto Pasteur de Xangai concluíram que o coronavírus de Wuhan possui o mesmo mecanismo de infeção do vírus da SARS de 2002/2003. O morcego é o provável hospedeiro nativo, mas pode haver um ou vários hospedeiros intermédios.

Coronavírus mantém-se ativo nas superfícies lisas até nove dias

Coronavírus mantém-se infecioso nas superfícies lisas até nove dias, conclui estudo de investigação. Os investigadores concluíram que soluções de desinfeção podem reduzir em quatro o número de vírus das superfícies ao fim de um minuto.

Doença de Parkinson pode ter início antes da pessoa nascer

Doentes de Parkinson com um diagnóstico antes dos 50 anos já terão nascido com as células cerebrais defeituosas, conclui estudo de investigação. Os investigadores testaram um medicamente que apresentou potencial para tratar as células.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS