Comissão Europeia financia com 358 milhões de euros projetos para o ambiente e a ação climática

Comissão Europeia financia com 358 milhões de euros projetos para o ambiente e a ação climática
Comissão Europeia financia com 358 milhões de euros projetos para o ambiente e a ação climática

Mais de 358 milhões de euros de fundos europeus vão auxiliar financiar 132 novos projetos em toda a Europa do Programa LIFE para o ambiente e a ação climática. A Comissão Europeia indicou que montante atribuído representa mais de metade das necessidades totais de investimento de 536 milhões de euros para dos projetos. O valor restante é assumido pelos governos nacionais, regionais e locais, parcerias público-privadas, empresas e organizações da sociedade civil.

Os projetos LIFE desempenham um papel significativo na transição da UE para uma economia limpa, circular e resiliente. Trata-se de projetos que ajudam a salvaguardar e a restaurar a biodiversidade da União Europeia (UE) e apoiam a competitividade industrial e contribuem para o objetivo a longo prazo da UE de alcançar a neutralidade climática até 2050. É esperado que o investimento nos projetos tenha um impacto duradouro no ambiente, na economia, na indústria e no bem-estar de todos os europeus.

Os projetos que agora recebem financiamento da Comissão Europeia abrangem todos os domínios do programa LIFE, mobilizando:

225 milhões de euros, destes 147 milhões de euros são disponibilizados pela UE para a natureza e a biodiversidade, envolvendo 34 projetos para restaurar os habitats naturais, os ecossistemas costeiros e a água doce; e melhorar o estado de conservação das aves, insetos, anfíbios e mamíferos. Este investimento trará benefícios que sustentarão a nossa economia e o nosso bem-estar.

133 milhões de euros, destes 76 milhões de euros são disponibilizados pela UE para contribuir para a economia circular e melhorar a qualidade de vida, envolvendo 31 projetos de apoio à transição para uma economia limpa, circular, eficiente do ponto de vista energético e resiliente às alterações climáticas.

96 milhões de euros, destes 58 milhões de euros são disponibilizados pela UE para 19 projetos destinados a reforçar a resiliência às alterações climáticas e os esforços de atenuação dos seus efeitos.

82 milhões de euros, destes 77 milhões de euros são disponibilizados pela UE para 48 projetos destinados a acelerar a transição para as energias limpas.

Projetos para a natureza e a biodiversidade em vários domínios

O projeto Heath LIFE, na Suécia, com um orçamento de 23,3 milhões de euros restaurará quase 2 000 hectares de charnecas e criará habitats que beneficiarão, nomeadamente, os insetos polinizadores, as borboletas e os lagartos.

Outros projetos irão restaurar e proteger os habitats naturais em toda a Europa, como

O projeto LIFE for RIVERS, na Polónia, com um orçamento de 14,8 milhões de euros é centrado nos rios e zonas húmidas

O projeto LIFE RePeat, na Alemanha, com um orçamento de 16,6 milhões de euros, é sobre turfeiras.

O projeto belga LIFE ToadAlly, com um orçamento de 7,3 milhões de euros, que visa melhorar o estado de conservação dos anfíbios, contribuirá, assim, para inverter o declínio das espécies ameaçadas.

Projetos selecionados para promover uma economia mais circular e a qualidade de vida

O projeto letão LIFE RiverFlow, com um orçamento de 8,4 milhões de euros, ligará e melhorará mais de 550 km de massas de água.

O projeto LIFE Woodmer, na Suécia, no valor de 3,6 milhões de euros, produzirá biopolímeros a partir de resíduos de madeira, a fim de reduzir os produtos químicos e plásticos perigosos nas embalagens e nos têxteis.

O projeto InBioSoil, em Espanha, de 1,9 milhões de euros, utiliza fungos para limpar o solo contaminado com poluentes orgânicos persistentes.

Projetos sobre resiliência e atenuação das alterações climáticas

O projeto LIFE COOL ZONE, na Hungria, no valor de 4,3 milhões de euros.

O projeto impaQt, na Áustria, no valor de 5,1 milhões de euros e o projeto I-LIBIM, de Espanha e Portugal, proporcionarão soluções inovadoras para o crescente desafio das ondas de calor.

O projeto CROPS LIFE, em França, no valor de 4,3 milhões de euros, com o qual as comunidades rurais beneficiarão de novas técnicas agrícolas para promover a agricultura sustentável e a adaptação às alterações climáticas.

O projeto alemão LIFE SUPER EU, com um orçamento de 10,9 milhões de euros, irá restaurar as turfeiras para capturar carbono e contribuir para os objetivos da UE em matéria de clima e biodiversidade.

Projetos para assegurar uma transição para as energias limpas

O projeto LIFE SUNACADEMY, no valor de 1,2 milhões de euros, uma nova academia de formação em energias renováveis em França, com destaque para as instalações solares residenciais e de grande dimensão.

O projeto NESOIplus, no valor de 1,8 milhões de EUR, proporcionará soluções de energia limpa e reforço das capacidades destinadas às comunidades insulares remotas dos Açores, das Canárias e da Martinica.

O projeto BAIL-RENOV, com um orçamento de 1,6 milhões de euros dará uma maior ênfase às necessidades do senhorio ao longo de todo o processo de renovação energética em propriedades de arrendamento em França.