A NÃO PERDER
Comissão Europeia não autoriza compra da eTraveli pela Booking
Proposta da Booking para aquisição da eTraveli não é autorizada pela Comissão Europeia. A Booking pretendia dominar totalmente o mercado das agências de viagens online hoteleiras e de voos no Espaço Económico Europeu.
Parlamento europeu aumenta para 720 eurodeputados
Número de eurodeputados cresce 15 lugares nas eleições europeias de 2024. O Parlamento europeu passa dos atuais 705 para 720 lugares. Portugal mantém o número de eurodeputados.
Regras impõem telemóveis e tablets fáceis de reparar e duráveis
Novas regras, na União Europeia, tornam os telemóveis e tablets mais duráveis, energeticamente eficientes e fáceis de reparar, permitindo escolhas sustentáveis por parte dos consumidores. Fabricantes têm de garantir peças durante 7 anos.
União Europeia duplica frota de combate a incêndios
União Europeia duplica frota aérea de combate a incêndios para a época de incêndios florestais de 2023. Da frota de 24 aviões e 4 helicópteros fazem parte dois aviões ligeiros de Portugal.
União Europeia deverá reavaliar relações com a China
“A definição de uma estratégia europeia em relação à China” deverá “começar com uma avaliação sóbria das nossas relações atuais e das intenções estratégicas da China”, defende a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Charles Michel agradece à Roménia acolher mais de 115.000 refugiados ucranianos
Na Roménia, Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, agradeceu ao país ter acolhido mais de 115.000 refugiados ucranianos, e afirmou que a União Europeia “irá aumentar massivamente a capacidade de produção de munições” para entregar à Ucrânia.
EUROPA
Comissão Europeia disponibiliza 7 mil milhões de euros para infraestruturas de transportes
Para melhorar a rede transeuropeia de transportes baseada em transportes sustentáveis a Comissão Europeia disponibiliza 7 mil milhões de euros. As candidaturas ao financiamento devem ser apresentadas até 30 de janeiro de 2024.
Comissão Europeia multa empresa de defesa em 1,2 milhões de euros
De 2007 a 2021 as empresas de defesa Diehl e RUAG formaram um cartel para venda de granadas de mão militares. A Comissão Europeia aplicou uma multa à Diehl de 1,2 milhões de euros. A RUAG não foi multada por ter sido a denunciante.
Comissão Europeia multa a Intel em 376,36 milhões de euros
Intel sujeita a coima de cerca de 376,36 milhões de euros pela Comissão Europeia por práticas anticoncorrenciais mercado de chips de computador A Intel pagou aos fabricantes para suspender ou atrasar os computadores com CPU não Intel.
Comissão Europeia entrega à Ucrânia mais 1,5 mil milhões de euros
Para o Orçamento da Ucrânia a Comissão Europeia transferiu mais 1,5 mil milhões de euros. Até agora, em 2023, a União Europeia já transferiu 13,5 mil milhões de euros, de um pacote de assistência macrofinanceira de 18 mil milhões de euros.
União Europeia assina tratado sobre o Alto Mar para proteção dos oceanos
União Europeia tornou-se signatária do Tratado sobre o Alto Mar, também conhecido por Tratado “Biodiversidade para além da Jurisdição Nacional”. O Tratado prevê a criação de zonas marinhas protegidas em grande escala no alto mar.
Eurodeputados apresentam nove candidaturas ao Prémio Sakharov 2023
Entre as nove nomeações ao Prémio Sakharov 2023 estão mulheres do Irão e do Afeganistão, antigo Defensor Público da Geórgia, Elon Musk dos EUA, ativista climática do Uganda, ativistas da Nicarágua, e ativistas da Polónia, El Salvador e dos EUA.
Lei Europeia dos Chips e a soberania digital da União Europeia
União Europeia quer duplicar a sua atual quota de mercado global de chips para 20%, em 2030. Com a nova Lei Europeia dos Chips a União Europeia vai criar uma empresa comum de chips e um fundo para apoiar e a inovação e o desenvolvimento das tecnologias.
União Europeia desbloqueia 140 milhões de euros de apoio ao povo afegão
União Europeia desbloqueia 140 milhões de euros para prestar assistência básica ao povo afegão, em especial às jovens e mulheres, nos domínios da educação, saúde, agricultura e emancipação económica. O apoio é através de organizações internacionais.
Apoio a ucranianos na União Europeia prorrogado até março de 2025
Proteção de ucranianos na União Europeia é prorrogada até março de 2025. A proteção inclui direito de residência, acesso ao mercado de trabalho, à habitação, à assistência social, à assistência médica, entre outros.