A NÃO PERDER
COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas
Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.
Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19
Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.
COVID-19 faz primeira vítima em Portugal
Portugal confirma primeira morte atribuída a COVID-19. A vítima foi um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da Republica apresentou condolências à família.
Recomendações para pessoas imunocomprometidas sobre a COVID-19
“Conhecer, preparar e proteger” são os três capítulos das recomendações para pessoas com a condição imunocomprometida, apresentados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.
Recomendações sobre COVID-19 para doentes com cancro
Oncologistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles, consideram que os doentes com cancro, que têm sistemas imunológicos enfraquecidos pelos tratamentos contra o cancro, são uma população de risco e com recomendações reforçadas.
Coronavírus de Wuhan: o que se sabe sobre o novo vírus
Epidemiologista e especialista em doenças infeciosas descreve o que atualmente se sabe sobre o novo coronavírus, com origem em Wuhan, na China. A especialista situa a origem do vírus, a propagação, o tratamento e sobretudo a prevenção.
SAÚDE
“O enfarte também é feminino”. Este é o tema de uma campanha de consciencialização lançada pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular para alertar as mulheres para os riscos de desenvolver a doença, nomeadamente devido ao estilo de vida contemporâneo.
Endometriose pode levar à infertilidade: importância do diagnóstico
Endometriose é uma doença silenciosa que pode afetar mulheres em idade reprodutiva e causar infertilidade. No Mês Mundial de Consciencialização para a Endometriose, em março, o objetivo é alertar para o diagnóstico da doença que pode levar à infertilidade.
Portadores de doenças raras devem ser prioritários na vacinação COVID-19
Doenças raras afetam cerca 800 mil pessoas em Portugal. Neste artigo, o médico Luís Brito Avô descreve algumas questões entre o SNS e os doentes de doenças raras, e alerta para ser dada prioridade a estes doentes no plano de vacinação de COVID-19.
Teste rápido de saliva para a COVID-19 lançado pela SureScreen Diagnostics em Portugal
Portugueses passam a dispor de um novo teste rápido de antigénio para a COVID-19 baseado em amostra de saliva. O teste da SureScreen Diagnostics, que também deteta a variante inglesa do coronavírus dá o resultado em 10 minutos e tem uma precisão de 99,5%.
Confirmados casos da variante brasileira da COVID-19 em Portugal
Confirmados pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge sete casos de COVID-19 com a variante brasileira do coronavírus. Uma variante cerca de 50% mais contagiosa, COVID-19 mais grave, com complicações de saúde mais severas, e que atinge maioritariamente pessoas mais novas.
Centros de saúde realizaram menos 11,4 milhões de consultas presenciais
Serviço Nacional de Saúde com quebras de acesso em 2020 que “impressionam”: menos 11,4 milhões de consultas presenciais nos Centros de saúde, menos 3,4 milhões de consultas, cirurgias e urgências e menos 434 mil rastreios de alguns cancros por realizar nos hospitais.
Variante da África do Sul do coronavírus confirmada em Portugal
Pessoas infetadas com a variante sul-africana do coronavírus SARS-CoV-2 foram detetadas em Portugal pela SYNLAB. O laboratório que atua nos aeroportos no país remeteu as amostras ao Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge que por sequenciação confirmou a variante.
Cardiologistas alertam para o tratamento do enfarte agudo do miocárdio
No dia em que assinala o Dia Nacional do Doente Coronário a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular alerta que os tratamentos para o enfarte agudo do miocárdio devem continuar. A via verde coronária e os laboratórios de hemodinâmica continuam a trabalhar.
Risco de morte súbita por ataque cardíaco aumenta com falta de exercício
Novo estudo mostra que o risco de morrer imediatamente de um ataque cardíaco aumenta entre os indivíduos que menos praticam exercício físico.
Consequências da COVID-19 no coração
COVID-19 é um teste de stress ao coração. Há relatos de complicações graves na saúde em doentes passado um longo período da infeção pela COVID-19. O que se sabe e não sabe atualmente é esclarecido por cardiologista da UC San Diego Health.