A NÃO PERDER

Dois terços dos idosos portugueses não se consideram saudáveis

Estudo mostra que mais de 66% dos idosos considera que não se sentem saudáveis. O estudo coordenado por Maria Piedade Brandão, da Universidade de Aveiro, envolveu idosos de Portugal e da Polónia.

Médico dentista dá conselhos para a saúde oral durante as férias

Férias podem levar à quebra de rotinas como a da higiene oral, e isso pode ter consequências em várias patologias. João Carlos Ramos, médico dentista, aconselha a que durante as férias sejam tomados os cuidados adequados para que não se transformem num pesadelo.

Médicos dentistas, em Portugal são mais de 11 mil os inscritos...

Ordem dos Médicos Dentistas indica que, pela primeira vez, já tem mais de 11 mil médicos dentistas inscritos. Portugal tem um rácio de médicos dentistas que é quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Bancos de Olhos e transplantes de córneas reúne especialistas em Coimbra

Portugal realiza 900 transplantes de córneas anualmente mas ainda não consegue ser autossuficiente. Aumentar o número de colheitas e a criação de uma sala de cultura de córneas para responder às necessidades dos doentes, é uma prioridade no país.

Investigadores indicam origem de infeções hospitalares

Nos hospitais, as torneiras de água são lugares de colonização e multiplicação de bactérias responsáveis pelas infeções contraídas pelos doentes durante o internamento. O estudo é da Universidade de Coimbra e do Instituto Piaget.

Hospitais e centros de saúde proibidos de vender doces, salgados e...

Para reduzir consumo de açúcar, sal e gorduras, prejudiciais à saúde, o Ministério da Saúde determinou por despacho, a proibição de venda de uma série de produtos e bebidas nas instituições que integram o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

SAÚDE

SYNLAB, serviços de diagnóstico médico, vai realizar rastreios de saúde no Alentejo. De 28 a 31 de janeiro, em Reguengos de Monsaraz, os testes de medição de glicémia, colesterol e triglicéridos são gratuitos.
F Facebook TVE
Novo Hospital Central do Alentejo: um investimento de 181 milhões de euros

Novo Hospital Central do Alentejo: um investimento de 181 milhões de euros

Novo Hospital Central do Alentejo vai ter valências e especialidades inexistentes na região. O projeto de Souto de Moura tem um investimento previsto de 150 milhões de euros, mais 31 milhões de euros em equipamentos. A participação da UE é de 40 milhões de euros.
Luís Azeredo Paixão, Médico de Família na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Castanheira de Pêra

Deixar de fumar: Ano Novo, Vida Nova!

No início de um novo ano deixar de fumar é muitas vezes uma promessa e um desejo, mas nem sempre conseguido. O médico Luís Azeredo Paixão descreve, neste seu artigo, uma visão da importância de ter sucesso e para isso enumera um conjunto de conselhos a seguir.
Hospitalização domiciliária: uma opção com benefícios

Hospitalização domiciliária: uma opção com benefícios

Hospitalização domiciliária é considerada uma opção de qualidade, segura, eficaz e de custo-efetivo. Francisca Delerue, médica internista, esclarece, neste seu artigo, alguns aspetos da evolução para novos modelos de hospitalização.
Hospitais do SNS vão contratar 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais

Hospitais do SNS vão contratar 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais

Ministério da Saúde indica que os hospitais do Serviço Nacional de Saúde vão proceder de imediato ao processo para contratação de 850 profissionais de saúde para satisfazer necessidades permanentes. É a primeira contratação de 2019.
Paulo Vitória, Psicólogo e Professor no Departamento de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior

Quer deixar de fumar no ano novo?

Mais de um milhão de portugueses quer deixar de fumar. A conclusão é de vários estudos refere, neste seu artigo, Paulo Vitória. O especialista indica que são vários os motivos para deixar de fumar, mas alerta que o sucesso é baixo se o fumador não for bem acompanhado.
Fátima Carvalho, Podologista responsável pelo Centro Clínico do Pé

Frieiras: o inverno não é só chuva e vento

Tempo frio e seco potenciam o aparecimento de frieiras. Neste artigo a podologista Fátima Carvalho esclarece as causas do aparecimento das frieiras e dá conselhos para minimizar o aparecimento desta condição que não sendo grave apresenta grande desconforto.
Cardiologistas de Intervenção apelam a escolhas saudáveis no Natal

Cardiologistas de Intervenção apelam a escolhas saudáveis no Natal

“Este natal dê um presente ao seu coração”. É um conselho, mas sobretudo um alerta para a importância de neste período de Natal refletir e adotar um estilo de vida saudável que beneficie o coração, indica a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.
Anemia e a deficiência de ferro com rastreios gratuitos

Anemia e a deficiência de ferro com rastreios gratuitos

Anemia Working Group Portugal promove rastreios gratuitos para identificar a Anemia e deficiência de ferro. O rastreio que decorre nos hospitais e clínicas CUF do País tem o apoio do grupo Germano de Sousa e do Grupo CUF.
Internamentos hospitalares aumentam mais de 30% em dezembro

Internamentos hospitalares aumentam mais de 30% em dezembro

Em dezembro o número de internamentos hospitalares aumenta mais de 30%, mas a resposta médica é dada com os mesmos internistas. O alerta é da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna que define, primeira vez, dezembro, como “Mês da Medicina Interna”.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS