Um estudo levou os cientistas a desenvolver um método baseado na aprendizagem por imitação possibilitando aos robôs aprender e generalizar competências a partir de uma única demonstração.
Os autores do estudo, já publicado na “science” mostraram que um robô pode aprender 1.000 tarefas distintas, cada uma com demonstrações humanas mínimas em menos de 24 horas, utilizando o método – incluindo atividades quotidianas como dobrar roupa, abrir portas e colocar pão na torradeira.
Embora os humanos e os animais possam dominar as capacidades muito rapidamente através da imitação, os robôs podem necessitar de centenas ou milhares de demonstrações para aprender algumas (poucas) tarefas.
Assim, pode ser desafiante e exigir muitos recursos para ampliar a aprendizagem e incluir múltiplas tarefas. Para colmatar esta lacuna, Kamil Dreczkowski e os seus colegas desenvolveram uma abordagem baseada na aprendizagem por imitação, denominada Transferência de Trajetória Multitarefa (MT3, da sigla em inglês).
O método emprega duas estratégias: a primeira posiciona o robô próximo do objeto alvo e a segunda recupera dados de demonstrações anteriores, que o robô pode depois generalizar para executar a tarefa em questão.
Para avaliar o MT3, a investigadora Kamil Dreczkowski e os colegas treinaram um robô Sawyer equipado com uma garra e uma câmara acoplada à cabeça para realizar uma série de tarefas com diferentes níveis de complexidade, como inserir uma moeda num mealheiro e empilhar canecas em pratos.
De seguida, demonstraram que o robô era capaz de aprender 1.000 tarefas de manipulação diversas a partir de uma única demonstração, cada uma em menos de 24 horas de treino humano. No geral, o MT3 alcançou uma taxa média de sucesso de pouco mais de 78% em tarefas “vistas”, ou seja, aprendidas anteriormente por imitação, e 68% em tarefas “não vistas” que são as tarefas desconhecidas que exigiam generalização.
Os autores propõem que a investigação futura expanda o método para permitir a coordenação de dois braços em tarefas de manipulação mais complexas.














