Ovibeja de 2020 vai reforçar conhecimento sobre a agricultura e o mundo rural

A 37ª Ovibeja, em 2020, realiza-se de 29 de abril a 3 de maio. A organização da feira pretende reforçar o debate dos temas ligados à agricultura e pecuária ao longo do ano. O II Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva será uma das iniciativas.

Ovibeja de 2020 vai reforçar conhecimento sobre a agricultura e o mundo rural
Ovibeja de 2020 vai reforçar conhecimento sobre a agricultura e o mundo rural. Foto: © Rosa Pinto

A Ovibeja tem vindo a assumir-se como um palco privilegiado de discussão e análise de temas da atualidade, nomeadamente sobre alterações climáticas e agricultura. Abordagens que envolvem investigadores com trabalho reconhecido nacional e internacionalmente.

“Foi muito positivo o balanço da 36ª Ovibeja” que, cada vez mais, se assume como um fórum de cidadania”, referiu Rui Garrido, Presidente da Comissão Organizadora da Feira´, e anunciou que a próxima edição do evento vai decorrer de 29 de abril a 3 de maio de 2020.

A 37ª Ovibeja, em 2020, ao reforçar a abordagem aos temas da atualidade, através de vários momentos ao longo do ano, em diferentes formatos, com a participação de um leque alargado de especialistas. O responsável da feira indicou que a temática da Ovibeja vai associar-se, de forma integrada, aos temas do II Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva. Este evento que vai decorrer em Beja, em data a anunciar, tem organização partilhada entre a ACOS, União dos ADS’s do Alentejo e entidades espanholas da Andaluzia e Extremadura ligadas à produção animal.

A Comissão Organizadora da Ovibeja vai também dar melhor a conhecer o papel interventivo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, não só junto dos seus associados em todo o Sul do Tejo, como da comunidade onde se insere e ainda junto dos participantes e visitantes da Ovibeja.

A feira é também o corolário de um trabalho desenvolvido ao longo do ano, sendo disso exemplo o novo projeto ACOS+, apresentado na 36ª Ovibeja, com o objetivo de acentuar a comunicação sobre o mundo rural e a agricultura sustentável. Dar a conhecer a realidade agropecuária, aproximando-a dos cidadãos, partilhando informação, conhecimento e novos desafios são alguns dos propósitos.

Em 2019 o número de visitantes da Ovibeja aumentou, e como já é habitual teve a visita de líderes partidários e de vários membros do Governo, bem como de responsáveis europeus. Na inauguração esteve presente o Presidente da República que, acompanhado pelo Ministro da Agricultura, referiu a projeção nacional e internacional da feira, e que esta tem colocado Beja no “mapa”, bem como elogiou os agricultores e a nova forma de fazer agricultura na região.