A NÃO PERDER

Luzes das cidades são armadilhas para aves migratórias

Estudo analisou como os pássaros são atraídos pela poluição luminosa artificial das áreas urbanas, os riscos de colidirem contra edifícios altos, e o aumento de densidade levar ao esgotamento dos recursos e ao risco de conservação das espécies.

As florestas podem substituir o petróleo

Madeira tem potencial para substituir o petróleo na química e o betão na construção, concluíram investigadores envolvidos no Programa Nacional Suíço de Investigação ‘Recursos de Madeira’. Da madeira extraíram valiosos compostos químicos.

Pequeno dinossauro carnívoro descoberto perto de Torres Vedras

Investigadores ainda não classificaram o dinossauro carnívoro juvenil descoberto perto de Torres Vedras dado que os elementos fosseis do esqueleto apresentam diferenças com os dinossauros descobertos em Portugal. O dinossauro pode pertencer a um grupo não classificado.

Ilha de Ataúro possui a maior biodiversidade marinha do mundo

Biólogos da Conservation International registaram 643 espécies de peixes de recife nas águas da ilha de Ataúro. O Governo de Timor-Leste está a introduzir regras para proteger os ecossistemas marinhos da ilha.

Leguminosas podem dar sustentabilidade à agricultura europeia

Europa importa mais de 70% de proteínas para apoiar a indústria da carne e estudo científico indica que um aumento de cultivo de leguminosas pelos agricultores europeus pode aumentar a sustentabilidade, beneficiar o ambiente e a economia.

TERRA

Estudo de investigação mostra que a perda de cobertura florestal na Amazónia tem um impacto significativo no clima local, no Brasil. Imagens de satélite do sistema europeu Copernicus mostra que número de incêndios é quatro vezes mais, em 2019.
F Facebook TVE
Drones e satélites Copernicus detetam pragas florestais

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra lidera projeto europeu que recorre a drones e aos satélites de observação da Terra Copernicus para deteção remota de pragas florestais. Foi eficaz na deteção do nemátodo-da-madeira-do-pinheiro.
Proteção ambiental em África com Cátedra UNESCO lançada no Porto

Cátedra UNESCO dedicada à preservação do património natural em África é lançada no dia 24 de abril, no Porto, e tem a coordenação do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), Universidade do Porto.
Abeto de Douglas pode ser uma opção florestal para a Europa

Políticas europeias para as florestas podem passar pelo uso de espécies arbóreas de crescimento rápido, mas não nativas, ou por espécies nativas, mas menos produtivas. Abeto de Douglas, espécie não nativa cobre mais de 800.000 hectares das florestas europeias.
Eucaliptos têm impacto negativo nos ribeiros

Estudo internacional sobre o impacto de plantações de eucaliptos nos ribeiros liderado pela Universidade de Coimbra conclui que “deve ser feito um esforço para conservar a vegetação ribeirinha nativa junto aos ribeiros para mitigar os efeitos das plantações”.
Tsunami na Indonésia explicado por cientistas

Tsunami ocorrido, dia 22 de dezembro, na Indonésia, provocou, até esta data, mais de quatro centenas de mortos e milhares de feridos e desaparecidos. O Tsunami ocorreu após a erupção do vulcão Anak Krakatoa é explicado por cientistas da União Europeia de Geociências.
As florestas devem ser geridas para múltiplos benefícios

Maioria das florestas europeias é usada para produção de madeira. As florestas também oferecem muitos outros benefícios, bem como, armazenam carbono. Florestas com uma espécie dominante e da mesma idade prestam poucos serviços.
Biólogos portugueses descobrem bactérias para agricultura sustentável

Investigação na Universidade de Aveiro leva à descoberta de bactérias que podem contribuir para uma agricultura sustentável. As bactérias ajudam as plantas a tolerar períodos de seca e a suportar os efeitos negativos das alterações climáticas.
Solos agrícolas europeus estão contaminados com resíduos de pesticidas

Estudo mostra que maioria dos solos agrícolas europeus está contaminado com resíduos de pesticidas. Glifosato, metabólito AMPA, metabólitos do DDT e fungicidas foram os compostos mais frequentemente encontrados e em altas concentrações.
Florestas com diferentes espécies compensam melhor as alterações climáticas

Florestas ricas em espécies permitem combater melhor o aquecimento global e a perda de biodiversidade e suportar melhor as alterações climáticas. Uma floresta com várias espécies possui um aumento de captura de carbono superior a 6,4% por espécie.

Siga-nos nas redes sociais