01 Dezembro 2022

A NÃO PERDER

Acordo entre Município de Lisboa e farmácias para Plano de Saúde...

Município de Lisboa e Associações de farmácia estabelecem acordo para operacionalizar o Plano de saúde 65+. O Plano prevê que os lisboetas maiores de 65 tenham acesso gratuito a consultas médicas, transporte de urgência para o SNS e outros cuidados de saúde.

Mais de dois mil médicos especialistas podem ser formados em 2023

Número de vagas para formação de médicos especialistas, em 2023, atinge as 2054. A especialidade de Medicina Geral e Familiar é a que tem maior número, com 574, e a especialidade de Anestesiologia com 85 vagas.

Projetos de inovação em demência, de iniciativa Roche, vão ser implementados

Quatro projetos inovadores na área da demência vão assumir trabalho real em instituições de saúde. A iniciativa da Roche, “Building Tomorrow Together - Innovation in Dementia”, que envolve mais de 100 mil euros, tem o apoio de diversas entidades de saúde do país.

Gravidade da gripe neste período sazonal

Especialista em doenças infeciosas alerta que depois de no último inverno a gripe não ter sido uma preocupação de saúde o próximo pode tornar-se num caso grave. Gripe e COVID-19 podem criar sérios problemas de saúde.

Falta de enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde é crítica

Com a falta generalizada de enfermeiros nos serviços de saúde, o sindicato SITEU alerta que a situação é insustentável. Aumenta o risco para os doentes e enfermeiros. Governo não está a conseguir contratar mais enfermeiros, o que torna a situação complexa.

COVID-19: Uma guerra sem generais e soldados heróis sem armas

Atuais medidas de contenção não param a COVID-19. Numa União Europeia onde os serviços de saúde, há muito lutam com falta de recursos humanos e materiais, estão rapidamente a colapsar. Um exército de soldados heróis continua a garantir que haja esperança.

SAÚDE

Épocas festivas levam a excessos que podem aumentar riscos para a saúde. O cardiologista, João Brum Silveira, indica, neste seu artigo, alguns conselhos para iniciar uma reeducação alimentar que conduza a menores riscos para a saúde do coração.
Facebook TVE
José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

Diabetes e fígado: uma relação perigosa para a saúde

Mais de um milhão de portugueses sofre de diabetes, e o número tende a aumentar. A diabetes está associada a diversas patologias, como é o caso da doença hepática crónica, descreve neste artigo o especialista José Presa.
Estevão Pape, Coordenador do Núcleo de Diabetes Mellitus da SPMI

A Diabetes somos todos nós

“Prevenir hoje para proteger o amanhã“. Este alerta mundial, no Dia Mundial da Diabetes, é relevado por Estevão Pape neste seu artigo. O especialista lembra que a diabetes deve ser encarada como uma preocupação global tal como os são as alterações climáticas.
Maria João Paiva Lopes, Assistente Graduada Sénior Dermatovenereologia Diretora do Centro de Responsabilidade Integrado de Dermatovenereologia,Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central

Psoríase: essencial o acesso à consulta especializada, ao diagnóstico e ao tratamento adequado

Psoríase, manifestações e implicações em outras doenças. Um quadro que a médica especialista, Maria João Paiva Lopes, aborda, neste seu artigo, e alerta para a precocidade do acesso à consulta especializada, ao diagnóstico e à intervenção adequada.
Rui Campante Teles, médico Cardiologista de Intervenção

A expressão da doença valvular cardíaca na população sénior

Negligenciar pequenos alarmes em saúde pode ser fatal. O cardiologista Rui Campante Teles refere, neste seu artigo, para a presença de alguns sinais a que se deve estar atento para se agir. Uma atenção especial às doenças assintomáticas, como a doença valvular cardíaca.
Ana Paiva Nunes, Medicina Interna, Coordenadora da Unidade Cerebrovascular do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa do AVC

Falta de cultura em saúde: O AVC como principal causa de morte

“Estou certa que se os portugueses tomassem melhor conta da sua saúde, o AVC não seria o flagelo que é na nossa sociedade,” afirma a médica especialista, Ana Paiva Nunes. Ao assinalar o Dia Mundial do AVC a médica faz algumas recomendações.
José Delgado Alves, Especialista em Medicina Interna e Farmacologia Clínica

Compreender a dor

Como compreender a dor, um processo complexo que o médico especialista José Delgado Alves aborda neste seu artigo. Para o médico uma resposta ao paciente sobre dor torna-se normalmente numa análise complexa.
Cardiologistas debatem inovações tecnológicas

Cardiologistas debatem inovações tecnológicas

Mais de 400 cardiologistas debatem, em Troia, as inovações tecnológicas em diferentes áreas da Cardiologia de Intervenção. A angioplastia coronária, a integração da imagem e da fisiologia coronária, a intervenção estrutural valvular e não valvular estão em debate.
Cancro do Fígado: a importância da prevenção

Cancro do Fígado: a importância da prevenção

A consciencialização para o Cancro do Fígado é assinalada no mês de outubro com alertas da APEF para a importância da prevenção, fatores de risco e sinais e sintomas da doença. Em Portugal, ocorrem mais de 1.550 novos casos de cancro do fígado por ano.
Sintomas da COVID-19 já não levam ao isolamento obrigatório

Sintomas da COVID-19 já não levam ao isolamento obrigatório

Governo termina estado de alerta e cessa todos os decretos e a maioria das recomendações ligadas à pandemia de COVID-19. A infeção deixa de exigir isolamento e os procedimentos iguais aos de outra doença respiratória.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS