Museu de Lagos reabre remodelado com apoio de 2,6 milhões de euros de fundos europeus

Reabriu o Museu Municipal de Lagos - Dr. José Formosinho depois de uma intervenção de remodelação e modernização com a comparticipação de fundos europeus de 2,6 milhões de euros do CRESC ALGARVE 2020. É esperado um aumento significativo de visitantes.

Museu de Lagos reabre remodelado com apoio de 2,6 milhões de euros de fundos europeus
Museu de Lagos reabre remodelado com apoio de 2,6 milhões de euros de fundos europeus. Foto: DR

Uma iniciativa do Município de Lagos e resultante de candidatura ao Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020, no âmbito do objetivo da PI 6.3 “Promover a valorização do património cultural e natural, afirmando o Algarve como destino turístico de excelência” permitiu renovar e requalificar o Museu Municipal de Lagos – Dr. José Formosinho.

O projeto que envolveu um investimento total de 7.213.371,99 euros com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no montante aproximado de 2.633.141,49 euros, permitiu a requalificação de um equipamento estruturante que reforça a qualidade e a diversificação da oferta turística regional, funcionando como mobilizador para a atração de novos públicos para a Região, divulgou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR – Algarve).

A intervenção centrou-se nesta fase na remodelação do Núcleo Primitivo do Museu, composto pelas atuais instalações do Museu Municipal Dr. José Formosinho e da Sacristia da Igreja de Santo António, classificada Monumento Nacional, e incluiu o projeto de museografia e estudos complementares.

A intervenção no interior do Museu, igualmente integrada no Plano de Ação de Reabilitação Urbana (PARU) de Lagos, consagra a implementação de novas soluções de museografia e de comunicação para a exposição permanente do Museu Municipal, bem como a conservação e restauro dos seus bens para as exposições permanentes do núcleo primitivo e do novo núcleo dedicado ao espólio de arqueologia, nomeadamente soluções de museografia e de comunicação, conservação e restauro de bens culturais para a Exposição Permanente e para o Núcleo de Arqueologia.

Com estas intervenções conhecer Lagos e a sua história tem agora um novo e qualificado motivo de interesse pelo que o Município de Lagos prevê um “aumento do número esperado de visitantes” de 5.000 visitantes/ano.