Dados do Eurostat indicam que em 2024 quase dois terços dos residentes na União Europeia, ou seja, 249 milhões com 15 anos ou mais, fizeram pelo menos uma viagem com pernoite, no total terão realizado quase 1,2 mil milhões de viagens turísticas, com uma duração média de 5 pernoitas por viagem.
Sobre a duração das viagens os dados do Eurostat indicam que no total, 56,3% das viagens foram curtas, com 1 a 3 pernoitas, enquanto 43,7% foram viagens de 4 noites ou mais.
Os europeus tendem a preferir viagens dentro do país onde vivem. Quase 3 em cada 4 viagens foram feitas no país onde residem, e o número de pernoitas foi em média 4 noites. No caso das viagens ao estrangeiro, a duração da estadia foi em média de 8 noites.
Em termos de despesas, as viagens longas ao exterior representaram a maior parte dos gastos, com 50,5% dos 617 914 milhões de euros gastos em viagens turísticas. O gasto, por pessoa, numa viagem turística foi, em média, de 518 euros, enquanto o gasto por noite foi de 104 euros, variando de 78 euros por noite em viagens nacionais longas a 224 euros por noite em viagens curtas ao exterior. O gasto por viagem nacional foi em média de 303 euros e nas viagens internacionais a média foi de 1.053 euros.
Se a maioria preferiu viajar dentro do próprio país, o ou seja, 71,3% de todas as viagens foram nacionais. No caso das viagens para o exterior, a maioria preferiu ficar dentro do espaço da União Europeia, onde ocorreram 92,2% das viagens.
Em média, na UE, 29% de todas as viagens foram feitas em um país estrangeiro: 21% em outro país da UE e 8% fora da UE.
A Itália foi o principal destino estrangeiro para residentes da UE, em termos de número de viagens, com 10,7% de todas as viagens internacionais realizadas por europeus, seguida pela Espanha, com 10,4%.














