A NÃO PERDER

Consumo de um ovo por dia reduz risco de diabetes tipo...

Estudo de investigação mostra que o consumo de um ovo por dia pode reduzir o risco de diabetes do tipo 2. O ovo possui muitos compostos bioativos benéficos para a saúde, mas o alto consumo é desaconselhável devido ao teor de colesterol.

Cães com excesso de peso têm vidas mais curtas

Obesidade nos animais de estimação está a crescer. Estudo indica que os cães com excesso de peso têm uma vida mais curta. Os donos sobrealimentam os animais levando a doenças articulares, respiratórias, cancro e a uma pior qualidade de vida.

Novo teste de sangue deteta cancro do ovário em estágio inicial

Novo teste de sangue tem o potencial de melhorar drasticamente a deteção precoce do cancro do ovário. Este diagnóstico precoce por exame de sangue foi desenvolvido por investigadores das Universidades australianas de Adelaide e Griffith.

Aspirina diminui risco de cancro do ovário

Novo estudo aumenta a ligação entre a toma diária de baixas doses de aspirina e a diminuição do risco de cancro do ovário. No estudo publicado na revista JAMA Oncology a diminuição do risco foi de 23%.

Cancro da Mama HER2 positivo pode vir a ser tratado com...

Investigadores da Mayo Clinic identificam uma potencial nova abordagem para tratar o cancro da mama HER2 positivo. O suplemento alimentar ciclocreatina confirmou eficácia no tratamento, em situações de cancro resistente aos atuais medicamentos.

Sequenciação do genoma do trigo já concluída

Genoma do trigo está já descodificado. Um trabalho que demorou 13 anos a ser concluído e que agora vai permitir criar variedades mais fortes para enfrentar as alterações climáticas, diversas pragas e aumentar a rentabilidade e sustentabilidade dos solos.

BIOTECNOLOGIA

Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra foram distinguidos com o “Society Impact Award”, atribuído por laboratório do Reino Unido, pelo estudo para o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento de cancro.
F Facebook TVE
Trabalho em laboratório

Cancro da próstata pode ser tratado com dose única de radiação

Dose única de radioterapia direcionada ao cancro da próstata é segura e eficaz. Estudo mostra que a braquiterapia de alta taxa de dose não apresenta efeitos colaterais e é uma opção de tratamento benéfico para os doentes e hospitais.
As artemisininas são o melhor medicamento contra a malária

As artemisininas são o melhor medicamento contra a malária

Estudo de investigação confirma que as artemisininas constituem o melhor medicamento contra a malária. No caso de haver uma falha na eficácia do tratamento, os cientistas indicam que deve ser corrigida a terapêutica que pode envolver outro dos medicamentos “parceiros”.
Jantar tarde e não tomar pequeno-almoço de manhã aumenta risco de morte

Jantar tarde e não tomar pequeno-almoço de manhã aumenta risco de morte

Jantar tarde, perto do hora de dormir, e não tomar o pequeno-almoço, pela manhã, aumenta quatro a cinco vezes o risco de morte ou a ocorrência de um novo ataque cardíaco. A investigação foi realizada com doentes que tiveram um ataque cardíaco.
Pacientes de esclerose múltipla recorrem pouco à fé religiosa

Pacientes de esclerose múltipla recorrem pouco à fé religiosa

Pacientes de esclerose múltipla recorrem pouco à fé religiosa na diminuição do sofrimento, revela estudo de investigação da Universidade do Minho. O estudo permitiu desenvolver um instrumento inovador para medir o sofrimento.
Mova-se mais para ter uma vida mais longa

Mova-se mais para ter uma vida mais longa

Usar as escadas, andar de bicicleta ou andar a pé pode bastar para ter uma vida mais longa, diminuindo o risco de morte por causas cardiovasculares. A conclusão é de um grande estudo sobre a aptidão cardiorrespiratória em pessoas saudáveis.
Um terço dos pacientes com cancro usa medicinas alternativas

Um terço dos pacientes com cancro usa medicinas alternativas

Um terço das pessoas com diagnóstico de cancro usa medicamentos complementares e alternativos, como meditação, yoga, acupuntura, fitoterapia e suplementos. Estudo aponta que o recurso a suplementos pode levar à ineficácia do tratamento tradicional.
Investigação portuguesa inova no tratamento da tuberculose

Investigação portuguesa inova no tratamento da tuberculose

Grupo de investigação português descobriu novos solventes naturais com potencial para aplicar no tratamento da tuberculose. A descoberta vai ser debatida, em junho, no primeiro congresso da área dos Sistemas Eutéticos, em Portugal.
Dieta rica em proteína animal associada a maior risco de morte

Dieta rica em proteína animal associada a maior risco de morte

Estudo de investigação confirma que uma dieta onde predomine a carne, sobretudo vermelha, aumenta significativamente o risco de morte. Resultados do estudo da Universidade da Finlândia Oriental indicam que o aumento de risco pode ser de 23% nos homens.
Leucemia eritroide aguda pode vir a ser tratada com medicamentos já existentes

Leucemia eritroide aguda pode vir a ser tratada com medicamentos já existentes

Análise genómica permitiu estabelecer o diagnóstico e tratamento da leucemia eritroide aguda, um cancro agressivo com um prognóstico sombrio. A investigação mostrou evidências que a leucemia pode ser vulnerável a medicamentos já existentes.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS

MAIS DESTAQUES

RELACIONADOS