A NÃO PERDER
OMS: A monkeypox é uma emergência de saúde pública
No mundo foram relatados mais de 16 mil casos de monkeypox, e continua a crescer, com grande impacto na Europa. A evolução da transmissão leva a Organização Mundial da Saúde a considerar o surto de monkeypox uma emergência de saúde pública.
PNUD lança “Ocean Promise” para recuperar economia azul
Países costeiros e todos os pequenos Estados insulares em desenvolvimento vão ter apoio para desenvolver as suas economias azuis. O PNUD lança “Ocean Promise”, na Conferência dos Oceanos, para apoiar projetos sustentáveis.
Conferência dos Oceanos das Nações Unidas reúne em Lisboa líderes de...
Chefes de Estado, chefes de Governo, ministros e altos representantes de mais de 140 países reúnem-se em Lisboa, na II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. A Cimeira dos Oceanos vai abordar a saúde dos mares numa perspetiva global.
Surto de monkeypox em Portugal e os alertas da OMS
Portugal já confirmou 23 casos de varíola pelo vírus monkeypox. A Organização Mundial de Saúde indica surtos atípicos em 11 países. A doença é transmitida para os humanos por animais mas também se transmite de humano a humano.
Novas variantes do SARS-CoV-2 da COVID-19 detetadas no Reino Unido
Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido indica que a variante Ómicron BA.2 é atualmente a variante dominante no Reino Unido, mas que ainda não tem evidência que esteja a causar maior risco de hospitalização, em comparação com a Ómicron BA.1.
OMS: Preocupações com a variante Ómicron e ações em curso
Organização Mundial da Saúde indica que a variante Ómicron é mais transmissível que a variante Delta e que vários estudos apontam para uma redução da proteção das vacinas e de anteriores infeções de SARS-CoV-2 em relação à variante Ómicron.
Olena Zelenska pede apoio na Web Summit em Lisboa
Primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, apela na Web Summit, em Lisboa, que a comunidade tecnológica apoie a Ucrânia face à invasão, onde a “Rússia coloca a tecnologia ao serviço do terror”.
Combate ao cancro do colo do útero: o contributo de Henrietta Lacks
Família de Henrietta Lacks nomeada Embaixadora da Boa Vontade da OMS para a eliminação do cancro do colo do útero. Henrietta Lacks morreu de cancro mas as células contribuíram para avanços médicos que vêm salvando vidas.
Politécnicos vão à Colômbia captar estudantes para o ensino superior português
Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Guarda, Leiria e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra participam nos dias 1 e 2 de outubro, na Expo Estudiante, em Bogotá, com o objetivo de captar estudantes colombianos para estudarem no ensino superior português.
Diminuição de vacinação e testes está a aumentar risco mundial de COVID-19
Os países estão a diminuir as medidas de combate à pandemia de COVID-19, e sem testes e sequenciação o mundo está a ficar cego à evolução do vírus e ao surgimento de novas variantes. A pandemia ainda não terminou.
Porto de Maio em Cabo Verde impulsiona ligações e crescimento verde
Inaugurada nova infraestrutura portuária da Ilha de Maio, em Cabo Verde. O Porto vai facilitar o transporte de passageiros e de carga ao longo do corredor estratégico Praia-Dacar-Abidjã. Uma infraestrutura que envolveu apoio da União Europeia.
Boeing entrega quatro novos helicópteros para teste à Força Aérea dos EUA
Novos helicópteros, MH-139A Grey Wolf, foram entregues pela Boeing à Força Aérea dos EUA. As quatro aeronaves multimissão, com fabrico da Leonardo Helicopters U.S. e com certificado da Federal Aviation Administration, vão entrar em testes militares.
Como entender o conflito China – Taiwan
Especialista em ciência política da Universidade dos EUA explica a história da região, por que as recentes visitas políticas dos EUA irritam a China, as questões económicas e a influência do conflito Ucrânia-Rússia.
Recomendações da OMS para combater surto de monkeypox
Surto de monkeypox foi considerado pela Organização Mundial da Saúde uma emergência de saúde pública internacional. Para combater o surto a Organização emitiu um conjunto de recomendações, tendo em conta a situação epidemiológica dos países.
OMS: Só vacinas mais eficazes podem parar a COVID-19
Nova Estratégia Global de Vacinação COVID-19 da OMS prevê medidas para travar disseminação de subvariantes Omicron, com mais investigação e desenvolvimento vacinas mais eficazes e fáceis de administrar, como os sprays nasais.