A NÃO PERDER

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19

Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.

COVID-19 faz primeira vítima em Portugal

Portugal confirma primeira morte atribuída a COVID-19. A vítima foi um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da Republica apresentou condolências à família.

ÚLTIMAS DO PAÍS

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Aleitamento materno: os benefícios para bebés e mães

Amamentação é a forma natural de alimentação dos bebés. A médica Inês Palma dos Reis descreve, neste seu artigo, as vantagens do aleitamento materno mas também algumas situações não aconselháveis e neste caso as alternativas.

Veterinários contra esvaziamento da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária

Ordem dos médicos veterinários manifesta-se contra saída da saúde e bem-estar animal para fora Direção-Geral da Alimentação e Veterinária e do Ministério da Agricultura. A DGAV deve ser dotada de recursos para executar as missões.

Carlos de Matos, um empresário português da Diáspora

Reconhecidos em qualquer parte do mundo pela capacidade de trabalho, os portugueses emigrados tem vindo a assumir papéis relevantes. Um dos exemplos é o de Carlos de Matos, que é dado a conhecer por Daniel Bastos, neste seu artigo.

Cancro do Pulmão: COVID-19 pode estar a atrasar o diagnóstico

Cancro do Pulmão é uma doença que, todos os anos, é diagnosticada a quatro mil portugueses. O diagnóstico tardio justifica as altas taxas de mortalidade. Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta que o diagnóstico estar a ser mais penalizado com a pandemia de COVID-19.

Problemas oculares aumentam no verão, alertam oftalmologistas

Sociedade Portuguesa de Oftalmologia alerta para aumento de problemas oculares no verão. Aumento de raios UV exige medidas que os oftalmologistas enumeram como precaução, com realce para os casos de existência de patologias oculares.

Tratamento inovador à estenose aórtica arranca no Hospital do Espírito Santo...

Hospital do Espírito Santo de Évora inicia tratamento minimamente invasivo da estenose aórtica. O tratamento, que já tem um grande percurso em Portugal, passa agora a estar disponível em oito centros cardiológicos do Serviço Nacional de Saúde.

A saúde pública como reflexo das políticas de desenvolvimento

A natureza e os seus ecossistemas são indispensáveis à sobrevivência das espécies, incluindo a humana. O médico e professor José Manuel Calheiros faz, neste seu artigo, uma ligação entre a clínica, o doente, a saúde pública e a natureza.

Diarreia aguda não escolhe idades e é frequente no verão

Calor, alimentação e locais de férias podem aumentar o risco de diarreia aguda. Gastroenterologista aconselha melhor escolha de alimentos, bebidas, locais das refeições e para tomar banho. Quando recorrer ao médico e como fazer tratamento.

Défice orçamental aumenta 6.122 milhões de euros no primeiro semestre

Efeitos da pandemia de COVID-19 justifica aumento de défice de 6.122 milhões de euros no primeiro semestre de 2020. Redução da receita em 9,5% e aumento da despesa em 5,4%.

BEI e Banco Santander Consumer Portugal disponibilizam 587 M€ a PME...

Banco Europeu de Investimento e Banco Santander Consumer Portugal vão apoiar com 587 milhões de euros as PME e as empresas de média capitalização portuguesas afetadas pela crise da COVID-19. Fundos apoiam PME na compra de carros menos poluentes.

Programa Recodme “imerge” participantes na prática do desenvolvimento tecnológico

Na agap2IT e na Bee Engineering participantes do programa Recodme iniciam “imersão” em projetos tecnológicos. 16 formandos, numa formação suportada pelo IEFP, adquirem competências para o desenvolvimento de soluções digitais.

Hepatites crónicas e a importância do diagnóstico precoce

Hepatites, consequências, transmissão, importância do diagnóstico e tratamento são questões abordadas pelo médico especialista Arsénio Santos, neste seu artigo, a propósito do Dia Mundial das Hepatites, que se assinala a 28 de julho.

“Camões Radio & TV”, uma estação ao serviço da comunidade portuguesa...

Importância dos meios de comunicação social lusos no Canadá é reconhecida pela vasta comunidade de portugueses e lusodescendentes. Um exemplo é a “Camões Radio & TV”, lembra, neste seu artigo, Daniel Bastos.

Serra de Sintra com trânsito condicionado

Acesso de trânsito ao perímetro da Serra de Sintra está proibido. A interdição de 26 a 28 de julho é devida ao estado de alerta de risco elevado de incêndio rural. Uma medida para preservar a Serra de Sintra, Paisagem Cultural Património Mundial da UNESCO.

FCT seleciona para financiamento mais 19 projetos de prevenção e combate...

FCT seleciona mais 19 projetos para Prevenção e Combate de Incêndios Florestais para serem financiados. No total são 56 os projetos aprovados nos três concursos que envolvem um investimento total de 15 milhões de euros em investigação.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS