A NÃO PERDER

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19

Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.

COVID-19 faz primeira vítima em Portugal

Portugal confirma primeira morte atribuída a COVID-19. A vítima foi um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da Republica apresentou condolências à família.

Recomendações para pessoas imunocomprometidas sobre a COVID-19

“Conhecer, preparar e proteger” são os três capítulos das recomendações para pessoas com a condição imunocomprometida, apresentados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

Recomendações sobre COVID-19 para doentes com cancro

Oncologistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles, consideram que os doentes com cancro, que têm sistemas imunológicos enfraquecidos pelos tratamentos contra o cancro, são uma população de risco e com recomendações reforçadas.

Coronavírus de Wuhan: o que se sabe sobre o novo vírus

Epidemiologista e especialista em doenças infeciosas descreve o que atualmente se sabe sobre o novo coronavírus, com origem em Wuhan, na China. A especialista situa a origem do vírus, a propagação, o tratamento e sobretudo a prevenção.

SAÚDE

Diminuir a atual maior causa de morte é possível! Para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, Rui Osório Valente, médico internista, indica, neste seu artigo, mudanças simples de comportamento para o conseguir.
F Facebook TVE
Doença cardiovascular é a comorbilidade com maior risco de mortalidade por COVID-19

Doença cardiovascular é a comorbilidade com maior risco de mortalidade por COVID-19

Resultados de estudo de investigadores de Coimbra indicam que a percentagem de casos severos a necessitar de ventilação possa ser muito alta e que a doença cardiovascular acarreta maior risco de mortalidade, seguida da diabetes.
Como cuidar de idosos durante a pandemia de COVID-19

Como cuidar de idosos durante a pandemia de COVID-19

No atual momento de pandemia de COVID-19 a maior ameaça para as pessoas idosas são os mais jovens, pois podem, sem saber, transportar o novo coronavírus. Os lares devem usar ferramentas como chamadas de videoconferência.
Estado de Emergência devido a COVID-19 melhora qualidade do ar

Estado de Emergência devido a COVID-19 melhora qualidade do ar

Emissões de dióxido de azoto reduziram drasticamente durante o mês de março com o Estado de Emergência, devido a COVID-19. O aumento de qualidade do ar diminui a probabilidade de problemas respiratórios. Lisboa teve reduções de 80%.
Milhares de pessoas com prescrição para testes de COVID-19 aguardam marcação

Milhares de pessoas com prescrição para testes de COVID-19 aguardam marcação

Unilabs Portugal com a capacidade de realização de cerca de mil testes diários à COVID-19 não consegue dar resposta ao um número crescente de pedidos referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde ou com prescrição médica para o teste de diagnóstico.
Modos de transmissão da COVID-19 depende da qualidade do ar interior

Modos de transmissão da COVID-19 depende da qualidade do ar

Cientista da Universidade de Coimbra indica que a qualidade do ar interior é crítica na transmissão da COVID-19. Partículas muito pequenas com vírus que se mantêm em suspensão podem permanecer no ar durante horas, ser transportadas a longas distâncias e inaladas.
Serviços de urgência: Um desafio em tempo de pandemia por COVID-19

Serviços de urgência: Um desafio em tempo de pandemia por COVID-19

Os internistas a trabalhar no Serviço de Urgências alertam para a necessidade de terem acesso permanente a informação, proteção individual adequada e a existência de uma definição de circuitos nos Serviços de Urgência como estipula a DGS.
Luísa Fonseca, Internista e Membro do NEDVC

Acidente Vascular Cerebral – Como podemos melhorar?

Reconhecer os sinais de alarme de um Acidente Vascular Cerebral é fundamental para uma intervenção precoce numa situação que ameaça seriamente a vida. A médica especialista Luísa Fonseca alerta, neste seu artigo, para a situação do AVC.
Prevenção e controlo da COVID-19 em lares de idosos

Prevenção e controlo da COVID-19 em lares de idosos

Orientações para prevenção e gestão da COVID-19 em lares, residências e outras instituições de idosos já foram disponibilizadas pela Organização Mundial da Saúde. As orientações indicam para a deteção precoce e uso de equipamento individual de proteção.
Hospitais do Minho vão receber viseiras produzidas pelo IPCA e empresas

Hospitais do Minho vão receber viseiras produzidas pelo IPCA e empresas

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em parceria com várias empresas estão a produzir 10 mil viseiras para os profissionais de saúde. As primeiras viseiras são entregues, nos próximos dias, nos hospitais do Minho.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS