Artigo de Opinião

214 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Alexandra Rosa, psicóloga

Ansiedade na idade adulta: o que precisa saber

Quando, como é, porque ocorre e quais as recomendações para superar a ansiedade na idade adulta é o que Alexandra Rosa, psicóloga, aborda neste seu artigo. OMS estimou, em 2017, haver 264 milhões de pessoas no mundo a sofrer de ansiedade.
Raúl Sousa, Optometrista e Presidente da APLO

Vi(ver) sem visão central: fatores de risco e consequências da DMRI

A redução da claridade da visão central é uma consequência de patologias cuja origem permanece desconhecida. Raúl de Sousa, optometrista, esclarece, neste seu artigo, alguns aspetos da doença, como fatores de risco e consequências.
João Araújo Correia, Internista e Presidente da SPMI

Mais Tempo para o Doente – Um Bom Desejo de Ano Novo!

O tempo na relação médico-doente define uma medicina de alto valor. Uma medicina baseada no Raciocínio Clínico, na Empatia e na Humanidade é boa para a saúde e para as finanças, refere o médico João Araújo Correia, neste seu artigo.
Raúl Sousa, Optometrista e Presidente da APLO

Políticas nacionais falham nos cuidados para a saúde da visão

Acesso Universal aos Cuidados para a Saúde da Visão em Portugal falhou! Raúl Sousa, presidente da APLO aborda, neste seu artigo, a atual situação e enumera alguns dos fatores que continuam a colocar em causa o acesso aos cuidados para a saúde da visão.
Paulo Vitória, Psicólogo e Professor no Departamento de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior

Deixar de Fumar: A melhor das resoluções para o ano novo

Deixar de fumar é o desejo da maioria dos fumadores, descreve o psicólogo Paulo Vitória, neste seu artigo. A opção de deixar de fumar é assumida como a melhor mas há um conflito paralisante que impede o sucesso da opção.
Helena Sarmento, Internista e Membro do NEDVIH

Combate à SIDA tem de continuar e melhorar

A taxa de diagnóstico tardio da SIDA em Portugal é das mais altas da União Europeia. Helena Sarmento, Internista, indica, neste seu artigo, que passados mais de 30 anos do início da epidemia, é preciso continuar a trabalhar para combater a SIDA.
Ernesto Carvalho, cardiologista.

A arritmia que pode causar um AVC

O diagnóstico e o tratamento da arritmia ou fibrilhação auricular é descrito por Ernesto Carvalho, cardiologista, neste seu artigo, e indica que o tratamento deve ter uma abordagem integrada, onde o doente tem um papel fundamental na terapêutica.
Cláudia Silva, enfermeira e membro da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia

Sexualidade após uma ostomia

A ostomia afeta a pessoa em várias dimensões orgânicas e psicológicas. A enfermeira Cláudia Silva aborda, neste seu artigo, alguns dos aspetos ligados à sexualidade após uma ostomia e deixa alguns conselhos práticos.
Alexandra Rosa, psicóloga

Desafios da prematuridade: Pais antes de tempo

No âmbito do Dia Mundial da Prematuridade que se assinala a 17 de novembro, Alexandra Rosa, psicóloga, lembra, neste seu artigo, a importância de uma rede protetora em torno nos pais jovens durante o nascimento dos filhos.
Raúl Sousa, Optometrista e Presidente da APLO

Diabéticos com risco elevado de desenvolverem retinopatia diabética

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes que se assinala a 14 de novembro, Raúl Sousa, presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria, alerta para o risco elevado dos diabéticos desenvolverem retinopatia diabética. O diagnóstico precoce é fundamental.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS