Hospital da Luz e Siemens Healthineers implementam tecnologia inovadora para realização remota de exames de TAC e RM

Hospital da Luz e Siemens Healthineers implementam tecnologia inovadora para realização remota de exames de TAC e RM
Hospital da Luz e Siemens Healthineers implementam tecnologia inovadora para realização remota de exames de TAC e RM. Foto: Rosa Pinto

O Hospital da Luz estabeleceu parceria com a Siemens Healthineers para implementar uma tecnologia inovadora que permite a realização remota de exames de Tomografia Computorizada (TAC) e Ressonância Magnética (RM).

Um projeto inovador para a prestação de cuidados de saúde diferenciados em todo o país. O projeto arrancou no Hospital da Luz Funchal, seguindo-se o Hospital da Misericórdia de Évora, que é gerido pela Luz Saúde, e que tem vindo a ser progressivamente expandido a outras unidades da Rede do Grupo Luz Saúde

Uma solução que coloca o Grupo Luz Saúde na vanguarda da inovação clínica em Portugal, ao ser o primeiro grupo privado em Portugal a adotar este modelo de aquisição remota de exames.

Para Jorge Oliveira, CEO da Siemens Healthineers Portugal, a solução tecnológica da Siemens Healthineers, adotada pela Luz Saúde é uma solução no mercado global com certificação CE de dispositivo médico que permite a aquisição remota de imagem.

Uma solução que se integra diretamente com os equipamentos de imagem de qualquer fabricante, seja de Ressonância Magnética, Tomografia Computorizada e de equipamentos de Medicina Nuclear. Isto permite que os técnicos especialistas visualizem e controlem todos os parâmetros técnicos, nomeadamente a sala de exame, comuniquem com as equipas locais por áudio bidirecional e possibilita que os médicos acedam à solução e acompanhem exames à distância, em tempo real.

Na Luz Saúde, acreditamos que a inovação só é relevante quando transforma positivamente a vida das pessoas, tanto dos nossos profissionais como dos nossos clientes. Com esta solução pioneira, estamos a adaptar-nos a uma nova, e cada vez mais escassa, geração de técnicos de radiologia, formando-os de forma mais ágil e eficaz, reduzindo a sua curva de aprendizagem e respondendo às expetativas do novo paradigma do trabalho. Simultaneamente, estamos a renovar o papel dos nossos técnicos mais experientes, promovendo o seu reskilling e valorizando o seu conhecimento num novo modelo de carreira técnica. Ao fazê-lo, assumimos a responsabilidade de liderar a gestão estratégica dos recursos humanos na área da saúde, contribuindo de forma duradoura para a sustentabilidade do sistema. Esta é uma das iniciativas que prepara o futuro da imagiologia médica: mais colaborativo, mais digital e, acima de tudo, mais próximo de quem mais precisa de nós“, afirmou, citada em comunicado, Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde.

É entendimento dos responsáveis da Luz Saúde que para a população, esta inovação traduz-se num acesso mais rápido e próximo a exames especializados, mesmo fora dos grandes centros urbanos. Também para os profissionais, nomeadamente para os Técnicos de Radiologia, a Luz Saúde considera que a nova abordagem representa uma oportunidade concreta de desenvolvimento contínuo, aprendizagem em contexto real e trabalho em rede. Vantagens que promovem o crescimento de competências, valorização de carreiras e otimização da curva de aprendizagem.

No atual contexto de falta de profissionais de saúde especializados, esta tecnologia permite gerir e capitalizar a experiência e conhecimento dos especialistas em saúde existentes nas unidades de saúde, independentemente da localização. Assim, técnicos com maior experiência em áreas diferenciadas passam a poder acompanhar remotamente a realização de exames noutras unidades, e garantir uniforme qualidade dos exames, e logo maior confiança clínica.

Com este projeto pioneiro, o grupo Luz Saúde reforça uma prestação de cuidados de saúde, com elevado nível de eficiência e contributo para a sustentabilidade do sistema de saúde, assegurando que o crescimento do Grupo é acompanhado por um compromisso sólido com a inovação, a acessibilidade e a valorização das equipas