Artigo de Opinião

207 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Cláudia Silva, enfermeira e membro da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia

Sexualidade após uma ostomia

A ostomia afeta a pessoa em várias dimensões orgânicas e psicológicas. A enfermeira Cláudia Silva aborda, neste seu artigo, alguns dos aspetos ligados à sexualidade após uma ostomia e deixa alguns conselhos práticos.
Alexandra Rosa, psicóloga

Desafios da prematuridade: Pais antes de tempo

No âmbito do Dia Mundial da Prematuridade que se assinala a 17 de novembro, Alexandra Rosa, psicóloga, lembra, neste seu artigo, a importância de uma rede protetora em torno nos pais jovens durante o nascimento dos filhos.
Raúl Sousa, Optometrista e Presidente da APLO

Diabéticos com risco elevado de desenvolverem retinopatia diabética

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes que se assinala a 14 de novembro, Raúl Sousa, presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria, alerta para o risco elevado dos diabéticos desenvolverem retinopatia diabética. O diagnóstico precoce é fundamental.
Paulo Vitória, Psicólogo e Professor no Departamento de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior

Ser ou Não Ser Fumador

Fumar é um hábito, um comportamento, uma dependência, e não fumar pode ser um problema. Ser ou Não ser fumador é abordado pelo psicólogo Paulo Vitória, neste seu artigo, assinalando o Dia Nacional do Não Fumador, que se celebra a 17 de novembro.
Francisco Oliveira Freitas, Podologista

Como o calçado pode prevenir risco de lesões nos pés

Calçado adequado ao trabalho pode prevenir risco de lesões nos pés. O podologista Francisco Oliveira Freitas indica, neste seu artigo, algumas das questões ligadas à saúde dos pés e enumera os cuidados a ter na escolha do calçado.
Manuel Portela, podologista e presidente da Associação Portuguesa de Podologia

O pé diabético e as suas consequências

O pé diabético é a principal causa de amputação inferior e a principal causa de internamento dos pacientes de diabetes. O podologista Manuel Portela descreve, neste seu artigo, consequências e cuidados diários a ter com o pé diabético.
Luísa Fonseca, Internista e Membro do NEDVC

AVC: necessidade de cuidados após a fase aguda

Acidente Vascular Cerebral continua a ser a principal causa de morte em Portugal. Luísa Fonseca, Internista, assina-la o Dia Mundial do AVC, a 29 de outubro, abordando a prevenção, tratamento e reabilitação do doente de AVC.
Fátima Carvalho, Podologista responsável pelo Centro Clínico do Pé

Grávidas e bebés: que cuidados ter na saúde dos pés?

Os pés suportam toda a estrutura do corpo e permitem a mobilidade. A podologista Fátima Carvalho descreve, neste seu artigo, os diversos esforços e riscos a que estão sujeitos os pés das grávidas e indica cuidados a ter na saúde dos pés destas e dos bebés.
Maria do Céu Rocha, Internista e Coordenadora Adjunta do NEMPal

Cuidados Paliativos: Saúde de qualidade

No Mês Nacional dos Cuidados Paliativos, que se assinala em outubro, Maria do Céu Rocha, Internista, alerta, neste seu artigo, que exigir Cuidados Paliativos de qualidade deve ser uma preocupação de cada um de nós enquanto cidadãos.
Carolina Guedes, Internista e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar da SPMI

Cirurgias e internamentos são causas de tromboembolismo venoso prevenível

Cerca de 60% dos casos de tromboembolismo venoso ocorrem durante ou após um internamento hospitalar. Carolina Guedes, Internista, indica, neste seu artigo, como prevenir esta condição de saúde que é uma das principais causas de morte.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS