A NÃO PERDER

Cães com excesso de peso têm vidas mais curtas

Obesidade nos animais de estimação está a crescer. Estudo indica que os cães com excesso de peso têm uma vida mais curta. Os donos sobrealimentam os animais levando a doenças articulares, respiratórias, cancro e a uma pior qualidade de vida.

Novo teste de sangue deteta cancro do ovário em estágio inicial

Novo teste de sangue tem o potencial de melhorar drasticamente a deteção precoce do cancro do ovário. Este diagnóstico precoce por exame de sangue foi desenvolvido por investigadores das Universidades australianas de Adelaide e Griffith.

Aspirina diminui risco de cancro do ovário

Novo estudo aumenta a ligação entre a toma diária de baixas doses de aspirina e a diminuição do risco de cancro do ovário. No estudo publicado na revista JAMA Oncology a diminuição do risco foi de 23%.

Cancro da Mama HER2 positivo pode vir a ser tratado com...

Investigadores da Mayo Clinic identificam uma potencial nova abordagem para tratar o cancro da mama HER2 positivo. O suplemento alimentar ciclocreatina confirmou eficácia no tratamento, em situações de cancro resistente aos atuais medicamentos.

Sequenciação do genoma do trigo já concluída

Genoma do trigo está já descodificado. Um trabalho que demorou 13 anos a ser concluído e que agora vai permitir criar variedades mais fortes para enfrentar as alterações climáticas, diversas pragas e aumentar a rentabilidade e sustentabilidade dos solos.

Glaucoma pode ter na origem uma doença autoimune

Investigação do MIT mostra que o sistema imunológico do corpo destrói as células da retina. As células T do corpo são responsáveis pela degeneração progressiva da retina observada no glaucoma. A descoberta pode levar a medicamentos para tratar o glaucoma.

BIOTECNOLOGIA

Substância ativa da planta coralberry pode eliminar o cancro ocular. Estudo de investigação mostra que a toxina FR recolhida das folhas da planta suprime a proliferação de células cancerígenas.
F Facebook TVE
Lente de contato de hidrogel para tratar doenças oculares graves

Doença ocular de “derretimento da córnea” é uma das maiores causas de cegueira em todo o mundo. Investigadores da Universidade de New Hampshire criaram um hidrogel que pode ser transformado em lente de contato para contrariar a doença.
Terapia fotodinâmica eficaz no combate a infeções fatais por bactérias

O aumento da resistência das bactérias aos antibióticos é conhecido, e mesmo os antibióticos de último recurso são, em muitos casos, ineficazes. Investigação de cientistas da Universidade de Aveiro concluiu que a terapia fotodinâmica é eficaz.
Descoberto medicamento promissor para tratar cancro da próstata agressivo

Cientistas descobrem mecanismo que leva ao desenvolvimento do cancro da próstata agressivo, e que é resistente ao tratamento. Os cientistas descobrem, agora, que o medicamento decitabina tem potencial para tratar o cancro da próstata agressivo.
Dislexia: Neurocientistas descobrem mecanismos neurais envolvidos

Neurocientistas da Universidade Técnica de Dresden descobriram mecanismos neurais da dislexia do desenvolvimento. As pessoas com dislexia têm menos conetividade entre o plano temporal auditivo sensível ao movimento e o tálamo auditivo esquerdo.
Descoberta inesperada indica para novo tratamento da artrite reumatoide

Equipa de investigadores identificou que o gene ELMO1 é importante na inflamação associada à artrite reumatoide, e a eliminação do gene diminuiu os sintomas da artrite. O trabalho é agora procurar um medicamento que iniba o gene.
Medicamento inovador combate a distrofia muscular de Duchenne

Novo medicamento para a distrofia muscular de Duchenne dá resultados positivos nos testes clínicos de fase 1 em crianças. O edasalonexent já tinha mostrado ser tolerado e diminuir a perda da distrofina e a progressão da doença.
Tratamento do cancro renal avançado mais eficiente com nova terapia

Novo tratamento do cancro renal avançado é mais eficiente

Doentes de cancro renal avançado podem beneficiar com nova terapia que combina dois medicamentos. Ensaio clínico de fase 3 mostra haver um aumento significativo de sobrevida sem progressão em comparação com o atual tratamento padrão.
Atual vacinação contra hepatite A não garante resistência ao vírus

Pessoas vacinadas contra a hepatite A podem não estar seguras da doença. Investigadores descobriram variantes do vírus da hepatite A em pessoas que tinham sido vacinadas, e propõem alterações ao atual protocolo de vacinação.
Tecnologias de jogos ajudam comunicação de doentes com cancro

Apps e jogos eletrónicos podem ser usados para melhorar a comunicação entre doentes com cancro e médicos e enfermeiros. O estudo internacional é liderado pela Universidade de Lancaster.

Siga-nos nas redes sociais