A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) abre uma sala de estudo confortável e adequada para as necessidades de estudo, leitura pessoal e trabalho académico ou profissional. A nova sala foi inaugurada no dia 3 de novembro e dispõe de 68 lugares em secretária, 30 lugares em cadeira-sofá e vista para o lago e jardim.
O mobiliário da sala é uma recuperação de cadeiras-sofá e mesinhas baixas, do mobiliário original da BNP. As peças, com mais de cinquenta anos, mostram ser de grande qualidade e longevidade. Um produto de alta qualidade da indústria portuguesa, com produção da Fábrica Osório de Castro, Móveis Olaio e Móveis Serrano. Outro mobiliário da sala resulta de uma parceria de 2024 entre a BNP e a empresa Area Infinitas – Design de Interiores, S.A., e que serviu para uma produção fotográfica nos espaços da BNP.
A nova sala, designada sala Azul, é aberta a maiores de 16 anos, de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 17h30, com um regulamento diferenciado das outras salas da BNP. Uma sala que não permite a requisição nem o manuseamento de obras do acervo da Biblioteca, exceto as obras em livre acesso existentes na sala. Obras que são de consulta na sala.













