A NÃO PERDER

Copernicus Masters apoia projetos inovadores para a sociedade

Comissão Europeia e Agência Espacial Europeia pretendem apoiar projetos inovadores no domínio da utilização dos dados de observação da Terra do satélite europeu Copernicus. O IPN oferece apoio às empresas candidatas ao Copernicus Masters.

Planetas TRAPPIST-1 podem ser ricos em água

Cientistas indicam, pela primeira vez, que os planetas descobertos em orbita da estrela TRAPPIST-1 são muito parecidos com o planeta Terra, em dimensão e composição, e apontam para a existência de água em percentagem muito superior à da Terra.

NASA confirma Satélite IMAGE descoberto por astrónomo amador

Descoberta do Satélite IMAGE feita por astrónomo amador, em 20 de janeiro, foi agora confirmada pela NASA. O satélite lançado para o espaço em 2000 deixou de comunicar em 2005. A NASA está a tentar refazer o software para aceder ao satélite.

ESA lança segundo satélite Sentinel-2B do programa Copernicus

Constelação Sentinel-2 do programa Copernicus fica completa com o lançamento pela ESA do Sentinel-2B . Os dois satélites vão dar imagens precisas e continuas das mudanças da superfície da terra.

Descoberto planeta que pode ter água à superfície

Astrónomos encontraram um planeta que órbita a estrela mais próxima da Terra a seguir ao Sol. O planeta possui uma temperatura que permite a existência de água líquida à superfície e assim a possibilidade de nele haver vida.

Satélite CryoSat revela recente degelo da Gronelândia

Gronelândia tem perdido gelo ao longo dos anos, mas agora o satélite CryoSat, da ESA, revelou que é sensível às mudanças bruscas do clima, e que o recente degelo contribuiu para uma elevação do nível global do mar em 0,75 mm, por ano.

ESPAÇO

Sonda Solar Parker, da NASA, com lançamento previsto para dia 12 de agosto, a bordo de um foguete Delta IV-Heavy da Estação do Cabo Canaveral, na Flórida. A Sonda vai estar em orbita em torno do Sol a 3,8 milhões de quilómetros da superfície do Sol.
F Facebook TVE
João Lousada

Português participa em missão de simulação a Marte, AMADEE-18

João Lousada da GMV INSYEN integra missão de simulação a Marte, AMADEE-18. A missão de seis Astronautas Análogos consiste em realizar, durante um mês, uma série de experiências num ambiente que simula uma missão a Marte.
Detetadas ondas gravitacionais pela colisão de duas estrelas de neutrões

Descoberta astronómica inovadora teve financiamento europeu

Físicos financiados pela União Europeia estão envolvidos na descoberta astronómica inovadora que foi ontem, dia 16 de outubro, divulgada. Descoberta de ondas gravitacionais produzidas pela colisão entre duas estrelas de neutrões.
Imagem de Júpiter

Hubble capta imagem pormenorizada de Júpiter

Telescópio espacial Hubble aproveita proximidade de Júpiter com a Terra e capta imagem com elevado nível de pormenor de Júpiter, o que permite aos astrónomos estudar a atmosfera do planeta gasoso e a evolução da tempestade ‘Great Red Spot’.
ESO contrata fornecimento de espelhos e sensores do ELT

Observatório Europeu do Sul contratualiza fornecimento de componentes para o grande telescópio, o Extremely Large Telescope (ELT). O fornecimento envolve moldagem de espelhos, células de apoio e sensores.
Primeiros serviços do Galileo já estão disponíveis

Serviços iniciais do sistema europeu de navegação por satélite Galileo já estão disponíveis para as autoridades públicas, empresas e cidadãos. O sistema Galileo começou a prestar, conjuntamente com o GPS, diversos serviços gratuitos.
Quatro novos satélites Galileo lançados pelo Ariane-5

Quatro novos satélites Galileo acabam de ser lançados para órbita com recurso, pela primeira vez, ao foguetão europeu Ariane-5. A constelação Galileo passa a ter 18 satélites.
ESA confirma destruição do módulo Schiaparelli em Marte

Imagens recolhidas pelas câmaras da sonda ‘Mars Reconnaissance Orbiter’ da NASA mostram que o módulo Schiaparelli da missão ExoMars 2016 ficou destruído depois do impacto com a superfície de Marte.
Estamos a chegar a Marte

Missão ExoMars 2016 está a entrar na fase crítica de colocar em Marte o módulo Schiaparelli que está dotado de diversos sensores para analisar o ambiente de Marte. A descida à superfície de Marte está prevista para as 17h de 16 de outubro.
Universo observável contém dez vezes mais galáxias do que se pensava

Equipa de astrónomos conclui que existem dez vezes mais galáxias do que antes se considerava e que as galáxias foram evoluindo ao longo da história do Universo. Os astrónomos também desvendaram o paradoxo do céu ser escuro à noite.

Siga-nos nas redes sociais