A NÃO PERDER

Criado filtro de ar que captura e mata o coronavírus da...

Um filtro de ar, à base de espuma de níquel, captura, aquece e mata o coronavírus, responsável pela COVID-19, bem como outros patogénicos. O filtro deve começar a ser instalado nos EUA, em escolas, hospitais e unidades de saúde, e em transportes públicos.

Inês Rito Lima vence prémio internacional de inovação

Trabalho desenvolvido por Inês Rito Lima na Universidade do Minho e no Imperial College London, que pretende contribuir para a evolução da condução autónoma, vence Altice International Innovation Awards.

Air Drones é a solução da Indra para gerir o tráfego...

O crescente número de Veículos Aéreos Não Tripulados, os designados drones, vai revolucionar todo o espaço aéreo de baixa altitude. A Indra apresentou a solução global Air Drones capaz de gerir o trafego aéreo em ambientes de alta densidade de drones de diferentes tipos

TECNOLOGIA

F Facebook TVE

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

Pulseira inteligente mede temperatura do corpo e distanciamento social

Investigadores do Instituto Italiano de Tecnologia desenvolveram uma pulseira inteligente que mede a temperatura do corpo, alerta para o incumprimento do distanciamento e regista dados para um eventual controlo de rastreamento.

Cientistas portugueses e noruegueses usam drones no estudo da biologia costeira

Cientistas portugueses do CIIMAR e cientistas noruegueses do NIVA estão a desenvolver tecnologias de sensoriamento remoto para mapear comunidades biológicas costeiras com recurso a drones.

Biossensor deteta o novo coronavírus no ar ambiente

Investigadores desenvolvem sensor detetar rápida e de forma confiável o SARS-CoV-2 no ar ambiente. O biossensor dos Laboratórios Federais Suíços pode identificar com segurança o novo coronavírus e dar resultados em minutos.

Instituto Fraunhofer desenvolve detetor de pessoas com COVID-19

Cientistas do Instituto Fraunhofer desenvolveram um sistema que permite detetar à distância se uma pessoa está infetada pelo novo coronavírus. O sistema usa câmara de infravermelhos e radar para detetar febre, aumento dos batimentos cardíacos e respiração rápida.

Drone vai detetar pessoas infetadas pelo coronavírus

Australianos desenvolvem 'drone pandémico' que detetar pessoas com doenças respiratórias infeciosas. O drone deteta pessoas a tossir, espirrar e mede a temperatura, e a frequência cardíaca e respiratória. Pode ser usado na pandemia pelo novo coronavírus.

COVID-19: IBM dá dicas de cibersegurança para diminuir riscos de ataques

O risco de ataques cibernéticos aumentou significativamente com a atual situação de trabalho a partir de casa. A IBM alerta para a possibilidade das infraestruturas importantes e o fornecimento de serviços críticos serem ameaçados.

Aplicação para smartphone permite avaliar o risco de coronavírus

Investigadores estão a desenvolver uma aplicação para smartphone com Inteligência Artificial capaz de avaliar o risco de coronavírus. A APP recolhe dados do utilizador e envia-os para a Unidade de Saúde para esta as medidas adequadas face à primeira avaliação.

Centro de operações de satélites na Noruega entregue à GMV

Sistema de controlo dos dois satélites da Space Norway, a instalar na Noruega, vai ser desenvolvido e instalado pela tecnológica GMV. Os satélites ASBM-1 e ASBM-2 vão cobrir o Ártico em banda larga para fins civis e militares.

OCDE lança Observatório de Política de Inteligência Artificial

Inteligência Artificial está ocupar muitas das ações da sociedade, e sobre a mesma a OCDE adota os primeiros padrões internacionais, e lança um Observatório de Política de Inteligência Artificial, para ação governamental.

Lanterna desenvolvida na Universidade de Aveiro a pensar em crianças marroquinas

Grupo de estudantes da Universidade de Aveiro desenvolve lanterna com o objetivo de apoiar as crianças de aldeias remotas marroquinas. A Lampe é portátil e constituída por um power bank recarregável ligado a um conjunto de cinco leds.

INEGI desenvolve equipamentos para teste de antena europeia de grandes dimensões

Equipamentos para teste da primeira antena europeia de grandes dimensões, usada no espaço, estão a ser desenvolvidos no INEGI. O Instituto de Ciência e Inovação já fez entrega de dois equipamentos e os três restantes são finalizados ainda em 2020.

Boeing executa operações de voo com o primeiro CMV-22B Osprey

Boeing conclui com sucesso as operações de voo do primeiro CMV-22B Osprey. Um tiltrotor que vai equipar a Marinha dos EUA para substituir C-2A Greyhound no transporte de pessoal e outros meios entre terra e porta-aviões no mar.

As grandes tendências de inovação para 2020 pela Elife

Grupo Elife organiza eventos em Lisboa e Porto para apresentar as tendências de inovação para 2020. Longevidade, casas inteligentes, robôs, automação, carros autónomos e Internet para Todos são alguns do temas a abordar.

Avenida de Moscavide é a artéria piloto de uma “smart city”

Município de Loures apresenta a nova Avenida de Moscavide, em Moscavide, como resultado do projeto europeu REMEDIO, um projeto “smart city” que transformou a avenida numa artéria tecnológica e com nova gestão de mobilidade.

Tecnologia de alta segurança desenvolvida na UC usada nos maços de...

Selos dos maços de tabaco para combate à contrafação possuem tecnologia de alta segurança desenvolvida na Universidade de Coimbra. O “UniQode” permite a leitura e validação da autenticidade da marca em segundos por smartphone.

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS