A NÃO PERDER

Coronavírus encontrado no sémen de pacientes de COVID-19

Investigação mostra existência do coronavírus SARS-CoV-2 no sémen de pacientes de COVID-19 e que este mantém capacidade de infetar outras pessoas. O conselho é evitar qualquer tipo de contacto íntimo com pessoas com sintomas ou expostas à COVID-19.

Medicamento português à base em células estaminais para tratar a COVID-19

Medicamento à base células estaminais para tratar doentes com COVID-19 em estado grave está a ser desenvolvido em Portugal pela Crioestaminal. Outros ensaios clínicos com células estaminais na China e nos EUA mostram benefícios em pacientes de COVID-19.

Investigadores alertam: respirar e falar propagam a COVID-19

Estudo de investigação conclui que a ação de respirar e falar propaga o coronavírus. Pessoas infetadas assintomáticas quando falam emitem aerossóis com coronavírus que permanecem no ar durante horas e propagam-se a grandes distâncias com potencial infecioso.

Ayurveda e ioga podem prevenir eficazmente a COVID-19

Práticas tradicionais simples podem prevenir de forma eficaz a infeção pelo novo coronavírus. Especialistas indianos descrevem a abordagem da Ayurveda e de ioga como um recurso eficaz e acessível de profilaxia da infeção por COVID-19.

Melhores tratamentos médicos para a COVID-19

Equipa de cientistas concluiu que melhores os recursos para combater a COVID-19 são as vacinas, em segundo os antivirais como β-D-N4-hidroxicitidina e remdesivir e em terceiro o plasma sanguíneo convalescente. Até haver vacinas o melhor tratamento é a terapia genética.

Pacientes recuperados da COVID-19 continuam com o coronavírus

Investigadores descobriram que doentes da COVID-19 recuperados continuam com o coronavírus e a contagiar. Assim, recomendam que os doentes continuem a ser observados e em casa mais duas semanas para não infetar outras pessoas.

BIOTECNOLOGIA

Estudo de caso fornece evidências de transmissão intrauterina de SARS-CoV-2 de mãe para bebé. Mulher com COVID-19 dá à luz bebé infetado com novo coronavírus. Placenta mostrou presença de partículas e proteína nucleocapsídica de SARS-CoV-2.
F Facebook TVE
Nova variante do coronavírus da COVID-19 transmite-se mais rapidamente

Nova variante do coronavírus da COVID-19 transmite-se mais rapidamente

A mais recente variante do coronavírus SARS-CoV-2, com alteração de D614G na proteína Spike, é mais infeciosa, e está a dominar as infeções a nível global. “Os investigadores concluíram que a nova variante transmite-se mais rapidamente.
Feridas ou lesões nos pés e mãos em crianças e jovens causadas pela COVID-19

Feridas ou lesões nos pés e mãos em crianças e jovens são causadas pela...

Investigação mostra haver relação entre a COVID-19 e as feridas ou lesões vermelhas nos pés e nas mãos em crianças e adultos jovens. Os investigadores encontraram o coronavírus nas células endoteliais dos vasos sanguíneos da pele, e nas glândulas sudoríparas.
Coronavírus pode infetar as células do coração

Coronavírus pode infetar as células do coração

Coronavírus da pandemia de COVID-19 pode infetar as células do coração e nelas replicar-se, conclui recente estudo do Hospital Cedars-Sinai. A COVID-19 tem implicações nas condições cardíacas, incluindo arritmias, insuficiência cardíaca e miocardite viral.
Perda da visão pode ser retardada ou impedida com exercício

Perda da visão pode ser retardada ou impedida com exercício

Perda de visão por degeneração macular, glaucoma ou retinopatia diabética pode ser combatida com exercício físico, conclui recente estudo de investigação. O estudo mostra que o exercício pode reduzir o crescimento prejudicial dos vasos sanguíneos nos olhos.
Vacinas infantis podem prevenir complicações graves da COVID-19

Vacinas infantis podem prevenir complicações graves da COVID-19

As vacinas de sarampo, papeira e rubéola podem prevenir a inflamação pulmonar grave e a sepsemia associadas à infeção por COVID-19. Investigadores propõem que as pessoas adultas em risco de serem infetadas com o coronavírus recebam as vacinas para reforço.
Por que as plantas são verdes? Nova investigação dá a resposta

Por que as plantas são verdes? Nova investigação dá a resposta

Modelo desenvolvido por equipa de investigadores explica a cor verde das plantas, que assenta no processo de proteção às variações da luz solar. Os investigadores estudam agora como as plantas verdes transformam energia solar em energia química.
Doença emergente pós-COVID-19 em crianças apresenta ser grave

Doença emergente pós-COVID-19 em crianças apresenta ser grave

Crianças presentam Síndrome Inflamatória Multissistémica relacionada com COVID-19. Estudo identificou, em pós-COVID-19, inflamação das vias aéreas, edema pulmonar progressivo, aneurismas das artérias coronárias e extensas alterações inflamatórias abdominais.
Tratamento da leucemia pode ser mais eficaz

Tratamento da leucemia pode ser mais eficaz

Nelarabina, um medicamento para o cancro, pode ser mais eficaz quando combinada com três grupos fosfato na célula de leucemia. A enzima SAMHD1 é um biomarcador que permite adaptar o tratamento com nelarabina à situação individual dos pacientes.
Descoberto novo tratamento para cancro do pulmão

Descoberto novo tratamento para cancro do pulmão maligno

Uso de luz do infravermelho próximo pode ajudar a melhorar o tratamento de uma forma rara de cancro do pulmão. O tratamento que envolve fotoimunoterapia, anticorpo NZ-1 e um fotoabsorvente IR700 mostrou eficácia.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS