A NÃO PERDER

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

Recomendações para Cuidados Paliativos no âmbito da COVID-19

Doentes e cuidadores familiares com recomendações como: Isolamento social, higienização das mãos e regras de etiqueta respiratória. Profissionais de saúde devem fazer uso das suas melhores competências profissionais e humanas.

COVID-19 faz primeira vítima em Portugal

Portugal confirma primeira morte atribuída a COVID-19. A vítima foi um homem de 80 anos internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da Republica apresentou condolências à família.

Recomendações para pessoas imunocomprometidas sobre a COVID-19

“Conhecer, preparar e proteger” são os três capítulos das recomendações para pessoas com a condição imunocomprometida, apresentados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

Recomendações sobre COVID-19 para doentes com cancro

Oncologistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles, consideram que os doentes com cancro, que têm sistemas imunológicos enfraquecidos pelos tratamentos contra o cancro, são uma população de risco e com recomendações reforçadas.

Coronavírus de Wuhan: o que se sabe sobre o novo vírus

Epidemiologista e especialista em doenças infeciosas descreve o que atualmente se sabe sobre o novo coronavírus, com origem em Wuhan, na China. A especialista situa a origem do vírus, a propagação, o tratamento e sobretudo a prevenção.

SAÚDE

Com a doença alérgica a afetar cerca de um terço da população portuguesa, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica alerta, no Dia Mundial da Alergia, 8 de julho, para possível fator de agravamento para a pessoa que seja infetada com o novo coronavírus.
F Facebook TVE
Muitos doentes com artrite reumatoide podem estar com medicação excessiva

Muitos doentes com artrite reumatoide podem estar com medicação excessiva

Dificuldade do doente com artrite reumatoide na sua autoavaliação pode levar a uma excessiva medicação, conclui estudo liderado por investigador da Universidade de Coimbra, que aponta para novas definições internacionais de remissão e alvo terapêutico da doença.
Médicos anestesistas apelam para que todos usem mascara

Médicos anestesistas apelam para que todos usem mascara

Médicos anestesistas têm estado na linha da frente do combate à COVID-19, e a gravidade da doença leva-os a um grito de alerta e a um forte pedido para que todos, crianças e adultos usem máscara. É o meio mais eficaz para prevenir a doença.
Processos de supervisão clínica em debate em seminário online do Instituto Piaget

Processos de supervisão clínica em debate em seminário online do Instituto Piaget

Profissionais de saúde debatem reorganização dos processos de supervisão clínica num seminário online, dia 1 de julho, às 18h30. O seminário, organizado pelo Instituto Piaget, é todos os profissionais de saúde.
Medicamento da BIAL para a doença de Parkinson aprovado no Japão

Medicamento da BIAL para a doença de Parkinson aprovado no Japão

Autoridades regulamentares dos medicamentos do Japão acabam de aprovar o medicamento da BIAL para a doença de Parkinson, Ongentys (opicapona). O medicamento português deverá estar disponível aos pacientes, no Japão, até 2021.
Melhorar a capacidade pulmonar antes e depois de infeção COVID-19

Melhorar a capacidade pulmonar antes e depois de infeção COVID-19

Sobreviver à COVID-19 quando internado no hospital pode ser apenas uma parte da batalha. Terapeutas respiratórios do Hospital Cedars-Sinai indicam que o caminho da recuperação é longo e com obstáculos e por isso indicam algumas técnicas a serem usadas.
Susana Oliveira, Assistente Hospitalar Graduada, Coordenadora da Consulta de Esclerose Sistémica do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca

Esclerodermia: o impacto físico e emocional

Esclerodermia ou esclerose sistémica, uma doença rara que afeta a pele mas também vários órgãos internos. A médica Susana Oliveira descreve, neste seu artigo, alguns aspetos da doença e alerta para os cuidados a ter em tempo de pandemia COVID-19.
Protocolo de rastreio de perturbações do desenvolvimento da linguagem pode nascer na UTAD

Protocolo de rastreio de perturbações do desenvolvimento da linguagem pode nascer na UTAD

Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro a investigadora Tânia Roçadas desenvolve protocolo de rastreio precoce de Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem. As capacidades da linguagem são cruciais para as habilidades cognitivas, afetivas e de interação social
Coronavirus: Beckman Coulter disponibiliza teste serológico em Portugal

Coronavirus: Beckman Coulter disponibiliza teste serológico em Portugal

Teste serológico para o novo coronavírus, da Beckman Coulter, já está disponível em Portugal. O teste de anticorpos SARS-CoV-2 IgG mostrou ter 100% de sensibilidade e 99,8% de especificidade.
Maria José Guimarães, Pneumologista e Coordenadora do Serviço de Pneumologia do Hospital da Luz- Guimarães

COVID-19: Doentes com Esclerose Sistémica – “Não facilitar”

Doentes com Esclerose Sistémica ou Esclerodermia para além da doença respiratória crónica podem ter complicações graves se sofrerem de COVID-19. A pneumologista Maria José Guimarães alerta para não facilitar a prevenção.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS