A NÃO PERDER

Médicos dentistas, em Portugal são mais de 11 mil os inscritos...

Ordem dos Médicos Dentistas indica que, pela primeira vez, já tem mais de 11 mil médicos dentistas inscritos. Portugal tem um rácio de médicos dentistas que é quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Bancos de Olhos e transplantes de córneas reúne especialistas em Coimbra

Portugal realiza 900 transplantes de córneas anualmente mas ainda não consegue ser autossuficiente. Aumentar o número de colheitas e a criação de uma sala de cultura de córneas para responder às necessidades dos doentes, é uma prioridade no país.

Investigadores indicam origem de infeções hospitalares

Nos hospitais, as torneiras de água são lugares de colonização e multiplicação de bactérias responsáveis pelas infeções contraídas pelos doentes durante o internamento. O estudo é da Universidade de Coimbra e do Instituto Piaget.

Hospitais e centros de saúde proibidos de vender doces, salgados e...

Para reduzir consumo de açúcar, sal e gorduras, prejudiciais à saúde, o Ministério da Saúde determinou por despacho, a proibição de venda de uma série de produtos e bebidas nas instituições que integram o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Avanços sobre Cirurgia de Catarata dá prémio a investigadores da UC

Estudo da Universidade de Coimbra (UC), sobre otimização dos processos de cirurgia de catarata, envolvendo o implante de lentes intraoculares multifocais, reconhecido com prémio de 400 mil euros pela Sociedade Europeia de Catarata e Cirurgia Refrativa.

Inverno e cuidados com os olhos

Sociedade Portuguesa de Oftalmologia alerta para a proteção dos olhos com a entrada do inverno. O aumento do frio exige cuidados para manter uma visão saudável. Frio, raios solares, neve e lugares de grande altitude, são condições que afetam os olhos.

SAÚDE

Na semana da Fibrose Pulmonar Idiopática, António Morais, médico pneumologista, alerta para atrasos no diagnóstico da Fibrose Pulmonar Idiopática. O diagnóstico desta doença rara e sem cura, mas com algum tratamento, é um desafio para médicos e doentes.
F Facebook TVE
Deteção e tratamento precoce da ambliopia nas crianças previne perda da visão

Deteção e tratamento precoce da ambliopia nas crianças previne perda da visão

Muitas perdas de visão podem ser evitadas se muitas condições forem detetadas, diagnosticadas e tratadas nos cuidados primários de saúde pelos optometristas. O especialista Raúl Sousa alerta, neste artigo, para a inexistência de cuidados primários para a saúde da visão
Nova legislação não protege pessoas com necessidades paliativas, indica a APCP

Nova legislação não protege pessoas com necessidades paliativas, indica a APCP

Com a portaria 249/2018, de 6 de setembro, as pessoas com necessidades paliativas não são admitidas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Os doentes ficam desprotegidos indicou a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.
Joaquim Cerejeira, psiquiatra

Suicídio pode ser evitado

Valorizar os sinais de sofrimento psicológico é o primeiro passo para evitar o suicídio, lembra, neste seu artigo, o psiquiatra Joaquim Cerejeira. Um alerta considerado importante numa ocasião em que se assinala o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, a 10 de setembro.
Optometristas excluídos na Estratégia Nacional para a Saúde da Visão

Optometristas excluídos da Estratégia Nacional para a Saúde da Visão

Problemas de visão podem ser resolvidos pelos optometristas nos cuidados de saúde primários defende a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria. A Associação está contra a não inclusão de optometristas na Comissão do Ministério da Saúde sobre saúde visual.
Medicamento ONGENTYS da BIAL para Parkinson já disponível em Portugal

Medicamento ONGENTYS da BIAL para Parkinson já disponível em Portugal

ONGENTYS (opicapona), já se encontra disponível a partir do início de setembro em Portugal. O medicamento da farmacêutica BIAL que é destinado ao tratamento da doença de Parkinson já era comerciado Alemanha, o Reino Unido e a Espanha.
Manuel Tavares de Matos, médico

Lesões na coluna são a principal causa de incapacidade evitáveis

Dia Internacional das Lesões na Coluna Vertebral, que se assinala a 5 de setembro, é um momento para iniciativas de alerta para as consequências das lesões na coluna vertebral. Prevenção e tratamento são as recomendações do especialista Manuel Tavares de Matos.
Fátima Carvalho, Podologista responsável pelo Centro Clínico do Pé

Dores nos pés podem ser sinal de fasceíte plantar

Fasceíte planar é uma das causas mais comuns da dor dos pés, lembra, neste artigo, a podologista Fátima Carvalho. A especialista alerta para alguns dos sintomas, indica alguns conselhos para prevenção e opções de tratamento existentes.
Peso das mochilas não provoca escoliose

Peso das mochilas não provoca escoliose

Escoliose tem origem desconhecida, na maioria dos casos, e as poucas ligações conhecidas são a fatores genéticos e hereditários, como doenças neuromusculares e síndrome de Marfan. Não há relação a fatores nutricionais ou posturais, prática de desporto ou uso de mochila.
Diabetes com 200 novos casos diagnosticados por dia em Portugal

Diabetes com 200 novos casos diagnosticados por dia em Portugal

Mais de um milhão de portugueses sofre de diabetes e estima-se que haja mais dois milhões com pré-diabetes. A doença mata entre dez a doze portugueses por dia. É reconhecido que o crómio pode contribuir para a manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS