Artigo de Opinião

317 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Joaquim Brites, Presidente da APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares

Vacinação COVID-19 de jovens: Um teste! …E a nossa capacidade de resistir

A decisão de vacinar contra a COVID-19 apenas os jovens portadores de comorbilidades associadas coloca questões de diversas naturezas que o especialista Joaquim Brites aborda neste seu artigo, onde suscita questões sobre a clareza da decisão da Direção-Geral de Saúde.
Inês Palma Reis, Internista

Amamentar e vacinar contra a COVID-19: Os benefícios

Os benefícios da amamentação dos bebés são bem conhecidos, mas a médica Inês Palma dos Reis reforça e descreve, neste seu artigo, esses benefícios, mas também alerta para os benefícios das grávidas e das mães a amamentar tomarem a vacina contra a COVID-19.
Paulo Carrola, Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

É urgente voltar a priorizar programas de erradicação das hepatites

Número de pedidos de tratamento de hepatites diminuiu de 2.806, em 2020. O especialista em doenças do fígado, Paulo Carrola, alerta, neste seu artigo, para a urgência em mitigar o impacto da pandemia nos programas das hepatites virais.
Hipólito Nzwalo, Unidade de AVC, Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de AVC, Professor na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, Universidade do Algarve.

Fatores de risco cerebrovascular no prognóstico da esclerose múltipla

Estilos de vida saudáveis promovem a saúde do cérebro. É disto que nos fala o Prof. Doutor Hipólito Nzwalo, neste seu artigo, que refere a ligação entre os fatores de risco cerebrovascular e o prognóstico da esclerose múltipla.
Ana Paiva Nunes, Medicina Interna, Coordenadora da Unidade Cerebrovascular do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa do AVC

Dia Mundial da População: Porquê falar de AVC?

O Acidente Vascular Cerebral é a principal causa de morte em Portugal, mas que é possível combater, como alerta a especialista em medicina interna, Ana Paiva Nunes, neste seu artigo, e onde deixa alguns conselhos para promoção da saúde individual.
Annelise Roennow

A “viagem” do doente até chegar a um diagnóstico – Dia Mundial da Esclerodermia.

Umas mais que outras, as doenças apresentam sintomas que dão pistas que levam ao diagnóstico. No caso de doenças raras, e como descreve no seu artigo Annelise Roennow, ligar sintomas a uma doença é um processo complexo, demorado e o caminho um labirinto.
Joaquim Jorge, biólogo, fundador do Clube dos Pensadores e Matosinhos Independente

Eleições autárquicas: devem ser adiadas, mas marcadas quanto antes

Devido à pandemia a eleições autárquicas devem ser adiadas, refere Joaquim Jorge, líder do Matosinhos Independente, neste seu artigo. As Câmaras devem ser impedidas de fazer ações de propaganda política como inaugurações e fazer promessas para o futuro.
Pedro Correia Azevedo, especialista em Medicina Interna

O desafio da Hospitalização Domiciliária

Hospitalização Domiciliária é em muitos casos uma alternativa segura e eficaz. O internista Pedro Correia Azevedo refere, neste seu artigo, que esta alternativa passa pela avaliação de condições clínicas, sociais e geográficas de cada doente.
Rogério Ferreira, Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra / Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular da SPMI

Fibrilhação auricular e a medicina interna – Dia Mundial do Ritmo Cardíaco

Fibrilhação auricular é a arritmia mais frequente. Doença que aumenta risco de AVC isquémico e fator independente para mortalidade de causa cardíaca. O internista Rogério Ferreira alerta, neste seu artigo, para a necessidade de diagnóstico e seguimento da terapêutica.
Daniela Santos Oliveira, Interna de Formação Específica em Neurologia no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, Membro da J-SPAVC

O seu cérebro está nas suas mãos, cigarro a cigarro (a menos)

Tabagismo é responsável por diversas doenças como cancro do pulmão e o acidente vascular cerebral (AVC). A médica especialista Daniela Santos Oliveira alerta, neste seu artigo, que o nosso cérebro pode estar nas nossas mãos.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS