A NÃO PERDER

Antioxidantes protegem as células contra contaminantes nocivos da água

Os riscos de cancro devido ao cromo hexavalente existente na água podem ser diminuídos com antioxidantes, como vitamina C ou o antioxidante que se encontra no chá verde. A conclusão é de um estudo desenvolvido na Olivet Nazarene University, EUA.

Consumo de um ovo por dia reduz risco de diabetes tipo...

Estudo de investigação mostra que o consumo de um ovo por dia pode reduzir o risco de diabetes do tipo 2. O ovo possui muitos compostos bioativos benéficos para a saúde, mas o alto consumo é desaconselhável devido ao teor de colesterol.

Cães com excesso de peso têm vidas mais curtas

Obesidade nos animais de estimação está a crescer. Estudo indica que os cães com excesso de peso têm uma vida mais curta. Os donos sobrealimentam os animais levando a doenças articulares, respiratórias, cancro e a uma pior qualidade de vida.

Novo teste de sangue deteta cancro do ovário em estágio inicial

Novo teste de sangue tem o potencial de melhorar drasticamente a deteção precoce do cancro do ovário. Este diagnóstico precoce por exame de sangue foi desenvolvido por investigadores das Universidades australianas de Adelaide e Griffith.

Aspirina diminui risco de cancro do ovário

Novo estudo aumenta a ligação entre a toma diária de baixas doses de aspirina e a diminuição do risco de cancro do ovário. No estudo publicado na revista JAMA Oncology a diminuição do risco foi de 23%.

Cancro da Mama HER2 positivo pode vir a ser tratado com...

Investigadores da Mayo Clinic identificam uma potencial nova abordagem para tratar o cancro da mama HER2 positivo. O suplemento alimentar ciclocreatina confirmou eficácia no tratamento, em situações de cancro resistente aos atuais medicamentos.

BIOTECNOLOGIA

Baixas doses de radiação, equivalente a três tomografias, potenciam as células capazes de produzir cancro. A investigação mostrou que no caso do esófago a administração de antioxidante antes da radiação favorece as células saudáveis.
F Facebook TVE
Diabetes gestacional: dieta e exercício físico não reduzem o risco

Uma dieta para diminuir o peso em mulheres grávidas obesas é prejudicial pois resulta no aumento de ácidos gordos livres no sangue da mulher e do bebé. Um estudo concluiu que dieta e exercício físico não reduzem o risco de diabetes gestacional.
Adultos com diabetes tipo 2 com alto risco de morrer de cancro

Estudo mostra que adultos com diabetes do tipo 2 possuem um maior risco de vir a morrer de cancro.
BIOSCAN: UMinho integra monitorização global da biodiversidade

Universidade do Minho integra programa de inventariação e monitorização da biodiversidade à escala global, baseado na análise em ADN. O BIOSCAN envolvendo mil cientistas de 31 países e 180 milhões de euros até 2026.
Bebida nutricional com Fortasyn Connect combate progressão de Alzheimer

Estudo de investigação confirma que bebida nutricional com Fortasyn Connect beneficia pacientes com doença de Alzheimer em estágio inicial e com alto risco de progressão. Suporte nutricional pode ajudar os neurónios do cérebro a produzir mais sinapses.
Dedo polegar sofre alteração com novas tecnologias

Dedo polegar está em evolução na mão devido ao uso nas novas tecnologias. Um uso continuado do polegar leva a novas patologias. O estudo foi desenvolvido na Universidade de Málaga em conjunto com investigadores de Itália e dos EUA.
Chávena de café

Café não é prejudicial ao coração nem ao sistema circulatório

Beber café não provoca rigidez das artérias e por isso não é fator de ataque cardíaco ou derrame. Um novo estudo de grande dimensão vem esclarecer sobre dúvidas ligadas aos efeitos do café no coração e no sistema circulatório.
Descoberta a ligação entre tipos de células e duas formas de artrite

Foram descobertas as células ligadas a duas formas de artrite. O desenvolvimento de medicamentos direcionados para cada tipo de fibroblastos das articulações vai permitir fornecer ao paciente um tratamento mais eficaz para uma doença que é persistente.
Cancro: Estudo da Universidade de Coimbra distinguido por Laboratório do Reino Unido

Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra foram distinguidos com o “Society Impact Award”, atribuído por laboratório do Reino Unido, pelo estudo para o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de cancro.
Cancro do pulmão: nova técnica cirúrgica torna recuperação mais rápida

Estudo clínico de grande escala mostrou que a cirurgia toracoscópica assistida por vídeo, combinada com a selagem da artéria pulmonar com dispositivo de energia ultrassónica reduz o risco de hemorragia, complicações e dor no pós-operatório.

Siga-nos nas redes sociais