Rosa Vasconcelos da Universidade do Minho eleita líder da Rede Ibero-Americana de Provedores Universitários

Rosa Vasconcelos da Universidade do Minho eleita líder da Rede Ibero-Americana de Provedores Universitários
Rosa Vasconcelos da Universidade do Minho eleita líder da Rede Ibero-Americana de Provedores Universitários. Foto: DR

A professora Rosa Vasconcelos, da Universidade do Minho, atual Provedora do Estudante da Universidade do Minho e presidente da Rede Portuguesa de Provedores do Estudante (RPE), foi eleita coordenadora da Rede Ibero-Americana de Defensorias Universitárias (RIdDU), que junta 70 academias de 12 países.

Rosa Vasconcelos, que também é vice-presidente da organização mundial IEEE Education Society, vinha exercendo o lugar de vice-coordenadora da Rede Ibero-Americana. Com a eleição para coordenadora torna-se a primeira portuguesa a coordenar o organismo internacional. A posse do cargo para o biénio 2025/2027 ocorreu durante o V Encontro da RIdDU, que reuniu na Cidade do México, dezenas de provedores (também designados “ouvidores” ou “defensores”) das instituições de ensino superior parceiras.

No encontro, os representantes das academias refletiram sobre o papel das provedorias na promoção e na garantia dos direitos humanos e universitários, no acesso à educação e na autonomia académica, e abordaram também os valores democráticos e a cultura da paz perante desafios globais como a inclusão social, a emergência climática, a inteligência artificial e os movimentos extremistas, indicou Rosa Vasconcelos.

A RIdDu foi criada em 2015, em Córdova, na Argentina, e agrega instituições de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, El Salvador, México, Panamá, Peru e Portugal. São nove os membros portugueses na RIdDU: as universidades da Beira Interior, Coimbra, Fernando Pessoa, Lisboa, Minho e Porto, os politécnicos de Beja e do Porto e ainda o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.