Portugal recorre a Marrocos para envio de dois aviões Canadair para combater os incêndios rurais

Portugal recorre a Marrocos para envio de dois aviões Canadair para combater os incêndios rurais
Portugal recorre a Marrocos para envio de dois aviões Canadair para combater os incêndios rurais. Foto: Rosa Pinto

A avaria de dois aviões Canadair alugados que estavam a combater os incêndios rurais levou o Ministério da Administração Interna a acionar o mecanismo de cooperação bilateral – em matéria de proteção civil – com o Reino de Marrocos, e nesse seguimento Marrocos disponibilizou dois aviões Canadair para colmatar a lacuna.

O Ministério da Administração Interna (MAI) referiu que o Reino de Marrocos respondeu prontamente, disponibilizando as duas aeronaves Canadair, que passarão a integrar o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) até ao final desta semana, e serão operacionalizadas a partir da Base Aérea de Monte Real.

Portugal procurou, inicialmente, uma solução junto de Espanha, no entanto, devido ao agravamento da situação dos incêndios rurais também em Espanha a solução não foi possível, esclareceu o Ministério da Administração Interna.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) terá informado o MAI que as avarias identificadas nas aeronaves requerem uma intervenção técnica, e que a reintegração das aeronaves no dispositivo nacional está previsto até ao final desta semana.