FCT atribui 1450 novas bolsas de investigação para Doutoramento com 109 milhões de euros

Concurso da Fundação para a Ciência e a Tecnologia atribui 1450 bolsas de investigação para Doutoramento, num investimento que envolve 109 milhões de euros. 78,5% dos bolseiros são portugueses e os restantes são de 43 nacionalidades.

FCT atribui 1450 novas bolsas de investigação para Doutoramento com 109 milhões de euros
FCT atribui 1450 novas bolsas de investigação para Doutoramento com 109 milhões de euros. Foto: © Rosa Pinto

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou que no seguimento de concurso vai atribuir 1450 Bolsas de Investigação para Doutoramento. O concurso que recebeu 3381 candidaturas verificou uma taxa de aprovação de 49% do total das candidaturas elegíveis para financiamento, com classificação igual ou superior a 3,000 valores.

As bolsas a atribuir implicam um investimento total de 109 milhões de euros depois de um processo de avaliação que envolveu a participação de 403 avaliadores, distribuídos por 36 painéis de avaliação, que analisaram e classificaram as candidaturas e procederam à sua seriação no painel.

A FCT esclarece em comunicado que o número de bolsas a atribuir em cada painel foi fixado por deliberação do seu Conselho Diretivo com a metodologia seguida nos últimos três concursos anuais e tendo em conta a procura registada para cada área bem como as orientações de política científica para Portugal no contexto europeu constantes do Relatório Higher Education, Research and Innovation in Portugal – Perspectives for 2030.

Da análise aos resultados do concurso verifica-se que as mulheres representaram 56,9% dos candidatos que atingiram prioridade de financiamento e os homens 43,1%.

As bolsas a realizar integralmente em Portugal correspondem a 80,7% do total, 16,8% vão realizar-se em parte em Portugal e parte no estrangeiro e 2,5% serão realizadas integralmente no estrangeiro.

Também se verifica que 78,5% os candidatos selecionados têm nacionalidade portuguesa, e os estrangeiros selecionados envolvem 43 nacionalidades, com os brasileiros a ocupar 143 bolsas, os italianos 37 bolsas, os iranianos 24 bolsas, os espanhóis 15 bolsas e os indianos 9 bolsas.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento da FCT são bolsas de mérito atribuídas em todas as áreas científicas e destinam-se ao desenvolvimento de planos de trabalho de investigação para a obtenção do grau académico de doutor, através de programas de doutoramento em universidades portuguesas ou estrangeiras. A seleção dos candidatos tem em conta o mérito do candidato, o mérito do plano de trabalhos e o mérito da instituição de acolhimento e orientadores.