O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vai integrar o calendário do Grande Prémio da Fórmula 1 (F1) em 2027. Um compromisso assumido pelo país em Londres para a realização da prova em 2027 e 2028, e onde esteve presente o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado.
“O regresso da Fórmula 1 inscreve novamente Portugal no calendário do evento desportivo de topo, que mobiliza uma grande atenção internacional e ajudará a promover a imagem do país”, afirmou, citado em comunicado, Castro Almeida, Ministro da Economia e da Coesão Territorial.
O Ministro destacou que “este será um evento com um impacto direto na atividade económica, na criação de valor para as empresas, na atração de investimento e na criação de emprego”, e acrescentou: “o Grande Prémio do Algarve reforça a marca de um Portugal moderno, ambicioso e dinâmico, com grande capacidade de organização de grandes eventos internacionais”.
Portimão será um dos novos circuitos modernos a integrar o calendário da F1. Um evento alinhado com a estratégia nacional do Turismo no que diz respeito à notoriedade e na projeção da imagem internacional do Algarve e que deverá ter grande impacto direto e indireto na economia portuguesa.
É esperado que a realização da prova de Formula 1 traga a Portugal por ano, e ao longo de três dias, cerca de 200 mil visitantes, incluindo 150 mil espectadores e mais de 50 mil profissionais.
A prova desportiva F1, que aposta na inovação e sustentabilidade, terá efeitos sociais consideráveis, nomeadamente no emprego, reforço da cadeia de fornecedores locais e dinamização de pequenas e médias empresas, contribuindo desta forma para reduzir desigualdades regionais e alavancar a economia local de forma sustentável.
“Procuramos valorizar os territórios e criar oportunidades para as economias locais” sublinhou o Ministro da Economia e da Coesão Territorial. Tanto mais que a F1 é regulamentada pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA).
A prova de F1 é um dos eventos desportivos que mobiliza maior procura internacional, a par dos Jogos Olímpicos, dos Campeonatos do Mundo e da Europa de Futebol e da Champions League.
Portugal já recebeu o Grande Prémio de Fórmula 1 em quatro circuitos diferentes ao longo da história: o Circuito da Boavista, no Porto, em 1958 e 1960, o Circuito de Monsanto em Lisboa em 1959, o Autódromo do Estoril em 1984-1996 e o Autódromo Internacional do Algarve, Portimão, em 2020-2021.
Nos autódromos em Portugal foram decididos muitos títulos mundiais e foi também no país que Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória.













