A NÃO PERDER

Dois terços dos idosos portugueses não se consideram saudáveis

Estudo mostra que mais de 66% dos idosos considera que não se sentem saudáveis. O estudo coordenado por Maria Piedade Brandão, da Universidade de Aveiro, envolveu idosos de Portugal e da Polónia.

Médico dentista dá conselhos para a saúde oral durante as férias

Férias podem levar à quebra de rotinas como a da higiene oral, e isso pode ter consequências em várias patologias. João Carlos Ramos, médico dentista, aconselha a que durante as férias sejam tomados os cuidados adequados para que não se transformem num pesadelo.

Médicos dentistas, em Portugal são mais de 11 mil os inscritos...

Ordem dos Médicos Dentistas indica que, pela primeira vez, já tem mais de 11 mil médicos dentistas inscritos. Portugal tem um rácio de médicos dentistas que é quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Bancos de Olhos e transplantes de córneas reúne especialistas em Coimbra

Portugal realiza 900 transplantes de córneas anualmente mas ainda não consegue ser autossuficiente. Aumentar o número de colheitas e a criação de uma sala de cultura de córneas para responder às necessidades dos doentes, é uma prioridade no país.

Investigadores indicam origem de infeções hospitalares

Nos hospitais, as torneiras de água são lugares de colonização e multiplicação de bactérias responsáveis pelas infeções contraídas pelos doentes durante o internamento. O estudo é da Universidade de Coimbra e do Instituto Piaget.

Hospitais e centros de saúde proibidos de vender doces, salgados e...

Para reduzir consumo de açúcar, sal e gorduras, prejudiciais à saúde, o Ministério da Saúde determinou por despacho, a proibição de venda de uma série de produtos e bebidas nas instituições que integram o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

SAÚDE

Centro Hospitalar do Porto realiza primeira litoplastia coronária no norte do país. Esta técnica utiliza ondas de choque transmitidas por um balão que facilita a desobstrução das artérias coronárias, permitindo a normalização da circulação sanguínea.
F Facebook TVE

IPO-Porto homenageia participantes em ensaios clínicos no “Dia da Esperança”

Iniciativa do IPO-Porto para homenageia todos os que participam em ensaios clínicos, no dia 20 de março, vai ser reconhecida como “Dia Nacional da Esperança”. Em 2018 mais de 400 pessoas participaram em ensaios clínicos no IPO do Porto.
Pessoas idosas

Osteoporose origina cerca de 40 mil fraturas por ano em Portugal

Osteoporose está na origem de cerca de 40 mil fraturas por ano em Portugal, e as mulheres são as mais afetadas, sendo que 20% que sofrem uma fratura da anca acabam por falecer após um ano. Plataforma www.ossosfortes.pt para esclarecer.
Medicamentos

Boas práticas no uso do medicamento veterinário em debate

Medicamentos veterinários estão cada vez mais disponíveis nas casas dos portugueses, devido ao aumento de animais domésticos, e nos animais de produção, entrando na cadeia de alimentar. Especialistas debatem as boas práticas do uso do medicamento veterinário.
Doença renal crónica e doença cardiovascular têm uma relação prejudicial

Doença renal crónica e doença cardiovascular têm uma relação prejudicial

Há uma ligação entre as doenças cardíacas e as doenças renais crónicas e também no sentido contrário. Francisco Araújo, Internista, descreve, neste seu artigo, as influências das duas doenças e indica algumas preocupações a ter na prevenção.
Dispositivo substitui aplicação diária de fármaco no glaucoma

Dispositivo substitui aplicação diária de fármaco no glaucoma

Dispositivo a implantar na pálpebra inferior pode revolucionar tratamentos oftalmológicos, como o glaucoma. O dispositivo “inEye” desenvolvido por equipa da Universidade de Coimbra e que conta com uma bolsa do INOV C 2020 vai entrar em testes in vivo.
Especialistas debatem uso polémico de exames com radiação nas doenças coronárias

Especialistas debatem uso polémico de exames com radiação nas doenças coronárias

Cintigrafia de perfusão miocárdica, que envolve radiação, é o exame de imagem mais usado no diagnóstico de doenças cardiovasculares, mas que as sociedades científicas e a Comunidade Europeia da Energia Atómica não recomendam.
Inês Palma Reis, Internista

A grávida com doença crónica: Diabetes Mellitus

No planeamento de uma gravidez as mulheres com doenças crónicas devem envolver o apoio médico. No âmbito do Dia Internacional da Mulher, Inês Palma Reis, Internista, aborda as implicações para a saúde na mulher grávida e no bebé.
Elisabete Jorge, Cardiologista de Intervenção

Enfarte do miocárdio mata quase duas mil mulheres por ano

Por ano morrem em Portugal quase duas mil mulheres por enfarte agudo do miocárdio. No âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março, Elisabete Jorge, Cardiologista de Intervenção, alerta para alguns dos principais riscos e ações a ter na prevenção.
Doença renal: a vitória contra doença renal começa na prevenção

Doença renal: a vitória contra doença renal começa na prevenção

Doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver a doença renal crónica. A prevenção é melhor forma de a evitar. Uma campanha que assinala também o Dia Mundial do Rim, a 14 de março.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS