04 Julho 2022

A NÃO PERDER

Gravidade da gripe neste período sazonal

Especialista em doenças infeciosas alerta que depois de no último inverno a gripe não ter sido uma preocupação de saúde o próximo pode tornar-se num caso grave. Gripe e COVID-19 podem criar sérios problemas de saúde.

Falta de enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde é crítica

Com a falta generalizada de enfermeiros nos serviços de saúde, o sindicato SITEU alerta que a situação é insustentável. Aumenta o risco para os doentes e enfermeiros. Governo não está a conseguir contratar mais enfermeiros, o que torna a situação complexa.

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19

Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.

COVID-19 faz primeira vítima em Portugal

Portugal confirma primeira morte atribuída a COVID-19. A vítima foi um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da Republica apresentou condolências à família.

Recomendações para pessoas imunocomprometidas sobre a COVID-19

“Conhecer, preparar e proteger” são os três capítulos das recomendações para pessoas com a condição imunocomprometida, apresentados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

SAÚDE

Doentes ucranianos estão a ser tratados em hospitais europeus. Portugal está entre os países que recebeu doentes da Ucrânia A Alemanha é, até agora, o país da União Europeia que mais doentes recebeu.
Facebook TVE
Rastreio gratuito à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

Rastreio gratuito à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

Fundação Portuguesa do Pulmão promove rastreio gratuito à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, com exame de espirometria. A doença é responsável por 2,5% das mortes e o tabaco é a principal causa.
Alimentação caseira pode não ser segura para saúde de bebés

Alimentação caseira pode não ser segura para saúde de bebés

Fórmulas de alimentação para bebés, como as caseiras, podem não ser seguras e colocarem em causa a saúde dos bebés, e serem mesmo fatais. Especialistas pediatras esclarecem os impactos da falta de nutrientes nos produtos para bebés.
Francisca Delerue, internista, Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

São muitos os benefícios de deixar de fumar

Tabagismo é sinónimo de risco acrescido de várias doenças. A internista Francisca Delerue alerta, neste seu artigo, para as doenças associadas ao consumo de tabaco incluindo o uso de cigarros eletrónicos. Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio.
Tenha mão no seu coração, para não ter o coração nas mãos

Tenha mão no seu coração, para não ter o coração nas mãos

Campanha da Merck, lançada em maio, no âmbito do Mês do Coração, alerta para fatores de risco das doenças cardiovasculares. Vigiar a hipertensão e a frequência cardíaca são um dos conselhos que pode fazer a diferença.
José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

Fígado Gordo: a prevenção passa essencialmente pela adoção de uma alimentação saudável

A esteatose hepática ou Fígado Gordo é uma doença que se carateriza por acumulação de gordura nas células do fígado e que pode evoluir para cirrose hepática ou cancro hepático. O especialista José Presa alerta para a adoção de alimentação saudável.
Raúl Sousa, Optometrista e Presidente da APLO

Investimento na saúde da visão para poupar e promover vidas

Limitações da visão são causas de incapacidades com maior prevalência em Portugal. O especialista Raúl de Sousa alerta, neste seu artigo, que um investimento no acesso a cuidados para a saúde da visão permite mudar e promover vidas.
Fernando Pinto, Assistente Graduado Sénior de Cardiologia no CHEDV, Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa do AVC e Ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão

Impacto da Hipertensão Arterial na principal causa de morte em Portugal: o AVC

Acidente Vascular Cerebral e Enfarte Agudo do Miocárdio são as principais doenças cardio-cérebrovasculares responsáveis pela morte prematura. O Cardiologista Fernando Pinto lembra, neste seu artigo, que a Hipertensão Arterial é o principal fator de risco.
Diogo Cruz, Médico Internista / Sociedade Portuguesa Medicina Interna

Hipertensão Arterial: Uma vida mais saudável e livre de doença

Hipertensão é um fator de risco de doenças do cérebro e cardiovasculares, que são a principal causa de morte em Portugal. O médico internista Diogo Cruz alerta, neste seu artigo, para o diagnóstico e controlo da doença, sobretudo por terapêuticas não farmacológicas.
Isabel Neves – CHUP / Núcleo de Estudo de Doenças Respiratórias da SPMI

Asma: identificar e tratar adequadamente

A asma é uma doença caracterizada por inflamação crónica das vias aéreas e que não tem cura. A médica especialista Isabel Neves alerta, neste seu artigo, para a importância do diagnóstico, conhecimento dos sintomas e terapêuticas de controlo.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS