Bispos dos países lusófonos reúnem em Lisboa e Fátima

Bispos dos países lusófonos reúnem em Lisboa e Fátima
Bispos dos países lusófonos reúnem em Lisboa e Fátima.

Os bispos da Igreja Católica nos países de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – reúnem-se em Lisboa e Fátima, de 9 a 13 setembro, no XVI Encontro de Bispos dos Países Lusófonos.

O encontro que ocorre de dois em dois anos é um momento de partilha, reflexão e cooperação, que sob o tema “Viver a Paz na Hospitalidade”, irá permitir refletir sobre os desafios comuns, partilhar boas práticas e promover projetos concretos de cooperação pastoral e social, ou seja, aprofundar os laços entre as Igrejas nos diferentes países de língua portuguesa.

Do programa do encontro consta uma sessão de abertura no dia 9 de setembro, em Lisboa, com a presença do Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, e uma intervenção do Arcebispo de Saurimo e Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), D. José Manuel Imbamba.

Nos dias seguintes, os participantes debaterão a realidade da Igreja em cada um dos países lusófonos, os desafios pastorais das comunidades na diáspora e o papel da Igreja na promoção da Paz através da vivência fraterna da hospitalidade.

Do programa conta também uma audiência dos bispos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 9, e a participação no Colóquio “Fraternidade, novo nome para a Paz” promovido pela Fundação Fé e Cooperação (FEC) por ocasião do 35.º aniversário deste organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, que decorre na manhã do dia 10 de setembro no Auditório da Rádio Renascença. Na tarde do mesmo dia, na sede da CEP, terá lugar uma mesa-redonda com a partilha das atividades dos organismos da Igreja em Portugal concluindo com uma oração pela paz.

Os delegados ao encontro participarão também nas celebrações do 12 e 13 de setembro, em Fátima, incluindo a Procissão das Velas e a Missa no Recinto de Oração.

O XVI Encontro de Bispos dos Países Lusófonos constitui uma oportunidade para reforçar os laços fraternos entre as Conferências Episcopais de língua portuguesa e afirmar, em conjunto, o compromisso com a paz, a hospitalidade e a solidariedade. No dia 12 de setembro serão apresentadas as conclusões do encontro.