A NÃO PERDER

Inês Rito Lima vence prémio internacional de inovação

Trabalho desenvolvido por Inês Rito Lima na Universidade do Minho e no Imperial College London, que pretende contribuir para a evolução da condução autónoma, vence Altice International Innovation Awards.

Air Drones é a solução da Indra para gerir o tráfego...

O crescente número de Veículos Aéreos Não Tripulados, os designados drones, vai revolucionar todo o espaço aéreo de baixa altitude. A Indra apresentou a solução global Air Drones capaz de gerir o trafego aéreo em ambientes de alta densidade de drones de diferentes tipos

Airbus Zephyr S bate recorde na estratosfera a voar a energia...

Voo inaugural do novo Zephyr S considerado um sucesso. Mais de 25 dias na estratosfera apenas com energia solar. O Airbus Zephyr S tem tudo para revolucionar o fornecimento de diversos serviços com grande impacto na sociedade.

Twitter ajuda a prever o mercado bolsista

Equipa da Universidade do Minho mostrou que com recurso ao Twitter é possível prever retornos, volatilidade, volume de negócios e índices de opinião no mercado acionista. Os especialistas analisaram 31 milhões de tweets de 3000 empresas dos EUA.

Nova tecnologia diminui custo de produção de biogás e bioetanol

Novos reatores de biomassa, desenvolvidos na Universidade de Borås, proporcionam uma produção mais eficiente de produtos fermentados, como biogás e bioetanol, e a um custo significativamente menor do processo de fermentação.

Nova câmara bioinspirada revoluciona cirurgia do cancro

Investigadores criam câmara de imagem inspirada nos olhos de borboleta, que permite melhorar as cirurgias do cancro, guiadas por imagem. A câmara compacta e muito sensível a fluorescência permite ajudar os cirurgiões a encontrar as células cancerosas.

INOVAÇÃO

SandSpace, a app sobre os níveis de ocupação de 685 praias de todo o país, criada pelos alunos Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro, de São João da Madeira, recebe Prémio do Público na final do Apps for Good UK.
F Facebook TVE
Cientistas portugueses e noruegueses usam drones no estudo da biologia costeira

Cientistas portugueses e noruegueses usam drones no estudo da biologia costeira

Cientistas portugueses do CIIMAR e cientistas noruegueses do NIVA estão a desenvolver tecnologias de sensoriamento remoto para mapear comunidades biológicas costeiras com recurso a drones.
Biossensor para detetar o novo coronavírus no ar ambiente

Biossensor deteta o novo coronavírus no ar ambiente

Investigadores desenvolvem sensor detetar rápida e de forma confiável o SARS-CoV-2 no ar ambiente. O biossensor dos Laboratórios Federais Suíços pode identificar com segurança o novo coronavírus e dar resultados em minutos.
Instituto Fraunhofer desenvolve detetor de pessoas com COVID-19 à distância

Instituto Fraunhofer desenvolve detetor de pessoas com COVID-19

Cientistas do Instituto Fraunhofer desenvolveram um sistema que permite detetar à distância se uma pessoa está infetada pelo novo coronavírus. O sistema usa câmara de infravermelhos e radar para detetar febre, aumento dos batimentos cardíacos e respiração rápida.
Drone vai detetar pessoas infetadas com coronavírus

Drone vai detetar pessoas infetadas pelo coronavírus

Australianos desenvolvem 'drone pandémico' que detetar pessoas com doenças respiratórias infeciosas. O drone deteta pessoas a tossir, espirrar e mede a temperatura, e a frequência cardíaca e respiratória. Pode ser usado na pandemia pelo novo coronavírus.
Aplicação para smartphone permite avaliar o risco de coronavírus

Aplicação para smartphone permite avaliar o risco de coronavírus

Investigadores estão a desenvolver uma aplicação para smartphone com Inteligência Artificial capaz de avaliar o risco de coronavírus. A APP recolhe dados do utilizador e envia-os para a Unidade de Saúde para esta as medidas adequadas face à primeira avaliação.
Centro de operações de satélites na Noruega entregue à GMV

Centro de operações de satélites na Noruega entregue à GMV

Sistema de controlo dos dois satélites da Space Norway, a instalar na Noruega, vai ser desenvolvido e instalado pela tecnológica GMV. Os satélites ASBM-1 e ASBM-2 vão cobrir o Ártico em banda larga para fins civis e militares.
OCDE lança Observatório de Política de Inteligência Artificial

OCDE lança Observatório de Política de Inteligência Artificial

Inteligência Artificial está ocupar muitas das ações da sociedade, e sobre a mesma a OCDE adota os primeiros padrões internacionais, e lança um Observatório de Política de Inteligência Artificial, para ação governamental.
Lanterna desenvolvida na Universidade de Aveiro a pensar em crianças marroquinas

Lanterna desenvolvida na Universidade de Aveiro a pensar em crianças marroquinas

Grupo de estudantes da Universidade de Aveiro desenvolve lanterna com o objetivo de apoiar as crianças de aldeias remotas marroquinas. A Lampe é portátil e constituída por um power bank recarregável ligado a um conjunto de cinco leds.
INEGI desenvolve equipamentos para teste de antena europeia de grandes dimensões

INEGI desenvolve equipamentos para teste de antena europeia de grandes dimensões

Equipamentos para teste da primeira antena europeia de grandes dimensões, usada no espaço, estão a ser desenvolvidos no INEGI. O Instituto de Ciência e Inovação já fez entrega de dois equipamentos e os três restantes são finalizados ainda em 2020.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS