A NÃO PERDER
Prémio Nobel da Medicina 2023 pela investigação para vacinas de mRNA...
Katalin Karikó e Drew Weissman são os laureados de 2023 com o prémio Nobel de Medicina, pelo trabalho de investigação que permitiu o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra COVID-19.
Ferrero mostra progressos na Iniciativa Cacau e Floresta
Empresa Ferrero avaliou no âmbito da Iniciativa Cacau e Floresta risco de desflorestação e distribuiu mais de três milhões de árvores a explorações agrícolas. A empresa tem vindo a promover sustentabilidade social e ambiental em toda a cadeia de abastecimento de cacau.
OMS: Aumento da COVID-19 é preocupante
As mortes, os Internamentos em Cuidados Intensivos e as hospitalizações pela COVID-19 estão a aumentar. A variante do coronavírus EG.5 está em alta e BA.2.86 já foi detetada em 11 países. A OMS aconselha a vacinação às pessoas de risco.
OMS: Há novos medicamentos para tratar a tuberculose
Organização Mundial da Saúde atualizou lista de medicamentos e recomendações para o tratamento de curto prazo da tuberculose resistente/ multirresistente a rifampicina e tratar tuberculose suscetível a medicamentos em crianças e adolescentes.
Satélite europeu Copernicus regista mês de julho de 2023 como o...
Temperaturas na Terra batem record no mês de julho. Dados do satélite europeu Copernicus indicam que no dia 6 de julho, a média diária da temperatura média global do ar na superfície da Terra tornou o dia no mais quente até agora registado.
OMS cria Rede Internacional de Vigilância de Vírus e outros Patógenos
Uma rede global criada pela Organização Mundial da Saúde, e baseada em genómica de patógenos, vai recolher e analisar vírus, bactérias e outros organismos causadores de doenças infeciosas para tentar evitar epidemias e pandemias.
Transportes ONE liga a Europa à América do Sul com escala em Lisboa
Empresa de transportes internacionais ONE lança serviço LUX, que liga a Europa e o Mediterrâneo à Costa Leste da América do Sul. É o único atual no mercado que faz uma escala direta de Lisboa para a Costa Leste da América do Sul.
Terramoto em Marrocos: número mortes sobe para 2.476
Número de mortes subiu para 2.497 e o número de feridos para 2.476, indicou o Ministério do Interior de Marrocos. Foi criado um Fundo Especial para a gestão dos efeitos do terramoto e um apelo a donativos.
Terramoto em Marrocos: o número de vitimas continua a crescer
Relatório provisório do Ministério do Interior de Marrocos indica 2.012 mortos e 2.059 feridos, incluindo 1.404 gravemente, já confirmados. Em todas as mesquitas de Marrocos realizam-se orações pelas vítimas da tragédia.
Voo da força aérea traz 102 portugueses de Marrocos
Avião da Força Aérea Portuguesa trouxe esta manhã para o país 102 portugueses, incluindo dois feridos, a partir de Marraquexe, Marrocos, na sequência de terramoto. Portugal está pronto para envio de equipas de busca e salvamentos ou de medicina legal.
Número de mortos do terramoto em Marrocos sobe para 1.305
Autoridades marroquinas atualizam números provisórios do sismo no país para 1.305 mortes e 1.832 feridos, incluindo 1.220 em estado grave. Avião Militar já está a caminho de Marraquexe para trazer portugueses que pretendam deixar a zona afetada pelo sismo.
G20 é responsável por 80% das emissões de gases de efeito de estufa
Na cimeira do G20 a decorrer na Índia, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, indicou os países do G20 como responsáveis pelas alterações climáticas e fez um apelo à Rússia para um acordo de saída dos cereais da Ucrânia pelo Mar Negro.
Aumenta o número de vítimas do terremoto em Marrocos
Autoridades marroquinas atualizaram o número mortes pelo terramoto para 1.037 e de feridos para 1.204, 721 em estado grave. Foram mobilizados equipas de intervenção de busca e salvamento e vários meios das forças armadas para as regiões afetadas.
União Europeia e EUA querem apoiar Corredor Transafricano
Corredor Transafricano, a ligar a República Democrática do Congo e a Zâmbia ao porto do Lobito, em Angola, recebe o interesse de apoio da União Europeia e dos EUA no seu desenvolvimento. Uma linha férrea para exportações minerais e agrícolas.
Sismo em Marrocos: Portugal acompanha situação
Mais de 820 mortos e 672 feridos, incluindo 205 feridos graves, contabilizados pelos serviços do Ministério do Interior marroquino do sismo de magnitude 6,8 que ocorreu no centro de Marrocos. Portugal manifesta total solidariedade a Marrocos.