
A União Europeia e a República da Coreia (Coreia do Sul) consideram que a atual Parceria Digital desempenha um papel central na cooperação em tecnologias digitais emergentes, nomeadamente ao desbloquear benefícios mútuos para as duas economias.
Durante o terceiro Conselho da Parceria Digital, realizado em Seul, a União Europeia (UE) sublinhou o compromisso em reforçar a cooperação com parceiros digitais em todo o mundo para impulsionar a competitividade, a inovação e a resiliência.
Uma Parceria Digital que permitirá que a UE e a Coreia do Sul continuarão o trabalho conjunto em investigação e inovação em tecnologias emergentes, como semicondutores, 6G, inteligência artificial (IA) e tecnologias quânticas. Uma cooperação com o objetivo de impulsionar a competitividade futura e a liderança tecnológica, ao mesmo tempo que constrói uma maior segurança económica através de uma maior resiliência em tecnologias críticas, incluindo a cibersegurança.
No Terceiro Conselho de Parceria Digital, a UE e a Coreia do Sul reforçaram a sua cooperação em diversas áreas. Assim, continuarão a trabalhar em projetos de investigação colaborativa relacionados com semicondutores, para levar a chips mais eficientes e versáteis para aplicações de IA e condução autónoma.
A Parceria também pode levar a avanços no 6G também irão avançar, abrindo caminho para uma conectividade mais eficiente. A UE e a Coreia do Sul elogiaram a recente procura para projetos de investigação colaborativa em tecnologias quânticas no âmbito do programa Horizonte Europa, com foco no avanço destas tecnologias através de um desenvolvimento partilhado, troca de conhecimentos especializados e uma colaboração mais forte a longo prazo.
Da reunião também há indicação de que os parceiros manterão uma estreita cooperação regulamentar em IA. Além disso assumem que estão empenhados em explorar o reconhecimento mútuo dos resultados da avaliação da conformidade, em linha com a Lei da IA. Além disso, cooperarão na normalização, realizarão investigação e inovações conjuntas e concentrar-se-ão na avaliação da segurança e fiabilidade da IA.
A UE e a Coreia do Sul indicaram vão melhorar a troca de informações sobre os espaços de dados será melhorada pela exploração de iniciativas de investigação conjuntas e pela discussão de normas. Além disso, consideram a criação de um grupo de trabalho conjunto para apoiar a interoperabilidade dos espaços de dados.
O reforço das diversas áreas no Diálogo Cibernético bilateral, incluindo a partilha de informações sobre ameaças cibernéticas, a cooperação em matéria de segurança da cadeia de fornecimento de software e as certificações de segurança de produtos da Internet das Coisas, está nas decisões do conselho da Parceria Digital. Outras das áreas da cooperação são as competências de cibersegurança e a exploração de potenciais investigações conjuntas.
Ainda, a cooperação em matéria de normalização será reforçada em fóruns internacionais de normalização, como a União Internacional de Telecomunicações.













