Roche vai financiar com 45 mil euros ‘bolsas de cidadania’

Roche Portugal abre candidaturas ao programa de ‘bolsas de cidadania’. Às cinco bolsas, num total de 45 mil euros, podem candidatar-se, até 31 de março, Associações de doentes e ONGs com projetos em benefício dos doentes e da saúde em Portugal.

Biotecnológica Roche.
Roche abre candidaturas a “Bolsas de Cidadania. ”Biotecnológica Roche. Foto: © Roche

A Roche Portugal abre mais uma vez concurso para o programa de bolsas de projetos de cidadania. As bolsas destinam-se a apoiar os melhores trabalhos da sociedade civil em benefício dos doentes, dos cidadãos e da saúde em Portugal.

Na terceira edição do programa estão a concurso cinco bolsas, num valor total de 45 mil euros, para viabilizar as melhores iniciativas desenvolvidas por Associações de Doentes ou outras Organizações Não Governamentais (ONG), indica a Roche Portugal em comunicado.

O programa de bolsas da Roche “enquadra-se na Política de Responsabilidade Social da empresa e resulta do seu compromisso em assumir um papel ativo na sociedade apoiando, de forma transparente, iniciativas inovadoras e orientadas para a missão de suporte ao doente.”

A empresa de biotecnologia indica que para 2017 os projetos e temas preferenciais são “os que incrementam a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde, que informem os doentes dos seus direitos de acesso, promovam o envolvimento nas decisões individuais e que incluam a vertente digital. Serão, ainda, valorizados temas como: cancro da mama, imunoterapia, esclerose múltipla, hemofilia e inovação terapêutica.”

Na segunda edição do programa, em 2016, a Roche Portugal lembra que foram atribuídas cinco bolsas de financiamento, no valor de 45 mil euros. Foram contempladas com bolsas as entidades: ATTitude, a Nutrição oncológica – Capacitar, Informar & Formar, a ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, a Liga de Amigos do Hospital Pediátrico de Coimbra, a AJDP – Associação de Jovens Diabéticos de Portugal e a APCL – Associação Portuguesa contra a Leucemia.