27 Janeiro 2022

A NÃO PERDER

Falta de enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde é crítica

Com a falta generalizada de enfermeiros nos serviços de saúde, o sindicato SITEU alerta que a situação é insustentável. Aumenta o risco para os doentes e enfermeiros. Governo não está a conseguir contratar mais enfermeiros, o que torna a situação complexa.

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19

Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.

COVID-19 faz primeira vítima em Portugal

Portugal confirma primeira morte atribuída a COVID-19. A vítima foi um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da Republica apresentou condolências à família.

Recomendações para pessoas imunocomprometidas sobre a COVID-19

“Conhecer, preparar e proteger” são os três capítulos das recomendações para pessoas com a condição imunocomprometida, apresentados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

Recomendações sobre COVID-19 para doentes com cancro

Oncologistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles, consideram que os doentes com cancro, que têm sistemas imunológicos enfraquecidos pelos tratamentos contra o cancro, são uma população de risco e com recomendações reforçadas.

SAÚDE

Hospital de Bragança não dispõe de médicos obstetras que permitam satisfazer as necessidades da população. Presidente da Câmara de Bragança exige ao Ministério da Saúde a contratação de obstetras que garantam o serviço de Ginecologia/Obstetrícia.
Facebook TVE
Glaucoma e alimentação: a dieta e os impactos na doença

Glaucoma e alimentação: a dieta e o impacto na doença

Uma dieta adequada tem impacto na diminuição do risco do glaucoma. Estudos mostram haver uma vantagem positiva para os pacientes com glaucoma, com o consumo de determinados alimentos.
Catarina Canha, Internista, Secretária-Geral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Recuperar dos últimos dois anos com as menores sequelas possíveis

Nos últimos dois anos os profissionais de saúde foram submetidos a grandes desafios. A médica Catarina Canha lembra que foi um período em que os internistas mostraram capacidade para aprender e que lideraram em diversas frentes.
Cancro do pulmão em pessoas que nunca fumaram

Cancro do pulmão em pessoas que nunca fumaram

O tabagismo é a principal causa do cancro do pulmão em fumadores mas os não fumadores também estão sujeitos a sofrer de cancro do pulmão. Médico especialista explica a diferença entre cancros do pulmão em fumadores e não fumadores.
“Janeiro Sem Álcool”: um desafio lançado pelos especialistas em doenças do fígado

“Janeiro Sem Álcool”: um desafio lançado pelos especialistas em doenças do fígado

Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado promove, pela primeira vez no país, uma iniciativa em que desafia os portugueses a evitar consumir bebidas alcoólicas durante o mês de janeiro. “Janeiro Sem Álcool” é também um alerta para as consequências do álcool.
Concentração de pessoas em centros de vacinação e testagem COVID-19 preocupa pneumologistas

Concentração de pessoas em centros de vacinação e testagem COVID-19 preocupa pneumologistas

Sociedade Portuguesa de Pneumologia está preocupada com aglomerados de pessoas em centros de vacinação e testagem COVID-19, pois podem aumentar risco de contágios. Pneumologistas têm parecer contrário às medidas adotadas pela DGS.
Pacientes com Cancro e a COVID-19 no Natal

Pacientes com cancro e a COVID-19 no Natal

Período festivo reúne pacientes com cancro e outros elementos da família. Quando aumenta o risco de contrair a COVID-19 devido ao aumento de transmissão da variante Ómicron especialistas aconselham redobrar precauções.
Cardiologistas de Intervenção fazem recomendações para este Natal

Cardiologistas de Intervenção fazem recomendações para este Natal

“Este Natal dê um presente ao seu coração”. Este é o mote da campanha que Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular pretende levar à população nesta época festiva. Um alerta dos cardiologistas para eventuais excessos prejudiciais à saúde.
SPAVC abre candidaturas para bolsa de investigação em doença vascular cerebral

SPAVC abre candidaturas para bolsa de investigação em doença vascular cerebral

Bolsa SPAVC 2022 já tem as candidaturas abertas. A bolsa, no valor de 5 mil euros, destina-se a apoiar projetos na área da doença vascular cerebral. As candidaturas estão abertas até 16 de janeiro de 2022.
Laura Brum, Virologista e Diretora Médica da SYNLAB Portugal

Gripe ou COVID-19: como diferenciar as doenças neste outono/inverno

Sintomas de febre, tosse e dificuldade respiratória são comuns à Gripe e à COVID-19, mas as doenças tem terapêuticas diferenciadas. Neste artigo, a virologista Laura Brum indica qual o procedimento a seguir para saber de que doença pode ser portador.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS