
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) indicaram, em comunicado, que face às notícias sobre a ocorrência de eventual falta de atendimento adequado a uma utente grávida no dia 11 de agosto, solicitou ao operador privado do SNS 24 para que seja averiguado o sucedido na chamada para a Linha SNS 24 da utente.
Após ser auditado o sistema da Linha SNS 24, foi confirmado que foi registada uma chamada da utente grávida do Carregado para a opção “Linha SNS Grávida”, às 10h16, de 11 de agosto de 2025, tendo a chamada sido atendida, por um enfermeiro, no espaço de 17 segundos.
O comunicado refere que o processo de triagem durou cerca de 4 minutos, e que a utente foi encaminhada para um Serviço de Urgência Obstétrico, que no momento, e tendo em conta área de abrangência geográfica, o prestador de saúde disponível no sistema de informação era o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
Em face da averiguação preliminar solicitada pela SPMS ao operador privado da Linha SNS 24, verificou a existência de um erro humano na aplicação do algoritmo de triagem e no encaminhamento. O erro levou a que a chamada não tivesse sido transferida para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).












