22 Maio 2022

A NÃO PERDER

Cenógrafa Ângela Rocha representa Portugal na 15.ª Quadrienal de Praga

Ângela Rocha, com projeto “METADE DOS MINUTOS”, representa Portugal na exposição “Países e Regiões” na 15.ª Quadrienal de Praga - PQ23 - Prague Quadrennial of Performance Design and Space, a ocorrer de 7 a 18 de junho de 2023, em Praga, na República Checa.

Aumenta orçamento do Horizonte Europa e apoio a investigadores da Ucrânia

Comissão Europeia reforça em 562 milhões de euros o orçamento do Horizonte Europa para 2021-2022. Desafios ambientais, saúde e digital e apoio a investigadores ucranianos deslocados são missões onde há aumento de investimentos.

Populações de aves estão a diminuir no mundo

Populações de aves estão a diminuir fortemente em todo o mundo. A perda e a degradação de habitats naturais e a elevada exploração direta de muitas espécies são as principais ameaças à biodiversidade das aves.

Projetos de inovação em demência, de iniciativa Roche, vão ser implementados

Quatro projetos inovadores na área da demência vão assumir trabalho real em instituições de saúde. A iniciativa da Roche, “Building Tomorrow Together - Innovation in Dementia”, que envolve mais de 100 mil euros, tem o apoio de diversas entidades de saúde do país.

Medicamento para asma e alergias pode combater o SARS-CoV-2

Medicamento com mais de 20 anos, o montelucaste, prescrito para condições como asma, febre do feno e a urticária bloqueia a replicação do SARS-CoV-2 nas células infetadas. Estudo aponta para uma redução na hospitalização em pacientes com COVID-19.

Évora acolhe celebração do Dia da Europa 2022

Valores europeus, resiliência, cultura e juventude fazem parte da celebração do Dia da Europa, 9 de maio em 2022, que decorrerá em Évora. O programa inclui iniciativas no Palácio de D. Manuel e no Jardim Público.

TODAS AS NOTÍCIAS

Comissão Europeia vai incluir a COVID-19 na lista de doenças profissionais. Os trabalhadores de determinados setores que contraiam a doença no local de trabalho podem adquirir direitos específicos, como o direito a indemnização.
Facebook TVE
Rússia expulsa cinco funcionários da Embaixada portuguesa em Moscovo

Rússia expulsa cinco funcionários da Embaixada portuguesa em Moscovo

Cinco funcionários, com função diplomática, da Embaixadora de Portugal em Moscovo são expulsos pelo Governo russo. O Governo português “repudia a decisão das autoridades russas” que classifica sem “qualquer justificação que não seja a simples retaliação”.
Lisboa vai ter novos radares de trânsito

Lisboa vai ter novos radares de trânsito

A partir de 1 de junho entram em funcionamento, em Lisboa, 21 radares de trânsito dotados de tecnologia avançada. Também nas principais artérias de entrada e saída da cidade irão entrar em funcionamento mais 20 novos radares.
“Aberto 24 Horas” de Jacinto Lucas Pires estreia em Famalicão

“Aberto 24 Horas” de Jacinto Lucas Pires estreia em Famalicão

Casa das Artes de Famalicão estreia “Aberto 24 Horas” de Jacinto Lucas Pires. Uma coprodução de Ensemble – Sociedade de Actores / Casa das Artes de Famalicão. Dias 9, 10 e 11 de junho, em Famalicão, e de 15 de junho a 2 de julho no Porto.
OMS quer apoiar a Coreia do Norte no combate à COVID-19

OMS quer apoiar a Coreia do Norte no combate à COVID-19

Surto de COVID-19 na Correia do Norte preocupa Organização Mundial da Saúde. A Organização está comprometida em ajudar o país com fornecimento de vacinas e outros recursos médicos no combate à pandemia.
Comissão Europeia prevê crescimento do PIB de 2,7% na UE, em 2022

Comissão Europeia prevê crescimento do PIB de 2,7% na UE, em 2022

Guerra na Ucrânia põe à prova a resiliência económica da União Europeia e leva a Comissão Europeia a rever em baixa as previsões económicas da primavera de 2022, para um crescimento do PIB de 2,7% e uma taxa de inflação de 6,8 %.
CCB: Visita guiada à exposição “Os Novos Novos” com o arquiteto Diogo Aguiar

CCB: Visita guiada à exposição “Os Novos Novos” com o arquiteto Diogo Aguiar

Exposição “Os Novos Novos”, na Garagem Sul do CCB, com a curadoria de André Tavares, é visitável até dia 4 de setembro de 2022. No dia 22 maio, às 16h00, há visita guiada pelo arquiteto Diogo Aguiar.
Exposição a gás sarin é a causa da doença dos veteranos da Guerra do Golfo

Exposição a gás sarin é a causa da doença dos veteranos da Guerra do...

Estudo genético mostra que a causa da designada doença da Guerra do Golfo de que sofrem os veteranos dos EUA foi a exposição ao gás de nervos sarin. Os cientistas descobriram que entre os veteranos um gene determina maior ou menor propensão para os sintomas.
Festival de arte urbana na Covilhã - WOOL

Festival de arte urbana na Covilhã – WOOL

Covilhã vai ser novamente o palco para o festival de arte urbana, WOOL. Um evento que irá trazer de 11 a 19 de junho de 2022, à Beira Baixa, alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais de arte urbana.
Empresas que sofrem ataques de ransomware mais abertas a pagar resgates

Empresas que sofrem ataques de ransomware mais abertas a pagar resgates

Novo relatório da empresa de cibersegurança, Kaspersky, revela que 88% das empresas que já sofreram um ataque de ransomware estão mais disponíveis a pagar um resgate, no caso de um segundo ataque. Os especialistas da Kaspersky enumeram alguns conselhos.
Há uma nova esperança para doentes com cancro do sangue

Há uma nova esperança para doentes com cancro do sangue

Nova descoberta pode revolucionar o tratamento da leucemia mieloide aguda. Cientistas descobriram uma proteína que leva à resistência aos medicamentos atualmente usados no tratamento do cancro, e estão a trabalhar para preparar ensaios clínicos.
Projeto português REPLAY é finalista aos Prémios da Nova Bauhaus Europeia

Projeto português REPLAY é finalista aos Prémios da Nova Bauhaus Europeia

REPLAY é o projeto português que é finalista aos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022. O projeto de reciclagem de brinquedos está a votação do público até dia 16 de maio. Cada projeto vencedor recebe um prémio de 30 mil euros.

Siga-nos nas redes sociais

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS