Brilhante Dias no Clube dos Pensadores

Clube dos Pensadores retoma a atividade em 2023 com o seu primeiro debate, a 16 de janeiro. Brilhante Dias, líder parlamentar do PS, é o convidado de Joaquim Jorge para uma reflexão pelos desafios políticos de têm vindo a marcar a agenda mediática.

Brilhante Dias no Clube dos Pensadores
Brilhante Dias no Clube dos Pensadores. Foto: TVEuropa/arquivo

O Partido Socialista possui atualmente uma bancada no parlamento com 120 deputados, e de entre estes, o atual líder dessa bancada, o deputado Eurico Brilhante Dias. Uma bancada que vem, até agora, mostrando um boa eficiência no sempre difícil balanço entre o suporte ao Governo e uma oposição situada à esquerda e á direita do partido socialista.

Brilhante Dias, professor universitário, é um político com experiência governativa que tem vindo a fazer um trabalho, nem sempre fácil, de articulação entre o Governo e o Parlamento, mostrando assertividade na designada “luta parlamentar”, numa altura em que o Governo tem estado “debaixo de fogo”, com consequências na saída de vários ministros e secretários de estado.

“Os casos e casinhos não são o essencial da vida política e não devem ser o essencial da discussão”, referiu Brilhante Dias. Mas o político sabe que esses “casos e casinhos” perturbam a Governação e não são uma criação artificial dos partidos da oposição parlamentar ao partido socialista.

Gerir uma sucessão “forçada” de várias saídas e entradas no Governo, num tempo considerado muito curto, não é tarefa fácil, tanto mais que a população vê-se confrontada com uma escalada dos preços da eletricidade, do gás, dos combustíveis, dos bens essenciais, dos juros do crédito à habitação, e de uma forma geral de todos os produtos e serviços.

É neste quadro de grande atividade política em que os órgãos de comunicação social dedicam uma parte significativa do tempo a divulgar e a debater “os casos e casinhos” de membros e governo envolvidos em situações pouco transparentes que Eurico Brilhante Dias vai, no próximo dia 16 de janeiro, ao Clube dos Pensadores.

Para o anfitrião, Joaquim Jorge, a presença do presidente do grupo parlamentar na abertura de um novo ciclo de atividades do clube dos pensadores é uma oportunidade para conhecer o pensamento e as estratégias do político, mesmo quando a maioria absoluta de deputados dá o conforto de suprir, pelo número, qualquer “lance atacante” da oposição.

No palco recatado do Clube dos Pensadores é esperado que Brilhante Dias aborde algumas das medidas que o Governo vem adotando de apoio social, como 240 euros para as famílias mais carenciadas, a grave situação na saúde, a nomeação de Fernando Araújo como diretor executivo do SNS, mas também alguns dos dossiers muito mediatizados como a eutanásia, execução do PRR, revisão constitucional, novo aeroporto, TAP, urgências hospitalares, professores, abusos sexuais, crise económica, descentralização e sucessão no Partido Socialista.

Há muitas outras turbulências, talvez sejam consideradas apenas casos e casinhos, que têm dado para competir na arte de esgrimir o verbo como o caso da moção de censura ao governo apresentada pela Iniciativa Liberal.

O Clube dos Pensadores arranca o novo ano de 2023 a disponibilizar espaço para uma reflexão livre e plural dos pensamentos e estratégias politicas e sociais que podem e devem contribuir para um maior esclarecimento dos políticos junto da sociedade.

No dia 16 de Janeiro (segunda-feira), pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, o Clube dos Pensadores (CdP) terá o seu primeiro debate de 2023, com Brilhante Dias, líder parlamentar do PS.