
O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, referiu à imprensa, após encontro com o Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, que a União Europeia (UE) está empenhada em reforçar as relações bilaterais com os EAU, através do comércio, do diálogo político e da segurança.
“Os EAU são um parceiro importante e fiável para a UE: para a prosperidade, estabilidade e segurança das nossas regiões e para além delas”, afirmou António Costa, e indicou que discutiram os desafios globais e, em particular, a situação em Gaza.
“Concordámos que o foco deve estar agora firmemente centrado na implementação rápida e plena do plano de paz do Presidente Trump”, referiu o líder da UE. É conhecido que os EAU têm vindo a prestar assistência humanitária a Gaza e António Costa lembrou: “A UE está pronta a desempenhar o seu papel, contribuindo para a reconstrução de Gaza.”
No encontro o Presidente do Conselho Europeu referiu ter abordado a situação ucraniana, no papel fundamental desempenhado pelos EAU na prestação de assistência humanitária e na facilitação da troca de prisioneiros. António Costa referiu que informou Presidente dos EAU sobre os esforços da UE no apoio da iniciativa do Presidente Trump e que houve uma concordância de que uma paz justa e duradoura na Ucrânia é um objetivo comum.













