Lamego engradece o presente com Cortejo Etnográfico

Lamego engradece o presente com Cortejo Etnográfico
Lamego engradece o presente com Cortejo Etnográfico. Foto: DR

As relações entre os objetos e os usos, nos mais variados contextos e objetivos, vão-se alterando no tempo por diversos fatores, nomeadamente, pelo desenvolvimento técnico, mudanças económicas e mesmo culturais. Mas há vivências passadas cujo tempo ainda não apagou da memória, e reavive-las é um dos objetivos do Cortejo Etnográfico que irá ocorrer em Lamego.

O Município de Lamego em parceria com o Rancho Regional de Fafel, pretende reavivar a etnografia e as tradições locais, no domingo, dia 24 de agosto, com um Cortejo Etnográfico que desfilará pelas principais ruas da cidade no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios.

O Cortejo Etnográfico constituirá um autêntico museu vivo. Este ano irá envolver mais de 500 figurantes e 17 carros temáticos, incluindo três puxados por juntas de bois, num desfile animado em que participarão cerca de 20 grupos e ranchos da região do Douro, acompanhados por música das tocatas e o despique dos bombos.

Dedicado ao tema “Da SERRA AO DOURO”, o Cortejo irá recriar o Ciclo dos Cereais, o Ciclo da Lã e do Linho, as Profissões, o Vinho, o Olival, o Casamento, a Romaria e os Caretos de Lazarim. Pela primeira vez, um rebanho também fará parte desta animação.

Mas, a partir das 16h00, de domingo, dia 24 de agosto, será possível rever e reapreciar, durante o Cortejo, alguns trajes tradicionais, nomeadamente as crossas, as capuchas e outros utensílios da vida no campo.

O Cortejo Etnográfico tem como percurso: Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira; Av. 5 de Outubro; Av. Visconde Guedes Teixeira (em frente à ESTGL); Largo de Camões e a Rua Regimento Infantaria nº 9.