29 Setembro 2022

A NÃO PERDER

Universidade de Évora instala Sistema de Alerta Precoce de Sismos

Rede nacional de monitorização sísmica para um Sistema de Alerta Precoce de Sismos está a ser desenvolvida pela Universidade de Évora. Com financiamento do Estado e da Comissão Europeia vai permitir detetar sismos e determinar algumas das características.

Estudo sobre clima na península ibérica com conclusões surpreendentes

Investigadores reconstruiram o clima da península ibérica dos últimos setecentos anos e concluíram que houve uma grande variação do clima com vários episódios extremos, como vagas de frio, nevões, inundações e secas, antes da revolução industrial.

Luzes das cidades são armadilhas para aves migratórias

Estudo analisou como os pássaros são atraídos pela poluição luminosa artificial das áreas urbanas, os riscos de colidirem contra edifícios altos, e o aumento de densidade levar ao esgotamento dos recursos e ao risco de conservação das espécies.

As florestas podem substituir o petróleo

Madeira tem potencial para substituir o petróleo na química e o betão na construção, concluíram investigadores envolvidos no Programa Nacional Suíço de Investigação ‘Recursos de Madeira’. Da madeira extraíram valiosos compostos químicos.

Pequeno dinossauro carnívoro descoberto perto de Torres Vedras

Investigadores ainda não classificaram o dinossauro carnívoro juvenil descoberto perto de Torres Vedras dado que os elementos fosseis do esqueleto apresentam diferenças com os dinossauros descobertos em Portugal. O dinossauro pode pertencer a um grupo não classificado.

Ilha de Ataúro possui a maior biodiversidade marinha do mundo

Biólogos da Conservation International registaram 643 espécies de peixes de recife nas águas da ilha de Ataúro. O Governo de Timor-Leste está a introduzir regras para proteger os ecossistemas marinhos da ilha.

TERRA

Cultivo de feijão em de habitats ricos em flores melhora densidade de abelhas e os serviços de polinização. Culturas agrícolas que promovam as abelhas favorecem o aumenta dos rendimentos agrícolas.
Facebook TVE
Estudo luso-espanhol auxilia nas medidas para proteger biodiversidade do solo

Estudo luso-espanhol auxilia nas medidas para proteger biodiversidade do solo

Estudo de investigação luso-espanhol, sobre variabilidade espacial do solo no controlo de características e serviços dos ecossistemas, pode auxiliar a projetar medidas de deteção e mitigação precoces mais eficazes, face a alteração climáticas, na biodiversidade do solo.
Explorar o mar profundo leva investigação aos limites

Explorar o mar profundo leva investigação aos limites

Investigadora da Universidade de Aveiro pretende, com programa na Challenger 150, aumentar o conhecimento científico sobre o mar profundo. Uma larga equipa de cientistas internacionais vai durante 10 anos explorar as profundezas dos oceanos.
Veículos autónomos favorecem segurança e ambiente urbano

Veículos autónomos favorecem segurança e ambiente urbano

Aumento da segurança rodoviária, redução de emissões de dióxido de azoto e aumento da qualidade do ar nas cidades, são benefícios que investigadores da Universidade de Aveiro indicam possam resultar do uso de veículos autónomos.
Ártico: Animais alteram comportamentos em resposta às alterações climáticas

Ártico: Animais alteram comportamentos em resposta às alterações climáticas

No ártico, animais alteram os padrões migratórios e mudam a fenologia reprodutora, em resposta às alterações climáticas. Biólogo José Alves, da Universidade de Aveiro é um dos investigadores envolvidos no estudo de monitorização dos animais.
Florestas antigas da Europa estão em risco

Florestas antigas da Europa estão em risco

Investigação de avaliação das florestas primárias do continente europeu mostra muitas florestas antigas desprotegidas e em destruição, e florestas que podem ser restauradas. As florestas antigas são um legado, e um “tesouro vivo” a preservar.
Dia Mundial da Terra 2020 é assinalado com a lição dada pelo novo coronavírus

Dia Mundial da Terra 2020 é assinalado com a lição dada pelo novo coronavírus

A previsão é de uma subida de temperatura de 3 graus celsius, nos próximos 50 anos, em relação ao final do século. Mas cientistas da Universidade de Notre Dame olham de forma diferente para a previsão com a lição dada pelo novo coronavírus.
Diminuição de chuva em Portugal é grave, alerta Universidade de Aveiro

Diminuição da chuva em Portugal é grave, alerta Universidade de Aveiro

A seca pode assumir situações graves em Portugal revela estudo da Universidade de Aveiro. As previsões indicam para cenários de escassez de água no ecossistema e, naturalmente, para consumo humano.
Pinguins na Antártida já sofrem da poluição por microplásticos

Pinguins na Antártida já sofrem a poluição por microplásticos

Microplásticos foram encontrados, pela primeira vez, em Pinguins na Antártida. Investigadores da Universidade de Coimbra encontraram microplasticos nos pinguins gentoo Pygocelis papua em duas regiões da Antártida.
Desmatamento da Amazónia com impacto no clima local

Desmatamento da Amazónia com impacto no clima local

Estudo de investigação mostra que a perda de cobertura florestal na Amazónia tem um impacto significativo no clima local, no Brasil. Imagens de satélite do sistema europeu Copernicus mostra que número de incêndios é quatro vezes mais, em 2019.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS