A NÃO PERDER

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19

Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.

COVID-19 faz primeira vítima em Portugal

Portugal confirma primeira morte atribuída a COVID-19. A vítima foi um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da Republica apresentou condolências à família.

Recomendações para pessoas imunocomprometidas sobre a COVID-19

“Conhecer, preparar e proteger” são os três capítulos das recomendações para pessoas com a condição imunocomprometida, apresentados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

Recomendações sobre COVID-19 para doentes com cancro

Oncologistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles, consideram que os doentes com cancro, que têm sistemas imunológicos enfraquecidos pelos tratamentos contra o cancro, são uma população de risco e com recomendações reforçadas.

Coronavírus de Wuhan: o que se sabe sobre o novo vírus

Epidemiologista e especialista em doenças infeciosas descreve o que atualmente se sabe sobre o novo coronavírus, com origem em Wuhan, na China. A especialista situa a origem do vírus, a propagação, o tratamento e sobretudo a prevenção.

SAÚDE

Doenças do fígado mais frequentes são as hepatites, devido aos vírus B e C, ao consumo de álcool e ao fígado gordo. O especialista médico José Presa descreve, neste seu artigo, alguns cuidados a serem reforçados no verão para diminuir riscos de doenças do fígado.
F Facebook TVE
Inês Palma Reis, Internista

Amamentar e vacinar contra a COVID-19: Os benefícios

Os benefícios da amamentação dos bebés são bem conhecidos, mas a médica Inês Palma dos Reis reforça e descreve, neste seu artigo, esses benefícios, mas também alerta para os benefícios das grávidas e das mães a amamentar tomarem a vacina contra a COVID-19.
José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

Diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficaz das hepatites

Quando não tratada qualquer uma dos tipos de hepatite pode evoluir para formas graves de doença e conduzir à morte. José Presa, especialista em doenças do fígado, alerta, neste seu artigo, para a importância de um diagnóstico precoce para salvar vidas.
Paulo Carrola, Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

É urgente voltar a priorizar programas de erradicação das hepatites

Número de pedidos de tratamento de hepatites diminuiu de 2.806, em 2020. O especialista em doenças do fígado, Paulo Carrola, alerta, neste seu artigo, para a urgência em mitigar o impacto da pandemia nos programas das hepatites virais.
Crianças com fibrose quística continuam sem acesso a medicamento inovador

Crianças com fibrose quística continuam sem acesso a medicamento inovador

Associações de Fibrose Quística alertam que a falta a assinatura do Secretário de Estado da Saúde está a impedir que as crianças dos 2 aos 11 anos com fibrose quística tenham acesso ao medicamento inovador orkambi que lhe pode salvar a vida.
Hipólito Nzwalo, Unidade de AVC, Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de AVC, Professor na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve.

Fatores de risco cerebrovascular no prognóstico da esclerose múltipla

Estilos de vida saudáveis promovem a saúde do cérebro. É disto que nos fala o Prof. Doutor Hipólito Nzwalo, neste seu artigo, que refere a ligação entre os fatores de risco cerebrovascular e o prognóstico da esclerose múltipla.
Doses de vacinas contra a COVID-19 já administradas passa os 10 milhões

Doses de vacinas contra a COVID-19 já administradas passa os 10 milhões

Foi ultrapassado o número de 10 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 já administradas em Portugal. Seis milhões de doses correspondem à primeira dose e quatro milhões à segunda dose ou ao esquema de vacinal completo.
Ana Paiva Nunes, Medicina Interna, Coordenadora da Unidade Cerebrovascular do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa do AVC

Dia Mundial da População: Porquê falar de AVC?

O Acidente Vascular Cerebral é a principal causa de morte em Portugal, mas que é possível combater, como alerta a especialista em medicina interna, Ana Paiva Nunes, neste seu artigo, e onde deixa alguns conselhos para promoção da saúde individual.
Jogadores de futebol numa campanha para atrair os jovens à vacinação COVID-19

Jogadores de futebol numa campanha para atrair os jovens à vacinação COVID-19

Governo, Task-Force e Liga Portugal lançam campanha para atrair os jovens à vacinação COVID-19. “Tu estás em jogo: vacina-te!” leva jogadores de futebol a participal em campanha de sensibilização de jovens.
Número de consultas médicas aumenta no Serviço Nacional de Saúde

Número de consultas médicas aumenta no Serviço Nacional de Saúde

Número de consultas médicas em maio de 2021, face a maio de 2020, foi de 3.129.079, ou seja, mais 25,4%. Ministério da Saúde indica que se as 459 vagas forem preenchidas, mais de 800 mil utentes podem vir a ter médico de família antes do fim do terceiro trimestre.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS