A maioria dos alunos em sala de aula bem como os professores estão adotar a Inteligência Artificial (IA), dá conta um artigo publicado pela Virginia Tech, uma Universidade dos EUA. O uso de IA generativa por professores aumentou de 51% para 67% nos anos letivos de 2022-23 para 2023-24, de acordo com a K-12 Dive.
A Microsoft e a OpenAI, em parceria com a Federação Americana de Professores, estão a lançar um programa de treino em IA para professores.
O artigo da Virginia Tech refere que o seu professor Andrew Katz acredita que, quando usada corretamente, “a exposição precoce à IA pode permitir que os alunos desenvolvam uma alfabetização digital fundamental”. Também Amy Allen especialista em estudos sociais no programa de educação fundamental referiu que viu exemplos de como o uso de IA na sala de aula pode desenvolver uma alfabetização fundamental em IA em tempo real.
A especialista referiu: “Vimos o ChatGPT errar e fornecer informações incorretas. Mas isso ajuda-nos a ensinar os alunos sobre discernimento humano e a importância de ter conhecimento sobre um tópico antes de usar uma ferramenta GenAI como suporte”.
Existem preocupações com a IA nas mais diversas áreas, mas há especialistas que apontam potenciais benefícios. Andrew Katz, citado no artigo da Virginia Tech, aponta que as ferramentas de IA podem ajudar a suprir a lacuna na força de trabalho na engenharia, e que “a exposição precoce à IA no ensino fundamental e médio pode desmistificar conceitos complexos de engenharia”.
O especialista acrescentou: “Por exemplo, os alunos podem usar assistentes de codificação com tecnologia de IA para aprender programação, experimentar ferramentas de design generativo para criar modelos 3D ou usar modelos de aprendizado de máquina em clubes de robótica para analisar dados de sensores.”
Também é indicado por Andrew Katz que a academia de treino em IA pode ajudar os professores a usar a IA como algo mais do que apenas um assistente técnico, e por isso “o objetivo não deve ser apenas ensinar os professores a usar uma ferramenta específica de IA, mas dar-lhes a confiança e a competência para integrar a IA ao seu ensino de forma criteriosa”.
Para a especialista Amy Allen “o que precisamos é de desenvolvimento profissional por especialistas em áreas específicas que ajudem os professores a entender como é o uso da IA quando não se trata de trapaça. Isso ajuda os alunos a entender a ética da ferramenta, mas também os ajuda a entender o que ela é, como funciona e como ela pode ajudá-los a aprender, especialmente no que se refere a disciplinas específicas”.
Um programa de treinamento em IA pode ser particularmente útil para alunos do ensino fundamental e médio e para professores em locais escolares com poucos recursos, que e onde muitas vezes não há acesso a tecnologias mais recentes, como esclarece a especialista Sally Hamouda da Virginia Tech citada no artigo, que indica que “muitas escolas carecem de professores qualificados, recursos atualizados ou suporte curricular, e, para alguns locais, essas lacunas são enormes”.














