17 Maio 2022

A NÃO PERDER

Dispositivo testa COVID-19 de amostras de saliva com precisão PCR

Novo dispositivo desenvolvido no MIT faz testes COVID-19 a partir de amostra de saliva com a mesma precisão dos atuais testes PCR. O dispositivo dá resultado em uma hora e consegue detetar e identificar as variantes do coronavírus SARS-CoV-2.

Malware simula ser Netflix e espalha-se pelo Whatsapp

Malware apresenta-se como serviço “FlixOnline da plataforma de streaming, Netflix, e espalha-se através do Whatsapp. Como website falso da Netflix procura obter credenciais e informações de cartões de crédito. O esquema foi desvendado pela Check Point.

Malware perigoso em aplicações da Google Play Store

Investigadores da Check Point Research descobriram em 10 aplicações da Google Play Store o dropper “Clast82”. O malware contornou as medidas de segurança da plataforma, e assim permitir ao hacker aceder às contas bancárias das vítimas e controlar os telemóveis.

TECNOLOGIA

Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Huawei apresenta em Barcelona o primeiro Giga Green Site a nível...

No Mobile World Congress (MWC) 2022, que decorre em Barcelona até 3 de março, a Huawei faz a apresentação mundial do seu Giga Green Site. O sistema permite reduzir o consumo de energia e apresenta alto desempenho.

Novo ataque à OpenSea leva a roubo de milhões de dólares...

Cibercriminos aproveitam o processo de atualização de contrato pela OpenSea para difundir e-mails de phishing entre utilizadores e roubar milhões de dólares em criptoativos NFT. A empresa Check Point explica o ataque e dá conselhos de segurança.

Malware trickbot infeta equipamentos da Amazon, Microsoft e Google

Deste novembro de 2020 o malware trickbot já infetou mais de 140 equipamentos da Amazon, Microsoft e Google e de mais 54 marcas globais. Os dados são da empresa de soluções de cibersegurança, Check Point.

Cibercriminosos atacam consumidores aproveitando Dia dos Namorados

Registo de novos domínios relacionados com o Dia dos Namorados aumenta 152% em janeiro. Destes, 6% foram considerados maliciosos e 55% suspeitos. Investigadores da Check Point fornecem conselhos de segurança para consumidores.

Ciberataques com Emotet atingem 11% das organizações portuguesas

Em Portugal 11% das empresas são vítimas de ciberataques com malware Emotet. Este malware evasivo é difícil de detetar, e utiliza múltiplos métodos para infetar redes. Investigadores da Check Point alertam que a Saúde é o setor atualmente mais atacado em Portugal.

Três conselhos para aumentar proteção de dados pessoais e profissionais

Ciberataques contra redes empresariais aumentam em Portugal 81%. Para assinalar Dia Europeu da Proteção de Dados a empresa de cibersegurança, Check Point, relembra para atualizar softwares, proteger os dispositivos móveis e uso de soluções anti-phishing.

Exigência de certificado de vacinação e teste de COVID-19 faz renascer...

Nova vaga de COVID-19 faz renascer mercado negro de certificados de vacinação e testes falsos, em Portugal. Empresa de cibersegurança Check Point indica que grupo de criminosos estão a oferecer documentos falsos relacionados com a COVID-19, por 200 a 600 dólares.

Ciberataques a empresas portuguesas estão a aumentar

Cresce o número de ciberataques a empresas portuguesas. Em 2021, o aumento em relação a 2020, foi de 81%, com as empresas a ter uma média de 881 ataques por semana. A Educação, Saúde e Administração Pública foram os setores mais atingidos.

Nova variante do botnet Phorpiex rouba milhares de dólares em criptomoeda

Investigadores da Check Point detetaram um descende do botnet Phorpiex, o Twizt, que é capaz de intercetar transações entre cripto wallets. No espaço de um ano, foram intercetadas 969 transações. Atacante utiliza os recursos das vítimas para gerar criptomoeda.

Apache Log4j: 43% das redes corporativas em Portugal sofreram uma tentativa...

Vulnerabilidade no Apache Log4j coloca em risco milhares de empresas e serviços de todo o mundo. Mais de 820.000 tentativas de exploração maliciosa foram impedidas pela Solução Quantum Gateway da Check Point, e mais de 60 novas vulnerabilidades surgem em 24 horas.

Mensagens SMS falsas usadas para roubar acessos a contas bancárias

Cibercriminosos com atuação no Irão fizeram-se passar pelo governo e através de mensagens SMS levaram as vitimas a perdas de milhares de dólares. Investigadores da empresa Check Point alertam que os atacantes podem atuar em qualquer parte do mundo.

Cibercrime brasileiro faz ciberataques a Portugal e Espanha

Trojan bancário Mekotio está a ser usado por grupos de cibercrime brasileiros para ciberataques a Portugal, Espanha e outros países da América Latina. O Trojan Mekotio recolhe credenciais bancárias das vítimas com recurso a um link falso partilhado via e-mail.

Alerta para potencial risco malicioso da plataforma Discord

Investigadores da Check Point Research alertam para potencial risco malicioso da aplicação Discord. A aplicação não precisa de estar instalado no dispositivo da vítima. O conselho é limitar acesso a websites desconhecidos e fazer download apenas de fontes seguras.

Trojan AgentTesla no top dos ataques a organizações em Portugal

Trickbot foi o trojan bancário mais prevalente de setembro, a nível global e em Portugal desceu um lugar, ocupando agora a terceira posição. Com AgentTesla, no topo da lista, a impactar 6% das organizações, e o XMRig, a ocupar o segundo lugar.

Alerta: segurança dos utilizadores do Twitch em risco

Ciberataques colocaram segurança dos utilizadores do Twitch em causa. Empresa de cibersegurança, Check Point, indica quais os procedimentos que os utilizadores devem fazer de imediato para se proteger.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS