21 Novembro 2017

Espaço

TODAS AS NOTÍCIAS

Detetadas ondas gravitacionais pela colisão de duas estrelas de neutrões

Descoberta astronómica inovadora teve financiamento europeu

Físicos financiados pela União Europeia estão envolvidos na descoberta astronómica inovadora que foi ontem, dia 16 de outubro, divulgada. Descoberta de ondas gravitacionais produzidas pela colisão entre duas estrelas de neutrões.
Imagem de Júpiter

Hubble capta imagem pormenorizada de Júpiter

Telescópio espacial Hubble aproveita proximidade de Júpiter com a Terra e capta imagem com elevado nível de pormenor de Júpiter, o que permite aos astrónomos estudar a atmosfera do planeta gasoso e a evolução da tempestade ‘Great Red Spot’.
Sentinel-2 a transmitir dados por laser

ESA lança segundo satélite Sentinel-2B do programa Copernicus

Constelação Sentinel-2 do programa Copernicus fica completa com o lançamento pela ESA do Sentinel-2B . Os dois satélites vão dar imagens precisas e continuas das mudanças da superfície da terra.
ESO contrata fornecimento de espelhos e sensores do ELT

Observatório Europeu do Sul contratualiza fornecimento de componentes para o grande telescópio, o Extremely Large Telescope (ELT). O fornecimento envolve moldagem de espelhos, células de apoio e sensores.
Primeiros serviços do Galileo já estão disponíveis

Serviços iniciais do sistema europeu de navegação por satélite Galileo já estão disponíveis para as autoridades públicas, empresas e cidadãos. O sistema Galileo começou a prestar, conjuntamente com o GPS, diversos serviços gratuitos.
Quatro novos satélites Galileo lançados pelo Ariane-5

Quatro novos satélites Galileo acabam de ser lançados para órbita com recurso, pela primeira vez, ao foguetão europeu Ariane-5. A constelação Galileo passa a ter 18 satélites.
ESA confirma destruição do módulo Schiaparelli em Marte

Imagens recolhidas pelas câmaras da sonda ‘Mars Reconnaissance Orbiter’ da NASA mostram que o módulo Schiaparelli da missão ExoMars 2016 ficou destruído depois do impacto com a superfície de Marte.
Estamos a chegar a Marte

Missão ExoMars 2016 está a entrar na fase crítica de colocar em Marte o módulo Schiaparelli que está dotado de diversos sensores para analisar o ambiente de Marte. A descida à superfície de Marte está prevista para as 17h de 16 de outubro.
Universo observável contém dez vezes mais galáxias do que se pensava

Equipa de astrónomos conclui que existem dez vezes mais galáxias do que antes se considerava e que as galáxias foram evoluindo ao longo da história do Universo. Os astrónomos também desvendaram o paradoxo do céu ser escuro à noite.
Ilustração do planeta Proxima b a orbitar a estrela anã Proxima Centauri.

Descoberto planeta que pode ter água à superfície

Astrónomos encontraram um planeta que órbita a estrela mais próxima da Terra a seguir ao Sol. O planeta possui uma temperatura que permite a existência de água líquida à superfície e assim a possibilidade de nele haver vida.