A NÃO PERDER

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19

Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.

COVID-19 faz primeira vítima em Portugal

Portugal confirma primeira morte atribuída a COVID-19. A vítima foi um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da Republica apresentou condolências à família.

Recomendações para pessoas imunocomprometidas sobre a COVID-19

“Conhecer, preparar e proteger” são os três capítulos das recomendações para pessoas com a condição imunocomprometida, apresentados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

Recomendações sobre COVID-19 para doentes com cancro

Oncologistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles, consideram que os doentes com cancro, que têm sistemas imunológicos enfraquecidos pelos tratamentos contra o cancro, são uma população de risco e com recomendações reforçadas.

Coronavírus de Wuhan: o que se sabe sobre o novo vírus

Epidemiologista e especialista em doenças infeciosas descreve o que atualmente se sabe sobre o novo coronavírus, com origem em Wuhan, na China. A especialista situa a origem do vírus, a propagação, o tratamento e sobretudo a prevenção.

SAÚDE

“Não fiquem com medo. Ficar com medo é deixar o tempo passar e permitir que a doença nos vença!” Conselho e alerta de esperança de uma vencedora quando se assinala, a 8 de maio, o Dia Mundial do Cancro do Ovário.
F Facebook TVE
Estudo sobre doença dos pezinhos vence Prémio BIAL de Medicina Clínica

Estudo sobre doença dos pezinhos vence Prémio BIAL de Medicina Clínica

Prémio BIAL de Medicina Clínica 2020 distingue trabalho “A Paramiloidose em Portugal e no mundo: de doença fatal a doença crónica com qualidade de vida preservada” liderado por Teresa Coelho do Centro Hospitalar Universitário do Porto.
Novo centro de vacinação COVID-19 em Macedo de Cavaleiros

Novo centro de vacinação COVID-19 em Macedo de Cavaleiros

No Pavilhão Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros está a funcionar o novo centro de vacinação COVID-19 do concelho. Com capacidade para vacinar até 500 pessoas por dia, está dotado dos meios técnicos e de segurança adequados à vacinação.
Asma e COVID-19: os mitos e as verdades

Asma e COVID-19: os mitos e as verdades

Sociedade Portuguesa de Pneumologia assinala Dia Mundial da Asma com informação sobre mitos relacionados com a Asma e a COVID-19. A vacina contra a COVID-19 é um medicamento de prevenção que não oferece riscos acrescidos aos asmáticos.
Dia do Hospital de Santo André, em Leiria, assinalado com aumento de capacidades

Dia do Hospital de Santo André, em Leiria, assinalado com aumento de capacidades

Hospital de Santo André, em Leiria, dispõe agora de melhores condições na Unidade de Ambulatório de Gastrenterologia e na Unidade de Ambulatório de Pneumologia. A inauguração das obras assinala Dia do Hospital. Um novo espaço de lazer homenageia os trabalhadores.
António Carneiro, Coordenador do Núcleo de Estudos de Bioética da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Direitos do cidadão uma oportunidade e muitos desafios

Os cidadãos vivem uma oportunidade para o crescimento e capacitação dos seus Direitos. António Carneiro, da SPMI, lembra, neste seu artigo, que a pandemia de COVID-19 mostrou a importância dos Direitos na saúde.
Pacientes de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica sem acesso a vacina COVID-19

Pacientes de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica sem acesso a vacina COVID-19

Estudo “Acesso à vacinação contra a covid-19: O Doente com DPOC em Portugal” lançado pela Associação RESPIRA conclui que cerca de 220.000 pacientes de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica não têm médico de família, dificultando o seu acesso à vacina COVID-19.
Cancro do fígado está a aumentar: “Cuide do seu fígado”

Cancro do fígado está a aumentar: “Cuide do seu fígado”

Doenças do fígado são a quinta causa de morte precoce em Portugal, com o cancro do fígado a aumentar nos últimos anos. Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia lança campanha “Cuide do seu fígado” para sensibilização para doenças do fígado.
Teste inovador para imunidade à COVID-19 lançado pela Unilabs

Teste inovador para imunidade à COVID-19 lançado pela Unilabs

Unilabs disponibiliza teste para avaliar do grau individual de imunidade à COVID-19. O teste é inovador e assenta na deteção de células T ou imunidade celular. O teste está disponível nos laboratórios Unilabs a partir de 15 de abril de 2021.
João Araújo Correia, médico internista e Presidente da SPMI

Respeitar a todos e à nossa saúde

Nunca foi tão evidente, que a defesa da nossa saúde individual contribui para a saúde coletiva, refere o médico João Araújo Correia, neste seu artigo. Nesta pandemia muitos têm vindo a ficar sujeitos à roleta russa do destino que a COVID pode trazer.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS