A NÃO PERDER

Médico dentista dá conselhos para a saúde oral durante as férias

Férias podem levar à quebra de rotinas como a da higiene oral, e isso pode ter consequências em várias patologias. João Carlos Ramos, médico dentista, aconselha a que durante as férias sejam tomados os cuidados adequados para que não se transformem num pesadelo.

Médicos dentistas, em Portugal são mais de 11 mil os inscritos...

Ordem dos Médicos Dentistas indica que, pela primeira vez, já tem mais de 11 mil médicos dentistas inscritos. Portugal tem um rácio de médicos dentistas que é quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Bancos de Olhos e transplantes de córneas reúne especialistas em Coimbra

Portugal realiza 900 transplantes de córneas anualmente mas ainda não consegue ser autossuficiente. Aumentar o número de colheitas e a criação de uma sala de cultura de córneas para responder às necessidades dos doentes, é uma prioridade no país.

Investigadores indicam origem de infeções hospitalares

Nos hospitais, as torneiras de água são lugares de colonização e multiplicação de bactérias responsáveis pelas infeções contraídas pelos doentes durante o internamento. O estudo é da Universidade de Coimbra e do Instituto Piaget.

Hospitais e centros de saúde proibidos de vender doces, salgados e...

Para reduzir consumo de açúcar, sal e gorduras, prejudiciais à saúde, o Ministério da Saúde determinou por despacho, a proibição de venda de uma série de produtos e bebidas nas instituições que integram o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Avanços sobre Cirurgia de Catarata dá prémio a investigadores da UC

Estudo da Universidade de Coimbra (UC), sobre otimização dos processos de cirurgia de catarata, envolvendo o implante de lentes intraoculares multifocais, reconhecido com prémio de 400 mil euros pela Sociedade Europeia de Catarata e Cirurgia Refrativa.

SAÚDE

Cuidar de uma pessoa com demência é um desafio permanente e momentos como a época natalícia apresentam também uma oportunidade para estimular a cognição e a interação social. Ana Margarida Cavaleiro, psicóloga clínica, descreve alguns conselhos destinados aos cuidadores
F Facebook TVE
Paulo Vitória, Psicólogo e Professor no Departamento de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior

Dia Nacional do Não Fumador para celebrar a saúde

Cerca de 12.000 mortes por ano são atribuídas ao consumo de tabaco e à exposição ao fumo ambiental de tabaco, lembra Paulo Vitória, psicólogo e Professor na Universidade da Beira Interior. O Dia Nacional do Não Fumador, 17 de novembro, é para celebrar a saúde.
Portugueses são desafiados a não consumir açúcar

Portugueses são desafiados a não consumir açúcar

Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, que este ano é sobre o tema “Família e a Diabetes”, os portugueses são desafiados a não consumir açúcar. Uma diminuição no consumo diário de açúcar diminui o risco de contrair a diabetes.
Sandra Saleiro, médica pneumologista do IPO do Porto

Deixar de fumar é possível com ajuda médica

Tabagismo é causa de graves problemas de saúde, mas deixar de fumar não é um processo fácil. Sandra Saleiro, médica pneumologista, descreve os riscos do tabagismo e indicações para ter sucesso na decisão de parar de fumar. Dia Nacional do Não Fumador, 17 de novembro.
Raúl Sousa, presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO)

Retinopatia diabética é a principal causa de cegueira

A retinopatia diabética é uma das consequências da diabetes. Raúl Sousa, neste seu artigo, alerta para a prevenção e tratamento, e que os exames visuais regulares são fundamentais na deteção precoce da doença. O dia Mundial da Diabetes assinala-se a 14 novembro.
Ana Patrícia Dias, médica

Oitenta por cento dos fumadores querem parar de fumar

O tabaco contribui, em Portugal, para uma morte a cada 50 minutos e é responsável por uma em cada 4 mortes no grupo entre os 50 e os 59 anos de idade, alerta a médica Ana Patrícia Dias, neste seu artigo, quando se assinala Dia Nacional do Não Fumador, a 17 de novembro.
Três em cem crianças internadas sofrem de uma ferida crónica

Três em cem crianças internadas sofrem de uma ferida crónica

Crianças internadas que sofrem de feridas crónicas tem a causa principal associada a dispositivos médicos. Estas úlceras por pressão são um indicador da qualidade dos cuidados prestados nos hospitais, mas 95% são evitáveis. A situação está em debate no Congresso APTFeri
Doenças cardiovasculares são maior causa de morte dos doentes com diabetes

Doenças cardiovasculares são maior causa de morte dos doentes com diabetes

Doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 50% das mortes dos doentes com diabetes. “A diabetes continua a ser uma doença por controlar”, em que ausência diagnóstico, e não cumprimento da terapêutica diminuem o tempo de vida.
Vacinação reduz número de casos de gripe e mortes por pneumonia

Vacinação reduz número de casos de gripe e mortes por pneumonia

Gripes e a evolução para pneumonia podem, em parte, serem prevenidas. O médico Vasco Barreto traça, neste seu artigo, uma descrição da doença, do tratamento, e sobretudo alerta para a necessidade de prevenção.
Francisco Oliveira Freitas, Podologista

Diabetes: a doença familiar do século XXI

A Diabetes apresenta uma previsão de crescimento exponencial para os próximos anos. O Podologista Francisco Oliveira Freitas esclarece, neste seu artigo, que o paciente necessita de acompanhamento e a família desempenha, neste caso, um papel importante.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS