A NÃO PERDER

Falta de enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde é crítica

Com a falta generalizada de enfermeiros nos serviços de saúde, o sindicato SITEU alerta que a situação é insustentável. Aumenta o risco para os doentes e enfermeiros. Governo não está a conseguir contratar mais enfermeiros, o que torna a situação complexa.

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19

Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.

ÚLTIMAS DO PAÍS

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Manuel DaCosta – empresário e filantropo da comunidade portuguesa em Toronto

Empresário luso no Canadá é um dos mais ativos beneméritos na preservação da cultura portuguesa. Daniel Bastos lembra, neste seu artigo, a dimensão do Comendador Manuel DaCosta enquanto empresário e filantropo.

ASAE adere ao Movimento “Unidos Contra o Desperdício”

É necessário privilegiar a luta contra o desperdício, conciliando a segurança alimentar com a solidariedade, numa lógica do que aquilo que sobra é útil a todos, indica a mensagem do Inspetor-geral da ASAE no momento de adesão ao Movimento “Unidos Contra o Desperdício”.

COVID-19: Avaliação nutrigenética para prevenir aumento de peso

Conhecer o perfil genético através de uma análise nutrigenética pode ajudar a prevenir o aumento de peso e a obesidade. A nutricionista Rita Verdasca explica, neste seu artigo, em que consiste a avaliação e a importância para a saúde, em tempos de COVID-19.

Doentes com mastocitoses e patologias mastocitárias com desigualdades no tratamento

Ao assinalar o Dia Internacional da Consciencialização para as Mastocitoses e Patologias Mastocitárias, a SPAIC alerta para as desigualdades que se verificam no tratamento dos doentes com estas doenças raras. SPAIC cria grupo para melhorar diagnóstico e tratamento.

CCDR-N apoia autarquias em mais de 10 milhões de euros, na...

Apoios à administração local pela CCDR-N foram superiores a 10 milhões de euros, nos últimos 10 anos. O apoio permitiu a construção de gimnodesportivos, edifícios para Juntas de Freguesia, e também centros de recolha de animais, entre muitas outras obras.

Viver com uma ileostomia

A ileostomia coloca questões importantes relacionadas com alimentação e as graves carências no organismo. A enfermeira Liliana Grilo Miranda explica, neste seu artigo, em que consiste a ileostomia e os cuidados a ter pelos doentes.

Metade da população em risco de desenvolver várias infeções respiratórias

No outono e inverno o risco de se desenvolver várias infeções respiratórias aumenta. E em tempos de pandemia a prevenção é o melhor escudo para evitar desfechos graves. A vacinação ajuda a reforçar sistema imunitário e a combater as infeções.

Medicamentos genéricos já permitiram poupar 362 milhões de euros

Medicamentos genéricos possuem “qualidade inquestionável” e são mais baratos. Estado e as famílias com recurso aos medicamentos genéricos já pouparam, em 2020, o valor de 362 milhões de euros. Contador online vai dar em tempo real a poupança.

Optometristas reagem à Sociedade Portuguesa de Oftalmologia sobre conhecimentos profissionais

Associação de Profissionais Licenciados em Optometria insurge-se contra posição da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia que, em comunicado, desvalorizou os conhecimentos dos optometristas para tratar as doenças oculares.

Emigrar para a Suíça

“Emigrar para a Suíça” é um portal online criado por Samuel Soares, um jovem emigrante natural de Portimão. Daniel Bastos dá a conhecer, neste seu artigo, a importância do projeto para a comunidade lusa na Suíça.

Trombose mata uma em cada quatro pessoas

Tromboembolismo venoso e a fibrilhação auricular é um problema crescente na sociedade. O especialista médico José Meireles explica, neste seu artigo, a doença, as causas, os tratamentos e a importância da prevenção.

Eleições autárquicas e a pandemia

Pandemia altera modelos tradicionais de campanhas políticas, e limita fortemente a participação de candidatos independentes às eleições autárquicas de 2021. Joaquim Jorge propõe, neste seu artigo, uma medida para minimizar o impacto negativo.

Doenças reumáticas e a dimensão individual, familiar e social

Mais de uma centena de doenças reumáticas afetam em diferentes graus os doentes: inflamatórias e não inflamatórias. O especialista médico Carlos Vasconcelos dá-nos, neste seu artigo, uma visão sobre como devemos estar atentos e agir à doença.

Trombose pode ser mais preocupante durante a pandemia

Grupo de Estudos de Cancro e Trombose defende que a Trombose deve ser considerada um problema de saúde urgente e crescente e que o primeiro passo para a prevenção é entender como é que esta doença se manifesta no corpo.

Uso de medicamentos genéricos e biossimilares deve ser promovido

Especialistas em Medicamentos Genéricos e Biossimilares consideram que a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia em 2021 deve promover o uso de genéricos e biossimilares, face aos ganhos de eficiência para os sistemas de saúde.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS