A NÃO PERDER

Cães com excesso de peso têm vidas mais curtas

Obesidade nos animais de estimação está a crescer. Estudo indica que os cães com excesso de peso têm uma vida mais curta. Os donos sobrealimentam os animais levando a doenças articulares, respiratórias, cancro e a uma pior qualidade de vida.

Novo teste de sangue deteta cancro do ovário em estágio inicial

Novo teste de sangue tem o potencial de melhorar drasticamente a deteção precoce do cancro do ovário. Este diagnóstico precoce por exame de sangue foi desenvolvido por investigadores das Universidades australianas de Adelaide e Griffith.

Aspirina diminui risco de cancro do ovário

Novo estudo aumenta a ligação entre a toma diária de baixas doses de aspirina e a diminuição do risco de cancro do ovário. No estudo publicado na revista JAMA Oncology a diminuição do risco foi de 23%.

Cancro da Mama HER2 positivo pode vir a ser tratado com...

Investigadores da Mayo Clinic identificam uma potencial nova abordagem para tratar o cancro da mama HER2 positivo. O suplemento alimentar ciclocreatina confirmou eficácia no tratamento, em situações de cancro resistente aos atuais medicamentos.

Sequenciação do genoma do trigo já concluída

Genoma do trigo está já descodificado. Um trabalho que demorou 13 anos a ser concluído e que agora vai permitir criar variedades mais fortes para enfrentar as alterações climáticas, diversas pragas e aumentar a rentabilidade e sustentabilidade dos solos.

Glaucoma pode ter na origem uma doença autoimune

Investigação do MIT mostra que o sistema imunológico do corpo destrói as células da retina. As células T do corpo são responsáveis pela degeneração progressiva da retina observada no glaucoma. A descoberta pode levar a medicamentos para tratar o glaucoma.

BIOTECNOLOGIA

Investigação da Universidade de Newcastle concluiu que a toma de doses mais elevadas de suplementos de Vitamina D, por idosos com mais de 70 anos, não contribui para uma melhoria da força óssea e redução do risco de quedas.
F Facebook TVE
Descobertas as áreas do cérebro ligadas ao consumo de tabaco e de álcool

Descobertas as áreas do cérebro ligadas ao consumo de tabaco e de álcool

Investigadores descobriram que a tendência para o álcool está associada ao aumento da conetividade das redes cerebrais e ligada ao processamento de recompensas, e a tendência a fumar está associada à baixa conetividade e ao aumento de impulsividade.
Avanços em Neurologia em 2018 no Centro Médico Cedars-Sinai

Avanços em Neurologia em 2018 no Centro Médico Cedars-Sinai

A poluição do ar pode causar alterações no cérebro, e essas alterações podem tornar as pessoas mais suscetíveis ao cancro, à doença de Alzheimer e a outros distúrbios neurológicos, concluiu estudo de investigadores e médicos do Cedars-Sinai.
Dietas restritivas Whole30: O bom, o mau e o saudável

Dietas restritivas Whole30: O bom, o mau e o saudável

Dietas restritivas, como a Whole30, possuem aspetos que podem ser prejudiciais para a saúde. Uma dieta restritiva não é aconselhável para muitas pessoas com problemas de saúde. Lori Chong da Ohio State University indica alguns conselhos.
Bebidas alcoólicas podem aumentar vida a pessoas com insuficiência cardíaca

Bebidas alcoólicas podem aumentar vida a pessoas com insuficiência cardíaca

Consumo de bebidas alcoólicas pode estar associado a um maior tempo de vida de pacientes com diagnóstico de insuficiência cardíaca. A conclusão é de um estudo de investigação publicado na JAMA Network Open.
Antimicrobianos naturais para preservar o vinho

Antimicrobianos naturais para preservar o vinho

Óleos essenciais extraídos de plantas como tomilho ou a canela podem melhorar a conservação dos alimentos. Estes novos antimicrobianos têm a vantagem de impedir o crescimento dos microrganismos e não introduzir cheiro e sabor nos alimentos.
Espinafre: como aproveitar melhor o antioxidante luteína

Espinafre: como aproveitar melhor o antioxidante luteína

Estudo da Universidade de Linköping, na Suécia, mostra que consumir o espinafre na forma de smoothie ou em sumo permite uma maior ingestão do antioxidante luteína, um ingrediente que diminui risco de doença arterial coronária.
Eczema: Luz permite parar a comichão. Imagem: © Paul Heppenstall e Linda Nocchi / EMBL

Eczema: Luz permite parar a comichão

Investigadores recorreram a uma substancia química sensível à luz e a luz infravermelha próxima para parar a comichão devida a doenças de pele crónicas como o eczema ou a amiloidose. O coçar tem consequências graves para a pele.
Dieta Mediterrânea-Frutas

Estatinas e dieta mediterrânea diminui risco de mortalidade cardiovascular

Combinação de estatinas e dieta mediterrânica diminui risco de mortalidade em pacientes que sofreram um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. Investigação concluiu que a dieta mediterrânica potencia o efeito dos medicamentos.
Leucemia pediátrica pode ter 'supermedicamento' nos próximos anos

Leucemia pediátrica pode ter ‘supermedicamento’ nos próximos anos

Investigadores do Northwestern Medicine, EUA, acabam de publicar as conclusões de um estudo que aponta para a possibilidade de um “supermedicamento” para o tratamento da leucemia pediátrica. Testes em ratos mostraram sucesso.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS