26 Outubro 2021

A NÃO PERDER

Falta de enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde é crítica

Com a falta generalizada de enfermeiros nos serviços de saúde, o sindicato SITEU alerta que a situação é insustentável. Aumenta o risco para os doentes e enfermeiros. Governo não está a conseguir contratar mais enfermeiros, o que torna a situação complexa.

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19

Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.

COVID-19 faz primeira vítima em Portugal

Portugal confirma primeira morte atribuída a COVID-19. A vítima foi um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da Republica apresentou condolências à família.

Recomendações para pessoas imunocomprometidas sobre a COVID-19

“Conhecer, preparar e proteger” são os três capítulos das recomendações para pessoas com a condição imunocomprometida, apresentados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

Recomendações sobre COVID-19 para doentes com cancro

Oncologistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles, consideram que os doentes com cancro, que têm sistemas imunológicos enfraquecidos pelos tratamentos contra o cancro, são uma população de risco e com recomendações reforçadas.

SAÚDE

Miopia está a aumentar de forma dramática e até 2050 metade da população mundial pode ser míope. Especialistas em visão indicam que o risco de cegueira está a aumentar e o impacto socioeconómico da crise de saúde pública, a miopia, é devastador.
Facebook TVE
Modelo de Inteligência Artificial prevê casos trombose vascular

Modelo de Inteligência Artificial prevê casos trombose vascular

Prestador de cuidados renais, Diaverum Portugal, lança modelo inovador de Inteligência Artificial que prevê em média 75% casos de risco de trombose vascular, entre os doentes renais em tratamento com hemodiálise.
Dispositivos eletrónicos causam deficiências visuais nas crianças

Dispositivos eletrónicos causam deficiências visuais nas crianças

Quando se assinala o Dia Mundial da Visão, 14 de outubro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra alerta que o atual uso excessivo dos ecrãs dos dispositivos eletrónicos está a aumentar a miopia nas crianças. Em 2050, metade da população irá sofrer de miopia.
Trombose: Uma doença silenciosa, grave e que leva à morte

Trombose: Uma doença silenciosa, grave e que leva à morte

A trombose contribui para a morte de uma a cada 4 pessoas no mundo, relacionadas ao tromboembolismo venoso. Os membros inferiores são os locais mais comuns de trombose e os principais sintomas são o inchaço, a dor, o calor e a vermelhidão local.
Joana Louro, Médica de Medicina Interna & Diabetes, CHO-Unidade de Caldas da Rainha, Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da SPMI

Obesidade: Pandemia do Presente e do Futuro! Até quando vamos ignorar?

Pandemia da obesidade tem elevado impacto em termos de morbilidade e mortalidade. Uma pandemia que afeta cerca de 6 em cada 10 portugueses e que continua a crescer, lembra a médica Joana Louro neste seu artigo.
Suplementos de ómega-3 podem aumentar risco de fibrilação auricular

Suplementos de ómega-3 podem aumentar risco de fibrilação auricular

Estudo de investigação conclui que o consumo de suplementos de ácidos gordos ómega-3 pode aumentar o risco de desenvolver fibrilação auricular. Investigadores aconselham a obter ácidos gordos ómega-3 comendo peixe várias vezes por semana.
Alerta: é importante prevenir o cancro do fígado

Alerta: é importante prevenir o cancro do fígado

Número de cancros do fígado tem vindo a crescer, sendo cerca de 2,5 vezes mais frequente nos homens, e a sétima causa de morte. Médicos alertam para a prevenção assinalando em outubro o mês da Consciencialização para o Cancro do Fígado.
Edifícios de vermelho assinalam Dia Mundial do Coração

Edifícios de vermelho assinalam Dia Mundial do Coração

Mais de 12.000 portugueses sofrem, por ano, um enfarte agudo do miocárdio. O Dia Mundial do Coração, a 29 de setembro, é assinalado com iluminação a vermelho de alguns edifícios nacionais. A iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascula
Mulheres sem acesso a rastreio às principais doenças

Mulheres sem acesso a rastreio às principais doenças

Em Portugal 88% das mulheres não fez nenhum rastreio a doenças sexualmente transmissíveis, 64,5% não fez rastreio a qualquer tipo de cancro e apenas 46,2% fez um exame à diabetes, mostra Índice Mundial da Saúde das Mulheres.
Sofia Duque, Coordenadora-Adjunta do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Conhece a demência, conhece a doença de Alzheimer

Conhecer os sinais de alerta da demência irá permitir um diagnóstico precoce mas sobretudo contribuir para modificar os 12 fatores de risco e dessa forma prevenir ou atrasar 40% dos casos de demência. O alerta é médica especialista Sofia Duque.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS