A NÃO PERDER

Luzes das cidades são armadilhas para aves migratórias

Estudo analisou como os pássaros são atraídos pela poluição luminosa artificial das áreas urbanas, os riscos de colidirem contra edifícios altos, e o aumento de densidade levar ao esgotamento dos recursos e ao risco de conservação das espécies.

As florestas podem substituir o petróleo

Madeira tem potencial para substituir o petróleo na química e o betão na construção, concluíram investigadores envolvidos no Programa Nacional Suíço de Investigação ‘Recursos de Madeira’. Da madeira extraíram valiosos compostos químicos.

Pequeno dinossauro carnívoro descoberto perto de Torres Vedras

Investigadores ainda não classificaram o dinossauro carnívoro juvenil descoberto perto de Torres Vedras dado que os elementos fosseis do esqueleto apresentam diferenças com os dinossauros descobertos em Portugal. O dinossauro pode pertencer a um grupo não classificado.

Ilha de Ataúro possui a maior biodiversidade marinha do mundo

Biólogos da Conservation International registaram 643 espécies de peixes de recife nas águas da ilha de Ataúro. O Governo de Timor-Leste está a introduzir regras para proteger os ecossistemas marinhos da ilha.

Leguminosas podem dar sustentabilidade à agricultura europeia

Europa importa mais de 70% de proteínas para apoiar a indústria da carne e estudo científico indica que um aumento de cultivo de leguminosas pelos agricultores europeus pode aumentar a sustentabilidade, beneficiar o ambiente e a economia.

TERRA

Cientistas estão a seguir e a monitorar com medições o colossal iceberg A-68A que se desloca no Oceano Atlântico Sul e verificara que está a diminuir de espessura em média 2,5 cm por dia. Os cientistas mostram-se preocupados com um possível impacto nos ecossistemas.
F Facebook TVE
Veículos autónomos favorecem segurança e ambiente urbano

Aumento da segurança rodoviária, redução de emissões de dióxido de azoto e aumento da qualidade do ar nas cidades, são benefícios que investigadores da Universidade de Aveiro indicam possam resultar do uso de veículos autónomos.
Ártico: Animais alteram comportamentos em resposta às alterações climáticas

No ártico, animais alteram os padrões migratórios e mudam a fenologia reprodutora, em resposta às alterações climáticas. Biólogo José Alves, da Universidade de Aveiro é um dos investigadores envolvidos no estudo de monitorização dos animais.
Florestas antigas da Europa estão em risco

Investigação de avaliação das florestas primárias do continente europeu mostra muitas florestas antigas desprotegidas e em destruição, e florestas que podem ser restauradas. As florestas antigas são um legado, e um “tesouro vivo” a preservar.
Dia Mundial da Terra 2020 é assinalado com a lição dada pelo novo coronavírus

A previsão é de uma subida de temperatura de 3 graus celsius, nos próximos 50 anos, em relação ao final do século. Mas cientistas da Universidade de Notre Dame olham de forma diferente para a previsão com a lição dada pelo novo coronavírus.
Diminuição de chuva em Portugal é grave, alerta Universidade de Aveiro

Diminuição da chuva em Portugal é grave, alerta Universidade de Aveiro

A seca pode assumir situações graves em Portugal revela estudo da Universidade de Aveiro. As previsões indicam para cenários de escassez de água no ecossistema e, naturalmente, para consumo humano.
Pinguins na Antártida já sofrem da poluição por microplásticos

Pinguins na Antártida já sofrem a poluição por microplásticos

Microplásticos foram encontrados, pela primeira vez, em Pinguins na Antártida. Investigadores da Universidade de Coimbra encontraram microplasticos nos pinguins gentoo Pygocelis papua em duas regiões da Antártida.
Desmatamento da Amazónia com impacto no clima local

Estudo de investigação mostra que a perda de cobertura florestal na Amazónia tem um impacto significativo no clima local, no Brasil. Imagens de satélite do sistema europeu Copernicus mostra que número de incêndios é quatro vezes mais, em 2019.
Escassez de água é já uma realidade em Portugal

Investigador da Universidade de Trás-os-Montes alerta que a quantidade de água tem diminuído “assustadoramente” em Portugal e que a sua escassez pode ser o maior flagelo deste século. O país pode ficar em condições comparáveis ao Norte de África.
Berlengas: Número de visitas diárias é elevado face às infraestruturas

Biólogos da Universidade de Aveiro indicam que o limite de 550 visitantes por dia nas Berlengas é muito elevado, pois corresponde a um número muito superior ao suportado, dado que, até ao momento, as infraestruturas não foram requalificadas.

Siga-nos nas redes sociais