PT2030 abre concurso de 50 milhões de euros para projetos de minimização dos riscos de cheias

Aberto concurso para cofinanciamento pelo Fundo de Coesão de projetos de valor superior a 5 milhões de euros para minimizar risco de cheias e de inundações em meios urbanos em todas as regiões do continente. Túneis de drenagem subterrâneos são cofinanciados.

PT2030 abre concurso de 50 milhões de euros para projetos de minimização dos riscos de cheias
PT2030 abre concurso de 50 milhões de euros para projetos de minimização dos riscos de cheias. Foto: Rosa Pinto

O Governo, através do programa Sustentável 2030, abriu concurso para projetos que reduzam o risco de cheias e inundações em áreas urbanas. A dotação total para o concurso é 50 milhões de euros, e os projetos a concurso devem possuir um custo total superior a 5 milhões de euros.

O objetivo é adaptar o país às alterações climáticas, prevenindo os riscos de catástrofe e dando de uma forma geral resposta às necessidades de investimento em diferentes dimensões, de prevenção, de adaptação e de reação, quando é necessário incrementar a resiliência territorial e reforçar a proteção contra cheias e inundações em áreas urbanas.

Do concurso, e como descrito pelo Ministério da Economia e da Coesão Territorial, podem candidatar-se as várias entidades das cinco regiões (NUTS II) do continente, nomeadamente: – Administração Pública central; Municípios; Associações de municípios; Serviços municipais ou municipalizados; Setor empresarial do Estado; Setor empresarial local.

As candidaturas devem ser apresentadas até 19 de dezembro de 2025, e os projetos podem vir a ser cofinanciados até 85%, do custo, através do Fundo de Coesão.

Os projetos devem destinar-se a minimizar os riscos de cheias e inundações em meio urbano e, como indica o Ministério da Economia e da Coesão Territorial, o incremento de soluções estruturais de mitigação, como túneis de drenagem subterrâneos, e implementação de soluções de drenagem e retenção, incluindo técnicas de infraestrutura verde.