A NÃO PERDER

Criado filtro de ar que captura e mata o coronavírus da...

Um filtro de ar, à base de espuma de níquel, captura, aquece e mata o coronavírus, responsável pela COVID-19, bem como outros patogénicos. O filtro deve começar a ser instalado nos EUA, em escolas, hospitais e unidades de saúde, e em transportes públicos.

Inês Rito Lima vence prémio internacional de inovação

Trabalho desenvolvido por Inês Rito Lima na Universidade do Minho e no Imperial College London, que pretende contribuir para a evolução da condução autónoma, vence Altice International Innovation Awards.

Air Drones é a solução da Indra para gerir o tráfego...

O crescente número de Veículos Aéreos Não Tripulados, os designados drones, vai revolucionar todo o espaço aéreo de baixa altitude. A Indra apresentou a solução global Air Drones capaz de gerir o trafego aéreo em ambientes de alta densidade de drones de diferentes tipos

Airbus Zephyr S bate recorde na estratosfera a voar a energia...

Voo inaugural do novo Zephyr S considerado um sucesso. Mais de 25 dias na estratosfera apenas com energia solar. O Airbus Zephyr S tem tudo para revolucionar o fornecimento de diversos serviços com grande impacto na sociedade.

Twitter ajuda a prever o mercado bolsista

Equipa da Universidade do Minho mostrou que com recurso ao Twitter é possível prever retornos, volatilidade, volume de negócios e índices de opinião no mercado acionista. Os especialistas analisaram 31 milhões de tweets de 3000 empresas dos EUA.

Nova tecnologia diminui custo de produção de biogás e bioetanol

Novos reatores de biomassa, desenvolvidos na Universidade de Borås, proporcionam uma produção mais eficiente de produtos fermentados, como biogás e bioetanol, e a um custo significativamente menor do processo de fermentação.

INOVAÇÃO

Barómetro Inventa - Patentes Made in Portugal 2020 mostra que a Universidade do Minho é a entidade portuguesa com maior número de pedidos de patentes, com 44 pedidos, em 2019.
F Facebook TVE
Máscara que inativa o vírus da COVOD-19 desenvolvida em Portugal

Máscara que inativa o vírus da COVID-19 desenvolvida em Portugal

Primeira mascara com capacidade para inativar o novo coronavírus, SARS-CoV-2, que provoca a doença COVID-19 foi concebida e fabricada em Portugal. A mascara testada pelo Instituto de Medicina Molecular é vendida pelas lojas MO e disponível em toda a União Europeia.
App portuguesa SandSpace premiada na final do Apps for Good UK

App portuguesa SandSpace premiada na final do Apps for Good UK

SandSpace, a app sobre os níveis de ocupação de 685 praias de todo o país, criada pelos alunos Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro, de São João da Madeira, recebe Prémio do Público na final do Apps for Good UK.
Exposição a redes 5G tem riscos desconhecidos para a saúde

Exposição a redes 5G tem riscos desconhecidos para a saúde

Riscos para a saúde da exposição a redes 5G ainda são desconhecidos, mas os atuais níveis de exposição parecem trazer “muito poucos ou nenhum risco” de efeitos adversos para a saúde, refere estudo de revisão científica recentemente publicado.
Pulseira inteligente mede temperatura do corpo e distanciamento social

Pulseira inteligente mede temperatura do corpo e distanciamento social

Investigadores do Instituto Italiano de Tecnologia desenvolveram uma pulseira inteligente que mede a temperatura do corpo, alerta para o incumprimento do distanciamento e regista dados para um eventual controlo de rastreamento.
Cientistas portugueses e noruegueses usam drones no estudo da biologia costeira

Cientistas portugueses e noruegueses usam drones no estudo da biologia costeira

Cientistas portugueses do CIIMAR e cientistas noruegueses do NIVA estão a desenvolver tecnologias de sensoriamento remoto para mapear comunidades biológicas costeiras com recurso a drones.
Biossensor para detetar o novo coronavírus no ar ambiente

Biossensor deteta o novo coronavírus no ar ambiente

Investigadores desenvolvem sensor detetar rápida e de forma confiável o SARS-CoV-2 no ar ambiente. O biossensor dos Laboratórios Federais Suíços pode identificar com segurança o novo coronavírus e dar resultados em minutos.
Instituto Fraunhofer desenvolve detetor de pessoas com COVID-19 à distância

Instituto Fraunhofer desenvolve detetor de pessoas com COVID-19

Cientistas do Instituto Fraunhofer desenvolveram um sistema que permite detetar à distância se uma pessoa está infetada pelo novo coronavírus. O sistema usa câmara de infravermelhos e radar para detetar febre, aumento dos batimentos cardíacos e respiração rápida.
Drone vai detetar pessoas infetadas com coronavírus

Drone vai detetar pessoas infetadas pelo coronavírus

Australianos desenvolvem 'drone pandémico' que detetar pessoas com doenças respiratórias infeciosas. O drone deteta pessoas a tossir, espirrar e mede a temperatura, e a frequência cardíaca e respiratória. Pode ser usado na pandemia pelo novo coronavírus.
Aplicação para smartphone permite avaliar o risco de coronavírus

Aplicação para smartphone permite avaliar o risco de coronavírus

Investigadores estão a desenvolver uma aplicação para smartphone com Inteligência Artificial capaz de avaliar o risco de coronavírus. A APP recolhe dados do utilizador e envia-os para a Unidade de Saúde para esta as medidas adequadas face à primeira avaliação.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS