A NÃO PERDER

Luzes das cidades são armadilhas para aves migratórias

Estudo analisou como os pássaros são atraídos pela poluição luminosa artificial das áreas urbanas, os riscos de colidirem contra edifícios altos, e o aumento de densidade levar ao esgotamento dos recursos e ao risco de conservação das espécies.

As florestas podem substituir o petróleo

Madeira tem potencial para substituir o petróleo na química e o betão na construção, concluíram investigadores envolvidos no Programa Nacional Suíço de Investigação ‘Recursos de Madeira’. Da madeira extraíram valiosos compostos químicos.

Pequeno dinossauro carnívoro descoberto perto de Torres Vedras

Investigadores ainda não classificaram o dinossauro carnívoro juvenil descoberto perto de Torres Vedras dado que os elementos fosseis do esqueleto apresentam diferenças com os dinossauros descobertos em Portugal. O dinossauro pode pertencer a um grupo não classificado.

Ilha de Ataúro possui a maior biodiversidade marinha do mundo

Biólogos da Conservation International registaram 643 espécies de peixes de recife nas águas da ilha de Ataúro. O Governo de Timor-Leste está a introduzir regras para proteger os ecossistemas marinhos da ilha.

Leguminosas podem dar sustentabilidade à agricultura europeia

Europa importa mais de 70% de proteínas para apoiar a indústria da carne e estudo científico indica que um aumento de cultivo de leguminosas pelos agricultores europeus pode aumentar a sustentabilidade, beneficiar o ambiente e a economia.

TERRA

Políticas europeias para as florestas podem passar pelo uso de espécies arbóreas de crescimento rápido, mas não nativas, ou por espécies nativas, mas menos produtivas. Abeto de Douglas, espécie não nativa cobre mais de 800.000 hectares das florestas europeias.
F Facebook TVE
As florestas devem ser geridas para múltiplos benefícios

Maioria das florestas europeias é usada para produção de madeira. As florestas também oferecem muitos outros benefícios, bem como, armazenam carbono. Florestas com uma espécie dominante e da mesma idade prestam poucos serviços.
Biólogos portugueses descobrem bactérias para agricultura sustentável

Investigação na Universidade de Aveiro leva à descoberta de bactérias que podem contribuir para uma agricultura sustentável. As bactérias ajudam as plantas a tolerar períodos de seca e a suportar os efeitos negativos das alterações climáticas.
Solos agrícolas europeus estão contaminados com resíduos de pesticidas

Estudo mostra que maioria dos solos agrícolas europeus está contaminado com resíduos de pesticidas. Glifosato, metabólito AMPA, metabólitos do DDT e fungicidas foram os compostos mais frequentemente encontrados e em altas concentrações.
Florestas com diferentes espécies compensam melhor as alterações climáticas

Florestas ricas em espécies permitem combater melhor o aquecimento global e a perda de biodiversidade e suportar melhor as alterações climáticas. Uma floresta com várias espécies possui um aumento de captura de carbono superior a 6,4% por espécie.
Ondas de calor de 2018 repetem-se até 2022

Anos de 2018 a 2022 vão ser muito quentes. Esta é a conclusão de um estudo de investigação que utiliza um novo método para fazer previsões.
Paula Morais, coordenadora dos projetos PTW e BioCriticalMetals, Universidade de Coimbra

Micróbios que acumulam tungsténio

Investigadores descobriram dois micróbios que possuem notável capacidade para tolerar e acumular tungsténio. Os micróbios recolhidos no fundo do mar, a 600 quilómetros a sul dos Açores, em zonas de vulcões submarinos, vão permitir desenvolver biossensores e biofiltros.
Cardo para biodiesel, celulose e fitoquímicos, em condições mediterrâneas

Cardo é uma planta adequada para cultivo em terras secas da região do Mediterrâneo, e com potencial para a produção de energia, celulose e fitoquímicos, concluiu estudo coordenado pelo Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia.
Sérgio Timóteo, investigador do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Método inovador da UC para estudo de interações entre espécies e ecossistemas

Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem método inovador para estudar as interações entre espécies de ecossistemas complexos, o método resultou do estudo dos animais da Gorongosa no transporte de sementes de plantas entre os principais habitats do parque.
Instituto Politécnico de Leiria

Tubarão anequim enfrenta ameaça de extinção

Estudo de equipa de investigadores portugueses conclui que tubarão anequim enfrenta ameaça de extinção. Investigadores defendem que a pesca da espécie deve parar por completo em janeiro de 2018, para eventuais sinais de recuperação em 2040.

Siga-nos nas redes sociais