A NÃO PERDER

Antioxidantes protegem as células contra contaminantes nocivos da água

Os riscos de cancro devido ao cromo hexavalente existente na água podem ser diminuídos com antioxidantes, como vitamina C ou o antioxidante que se encontra no chá verde. A conclusão é de um estudo desenvolvido na Olivet Nazarene University, EUA.

Consumo de um ovo por dia reduz risco de diabetes tipo...

Estudo de investigação mostra que o consumo de um ovo por dia pode reduzir o risco de diabetes do tipo 2. O ovo possui muitos compostos bioativos benéficos para a saúde, mas o alto consumo é desaconselhável devido ao teor de colesterol.

Cães com excesso de peso têm vidas mais curtas

Obesidade nos animais de estimação está a crescer. Estudo indica que os cães com excesso de peso têm uma vida mais curta. Os donos sobrealimentam os animais levando a doenças articulares, respiratórias, cancro e a uma pior qualidade de vida.

Novo teste de sangue deteta cancro do ovário em estágio inicial

Novo teste de sangue tem o potencial de melhorar drasticamente a deteção precoce do cancro do ovário. Este diagnóstico precoce por exame de sangue foi desenvolvido por investigadores das Universidades australianas de Adelaide e Griffith.

Aspirina diminui risco de cancro do ovário

Novo estudo aumenta a ligação entre a toma diária de baixas doses de aspirina e a diminuição do risco de cancro do ovário. No estudo publicado na revista JAMA Oncology a diminuição do risco foi de 23%.

Cancro da Mama HER2 positivo pode vir a ser tratado com...

Investigadores da Mayo Clinic identificam uma potencial nova abordagem para tratar o cancro da mama HER2 positivo. O suplemento alimentar ciclocreatina confirmou eficácia no tratamento, em situações de cancro resistente aos atuais medicamentos.

BIOTECNOLOGIA

Estudo de investigação de grande escala concluiu que o aumento de atividade física em pessoas com 60 ou mais anos diminui o risco de doenças cardíacas. O exercício físico moderado e vigoroso também é aconselhado para doentes crónicos.
F Facebook TVE
Reduzir mortes de crianças por doença cardiovascular é crucial

A morte de crianças por doença cardiovascular pode ser prevenida. Um estudo, associado a um projeto em curso no Brasil, indica que a prevenção pode ser feita com recurso a mudanças de hábitos alimentares e de exercício físico.
Cancro: Descoberta função de sequência de RNA implicada na divisão das células

Identificada a função de um RNA não-codificante no Homem. Uma descoberta de investigadores portugueses liderados por Raquel Chaves, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que pode ser mais um passo na luta contra o cancro.
Medicamento para doença de Alzheimer duplica risco de hospitalização

Medicamento donepezil prescrito para doentes com Alzheimer ou outras demências duplica o risco de hospitalização por rabdomiólise, em comparação com a toma dos medicamentos rivastigmina ou galantamina, concluiu estudo de investigação.
Novo medicamento protege doentes com Alzheimer de perda de memória

Medicamento em testes clínicos de fase 2, em pacientes com Alzheimer e em pacientes com síndrome do X-frágil, mostrou que protege os pacientes de perderem a memória, danos nos nervos e outros sintomas das doenças de demência.
Tratamento de doença renal poliquística com resultados promissores

Medicamento para Doença Poliquística Renal Autossómica Dominante, uma doença renal mortal incurável, mostrou resultados positivos em animais. O medicamento está em testes iniciais em humanos.
Nanomateriais à base de algas removem antibióticos e outros poluentes das águas

Equipa de investigação da Universidade de Aveiro descobriu que nanomateriais preparados a partir de biopolímeros extraídos das algas têm capacidade de remover da água, antibióticos e outros poluentes.
Atividade física não altera obesidade abdominal em meninas

Gene associado à obesidade está ligado a maior probabilidade de obesidade abdominal em meninas, concluiu estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra. O estudo revelou também que a atividade física não modifica o efeito do gene em crianças.
Nova vacina contra a tuberculose mostra eficácia

Equipa de investigadores, na Austrália, desenvolveu uma vacina contra a Tuberculose. A vacina mostrou, nesta fase inicial, ser eficaz na proteção contra a tuberculose.
Biomarcadores de longevidade descobertos por cientistas

Usando 17 diferentes ações, que são conhecidas por proporcionar maior tempo de vida, uma equipa de cientistas descobriu vários biomarcadores genéticos de longevidade. O conhecimento agora adquirido permite vir a melhorar a saúde e o tempo de vida.

Siga-nos nas redes sociais