11 Julho 2024

A NÃO PERDER

Claudia Goldin é laureada com Prémio Nobel 2023 em Ciências Económicas

Prémio Nobel 2023 em Ciências Económicas é atribuído à economista Claudia Goldin pelo avanço na compreensão dos resultados do mercado de trabalho das mulheres. Claudia Goldin descobriu os principais impulsionadores das diferenças de gênero no mercado de trabalho.

Recuperação da biodiversidade dos rios europeus estagnou

Recuperação da biodiversidade dos rios na Europa estagnou. Estudo internacional com participação de investigadores portugueses conclui que as medidas atuais para a recuperação da biodiversidade são inadequadas e insuficientes.

Produto tóxico eficaz para reduzir populações de javalis

Estudo nos EUA mostra que tóxico à base de varfarina é eficaz na redução do número de javalis. Estudo de dois anos mostrou que o produto, quando devidamente colocado, não afeta outros animais e diminuiu os prejuízos dos agricultores.

Praias na costa portuguesa estão a diminuir fortemente

Dados por satélite mostram o mar a avançar na costa portuguesas. Praias na Costa da Caparica diminuem cerca de 2,5 metros por ano, o areal entre a Lagoa de Óbidos e a praia do Baleal recua cerca de 2,1 metros por ano e há recuos preocupantes em vários locais.

Populações de aves estão a diminuir no mundo

Populações de aves estão a diminuir fortemente em todo o mundo. A perda e a degradação de habitats naturais e a elevada exploração direta de muitas espécies são as principais ameaças à biodiversidade das aves.

Universidade de Évora instala Sistema de Alerta Precoce de Sismos

Rede nacional de monitorização sísmica para um Sistema de Alerta Precoce de Sismos está a ser desenvolvida pela Universidade de Évora. Com financiamento do Estado e da Comissão Europeia vai permitir detetar sismos e determinar algumas das características.

TERRA

A acácia (mimosa) originária da Austrália é uma das principais espécies invasoras na Região Centro, especialmente na bacia do rio Mondego, onde ocupa já áreas significativas. Estudo da Universidade de Coimbra indica que as mimosas têm implicações na qualidade da água.
Facebook TVE
Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado está em consulta pública

Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado está em consulta...

Área marinha Recife do Algarve – Pedra do Valado, que constitui uma das zonas mais ricas em termos de biodiversidade a nível nacional, pode ser classificada como Parque Natural Marinho, património natural nacional. A proposta está em consulta pública.
Cultivo de feijão aumenta de rendimento com polinização por abelhas

Cultivo de feijão aumenta de rendimento com polinização por abelhas

Cultivo de feijão em de habitats ricos em flores melhora densidade de abelhas e os serviços de polinização. Culturas agrícolas que promovam as abelhas favorecem o aumenta dos rendimentos agrícolas.

Microplásticos são ingeridos por pinguins na Antártida há mais de 15 anos

Pinguins na Antártida têm vindo a ingerir microplásticos e outras partículas de fibras há mais de 15 anos. O estudo internacional foi liderado por cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Iceberg A-68A no Oceano Atlântico Sul está a ficar mais fino 2,5 cm por...

Cientistas estão a seguir e a monitorar com medições o colossal iceberg A-68A que se desloca no Oceano Atlântico Sul e verificara que está a diminuir de espessura em média 2,5 cm por dia. Os cientistas mostram-se preocupados com um possível impacto nos ecossistemas.
Estudo luso-espanhol auxilia nas medidas para proteger biodiversidade do solo

Estudo luso-espanhol auxilia nas medidas para proteger biodiversidade do solo

Estudo de investigação luso-espanhol, sobre variabilidade espacial do solo no controlo de características e serviços dos ecossistemas, pode auxiliar a projetar medidas de deteção e mitigação precoces mais eficazes, face a alteração climáticas, na biodiversidade do solo.
Explorar o mar profundo leva investigação aos limites

Explorar o mar profundo leva investigação aos limites

Investigadora da Universidade de Aveiro pretende, com programa na Challenger 150, aumentar o conhecimento científico sobre o mar profundo. Uma larga equipa de cientistas internacionais vai durante 10 anos explorar as profundezas dos oceanos.
Veículos autónomos favorecem segurança e ambiente urbano

Veículos autónomos favorecem segurança e ambiente urbano

Aumento da segurança rodoviária, redução de emissões de dióxido de azoto e aumento da qualidade do ar nas cidades, são benefícios que investigadores da Universidade de Aveiro indicam possam resultar do uso de veículos autónomos.
Ártico: Animais alteram comportamentos em resposta às alterações climáticas

Ártico: Animais alteram comportamentos em resposta às alterações climáticas

No ártico, animais alteram os padrões migratórios e mudam a fenologia reprodutora, em resposta às alterações climáticas. Biólogo José Alves, da Universidade de Aveiro é um dos investigadores envolvidos no estudo de monitorização dos animais.
Florestas antigas da Europa estão em risco

Florestas antigas da Europa estão em risco

Investigação de avaliação das florestas primárias do continente europeu mostra muitas florestas antigas desprotegidas e em destruição, e florestas que podem ser restauradas. As florestas antigas são um legado, e um “tesouro vivo” a preservar.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS