01 Fevereiro 2023

A NÃO PERDER

Centros de Saúde com horários alargados, fim-de-semana e feriados

Existem 176 centros de saúde a funcionar com horários de atendimento alargado, incluindo fim-de-semana e feriados. O acesso é feito através do SNS 24. Doentes não urgentes nas urgências hospitalares podem ser reencaminhados para centros de saúde.

Aumentos salariais nas carreiras gerais da Administração Pública

Governo e algumas estruturas sindicais dos trabalhadores da Administração Publica negoceiam valorização das carreiras. Remunerações dos técnicos superiores podem subir, em média, 6,7% em 2023 e assistente operacional em 9,8%.

Acordo entre Município de Lisboa e farmácias para Plano de Saúde...

Município de Lisboa e Associações de farmácia estabelecem acordo para operacionalizar o Plano de saúde 65+. O Plano prevê que os lisboetas maiores de 65 tenham acesso gratuito a consultas médicas, transporte de urgência para o SNS e outros cuidados de saúde.

ÚLTIMAS DO PAÍS

Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Alerta de chuva forte para Lisboa

Chuva por vezes forte acompanhada de trovoada indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para região de Lisboa, na noite de 12 para 13 de dezembro. Câmara Municipal apela à população para ter precauções redobradas.

A solidariedade das comunidades portuguesas em prol dos Bombeiros

Arquiteto luso-americano John Guedes, empresário em França, Manuel Pinto Lopes, e empresário luso-americano Manuel Carvalho, são três, entre muitos outros, emigrantes beneméritos dos Bombeiros portugueses, e que Daniel Bastos dá a conhecer.

Previsão muito mau tempo para Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa (CML) apela à população da cidade para evitar saídas de casa durante a noite de hoje, de 8 para 9 de dezembro. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou a região de Lisboa em aviso laranja.

Situações extremas do tempo, com chuva, vento e agitação marítima

Há previsão de fenómenos meteorológicos extremos para as regiões do Centro e Sul do país a partir da meia-noite do dia 8 até às 9 horas do dia 9 de dezembro de 2022. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção emitiu aviso de alerta.

Como prevenir as frieiras nos pés?

As frieiras podem ter grande impacto na saúde, pelo é importante a prevenção como descreve a podologista Fátima Carvalho, neste artigo, colocando enfase nos fatores de risco e nas terapêuticas.

Afinal a canábis serve para tudo?

Perante a falta de alternativas médicas para determinadas patologias, compostos de canábis surgem erradamente como recurso. A especialista Carla Dias alerta, neste seu artigo, que somos “empurrados” para produtos que não são medicamentos e sem prova de eficácia.

Carris Metropolitana não aumenta preços de bilhetes e passes em 2023

Carris Metropolitana de Lisboa mantém o mesmo preço dos bilhetes e dos passes Navegante em 2023.

Descontos de impostos nos combustíveis atualizados em dezembro

Governo faz atualização na redução mensal do ISP nos combustíveis a partir de 5 de dezembro. Com as atuais medidas, a diminuição da carga fiscal é de 27,3 cêntimos por litro de gasóleo e 24,7 cêntimos por litro de gasolina.

Doenças Cardiovasculares: Cuide do seu coração durante a época festiva

Épocas festivas levam a excessos que podem aumentar riscos para a saúde. O cardiologista, João Brum Silveira, indica, neste seu artigo, alguns conselhos para iniciar uma reeducação alimentar que conduza a menores riscos para a saúde do coração.

Nathalie Afonso: uma artista plástica lusodescendente inspirada na cultura portuguesa

Pintora lusodescendente, Nathalie Afonso, distinguida pela Academia Francesa das Artes, Ciências e Letras, possui uma extensa obra que, como releva Daniel Bastos, neste seu artigo, tem em parte como fonte de inspiração as raízes culturais portuguesas.

Quando é que devemos recorrer à cirurgia não invasiva nos pés?

Calçado, postura e cuidados de higiene são fatores que interferem com a saúde dos pés. A podologista Fátima Carvalho aborda, neste seu artigo, alguns dos problemas de saúde dos pés e do tratamento através de cirurgia minimamente invasiva.

Rosa M. Vasconcelos é a nova presidente da Rede Portuguesa de...

Rede Portuguesa de Provedores do Estudante, que agrega representantes 45 universidades e politécnicos públicos e privados, passa a ser presidida por Rosa M. Vasconcelos, atual Provedora do Estudante da Universidade do Minho.

O notável dinamismo das comunidades luso-americanas da Califórnia

Na Califórnia é onde se encontra a maior comunidade de portugueses e descendentes luso-americanos em todo os EUA, e onde, como refere neste artigo Daniel Bastos, a comunidade mantém um vasto conjunto de organização sociais e culturais.

Pobreza energética preocupa a Município de Lisboa

Na reabilitação, os projetos de arquitetura estão a ser aprovados em dois meses e o licenciamento na construção de casas novas está mais célere, indicou a Câmara Municipal de Lisboa. Futura Carta Municipal de Habitação vai combater deficiência energética.

DPOC: um desafio de saúde pública

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica afeta cada vez mais pessoas. O médico especialista José Miguel Maia descreve, neste seu artigo, os principais fatores de risco, os sintomas, a terapêutica farmacológica e não farmacológica, e outros cuidados.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS