
Os agricultores reagem à proposta da Comissão Europeia para a Politica Agrícola Comum (PAC) no próximo quadro financeiro plurianual da União Europeia (EU), pós 2027. Uma proposta que prevê a redução do orçamento destinado à Agricultura.
“Esta proposta destrói a PAC”, afirmou Idalino Leão, Presidente da CONFAGRI, que na Manifestação realizada pelos agricultores europeus em Bruxelas em defesa de uma PAC simplificada e robusta que acrescentou: “A produção tem de voltar a estar nas ruas e nos corredores de Bruxelas”.
É entendimento dos agricultores que sem PAC não haverá agricultores e sem estes não existe um futuro independente para a alimentação europeia.
Neste sentido, para a CONFAGRI “é imperativo que a próxima PAC contemple o papel essencial que os agricultores e as cooperativas têm no desenvolvimento rural, na economia, na coesão territorial e na soberania alimentar europeia, sobretudo quando a conjuntura internacional pode, em muito, condicionar a atividade agrícola da União.”
Para o Presidente da CONFAGRI a manifestação que ocorreu em Bruxelas, e que também mostrou o descontentamento com o acordo MERCOSUL, é uma força motriz que deve levar a Comissão Europeia a repensar a proposta sobre a PAC.











