A NÃO PERDER

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19

Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.

COVID-19 faz primeira vítima em Portugal

Portugal confirma primeira morte atribuída a COVID-19. A vítima foi um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da Republica apresentou condolências à família.

Recomendações para pessoas imunocomprometidas sobre a COVID-19

“Conhecer, preparar e proteger” são os três capítulos das recomendações para pessoas com a condição imunocomprometida, apresentados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

Recomendações sobre COVID-19 para doentes com cancro

Oncologistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles, consideram que os doentes com cancro, que têm sistemas imunológicos enfraquecidos pelos tratamentos contra o cancro, são uma população de risco e com recomendações reforçadas.

Coronavírus de Wuhan: o que se sabe sobre o novo vírus

Epidemiologista e especialista em doenças infeciosas descreve o que atualmente se sabe sobre o novo coronavírus, com origem em Wuhan, na China. A especialista situa a origem do vírus, a propagação, o tratamento e sobretudo a prevenção.

SAÚDE

O tabaco é o principal fator de risco para o cancro do pulmão e outras doenças respiratórias, mas a médica Elga Freire dá outras razões para que a opção seja deixar de fumar, e lembra, neste seu artigo, que no caso da COVID-19, esta é mais grave e de maior mortalidade.
F Facebook TVE
Universidade do Porto inicia rastreio serológico ao novo coronavírus

Universidade do Porto inicia rastreio serológico ao novo coronavírus

Comunidade académica da Universidade do Porto vai ser submetida a testes serológicos ao novo coronavírus. Os testes, desenvolvidos em duas fases, vão permitir detetar o grau de imunização à COVID-19 da comunidade da Universidade.
Pescadores de Peniche e da Nazaré vão fazer testes à COVID-19

Pescadores de Peniche e da Nazaré vão fazer testes à COVID-19

Centro Diagnóstico COVID-19 do Politécnico de Leiria vai proceder a testes à COVID-19 a todos os pescadores com atividade nos portos de pesca de Peniche e da Nazaré. Atualmente o Centro está a realizar testes a idosos e a pessoas de apoio a idosos.
Como melhorar os sintomas da fibromialgia

Como melhorar os sintomas da fibromialgia

Alimentação saudável, exercício físico e boa higiene de sono são aliados no controlo da fibromialgia, lembra a APED. A 12 de maio assinala-se o Dia Mundial da Fibromialgia. A doença não tem cura mas os sintomas podem ser melhorados.

Doentes com Lúpus numa luta de várias frentes

Lúpus é uma doença autoimune sem cura. O médico António Marinho, da SPMI, alerta, neste seu artigo, que há mais de 40 terapias potenciais em desenvolvimento, sendo necessário voluntários para ensaios clínicos.
Manter a asma controlada é mais necessário em tempo de pandemia de COVID-19

Manter a asma controlada é mais necessário em tempo de pandemia de COVID-19

Controlo da asma depende do doente. A falta de informações e acompanhamento médico pode levar a agudizar a doença. O doente com asma é considerado de risco no contesto da pandemia de COVID-19. Dia Mundial da Asma assinala-se hoje, 5 de maio.
Francisco Oliveira Freitas, Podologista

Teletrabalho exige cuidados de postura para prevenir problemas de saúde

Teletrabalho exige medidas para prevenir problemas de saúde. O podologista Francisco Oliveira Freitas descreve, neste seu artigo, algumas questões consideradas relevantes relacionadas com a saúde, a postura corporal e a ergonomia do posto de trabalho.
COVID-19: A corrida ao ar livre é segura?

COVID-19: A corrida ao ar livre é segura?

Correr promove uma melhor saúde cardiovascular e pulmonar e benefícios fisiológicos que são úteis no combate às doenças respiratórias agudas, como a COVID-19. Correr exige manter o distanciamento social e se houver outras pessoas o uso de mascara é necessário.
Conjuntivites: como distinguir as virais, as alérgicas, e as de COVID-19

Conjuntivites: como distinguir as virais, as alérgicas, e as de COVID-19

A conjuntivite pode ser de natureza viral ou alérgica e também pode ser um sintoma de COVID-19. O oftalmologista Nuno Campos, da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, alerta para a necessidade de identificar as conjuntivites e para o tratamento.
Medicamento da BIAL para doença de Parkinson aprovado nos EUA

Medicamento da BIAL para doença de Parkinson aprovado nos EUA

A Food and Drug Administration, EUA, emitiu autorização para uso e comercialização do medicamento ONGENTYS (Opicapona) da BIAL, O medicamento é destinado aos doentes com Parkinson, e vai ser disponibilizado pela Neurocrine Biosciences, Inc.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS