Artigo de Opinião

143 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
João Araújo Correia, Internista e Presidente da SPMI

País de “faz de conta”: Hospitais e Segurança Social

Num hospital há desafios inimagináveis face à realidade concreta do país. Inoperância da Segurança Social atira para os hospitais os idosos, descreve o médico João Araújo Correia. “Um Ano Novo melhor para quem precisa da Segurança Social.”
Luís Azeredo Paixão, Médico de Família na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Castanheira de Pêra

Deixar de fumar: Ano Novo, Vida Nova!

No início de um novo ano deixar de fumar é muitas vezes uma promessa e um desejo, mas nem sempre conseguido. O médico Luís Azeredo Paixão descreve, neste seu artigo, uma visão da importância de ter sucesso e para isso enumera um conjunto de conselhos a seguir.
Hospitalização domiciliária: uma opção com benefícios

Hospitalização domiciliária: uma opção com benefícios

Hospitalização domiciliária é considerada uma opção de qualidade, segura, eficaz e de custo-efetivo. Francisca Delerue, médica internista, esclarece, neste seu artigo, alguns aspetos da evolução para novos modelos de hospitalização.
Paulo Vitória, Psicólogo e Professor no Departamento de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior

Quer deixar de fumar no ano novo?

Mais de um milhão de portugueses quer deixar de fumar. A conclusão é de vários estudos refere, neste seu artigo, Paulo Vitória. O especialista indica que são vários os motivos para deixar de fumar, mas alerta que o sucesso é baixo se o fumador não for bem acompanhado.
Fátima Carvalho, Podologista responsável pelo Centro Clínico do Pé

Frieiras: o inverno não é só chuva e vento

Tempo frio e seco potenciam o aparecimento de frieiras. Neste artigo a podologista Fátima Carvalho esclarece as causas do aparecimento das frieiras e dá conselhos para minimizar o aparecimento desta condição que não sendo grave apresenta grande desconforto.
Sandra Neves, Psiquiatra da UPPC

Perturbação de stresse pós-traumático diminui relação interpessoal

A perturbação mental que se desenvolve após um evento traumático pode apresentar diversos sintomas e as manifestações levarem a uma diminuição da qualidade de vida. A psiquiatra Sandra Neves dá, neste seu artigo, uma visão sobre esta condição de saúde.
Francisco Oliveira Freitas, Podologista

Impacto da má alimentação na saúde dos pés: época natalícia exige cuidados

Consumo em excesso de açúcares, óleos, carnes vermelhas ou gorduras animais na época natalícia pode potenciar uma crise de “gota”, caracterizada por excesso de ácido úrico, no dedo grande do pé, alerta o Podologista Francisco Oliveira Freitas.
Telo Faria, médico e coordenador do NEDVIH

Doença VIH: pode haver mais vida com qualidade

Não existe uma cura para a SIDA, mas têm havido grandes avanços terapêuticos nos últimos anos. O médico Telo Faria lembra, neste seu artigo, o que caracteriza a doença, a importância do diagnóstico precoce e sobretudo a necessidade de prevenção.
Luísa Lagarto, psiquiatra

Black Friday pode aumentar risco de compulsões por compras

Black Friday não traz “desconto” nos sintomas de Oniomania, podendo aumentar mesmo os sintomas da doença psiquiátrica. Luísa Lagarto, médica psiquiatra, descreve, neste seu artigo, as principais caraterísticas da doença e deixa conselhos para controlar os sintomas.
Fátima Carvalho, Podologista responsável pelo Centro Clínico do Pé

Celulite infeciosa: diagnóstico apresenta dificuldades

Celulite infeciosa apresenta dificuldades no diagnóstico, dada a dificuldade de distinguir entre tecido infetado e não infetado. Fátima Carvalho, podologista, descreve algumas das questões ligadas à doença indicando técnicas usadas no diagnóstico e terapêuticas.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS