21 Novembro 2017

Saúde

TODAS AS NOTÍCIAS

Sono em debate no Hospital Lusíadas Lisboa

Sono em debate no Hospital Lusíadas Lisboa

Privação do sono em crianças, jovens e adultos tem implicações a nível cognitivo e comportamental, entre outras. Com 70% dos adultos a não dormir o recomendado. Questões em debate nas ‘Jornadas para Bem Dormir’ do Hospital Lusíadas Lisboa.
Investigadores da UC usam videojogos como auxiliares de diagnóstico

Videojogos podem ser auxiliares de diagnóstico para avaliação neuropsicológica

Equipa de investigadores da Universidade de Coimbra concluiu que videojogos podem ser usados como auxiliar de diagnóstico em patologias que envolvam avaliações neuropsicológicas, bem como para monitorar a evolução cognitiva dos doentes.
Ambulâncias

Trombose Associada ao Cancro é negligenciada

Trombose Associada ao Cancro é uma causa de morbilidade e mortalidade que se encontra negligenciada por médicos e doentes. O Grupo de Estudos de Cancro e Trombose apresenta um ‘White Book’ para aumentar a informação e a consciencialização sobre o impacto da doença.
DR

Estenose aórtica afeta 32 mil portugueses

Estudo revela que a maioria dos portugueses com mais de 70 anos não conhece os fatores de risco das doenças cardiovasculares e apenas 18,3% referiu ter ouvido falar de estenose aórtica. Uma doença que afeta 32 mil portugueses.
DR

Legionella: aumenta para 54 o número de pessoas infetadas

Desde 31 de outubro que o número de pessoas infetadas com Legionella continua a crescer, e são já 54 os casos confirmados. As mortes são 5, e 7 doentes encontram-se em cuidados intensivos. O surto teve origem no Hospital de São Francisco Xavier.
Dia Mundial da Diabetes

Quase 11% das mulheres portuguesas tem diabetes

Diabetes afeta 10,9% das mulheres, em Portugal. A OMS aponta que no mundo, em 2030, haja 313 milhões de mulheres com diabetes. Números para refletir no Dia Mundial da Diabetes, sobre o lema ‘Mulheres e a Diabetes: Direito a um Futuro Saudável’.
Dia Mundial da Diabetes, a 14 de novembro

Podologistas alertam: Não há apoio nas consultas do pé diabético

Duas amputações do pé diabético por minuto no mundo, e em Portugal a taxa de amputação é de 5,4 por 100 mil habitantes. Uma situação que leva os podologistas a alertar para falta de apoio nas consultas do pé diabético.
Aumentam os vacinados contra a gripe sazonal entre os grupos prioritários

Vacinados contra a gripe cresce entre os grupos prioritários

Um milhão de portugueses com 65 ou mais anos de idade já se encontra vacinado contra a gripe para o atual período sazonal. Vacinómetro indica que aumentou o número de vacinados dos grupos prioritários em relação ao ano anterior.
Liliana Pereira, médica neurologista

Diabetes e a importância de uma vida saudável na prevenção do AVC

Diabetes e AVC estão a aumentar, e dado que um diabético possui mais do dobro do risco de vir a sofrer de um AVC isquémico, a neurologista Liliana Pereira aborda, neste seu artigo, a importância de medidas de prevenção.
Dia Mundial do Cuidador, a 5 de novembro

Alzheimer Portugal reivindica criação do estatuto do cuidador informal

Estatuto do Cuidador Informal da pessoa com doença de Alzheimer e outras demências ou patologias neurodegenerativas associadas ao envelhecimento continua a ser reivindicado. Um estatuto que a Alzheimer Portugal considera urgente.