A NÃO PERDER

Medicamentos antiepiléticos aumentam risco de Alzheimer e demência

Investigação concluiu que medicamentos antiepiléticos aumentam em 15% o risco da Doença de Alzheimer e em 30% o risco de demência. No caso dos medicamentos que afetam a função cognitiva o risco aumenta para 20% e 60% respetivamente.

Doentes com leucemia mieloide aguda têm nova esperança

Medicamento de uma nova classe de agentes anticancerígenos apresenta sucesso para avançar para ensaios clínicos. O medicamento ALRN-6924 é destinado a tratar a leucemia mieloide aguda.

Novo teste de urina deteta cancro urotelial

Equipa internacional de investigadores desenvolveu um teste para deteção precoce de cancro urotelial. Teste apresentou eficácia de 83% e combinado com citologia urinária atingiu os 95%. O UroSEEK identifica mutações em 11 genes.

Mastectomia dupla previne cancro da mama da mutação BRCA1

Mastectomia dupla previne cancro da mama e reduz o risco de morte nas mulheres portadoras de mutação no gene BRCA1. Nas portadoras da mutação no gene BRCA2 a mastectomia dupla não diminui o risco, indica estudo de investigação hoje divulgado.

Medicina personalizada melhora tratamento do cancro do intestino

Investigadores desenvolvem abordagem a "medicina personalizada" para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com cancro do intestino. Exames moleculares ao material de biópsia permitem compreender as mudanças genéticas para tratar a doença.

Hépatite B: nova estratégia elimina transmissão de mãe para filho

Estudo comprova eficácia de nova estratégia para prevenir a transmissão do vírus da hepatite B de mãe para filho. O estudo foi coordenado pelo centro de investigação francês, o IRD, e pela Universidade de Chiang Mai, da Tailândia.

BIOTECNOLOGIA

Novo método de administração de medicamentos para combater o cancro baseado em nanotubos pode reduzir efeitos colaterais nos pacientes. Testes em cancro da mama mostraram melhor eficácia na redução das metástases e na diminuição do tumor.
F Facebook TVE
Beber álcool, ou consumir açúcar leva à sede. Porquê?

Porque beber álcool ou consumir açúcar leva à sede? Um estudo internacional em ratos no Texas, EUA, e em pessoas na Europa revela um mecanismo antidesidratação inesperado. A descoberta pode levar a fármaco para limitar o consumo de álcool.
Cancro do cólon distal em mulheres ligado a consumo de carne vermelha

Estudo de investigação mostra que existe uma relação entre a ocorrência de cancro do cólon distal em mulheres e o consumo de carnes vermelhas. Ligação entre carnes vermelhas e cancro colorretal era conhecida, o estudo agora mostra que ocorre mais na zona distal.
Novo tratamento do glaucoma diminui sintomas durante o sono.

Novo tratamento do glaucoma diminui sintomas durante o sono

Novo tratamento baseado num hidrogel contendo ácido cannabigerólico, para aplicar antes de dormir, diminui os sintomas do glaucoma. O novo colírio à base de canabinóide penetra com facilidade na córnea para tratar o glaucoma.
Novo exame de sangue deteta tuberculose até dois anos de se manifestar

Novo exame de sangue deteta tuberculose dois anos de se manifestar

Exame de sangue que mede os níveis de expressão de quatro genes prevê com precisão o desenvolvimento da tuberculose, em pessoas que vivem com alguém com tuberculose ativa. O exame evita o tratamento preventivo desnecessário.
Briana Ayala, à esquerda, com o oncologista, Ted Laetsch, que testou o larotrectinib com sucesso na paciente de tumor com fusão TRK.

Medicamento contra cancro pediátrico com sucesso de 93%

Larotrectinibe, medicamento contra o cancro que atua ao nível da fusão do gene TRK, demonstrou em ensaio clínico de fase 1, uma taxa de sucesso de 93%. É o primeiro medicamento a receber a designação de terapia inovadora pela FDA.
Dieta mediterrânica atrasa envelhecimento

Dieta mediterrânica pode atrasar o envelhecimento. Os níveis de benefícios para a saúde ainda não estão todos bem definidos, mas investigadores de seis estudos, agora publicados, encontraram evidências dos benefícios.
Autismo está a ser estudado na Universidade do Minho. Patrícia Monteiro, investigadora

Autismo está a ser estudado na Universidade do Minho

Investigadora da Universidade do Minho estuda aspetos ligados à compreensão do autismo. Patrícia Monteiro descobriu que é possível reverter alguns comportamentos ligados ao autismo na idade adulta.
Trabalhos de laboratório

Cancro, descoberto possível “calcanhar de Aquiles”

Equipa de investigadores, liderada por Mónica Bettencourt Dias, olhou para o interior das células e descobriu um possível “calcanhar de Aquiles” do cancro. As conclusões do estudo podem levar a novos prognósticos e a prever o tratamento contra o cancro.
Trabalhos de laboratório

Imunoterapia combinada melhora tratamento contra o cancro

Nova combinação de tratamento de imunoterapia contra o cancro pode melhorar as taxas de sobrevivência dos pacientes concluíram cientistas da Universidade de Southampton. Estão em curso ensaios clínicos para testar a combinação em pacientes.

Siga-nos nas redes sociais