A NÃO PERDER

Antioxidantes protegem as células contra contaminantes nocivos da água

Os riscos de cancro devido ao cromo hexavalente existente na água podem ser diminuídos com antioxidantes, como vitamina C ou o antioxidante que se encontra no chá verde. A conclusão é de um estudo desenvolvido na Olivet Nazarene University, EUA.

Consumo de um ovo por dia reduz risco de diabetes tipo...

Estudo de investigação mostra que o consumo de um ovo por dia pode reduzir o risco de diabetes do tipo 2. O ovo possui muitos compostos bioativos benéficos para a saúde, mas o alto consumo é desaconselhável devido ao teor de colesterol.

Cães com excesso de peso têm vidas mais curtas

Obesidade nos animais de estimação está a crescer. Estudo indica que os cães com excesso de peso têm uma vida mais curta. Os donos sobrealimentam os animais levando a doenças articulares, respiratórias, cancro e a uma pior qualidade de vida.

Novo teste de sangue deteta cancro do ovário em estágio inicial

Novo teste de sangue tem o potencial de melhorar drasticamente a deteção precoce do cancro do ovário. Este diagnóstico precoce por exame de sangue foi desenvolvido por investigadores das Universidades australianas de Adelaide e Griffith.

Aspirina diminui risco de cancro do ovário

Novo estudo aumenta a ligação entre a toma diária de baixas doses de aspirina e a diminuição do risco de cancro do ovário. No estudo publicado na revista JAMA Oncology a diminuição do risco foi de 23%.

Cancro da Mama HER2 positivo pode vir a ser tratado com...

Investigadores da Mayo Clinic identificam uma potencial nova abordagem para tratar o cancro da mama HER2 positivo. O suplemento alimentar ciclocreatina confirmou eficácia no tratamento, em situações de cancro resistente aos atuais medicamentos.

BIOTECNOLOGIA

Medicamento donepezil prescrito para doentes com Alzheimer ou outras demências duplica o risco de hospitalização por rabdomiólise, em comparação com a toma dos medicamentos rivastigmina ou galantamina, concluiu estudo de investigação.
F Facebook TVE
Nanomateriais à base de algas removem antibióticos e outros poluentes das águas

Equipa de investigação da Universidade de Aveiro descobriu que nanomateriais preparados a partir de biopolímeros extraídos das algas têm capacidade de remover da água, antibióticos e outros poluentes.
Atividade física não altera obesidade abdominal em meninas

Gene associado à obesidade está ligado a maior probabilidade de obesidade abdominal em meninas, concluiu estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra. O estudo revelou também que a atividade física não modifica o efeito do gene em crianças.
Nova vacina contra a tuberculose mostra eficácia

Equipa de investigadores, na Austrália, desenvolveu uma vacina contra a Tuberculose. A vacina mostrou, nesta fase inicial, ser eficaz na proteção contra a tuberculose.
Biomarcadores de longevidade descobertos por cientistas

Usando 17 diferentes ações, que são conhecidas por proporcionar maior tempo de vida, uma equipa de cientistas descobriu vários biomarcadores genéticos de longevidade. O conhecimento agora adquirido permite vir a melhorar a saúde e o tempo de vida.
Laboratório

Antibióticos aumentam risco de cancro do cólon

Estudo de investigação mostrou haver uma ligação entre o consumo de antibióticos e o aumento do risco de cancro do cólon. Os investidores concluíram que a melhor maneira de evitar o risco é através da prescrição mais cautelosa de antibióticos.
Descoberta de esqueletos do período das invasões bárbaras na Europa de Leste

Equipa de cientistas, que incluiu Daniel Fernandes, da Universidade de Coimbra, descobriu, na Croácia, esqueletos de adolescentes, do período das invasões bárbaras na Europa de Leste, com diferentes tipos de deformações cranianas artificiais e geneticamente asiáticos.
Trabalhos de laboratório

Descoberta nova estratégia para tratamento do cancro do pulmão

Terapêutica combinada para gene KRAS pode trazer benefícios para quase um terço dos pacientes com cancro do pulmão. Investigadores do Moffitt Cancer Center, EUA, mostraram que tratamento com trametinib e as citocinas TNFα e IFNγ era mais eficaz.
Ultrassom pode ser usado como terapia em doença cardiovascular

Ultrassom é usado no diagnóstico e na terapia de tecidos profundos. Investigadores na China estão a aplicar os ultrassons em testes e ensaios clínicos numa variedade de doenças, como hipertensão, arritmia, cardiomiopatia hipertrófica e enfarte do miocárdio.
Dieta rica em vegetais reduz fadiga em pacientes com Esclerose Múltipla

Pacientes com Esclerose Múltipla podem beneficiar de uma dieta rica em vegetais. Estudo de investigação mostra que os níveis mais elevados de HDL, ou colesterol bom, em resultado de uma dieta rica em vegetais, diminui a fadiga crónica nos pacientes.

Siga-nos nas redes sociais