Na Maia a Mostra de Ilustração – UIVO para refletir “Como seria o Mundo (s)em guerra?”

Na Maia a Mostra de Ilustração - UIVO para refletir “Como seria o Mundo (s)em guerra?”
Na Maia a Mostra de Ilustração - UIVO para refletir “Como seria o Mundo (s)em guerra?” Foto: UIVO/João Vaz de Carvalho

A UIVO – Mostra de Ilustração leva às galerias do Fórum da Maia, a partir de 12 de dezembro de 2025, trabalhos de mais de 40 ilustradores nacionais e internacionais. A 15 edição do evento é um desafio à reflexão: “Como seria o Mundo (s)em guerra?” Uma recusa à banalização da violência mas um convite a imaginar mundos possíveis, sem conflitos.

O evento também acontece fora do Fórum da Maia, com a 2.ª edição do Mercado de Ilustração, oficinas criativas, a UIVINHO para os mais pequenos, a exposição de mais de 100 cartazes nas ruas do concelho, visitas guiadas, lançamento de livros, mostra exterior de David Álvarez, uma masterclasse e workshop com Isidro Ferrer, a acontecer até 1 de março de 2026.

Com promoção pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, e curadoria e programação de Cláudia Melo, a 15ª edição da UIVO é um evento cultural anual onde são abordadas questões da contemporaneidade, com referência à prática da ilustração, com obras que enfatizam as diferentes formas de fazer e pensar através desta expressão artística.

Uma Mostra que na ilustração congrega a Arte, a Comunidade e a Imaginação, para pensar um “Mundo (s)em guerra”, em que através do traço é dado corpo ao verdadeiro manifesto para refletir global, na Paz. Um espelho sobre guerras, conflitos e barbáries, mas também sobre resistência, criatividade e o potencial humano para o amor.

O evento é espaço e tempo de reflexão, de confronto, de suposição, de (in)certezas e simbolismo, que usa registos de guerras passadas e atuais e outras onde de um mundo imaginário sem conflitos. Cenários de confronto entre a realidade e o imaginário que questiona a génese da sobrevivência humana.

A residência artística “The Children’s Dreams”, que decorre a 11 e 14 de dezembro de 2025, do artista palestiniano, Fuad Alymani, desenvolve um projeto que articula o seu percurso visual com a energia criativa da comunidade local, através de oficinas com crianças e jovens (dos 10 aos 18 anos). Um trabalho com a perceção dos diferentes contextos vivenciais – locais de guerra e de paz. Uma ação que está a transformar algumas paredes da exposição da UIVO “num espaço vivo de encontro: um território partilhado onde a arte se torna diálogo, a criação desafia fronteiras.”

Também a partir de 12 de dezembro está patente uma instalação do coletivo de artistas 3 Pontos… (Ricardo Gonçalves, Jacinta Costa e Carlos Casimiro Costa), uma instalação a três dimensões que parte da dicotomia fundamental entre a guerra e a paz. No exterior estão dispostos os cartazes de artistas ucranianos da campanha “Stand with Ukraine” e ilustrações do estúdio Aza Nizi Maza, conhecido por transformar o seu espaço criativo num abrigo durante a guerra e por dar voz, através da arte, ao olhar das crianças em tempo de conflito.

O Mercado da Ilustração está no Café Concerto do Fórum da Maia, onde de 12 de dezembro e até ao dia 14 estão representadas várias editoras e ilustradores como Bartłomiej Kiełbowicz, Amanda Baeza, Cátia Vide, Helena Sá, Carolina Monteiro, Fabricia Melo, Vitoria Silis (MIEI), IPCA, etc. Ao longo destes três dias, o Mercado da Ilustração tem livros e ilustrações à venda, oficinas para crianças e jovens por Núria Tomàs Mayolas e Angelina Pereira, a hora do conto com Carina Novo, o lançamento de livro “Natália” com a ilustradora Eva Evita e uma masterclass e workshop com Isidro Ferrer, um dos mais destacados nomes da ilustração e do design gráfico espanhol.

Nas ruas do concelho da Maia a UIVO também cria um espaço de arte com mais de 100 cartazes produzidos por estudantes do ensino superior. Na Praça do Fórum da Maia, 11 ilustrações concebidas pelos alunos de Escolas de Ensino Superior Artístico, como a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; a Escola Superior de Educação-IPPorto; o Instituto Politécnico Cávado e Ave; e a Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto.

Também as paredes exteriores do Fórum da Maia recebem ilustrações em grande formato, do artista mexicano David Álvarez que apresenta uma série composta por quatro ilustrações.

Curadoria do evento

Cláudia Melo é a curadora e diretora artística independente. Com formação na área artística, assume desde 2012 práticas de direção artística, curadoria e consultadoria artística de projetos públicos e privados. Curadora da UIVO – Mostra de Ilustração da Maia desde 2019.

Artistas Confirmados

Ahmed ElKhalidi (Jordânia); Amanda Baeza (Chile/Portugal); Angelo Abu (Brasil); Bartek Kiełbowicz (Polónia); Charlie Guerreiro (Portugal); Chila Mochila (Portugal); Damien Glez (França/Burquina Faso); Daniel Garcia (Portugal); David Alvarez (México); Deimante Rybakoviene (Lituânia); Delfim Ruas (Portugal); Edgar Vargas Ávila (Venezuela); Elisabeth Pérez Fernández (Espanha); Fahd Al-Bahady (Síria); Fuad Alyamani (Estado da Palestina – Cisjordânia); Hani Abbas (Síria); Inês da Fonseca (Portugal); Isidro Ferrer (Espanha); João Vaz de Carvalho (Portugal); Karolis Strautniekas (Lituânia); Mar Reboredo (Argentina); Mo Qasem (Estado da Palestina); Mohammad Sabaaneh (Estado da Palestina); Mykhailo Skop (Ucrânia); Núria Tomàs Mayolas (Espanha); Pedro Ribeiro Ferreira (Portugal); Rabbit Hutch (Austrália); Ricardo Ladeira (Portugal); Rui Vitorino Santos (Portugal); Sonja Danowski (Alemanha); Twożywo (Polónia); Vasco Gargalo (Portugal); Yaroslava Yatsuba (Ucrânia); Aza Nizi Maza (Ucrânia); Poster Territory; Coletivo 3 Pontos… (Jacinta Costa, Carlos Casimiro Costa e Ricardo Gonçalves – Portugal), entre outros.