13 Agosto 2022

A NÃO PERDER

Morangos contêm composto que protege da doença de Alzheimer

Os morangos contêm pelargonidina, um composto bioativo que os cientistas indicam estar associado a uma proteção do cérebro contra a doença de Alzheimer. Cientistas concluíram que os morangos devem ser incluídos na dieta dos mais idosos.

Medicamento para asma e alergias pode combater o SARS-CoV-2

Medicamento com mais de 20 anos, o montelucaste, prescrito para condições como asma, febre do feno e a urticária bloqueia a replicação do SARS-CoV-2 nas células infetadas. Estudo aponta para uma redução na hospitalização em pacientes com COVID-19.

Sementes de plantas vulgares são potenciais drogas psicodélicas benéficas

Muitas espécies de ipomeias contêm elementos de drogas psicodélicas. Um composto associado à droga alucinogénia LSD, que tem sido usado durante o trabalho de parto, tratamento de enxaquecas, na doença de Parkinson e em outras doenças.

Variante Ómicron do SARS-CoV-2 é resistente aos anticorpos atuais

Vacinas e anticorpos terapêuticos mostram pouca eficácia contra a variante Ómicron. Equipa de cientistas concluíram, em estudo de investigação, que uma terceira dose de reforço com a vacina da Pfizer-BioNTech mostra alguma eficácia sobre a Ómicron.

Mortes por cancro sobem para mais de 23 milhões em 2019

Mortes por cancro e número de novos cancros cresce em todo o mundo. O número de mortes por cancro foi superior a 23 milhões, em 2019, e o cancro da traqueia, brônquios e pulmões foi a principal causa de mortes por cancro.

COVID-19 pode desencadear autoanticorpos que atacam o próprio corpo

Estudo mostra que a COVID-19 pode desencadear resposta imunológica hiperativa e que o stress do sistema imunológico pode levar a que sejam produzidos anticorpos. Estes autoanticorpos podem atacar os próprios órgãos e tecidos do corpo ao longo do tempo.

BIOTECNOLOGIA

Extratos de casca de mangostão tratam eficazmente a inflamação intestinal em humanos e animais. Investigadores replicaram “hidroxi-xantonas” a partir da casca de mangostão que apresentam alta eficácia para a saúde de humanos e de animais.
Facebook TVE
Eficácia da vacina COVID-19 contra novas variantes Omicron diminui rapidamente

Nível de proteção dado pela vacina COVID-19 é baixo passado 3 meses após a segunda dose ou após dose de reforço. Estudo mostra que os anticorpos desenvolvidos, após toma de vacina ou por uma infeção, são rapidamente ineficazes.
Só vacina por spray nasal pode travar variantes do coronavírus da COVID-19

COVID-19 pode causar danos permanentes aos pulmões em pacientes hospitalizados e não vacinados. Investigação concluiu que é necessário vacina COVID-19 administrada por spray nasal para travar a propagação das variantes do coronavírus e salvar vidas.
Descoberta cura para doença hepática genética rara

Doença hepática genética rara incurável pode ser tratada eficazmente com um novo medicamento. Para os investigadores o diagnóstico é uma preocupação que tem de ser confirmado por teste de sangue e teste genético.
Nova terapia melhora sobrevida de doentes com leucemia

Medicamento quizartinib tomado durante a quimioterapia melhorou sobrevida em doentes adultos com um subtipo comum e altamente agressivo de leucemia mieloide aguda em comparação com uma terapia baseada apenas na quimioterapia.
Adenosina pode estar ligada ao insucesso da imunoterapia no cancro da bexiga

Equipa de investigadores da Universidade de Coimbra pretende melhorar o prognóstico dos doentes com cancro da bexiga. Estudos permitiram identificar “uma maior expressão da via da adenosina no microambiente tumoral por comparação ao tecido normal”.
Exposição a gás sarin é a causa da doença dos veteranos da Guerra do Golfo

Exposição a gás sarin é a causa da doença dos veteranos da Guerra do...

Estudo genético mostra que a causa da designada doença da Guerra do Golfo de que sofrem os veteranos dos EUA foi a exposição ao gás de nervos sarin. Os cientistas descobriram que entre os veteranos um gene determina maior ou menor propensão para os sintomas.
Há uma nova esperança para doentes com cancro do sangue

Nova descoberta pode revolucionar o tratamento da leucemia mieloide aguda. Cientistas descobriram uma proteína que leva à resistência aos medicamentos atualmente usados no tratamento do cancro, e estão a trabalhar para preparar ensaios clínicos.
Descoberta: Rede neural que liga circuitos visuais e circuitos motores

Neurocientistas da Fundação Champalimaud descobrem uma rede neural bidirecional que liga as pernas e o sistema visual, com a função de ajuste do andar. A descoberta feita na mosca da fruta pode vir a confirmar-se em outros organismos.
Imunoterapia pode salvar pacientes com cancro do pâncreas

Imunoterapia com base em dois medicamentos já existentes pode tratar, com sucesso, pacientes de cancro do pâncreas. Os pacientes selecionados para a imunoterapia transportam mutações específicas.

Siga-nos nas redes sociais