A NÃO PERDER

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19

Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.

COVID-19 faz primeira vítima em Portugal

Portugal confirma primeira morte atribuída a COVID-19. A vítima foi um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da Republica apresentou condolências à família.

Recomendações para pessoas imunocomprometidas sobre a COVID-19

“Conhecer, preparar e proteger” são os três capítulos das recomendações para pessoas com a condição imunocomprometida, apresentados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

Recomendações sobre COVID-19 para doentes com cancro

Oncologistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles, consideram que os doentes com cancro, que têm sistemas imunológicos enfraquecidos pelos tratamentos contra o cancro, são uma população de risco e com recomendações reforçadas.

Coronavírus de Wuhan: o que se sabe sobre o novo vírus

Epidemiologista e especialista em doenças infeciosas descreve o que atualmente se sabe sobre o novo coronavírus, com origem em Wuhan, na China. A especialista situa a origem do vírus, a propagação, o tratamento e sobretudo a prevenção.

SAÚDE

Muitos doentes hospitalizados com infeção aguda sofrem de anemia. A avaliação precoce permite a adoção de tratamento específico no caso de internamento de pacientes, como os que sofrem de patologia cardíaca ou de problemas respiratórios.
F Facebook TVE
Inês Guerra Pereira, Médica Dentista e Autora do Blog Dente a Dente

Cuidados com os dentes do bebé começam na gravidez

A primeira infância é determinante para o correto desenvolvimento do bebé, e a dentição assume particular importância. A médica dentista Inês Guerra Pereira alerta, neste seu artigo, para os cuidados dos dentes durante a gravidez e as implicações no bebé.
Carlos Capela, Hospital de Braga, Escola de Medicina da Universidade do Minho, Braga

Antibioterapia. Da farmacologia à terapêutica: o melhor uso possível

Microrganismos resistentes aos antibióticos são uma das maiores ameaças à saúde. O médico Carlos Capela indica, neste seu artigo, alguns dos novos antibióticos aprovados pelo Infarmed e a necessidade de adaptação fármaco-prescrição individualizada.
Vitória Rodrigues, microbiologista clínica

Antibióticos: uma arma poderosa quando bem utilizada

Os antibióticos são dos medicamentos mais conhecidos e a sua utilização nem sempre é a correta. A microbiologista Vitória Rodrigues alerta, neste seu artigo, para a importância dos antibióticos mas também para as consequências do seu mau uso.
Maria João Baptista, Assistente Hospitalar de Medicina Interna no Hospital Beatriz Ângelo e membro do Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular

Parar de fumar em ano de pandemia – uma vantagem extra

São muitos os riscos para a saúde que advêm do consumo de tabaco. A médica Maria João Baptista aborda, neste seu artigo, as implicações de fumar e as questões ligadas à decisão de deixar de fumar. Decisão que em tempo de pandemia é ainda mais importante.
Teste rápido único para COVID-19 e Gripe

Teste rápido único para COVID-19 e Gripe

BioJam coloca no mercado ferramenta de diagnóstico para a COVID-19 e Gripe. O teste rápido permite, como apenas uma recolha por zaragatoa, saber em 15 minutos se uma pessoa está infetada com COVID-19 ou Gripe.
Raúl Sousa, Optometrista e Presidente da APLO

Retinopatia Diabética: uma das complicações oculares da diabetes

O diagnóstico precoce da retinopatia diabética é fundamental para prevenir consequências graves do estado da visão. O optometrista Raúl Sousa aborda, neste seu artigo, as causas, consequências e o tratamento da retinopatia diabética.
João Brum Silveira, presidente da APIC.

Proteja o seu coração. Deixe de fumar

Tabagismo é um fator de risco para a saúde, nomeadamente para patologias cardíacas. O médico João Brum da Silveira descreve, neste seu artigo, algumas consequências do tabaco e alguns dos sintomas de doenças como o enfarte agudo do miocárdio.
Paulo Paixão, presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia e Médico Virologista da SYNLAB Portugal

Proteja-se da COVID-19. Proteja-se da pneumonia

A pneumonia é uma patologia grave e com a pandemia pelo novo coronavírus os riscos aumentam significativamente. O virologista Paulo Paixão descreve, neste seu artigo, as causas e consequências da pneumologia e relação com a COVID-19.
Testes rápidos à COVID-19 ao domicílio no Porto

Testes rápidos à COVID-19 ao domicílio no Porto

BioJam arranca no Porto com serviço de testes rápidos de antigénio COVID-19 ao domicílio. Trata-se de um diagnóstico rápido para a fase inicial da infeção. São realizados por um profissional de saúde e apresentam resultados em apenas 15 minutos.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS