A NÃO PERDER

IBM armazena dados no mais pequeno disco do mundo

IBM conseguiu armazenar um ‘bit’ de dados num único átomo. Atualmente para armazenar um ‘bit’ são necessários 100 mil átomos. O estudo recorreu ao microscópio que permitiu aos cientistas da IBM ganhar o Nobel da Física de 1986.

Células solares podem ser baseadas em moléculas de ferro

Investigadores da Universidade de Lund (UL), na Suécia, verificaram que corantes à base de ferro trabalham a um nível molecular em células solares. Um conhecimento que pode acelerar o desenvolvimento de células solares de baixo custo.

FÍSICA

Investigadores da Universidade de Aveiro concluíram que o Porto precisa de maiores áreas de jardins e parque verdes para combater ondas de calor e recomendam também o uso de cores claras nos edifícios e nos pavimentos.
F Facebook TVE
Qualidade do ar no Porto pode melhorar com plano de zonas verdes

Investigação do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro, concluiu que a qualidade do ar da cidade do Porto pode melhorar, com a plantação de árvores em locais específicos da cidade.
Investigação em Estrelas de Neutrões reúne cientistas em Coimbra

Estrelas de Neutrões reúne, de 26 a 28 de setembro, em Coimbra, cerca de meia centena de cientistas num encontro, para debater algumas das questões ligadas à investigação da física destes objetos compactos do universo.
Buraco negro tem comportamento igual a gota de água

Estudo de investigação desenvolvido no Departamento de Física da Universidade de Aveiro por Carlos Herdeiro e Eugen Radu mostrou que um buraco negro comportar-se como uma gota de água.
Matéria escura do Universo reúne cientistas mundiais em Coimbra

Cientistas de todo o mundo envolvidos na Experiência Internacional XENON discutem, em Coimbra, novos dados sobre a misteriosa matéria escura do Universo. Portugal participa desde inicio na experiência com uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra.
Copo de uísque mais água

Adicionar água ao uísque melhora o sabor

Muitos apreciadores de uísque adicionem alguma água ao uísque para aumentar o sabor. Os investigadores Björn Karlsson e Ran Friedman da Universidade de Linnaeus justificam o motivo da água aumentar o sabor do uísque.

Decisões financeiras são influenciadas pela intensidade da luz

Estudo indica que a luminância ou intensidade da luz tem efeitos sobre o comportamento das decisões financeiras. Nos dias de maior intensidade de luz as pessoas pioraram nas decisões e são mais inconsistentes nas escolhas.
XENON1T instalado no Laboratório Nacional de Gran Sasso, Itália

Cientistas do XENON1T alcançam resultados sobre matéria escura

Cientistas avançam na descoberta da matéria escura recorrendo a equipamento ultrassensível, o XENON1T. Estudo aponta para a existência de cinco vezes mais matéria no espaço do que a atualmente conhecida.
Investigadores do LIbPhys, da esquerda para a direita: Fernando Amaro, Cristina Monteiro, Joaquim Santos.

Investigadores da UC desenvolvem nova técnica para detetores de materiais radioativos

Nova técnica para detetores de neutrões térmicos pode aumenta a eficácia na prevenção do contrabando de materiais radioativos. A técnica desenvolvida por investigadores da Universidade de Coimbra (UC) substitui o Hélio-3 por um ‘gás artificial’ com Boro-10.
Lasers rotativos fazem microscópios mais potentes

Equipa internacional de físicos liderada por investigadores do IST desenvolveu novo conceito de lasers rotativos, que pode ser usado no desenvolvimento de supermicroscópios para imagiologia científica e médica.

Siga-nos nas redes sociais