A NÃO PERDER

Nova câmara bioinspirada revoluciona cirurgia do cancro

Investigadores criam câmara de imagem inspirada nos olhos de borboleta, que permite melhorar as cirurgias do cancro, guiadas por imagem. A câmara compacta e muito sensível a fluorescência permite ajudar os cirurgiões a encontrar as células cancerosas.

Teste de legionella em 35 minutos

Universidade Técnica de Munique desenvolveu um teste rápido por microarray que acelera a deteção da legionella, em caso de surto de legionella pneumophila. O sistema fornece uma análise completa em cerca de 35 minutos.

Instrumentos cirúrgicos de inventor português com patente nos EUA

Conjunto de instrumentos cirúrgicos para tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo, desenvolvidos pelo cirurgião-ortopedista Dinis Carmo, tem 25 patentes por todo o mundo, incluindo a patente agora aprovada nos Estados Unidos da América.

Manga inovadora para doentes de cancro da mama

Manga portátil que usa um sistema de estágios de compressão embebidos em têxtil pode auxiliar doentes de cancro da mama. A manga desenvolvida por Carlos Gonçalves ganhou o primeiro prémio do Startup Nano, em Braga.

Atlas Molecular de Aromas da Cerveja nasce na Universidade de Aveiro

Moléculas da cerveja responsáveis pelos aromas foram desvendadas na Universidade de Aveiro. Cátia Martins criou o BeerAMA, o Atlas Molecular de Aromas da Cerveja. Uma ferramenta para cervejeiros e consumidores.

App para smartphone para localizar pessoas em áreas sem comunicações

App para smartphone permite localizar pessoas em áreas sem comunicações móveis. O sistema emite um sinal Wi-Fi que indica a localização, e que pode ser captado a vários quilómetros. O sinal pode indicar ainda a situação da pessoa.

INOVAÇÃO

AOC renova a linha de monitores de gaming, com um novo modelo premium, em que eleva as especificações para grandes desafios, ao introduzir tecnologia VESA DisplayHDR 400 e resoluções 2560x1440 px.
F Facebook TVE
Produção digital de penicilina, Julian Kager

Produção digital de penicilina

A UT Viena e a Sandoz GmbH implementaram com sucesso uma simulação computacional do complexo comportamento do crescimento de organismos produtores de penicilina em tempo real. A simulação já está ajudar o processo de produção.
Águeda vai ter sistema de alertas de inundação online e via SMS

Águeda vai ter sistema de alertas de inundação online e via SMS

Sistema de previsão e alerta de inundações para a cidade de Águeda está a ser desenvolvido por uma equipa de investigadores liderada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro.
Novos portáteis de gaming da Dell e Alienware

Novos portáteis de gaming da Dell e Alienware

Novos portáteis de gaming revitalizam portefólio de elevada performance da Dell e Alienware, e novas parcerias reforçam a presença nos eSports. Alguns dos modelos de portáteis vão estar disponíveis a partir de 17 de abril.
Paula Ferreira e Marcos Mariz, investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Tratamento oftalmológico com tecnologia “ineye” de Coimbra

Tecnologia inovadora para a oftalmologia, em desenvolvimento na Universidade de Coimbra, pode ter um grande impacto no tratamento de doenças como o glaucoma. O desenvolvimento do “ineye” tem apoio da FCT em 230 mil euros.
Oracle

Oracle anuncia primeira Base de Dados Autónoma do Mundo

Oracle lança primeira base de dados autónoma do mundo que oferece níveis de desempenho mais elevados do mercado, funcionalidades de segurança e disponibilidade a metade do preço dos Amazon Web Services.

Tecnologia inteligente 5G monitoriza qualidade do ar das cidades

Universidade de Helsínquia e laboratórios Bell da Nokia estão desenvolver tecnologia inteligente baseada em sensores e redes 5G para monitorar o ar das cidades. A recolha de dados permite melhorar o planeamento e o bem-estar dos cidadãos.
Nélia Silva, Eloísa Macedo, Nargarida Coelho e Mariana Coelho, investigadoras da UA, envolvidas no desenvolvimento de um modelo matemático que prevê acidentes com ciclistas e peões.

Acidentes com peões e ciclistas podem ser previstos

Prever acidentes com peões e ciclistas é possível com recurso a modelo matemático desenvolvido por investigadores da Universidade de Aveiro. Uma ferramenta que pode ajudar as autoridades a planear novas medidas para diminuir riscos.
Rui Ramos, coordenador do Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC) da UMinho

Sistema de Navegação para peões

Sistema de navegação destinado à circulação de peões nas cidades está a ser desenvolvido com a participação de investigadores da Universidade do Minho. O sistema vai ser testado no Porto e em Bolonha, Itália.
Imagens por ressonância magnética clássica

Imagem por Ressonância Magnética 10 mil vezes mais precisa

Imagem por Ressonância Magnética (IRM) está ser revolucionada com o recurso ao nanodiamante, ao permitir que o tecido tumoral possa ser detetado numa fase muito precoce e com um contrate muito elevado em relação ao tecido saudável que o rodeia.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS