A NÃO PERDER

Descoberta a molécula responsável pelo envelhecimento

Foi descoberta a molécula responsável pelo envelhecimento. Cientistas do Centro Alemão de Investigação do Cancro concluíram que é possível, através da manipulação da molécula TXNIP, atrasar o envelhecimento.

Cancro do pâncreas: como prevenir metástases após cirurgia

Descoberto o mistério das metástases que surgem após uma cirurgia de remoção do cancro do pâncreas com sucesso. Equipa de cientistas indica que é possível prevenir a metástases atuando ao nível do sistema imunitário.

Vírus Zika pode eliminar tumor cerebral avançado

Investigadores brasileiros comprovam, pela primeira vez in vivo, a eficácia do Zika vírus na eliminação de células tumorais do Sistema Nervoso Central. Os estudos foram realizados em ratos mas a equipa pretende avançar com testes em pessoas.

Novos avanços no tratamento contra o cancro

Novas descobertas que podem revolucionar o tratamento contra o cancro estão a ser apresentadas nos EUA. Algumas das descobertas abrangem os tratamentos contra o cancro do pâncreas, cólon, mama e da dor associada à quimioterapia.

Risco de obesidade aumenta nos rapazes com maus hábitos de sono

Equipa de investigadores da Universidade de Coimbra concluiu que os rapazes com maus hábitos de sono têm um risco elevado de obesidade. Uso de tablets, telemóveis e computadores é apontado com uma das causas da alteração dos períodos de sono.

Medicamentos antiepiléticos aumentam risco de Alzheimer e demência

Investigação concluiu que medicamentos antiepiléticos aumentam em 15% o risco da Doença de Alzheimer e em 30% o risco de demência. No caso dos medicamentos que afetam a função cognitiva o risco aumenta para 20% e 60% respetivamente.

BIOTECNOLOGIA

Qualidade do ar vai diminuir em Portugal durante este século, e vai levar à degradação da saúde da população, concluiu grupo de investigadores da Universidade de Aveiro. Alterações climáticas e aquecimento global são responsáveis pelo aumento da poluição do ar.
F Facebook TVE
Bactérias E. coli coloridas em gradiente de calor

Nova técnica permite estudar resistência das bactérias a antibióticos

Estudo liderado pelo investigador português André Nogueira Mateus, no European Molecular Biology Laboratory (EMBL), permitiu adaptar uma técnica ao estudo da resistência das bactérias aos medicamentos.
Trabalhos de laboratório

Cancro do esófago com deteção e tratamento por nanopartículas

Investigadores da Universidade do Texas em Arlington desenvolvem uma ferramenta para detetar mais facilmente células cancerígenas do esófago. A ferramenta consiste em nanopartículas com capacidade de se dirigir ao tumor e de transportar quimioterapia.
Como se desenvolve a doença de Parkinson?

Estudo científico recente levanta dúvidas sobre o atual entendimento da doença de Parkinson. É colocada em causa o papel da proteína alfa-sinucleína como um dos fatores desencadeadores da doença.
Pessoas idosas

Transtorno do sono associado a alterações na estrutura cerebral típicas da demência

Apneia obstrutiva do sono está associada a alterações na estrutura do cérebro que também são observadas nos estágios iniciais da demência, conclui estudo da Universidade de Sydney. Os investigadores consideram que tratar os transtornos do sono pode prevenir a demência.
Bebidas alcoólicas diminuem substância cinzenta do cérebro nos jovens adultos

Investigadores concluem, após estudo de longa duração, que o consumo de bebidas alcoólicas leva a mudanças no perfil metabólico em jovens adultos. Os investigadores verificaram que mesmo consumos baixos reduzem a substância cinzenta do cérebro.
Medicamento para cancro da próstata não é eficaz em doentes com anomalia genética.

Nova investigação de equipa da Cleveland Clinic concluiu que pacientes com cancro da próstata, que possuem uma variante genética, não respondem aos medicamentos mais comuns usados no tratamento. O estudo aponta para terapêutica alternativa.
Trabalhos de laboratório

Descoberto novo gene ligado à doença de Parkinson e Demência com corpos de Lewy

Equipa de investigadores portugueses do iMM colaborou com equipa internacional na descoberta de novo gene associado à Doença de Parkinson e à Demência de Corpos de Lewy. A descoberta abre portas a novos biomarcadores e terapêutica.
Trabalhos de laboratório (imagem de arquivo)

Cientistas descobriram como parar a proliferação das células cancerígenas

Cientistas da Universidade de Montreal descobriram como impedir as células do cancro de se multiplicarem. Um mecanismo simples e direto basta interromper a composição dos ribossomos. Os cientistas ficaram surpreendidos com a descoberta.
Investigadores identificam nova abordagem para matar os fungos

Investigadores identificaram uma forma de matar os fungos. A nova abordagem de combate aos fungos possuiu potencial para constituir o tratamento de infeções fúngicas que levam à morte mais de 1,6 milhões de pessoas por ano.

Siga-nos nas redes sociais