A NÃO PERDER

IBM armazena dados no mais pequeno disco do mundo

IBM conseguiu armazenar um ‘bit’ de dados num único átomo. Atualmente para armazenar um ‘bit’ são necessários 100 mil átomos. O estudo recorreu ao microscópio que permitiu aos cientistas da IBM ganhar o Nobel da Física de 1986.

Células solares podem ser baseadas em moléculas de ferro

Investigadores da Universidade de Lund (UL), na Suécia, verificaram que corantes à base de ferro trabalham a um nível molecular em células solares. Um conhecimento que pode acelerar o desenvolvimento de células solares de baixo custo.

FÍSICA

Investigadores descobriram que a luz emitida por lâmpadas LED-UV de 285 nanómetros é eficaz a matar o coronavírus, que causa a COVID-19. Os investigadores sugerem a instalação da tecnologia no ar condicionado e água.
F Facebook TVE
Gotículas de tosse são projetadas a mais de 6 metros

Gotículas de várias dimensões provocadas pela tosse podem ser transportadas pelo ar a várias distâncias, dependendo das condições ambientais. Investigação mostra que para parar a transmissão da COVID-19 o distanciamento é fundamental.
Bioplásticos não são mais seguros que os plásticos convencionais

Bioplásticos são tão tóxicos como os plásticos convencionais! Estudo de investigação mostra que podem conter mais de 1.000 produtos químicos diferentes e que as consequências para o meio ambiente e para a saúde das pessoas ainda não são conhecidas.
Falar ou cantar impulsiona os vírus numa direção e distância

Falar ou cantar projeta gotas de saliva, com possíveis vírus, numa direção e numa distância de acordo com os sons produzidos. Sons de algumas consoantes numa fala podem produzir um fluxo de ar cónico que pode ser projetado até 2 metros em 30 segundos.
Luz ultravioleta com 222 nm mata o coronavírus da COVID-19 e é segura

Investigadores apresentam a primeira prova de que a luz ultravioleta C com comprimento de onda de 222 nm, é segura para usar em humanos, e mata efetivamente o vírus SARS-CoV-2 que causa a COVID-19.
Baixa humidade no ar aumenta propagação da COVID-19

Baixa humidade do ar aumenta propagação da COVID-19

Investigação mostra que baixa humidade do ar aumenta o risco de COVID-19. O ar seco torna os aerossóis menores e podem ficar suspensos no ar durante mais tempo aumentado a exposição para outras pessoas. Ar seco justifica maior uso de máscara.
Como o coronavírus da COVID-19 se propaga numa sala de aulas

Numa sala de aulas a propagação do coronavírus pode diminuir quando professor ou aluno intervenientes se colocam diretamente sob uma abertura de ventilação. Estudo de transmissão de aerossóis pode auxiliar na reabertura das escolas e outros espaços.
Eficiência das mascaras faciais de tecido na filtragem de coronavírus

Como se deve construir uma mascara de tecido e que tecidos usar? Cientistas avaliaram diversas opções e concluíram que as mascaras mais eficientes incluem tecido de algodão com alta contagem de linhas e camadas eletrostáticas, como seda ou poliéster.
Descarga do autoclismo de sanita pode propagar o coronavírus

Nuvens de partículas com coronavírus, geradas pela descarga de água numa sanita, propagam no novo coronavírus. Estudo de investigação mostra o risco de contrair um infeção por coronavírus ao usar uma casa de banho pública ou muito frequentada.
Melhores máscaras comunitárias combinam dois tecidos

Estudo cientifico aprofundado concluiu que a combinação de um tecido de algodão com chiffon, seda natural ou flanela, filtra as partículas de aerossóis com elevada eficácia, e assim, pode garantir a proteção contra a novo coronavírus causador da COVID-19.

Siga-nos nas redes sociais