A NÃO PERDER

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19

Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.

COVID-19 faz primeira vítima em Portugal

Portugal confirma primeira morte atribuída a COVID-19. A vítima foi um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da Republica apresentou condolências à família.

Recomendações para pessoas imunocomprometidas sobre a COVID-19

“Conhecer, preparar e proteger” são os três capítulos das recomendações para pessoas com a condição imunocomprometida, apresentados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

Recomendações sobre COVID-19 para doentes com cancro

Oncologistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles, consideram que os doentes com cancro, que têm sistemas imunológicos enfraquecidos pelos tratamentos contra o cancro, são uma população de risco e com recomendações reforçadas.

Coronavírus de Wuhan: o que se sabe sobre o novo vírus

Epidemiologista e especialista em doenças infeciosas descreve o que atualmente se sabe sobre o novo coronavírus, com origem em Wuhan, na China. A especialista situa a origem do vírus, a propagação, o tratamento e sobretudo a prevenção.

SAÚDE

Pele tatuada diminui a transpiração, impedindo o corpo de arrefecer, e pode levar a riscos de lesões relacionadas com o calor. Estudo de investigação mostra que as tatuagens podem ter efeitos colaterais e potenciais complicações para a saúde a longo prazo.
F Facebook TVE
Raúl Sousa, Optometrista e Presidente da APLO

Há 2,2 mil milhões de pessoas cegas ou parcialmente cegas no mundo

No mundo vivem com deficiência visual pelo menos 2,2 mil milhões de pessoas. A deficiência visual pode, em parte, ser evitada, alerta o optometrista Raúl Sousa, neste seu artigo, onde refere sintomas, fatores de riscos e a importância de um diagnóstico precoce.
Joana Pimenta, Assistente Hospitalar Graduada de Medicina Interna, Centro Hospitalar Universitário S. João, Porto.

Sabedoria popular e doença cardiovascular: Dia Mundial do Coração

Uma “boa cara” poderá corresponder um “mau coração” lembra, neste seu artigo a médica Joana Pimenta, que cita a sabedoria popular para alertar para a doença cardiovascular – riscos, sintomas, consequências e necessidade de diagnóstico precoce.
Síndrome do ovário poliquístico pode causar infertilidade

Síndrome do ovário poliquístico pode causar infertilidade

No mês de consciencialização para a síndrome do ovário poliquístico, uma doença sem cura, que afeta 10 a 15% das mulheres, o alerta é para um diagnóstico precoce e para o conhecimento dos vários riscos, como seja a infertilidade.
Paulo Paixão, presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia e Médico Virologista da SYNLAB Portugal

Gripe ou COVID-19: é possível distinguir?

Com o aproximar do período da gripe e com o aumento de casos de infeção por COVID-19 a pergunta: Como distinguir os sintomas das duas infeções? O virologista Paulo Paixão indica, neste seu artigo, algumas das medidas a tomar.
Tabaco é responsável por 20% das mortes por doenças coronárias

Tabaco é responsável por 20% das mortes por doenças coronárias

O tabaco é responsável por diversas doenças, e as cardíacas estão a preocupar as entidades de saúde. Um recente relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde indica que o tabaco é responsável por 20% das mortes por doenças coronárias.
Prevenir os sintomas graves da COVID com mudanças no estilo de vida

Prevenir os sintomas graves da COVID com mudanças no estilo de vida

Especialistas em doenças infeciosas têm vindo a estudar o que leva mais doentes à hospitalização e à morte quando são infetados com o novo coronavírus. Especialistas concluíram que combater a obesidade pode ajudar a reduzir a gravidade de COVID-19.
Nuno Negrão Martins, farmacêutico

O papel do farmacêutico na homeopatia

Os farmacêuticos possuem competências técnicas em medicamentos e situam-se próximos dos doentes, duas condições que o farmacêutico Nuno Negrão Martins indica, neste seu artigo, como vantagens para assumirem maior apoio ao doente pela homeopatia.
Os benefícios do ciclismo

Os benefícios do ciclismo

São vários os benefícios do ciclismo, destacando-se o impacto na saúde física ao nível da força muscular, aptidão cardiovascular e mobilidade articular, bem como diminuição dos níveis de stress. O ciclismo é um benefício para a qualidade do ambiente.
Sofia Duque, Coordenadora-Adjunta do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Doentes de Alzheimer em tempo de pandemia de COVID-19

A repercussão da pandemia de COVID-19 nas pessoas com doença de Alzheimer vai muito para lá do risco da infeção, como descreve a médica Sofia Duque, neste seu artigo, que alerta, também, para as implicações nos familiares e cuidadores dos doentes.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS