Exército envolve mais militares e outros meios no combate aos incêndios rurais

Exército envolve mais militares e outros meios no combate aos incêndios rurais
Exército envolve mais militares e outros meios no combate aos incêndios rurais. Foto: Rosa Pinto

O Ministério da Defesa Nacional indicou que o Exército vai reforçar os meios de combate a incêndios com três pelotões de rescaldo e vigilância, aumentando o dispositivo diário, em 60 militares.

O Exercito envolve diariamente 35 patrulhas permanentes e cerca de 300 militares no terreno, nomeadamente: 10 Patrulhas de Vigilância e Deteção, no âmbito do Protocolo com ICNF, e 16 no âmbito do Plano Revelles em apoio à GNR, bem como, 9 no âmbito dos Protocolos com os Municípios.

Para além dos três novos pelotões, Exército já dispõe de três Pelotões de Rescaldo e Vigilância Pós Incêndio, estando 2 Pelotões de Rescaldo e Vigilância Pós Incêndio, em Sirarelhos, Vila Real, e 1 outro em Chavães, Tabuaço;

O Exercito também está no combate aos incêndios rurais com dois Destacamentos de Engenharia, com máquinas de rasto, em Freches, Trancoso.

Desde o início da época de incêndios, em 2025 e até a esta data, 14 de agosto, o Exército já mobilizou 3269 militares, 1413 viaturas, tendo percorrido 254.150 quilómetros, num total de 8605 horas de missão, em 16 distritos.