A NÃO PERDER

Luzes das cidades são armadilhas para aves migratórias

Estudo analisou como os pássaros são atraídos pela poluição luminosa artificial das áreas urbanas, os riscos de colidirem contra edifícios altos, e o aumento de densidade levar ao esgotamento dos recursos e ao risco de conservação das espécies.

As florestas podem substituir o petróleo

Madeira tem potencial para substituir o petróleo na química e o betão na construção, concluíram investigadores envolvidos no Programa Nacional Suíço de Investigação ‘Recursos de Madeira’. Da madeira extraíram valiosos compostos químicos.

Pequeno dinossauro carnívoro descoberto perto de Torres Vedras

Investigadores ainda não classificaram o dinossauro carnívoro juvenil descoberto perto de Torres Vedras dado que os elementos fosseis do esqueleto apresentam diferenças com os dinossauros descobertos em Portugal. O dinossauro pode pertencer a um grupo não classificado.

Ilha de Ataúro possui a maior biodiversidade marinha do mundo

Biólogos da Conservation International registaram 643 espécies de peixes de recife nas águas da ilha de Ataúro. O Governo de Timor-Leste está a introduzir regras para proteger os ecossistemas marinhos da ilha.

Leguminosas podem dar sustentabilidade à agricultura europeia

Europa importa mais de 70% de proteínas para apoiar a indústria da carne e estudo científico indica que um aumento de cultivo de leguminosas pelos agricultores europeus pode aumentar a sustentabilidade, beneficiar o ambiente e a economia.

TERRA

Florestas ricas em espécies permitem combater melhor o aquecimento global e a perda de biodiversidade e suportar melhor as alterações climáticas. Uma floresta com várias espécies possui um aumento de captura de carbono superior a 6,4% por espécie.
F Facebook TVE
Cardo para biodiesel, celulose e fitoquímicos, em condições mediterrâneas

Cardo é uma planta adequada para cultivo em terras secas da região do Mediterrâneo, e com potencial para a produção de energia, celulose e fitoquímicos, concluiu estudo coordenado pelo Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia.
Sérgio Timóteo, investigador do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Método inovador da UC para estudo de interações entre espécies e ecossistemas

Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem método inovador para estudar as interações entre espécies de ecossistemas complexos, o método resultou do estudo dos animais da Gorongosa no transporte de sementes de plantas entre os principais habitats do parque.
Instituto Politécnico de Leiria

Tubarão anequim enfrenta ameaça de extinção

Estudo de equipa de investigadores portugueses conclui que tubarão anequim enfrenta ameaça de extinção. Investigadores defendem que a pesca da espécie deve parar por completo em janeiro de 2018, para eventuais sinais de recuperação em 2040.
Luís Vítor Duarte, docente e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Estudo na península de Peniche esclarece sobre anoxia marinha

Novo estudo realizado sobre o Jurássico na península de Peniche indica que evento anóxico marinho terá durado um milhão de anos. Um evento que provocou uma importante extinção marinha à escala global.
Equipa de investigadores faz medições de Radão no solo

Populações de Trás-os-Montes expostas a risco elevados de Radão

Estudo sobre o gás Radão na região de Trás-os-Montes e Alto Douro conclui que algumas populações estão sujeitas níveis que ultrapassam as recomendações comunitárias. O estudo do gás em rochas, solos e habitações envolveu a UTAD e UC.
Medronheiro

Medronheiro em risco em Portugal

Recursos genéticos do medronheiro estão em risco em Portugal, indica estudo coordenado pelo ISA. Os investigadores alertam para a necessidade de práticas e procedimentos que mantenham os recursos genéticos do medronheiro.
Região de incêndio

Estudo confirma influência humana em fogos à escala global

Estudo coordenado pelo Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia mostra que a influência humana é decisiva na ocorrência de fogos em várias regiões do globo, incluindo o Noroeste da Península Ibérica.
Cientistas analisam polvo

Cientistas portugueses descobrem o maior polvo da Antártida

Equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Coimbra, e do National Institute of Water and Atmospheric Research, da Nova Zelândia, confirmam descoberta do maior polvo até agora encontrado na Antártida.
Estudo da UC contribui para conservar Parque Nacional da Gorongosa

Parque Nacional da Gorongosa apresenta na floresta a mais elevada diversidade em fungos, indica estudo de investigação que também descobriu 22 novas espécies de fungos. O estudo liderado pela Universidade de Coimbra contribui para a gestão do ecossistema do parque.

Siga-nos nas redes sociais