25 Outubro 2021

A NÃO PERDER

Jornadas Europeias do Património 2020 com 800 iniciativas

“Património Educação” é o tema das Jornadas Europeias do Património de 2020, que envolvem cerca de 800 iniciativas. Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, celebra-se o património com visitas, espetáculos, exposições, conferências e muito mais.

Convento dos Capuchos encerra para restauro e requalificação

Convento dos Capuchos encerra a 18 de novembro para recuperação das coberturas, instalação das infraestruturas interiores e beneficiação de infraestruturas e arranjos exteriores bem como diversas obras de conservação e restauro e deve reabrir a 1 de junho de 2020.

UNESCO: Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de maio

Conselho Executivo da UNESCO apresenta à Conferência Geral a aprovação do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio. Reconhecendo o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas.

Jornadas Europeias do Património 2019 com o tema “Artes Património Lazer”

De agosto a outubro decorrem na Europa as Jornadas Europeias do Património, e envolvem mais de 70 mil eventos. Em Portugal as Jornadas decorrem de 27 a 29 de setembro com um programa muito variado.

Mosteiro de Rendufe recebe obras de mais de 500 mil euros

O Mosteiro de Rendufe, em Amares, vai receber obras no valor superior a 500 mil euros. As obras, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Norte e inseridas na “Operação Mosteiros a Norte”, arrancam a 19 de agosto de 2019.

UNESCO: Palácio de Mafra é Património Mundial

Palácio Nacional de Mafra foi classificado pela UNESCO como Património Mundial. Um conjunto de valor universal excecional que inclui também Basílica, cujo frontispício une os aposentos do Rei e da Rainha, o Convento, o Jardim do Cerco e a Tapada.

PATRIMÓNIO

Paço dos Duques de Bragança e o Castelo de Guimarães, em Guimarães, convidam os jovens para uma visita de 9 a 14 de agosto. A visita é gratuita e assinala o Dia Internacional da Juventude.
Facebook TVE
Museu de Miranda restaura obra de arte - Crucifixo do século XVI

Museu de Miranda restaura obra de arte – Crucifixo do século XVI

Escultura que remete para arte cíngalo-portuguesa foi restaurada pelo Museu de Miranda do Douro. O restauro do Crucifixo do século XVI teve apoio financeiro externo. Miranda mostra arte após 240 anos da mudança de sede da diocese para Bragança.
Biblioteca Pública de Braga abre portas ao público e presença no digital

Biblioteca Pública de Braga abre portas ao público e presença no digital

Leitura domiciliária através do serviço de empréstimo, novo portal de acesso pela web e biblioteca digital, são iniciativas da Biblioteca Pública de Braga quando se assinalam os 180 anos de existência. 13 de julho é o dia para conhecer a BPB por dentro.
Museu do Oriente celebra Dia Internacional dos Museus com entrada gratuita

Museu do Oriente celebra Dia Internacional dos Museus com entrada gratuita

No dia 18 de maio, o Museu do Oriente assinala o Dia Internacional dos Museus com entrada gratuita, uma visita orientada à exposição “A Vez das Deusas” e uma sessão de desenho.
Paço dos Duques de Bragança aberto na Noite dos Museus - 15 de maio

Paço dos Duques de Bragança aberto na Noite dos Museus – 15 de maio

Em Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança celebra a Noite dos Museus, em 15 de maio, com acesso e atividades gratuitas. O teatrinho de marionetas “O Afonso e a Constança, Duques de Bragança” é um atividade orientada para as famílias.
Estratégia Nacional para a Arqueologia em auscultação pública

Estratégia Nacional para a Arqueologia em auscultação pública

Aberta ao público a possibilidade de dar contributos para a definição de uma Estratégia Nacional para a Arqueologia. Criado Grupo de Trabalho pelos Ministros da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que irá definir a Estratégia.
Há novos Monumentos e Tesouros Nacionais

Há novos Monumentos e Tesouros Nacionais

Há mais cinco Monumentos Nacionais e oito Tesouros Nacionais. Esta nova designação é o reconhecimento de muitos dos bens do património cultural do país e que vai permitir um maior conhecimento dos mesmos como da sua conservação.
Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras dá a conhecer carnavais

Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras dá a conhecer carnavais

Exposições sobre “Carnaval” torna-se no objeto central do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. O Centro está dotado de uma loja com produtos oficiais e uma cafetaria. Abre a partir de 27 de abril e até 31 de maio de 2021 as entradas são gratuitas.
Parques e monumentos de Sintra com visitas a partir de 5 de abril

Parques e monumentos de Sintra com visitas a partir de 5 de abril

Parques e monumentos de Sintra reabrem ao público a partir de 5 de abril. Nos sábados e domingos só estão abertos da parte da manhã. Os serviços de restauração só vão servir ao postigo para consumo em esplanadas.
Governo vai defender Camisola Poveira

Governo vai defender Camisola Poveira

Governo quer que a comunidade poveira seja compensada pela apropriação indevida de um bem da cultura portuguesa, a Camisola Poveira. Ministra da Cultura, tomou a iniciativa de solicitar a identificação das vias judiciais e extrajudiciais ao dispor do Estado.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS