A NÃO PERDER

Mosteiro de Rendufe recebe obras de mais de 500 mil euros

O Mosteiro de Rendufe, em Amares, vai receber obras no valor superior a 500 mil euros. As obras, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Norte e inseridas na “Operação Mosteiros a Norte”, arrancam a 19 de agosto de 2019.

UNESCO: Palácio de Mafra é Património Mundial

Palácio Nacional de Mafra foi classificado pela UNESCO como Património Mundial. Um conjunto de valor universal excecional que inclui também Basílica, cujo frontispício une os aposentos do Rei e da Rainha, o Convento, o Jardim do Cerco e a Tapada.

Museus da DRCN com mais de 329 mil visitas no primeiro...

Mais de 329 mil pessoas visitaram, nos primeiros seis meses de 2019, os Museus geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte. Uma subida de 11% em relação a período homólogo de 2018. Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, é o mais visitado.

Dia de Reis, 6 de janeiro, no Museu de Lamego

Dia de Reis, 6 de janeiro, é celebrado em Lamego de forma muito especial. Para assinalar o dia em que Melchior, Gaspar e Baltazar visitaram Jesus menino, o Museu de Lamego oferece entrada livre com música, oficinas, visitas guiadas e Bolo-Rei.

Igreja Matriz de Sambade, em Alfândega da Fé, festeja património cultural

Dia 28 e 29 de setembro, a Igreja Matriz de Sambade, em Alfândega da Fé, centra as comemorações do fecho do Ciclo Dias do Património a Norte. A iniciativa da Direção Regional de Cultura do Norte leva a Sambade, para um concerto ímpar, Rui Massena.

Programa das Jornadas Europeias do Património com 1200 iniciativas

Jornadas Europeias do Património 2018 com um programa que envolve mais 1200 iniciativas em 181 concelhos. Com o tema ‘Partilhar Memórias’ a grande festa do Património realiza-se de 28 a 30 de setembro.

PATRIMÓNIO

Durante todo o mês de agosto de 2019 vão ser dadas a conhecer as obras de arquitetura mais emblemáticas distinguidas com o Prémio Arquitetura do Douro, através de uma exposição na Estação do Metro Baixa-Chiado, em Lisboa.
F Facebook TVE
Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda enriquecido com novas peças

Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda enriquecido com novas peças

Acervo do Palácio Nacional da Ajuda conta com mais um conjunto de peças de valor inquestionável. As peças que pertenceram ao Rei D. Miguel foram agora adquiridas por 250 mil euros pela Direção-Geral do Património Cultural.
Santuário do Bom Jesus em Braga é Património Mundial

Santuário do Bom Jesus em Braga é Património Mundial

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga foi hoje inscrito na Lista do Património Mundial pela UNESCO. Trata-se do conjunto arquitetónico e paisagístico, com capelas, esculturas, fontes e estátuas alegóricas, da Basílica, e o “Terreiro dos Evangelistas”.
Descobertas arqueológicas no Castelo de Outeiro

Descobertas arqueológicas no Castelo de Outeiro

Intervenção no Castelo de Outeiro, Bragança, no âmbito da Operação Castelos a Norte, da Direção Regional de Cultura do Norte, fez as primeiras descobertas arqueológicas ao detetar estruturas e pavimentos que organizavam o antigo castelo medieval.
Semana Ibermuseus traz a Lisboa especialistas de 12 países

Semana Ibermuseus traz a Lisboa especialistas de 12 países

Técnicos de museu de 12 países debatem em Lisboa questões como: tráfico ilícito de bens culturais, uso de novas tecnologias, sustentabilidade dos museus, acessibilidade, organização e gestão dos museus. 2ª Semana Ibermuseus de 2 a 5 de julho.
Património histórico na Bahia vai ser recuperado com programa Revive

Património histórico na Bahia vai ser recuperado com programa Revive

Na Bahia, no Brasil, o património histórico relacionado com a cultura lusófona vai ser recuperado com recurso ao modelo Revive usado em Portugal. Um protocolo entre o Estado da Bahia e Portugal permite estudos do património.
Mosteiro de Arouca.

Obra no Mosteiro de Arouca não fecha Museu nem culto na Igreja

Intervenção no Mosteiro de Arouca pela Direção Regional de Cultura do Norte envolve mais de 876 mil euros e vai criar uma estrutura de acolhimento ao visitante e proceder à recuperação de 21 janelões da Igreja e do Coro. As obras não fecham o Museu e culto na Igreja.
Monumentos e museus do Norte recebem Certificado de Excelência do TripAdvisor

Monumentos e museus do Norte recebem Certificado de Excelência do TripAdvisor

Em 2018 foram registados 1,8 milhões os visitantes nos monumentos e museus tutelados pela Direção Regional de Cultura do Norte. Os visitantes têm vindo a manifestar, no portal online TripAdvisor, uma avaliação de excelência do património.
Exposição “Na Rota das Catedrais” distinguida com prémio APOM

Exposição “Na Rota das Catedrais” distinguida com prémio APOM

Exposição “Na Rota das Catedrais – Construções (d)e Identidades”, que esteve visitável de 28 de junho a 30 de setembro de 2018 no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, foi distinguida com Prémio APOM, na categoria “Exposição Temporária”.
CML ganha Prémio “SOS Azulejo” pelo restauro da Histórica Fonte das Almas

CML ganha Prémio “SOS Azulejo” pelo restauro da Histórica Fonte das Almas

CML foi reconhecida com o Prémio “SOS Azulejo” pelo restauro da “Fonte das Almas” existente no adro da Igreja de Santo Estêvão. O trabalho foi executado pela Unidade da CML de Coordenação Territorial/Unidade de Intervenção Territorial Centro Histórico.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS