A NÃO PERDER

Perturbação de stresse pós-traumático diminui relação interpessoal

A perturbação mental que se desenvolve após um evento traumático pode apresentar diversos sintomas e as manifestações levarem a uma diminuição da qualidade de vida. A psiquiatra Sandra Neves dá, neste seu artigo, uma visão sobre esta condição de saúde.

Dois terços dos idosos portugueses não se consideram saudáveis

Estudo mostra que mais de 66% dos idosos considera que não se sentem saudáveis. O estudo coordenado por Maria Piedade Brandão, da Universidade de Aveiro, envolveu idosos de Portugal e da Polónia.

Médico dentista dá conselhos para a saúde oral durante as férias

Férias podem levar à quebra de rotinas como a da higiene oral, e isso pode ter consequências em várias patologias. João Carlos Ramos, médico dentista, aconselha a que durante as férias sejam tomados os cuidados adequados para que não se transformem num pesadelo.

Médicos dentistas, em Portugal são mais de 11 mil os inscritos...

Ordem dos Médicos Dentistas indica que, pela primeira vez, já tem mais de 11 mil médicos dentistas inscritos. Portugal tem um rácio de médicos dentistas que é quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Bancos de Olhos e transplantes de córneas reúne especialistas em Coimbra

Portugal realiza 900 transplantes de córneas anualmente mas ainda não consegue ser autossuficiente. Aumentar o número de colheitas e a criação de uma sala de cultura de córneas para responder às necessidades dos doentes, é uma prioridade no país.

Investigadores indicam origem de infeções hospitalares

Nos hospitais, as torneiras de água são lugares de colonização e multiplicação de bactérias responsáveis pelas infeções contraídas pelos doentes durante o internamento. O estudo é da Universidade de Coimbra e do Instituto Piaget.

SAÚDE

Especialista em prevenção e controle de infeções da Universidade Rutgers, EUA, descreve alguns procedimentos a ter em conta para a prevenção do novo Coronavírus da cidade chinesa de Wuhan.
F Facebook TVE
Conferência Fast-Track Cities 2020 em Lisboa para reduzir o VIH

Conferência Fast-Track Cities 2020 em Lisboa para reduzir o VIH

Lisboa recebe, em setembro, a Conferência Fast-Track Cities 2020. Mais mil participantes de mais de 300 cidades vão debater formas para acelerar a eliminação das epidemias urbanas do VIH, da tuberculose e das hepatites virais, até 2030.
Gripe: Tudo o que precisa saber sobre a doença

Gripe: Tudo o que precisa saber sobre a doença

Quais os sintomas comuns da gripe. Como preparar-se antes de ficar doente. Quais os recursos para o tratamento. Como cuidar de alguém com gripe. O que fazer no caso de nariz entupido, dor de garganta e tosse seca. Estas e outras questões são tratadas neste artigo.
Alexandra Rosa, psicóloga

Ansiedade na idade adulta: o que precisa saber

Quando, como é, porque ocorre e quais as recomendações para superar a ansiedade na idade adulta é o que Alexandra Rosa, psicóloga, aborda neste seu artigo. OMS estimou, em 2017, haver 264 milhões de pessoas no mundo a sofrer de ansiedade.
Raúl Sousa, Optometrista e Presidente da APLO

Vi(ver) sem visão central: fatores de risco e consequências da DMRI

A redução da claridade da visão central é uma consequência de patologias cuja origem permanece desconhecida. Raúl de Sousa, optometrista, esclarece, neste seu artigo, alguns aspetos da doença, como fatores de risco e consequências.
CNS e Kinetikos participam em projeto europeu em doenças neurodegenerativas

CNS e a Kinetikos participam em projeto europeu em doenças neurodegenerativas

Campus Neurológico Sénior participa no projeto europeu PROCareLife, liderado pela startup tecnológica Kinetikos. O objetivo é desenvolver um sistema tecnológico interativo que responda às necessidades das doenças neurodegenerativas.
Gripe ocorre em todo o país e atinge nível mais alto em algumas regiões

Gripe ocorre em todo o país e atinge nível mais alto em algumas regiões

Madeira, distrito de Faro e concelho de Almodôvar são as zonas do país mais afetadas pelo surto de gripe, com a previsão de atingirem o pico mais alto. A previsão é das Farmácias, que consideram que a intensidade da gripe continue a aumentar.
João Araújo Correia, Internista e Presidente da SPMI

Mais Tempo para o Doente – Um Bom Desejo de Ano Novo!

O tempo na relação médico-doente define uma medicina de alto valor. Uma medicina baseada no Raciocínio Clínico, na Empatia e na Humanidade é boa para a saúde e para as finanças, refere o médico João Araújo Correia, neste seu artigo.
Alergias: A doença afeta um terço da população portuguesa

Alergias: A doença afeta um terço da população portuguesa

Diagnóstico precoce e preciso é fundamental para a qualidade de vida dos doentes de alergias ou doenças autoimunes. A conclusão é do encontro de especialistas patologistas clínicos organizado pela ThermoFisher Scientific, em Lisboa e no Porto.
Cardiologistas de Intervenção aconselham neste Natal dar presente ao coração

Cardiologistas de Intervenção aconselham neste Natal dar presente ao coração

“Este natal dê um presente ao seu coração”. Esta é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular que alerta e apela para escolhas saudáveis e cuidados a ter com o coração, na época natalícia.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS