O Município de Valença aprova o Regime de Incentivos Municipais para 2026, o que, no entender da autarquia, vem consolidar o concelho como um dos territórios fiscalmente mais atrativos de Portugal para viver, investir e empreender. Onde as famílias e as empresas passam a beneficiar de um dos conjuntos de incentivos municipais mais competitivos do país.
O conjunto de medidas deverá reforçar a atratividade de Valença como destino de investimento sustentável e de fixação de novos residentes. As famílias passam a contar com a mais baixa taxa de IMI permitida por lei, 0,3% nos prédios urbanos e 0,8% nos prédios rústicos.
Mas à medida sobre a taxa soma-se o IMI Familiar, com reduções diretas no imposto a pagar: 30 euros para famílias com 1 dependente, 70 euros para famílias com 2 dependentes, 140 euros para famílias com 3 ou mais dependentes.
O Município de Valença vai em 2026 manter a devolução total da participação municipal no IRS, correspondendo a uma bonificação de 5%, o máximo permitido por lei. Na prática, Valença continuará a devolver às famílias 100% do IRS que lhe caberia, reforçando o compromisso com o rendimento disponível e a qualidade de vida.
No plano económico, o Município também mantém uma Taxa de Derrama reduzida, favorecendo as condições para o crescimento das empresas e a atração de novos investimentos. Os valores situam-se nos 0,5% para empresas com volume de negócios até 150 mil euros e 1,5% para empresas com volume de negócios superior a 150 mil euros.
No entender dos autarcas a política fiscal adotada é um fator decisivo para a competitividade, especialmente relevante para pequenas e médias empresas, startups e projetos de expansão empresarial.
“Este regime de incentivos é um sinal claro que damos à sociedade: Valença é uma excelente terra para viver, trabalhar e investir, reunindo condições fiscais, estratégicas e humanas para acolher novos projetos e novas famílias” sublinhou José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara Municipal de Valença.
É reconhecido que Valença possui uma localização estratégica, qualidade de vida, estabilidade fiscal e uma política municipal orientada para o desenvolvimento. Com as medidas de política fiscal e outras, o concelho de Valença tem-se reforçado como um lugar de oportunidades, preparado para atrair investimento, talento e novos residentes.














