Concerto a Carlos Paredes no Festival de Guitarra de Santo Tirso

Concerto a Carlos Paredes no Festival de Guitarra de Santo Tirso
Concerto a Carlos Paredes no Festival de Guitarra de Santo Tirso

Um recital evocativo a Carlos Paredes está no programa da 28.ª edição do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, para dia 18 de outubro, às 21h30, na Fábrica de Santo Thyrso, que marca o centenário do nascimento do guitarrista.

No concerto-homenagem a Carlos Paredes o guitarrista australiano Ken Murray, revisitará parte do legado do mestre lusitano na música contemporânea, oferecendo ao público uma experiência única e imersiva. Uma homenagem que se estende à cidade de Santo Tirso.

Além do recital de Ken Murray, um filme de Joaquim Pavão, realizador, compositor e guitarrista, acrescentará uma dimensão visual ímpar ao momento.

O australiano Ken Murray tem-se notabilizado na interpretação de música espanhola do início do século XX, mas igualmente de géneros musicais brasileiros e sul-americanos. Neste concerto em Santo Tirso, Ken Murray incluirá também obras como “Hiraeth”, de Stephen Goss, e composições de autoria, que dialogam com a tradição da guitarra portuguesa e exploram novos patamares sónicos. Unir-se-á, assim, precisamente ao lema que norteia o FIGST: “Confluências – O Som dos Encontros”.

No último dia do FIGST, 19 de outubro, às 14h30, terá lugar uma mesa-redonda “Entre Notas e Algoritmos: Música e Inteligência Artificial”, que levará à tribuna músicos, investigadores e especialistas em tecnologia para refletir sobre os desafios e oportunidades que a IA traz ao universo musical, num debate aberto sobre criação, ética e futuro.

Às 18h00, no concerto de encerramento competirá à dupla franco-coreana Antoine Boyer & Yeore Kim mostrando a diversidade dos artistas nesta 28.ª edição do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso.