Artigo de Opinião

183 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Fátima Carvalho, Podologista responsável pelo Centro Clínico do Pé

Pé de atleta: prevenção quando aumenta o calor e tratamento

Pé de atleta é causada por fungos “dermatófitos” que são potenciados por ambientes de calor. A podologista Fátima Carvalho descreve, neste seu artigo, algumas precauções e ter, e indica a ozonoterapia podal como um dos métodos terapêuticos mais eficazes.
Manuel Portela, podologista e presidente da Associação Portuguesa de Podologia

Doenças dos pés mais comuns no verão

No verão, os pés são sujeitos a um conjunto de riscos de doenças específicas. Manuel Portela, podologista, descreve, neste seu artigo, algumas das patologias mais comuns no verão e algumas das medidas a ter para diminuir os riscos.
João Brum Silveira, presidente da APIC

No enfarte agudo do miocárdio cada segundo

Os sintomas do ataque cardíaco e as medidas a tomar são aqui descritas pelo médico João Brum Silveira. Neste artigo o médico releva o tempo de intervenção como fator decisivo do prognóstico, e faz referência à campanha “Cada Segundo Conta”.
Arsénio Santos, Internista e Coordenador do NEDF

É preciso fazer mais e melhor para erradicar a hepatite C até 2030

Em Portugal o número de infetados de hepatite B e de hepatite C é estimado em 100 mil cada. Na Europa há 4,7 milhões com hepatite B e 5,6 milhões com hepatite C. Arsénio Santos, Internista, indica, neste seu artigo, que há muito a fazer para erradicar a hepatite C.
Fernando Pita, neurologista.

Dia Mundial do Cérebro: Prevenção primordial do AVC

O AVC mantém-se como a principal causa de morte e morbilidade em Portugal, mas tem-se registado uma progressiva diminuição da incidência. O neurologista Fernando Pita descreve, neste seu artigo, os fatores de risco associados ao AVC.
Raúl Sousa, Optometrista e Presidente da APLO

Raios UV e o risco de desenvolver cataratas

Radiação UV estimula a produção de vitamina D, mas a exposição prolongada aos Raios UV pode causar lesões oculares. O optometrista Raúl de Sousa lembra, neste seu artigo, o risco aumentado de desenvolver cataratas e degeneração macular.
Vasco Barreto, Internista

Riscos e prevenção de doenças e infeções no verão

O verão pode potenciar o risco de agravamento de doenças e o risco de se contrair novas doenças. O médico Vasco Barreto, Internista, descreve, neste seu artigo, algumas das doenças ligadas ao verão e indica como evita-las.
Rosália Ferreira, fundadora da Associação Portuguesa para as Doenças Congénitas da Glicosilação e outras Doenças Metabólicas Raras

Doenças congénitas da glicosilação: falta diagnóstico e tratamento

As doenças congénitas da glicosilação apresentam um conjunto de sintomas que dificulta, muitas vezes, o diagnóstico. Rosália Ferreira alerta, neste seu artigo, para a necessidade do diagnóstico e a necessidade de terapêutica.
Miguel Casimiro, neurocirurgião e presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral

Lesões na coluna por acidentes de mergulho: dez conselhos para prevenção

Verão, férias, piscina ou praia, são tempos e condições que aumentam a prática de mergulhos, sobretudo entre os jovens. Miguel Casimiro, neurocirurgião descreve, neste seu artigo, alguns conselhos para prevenir lesões na coluna num mergulho.
Filipa Taipina, terapeuta de Bowen

Terapia de Bowen eficaz contra a dor

A dor é uma das causas de grande perda de qualidade de vida, independentemente da sua origem. Filipa Taipina, terapeuta de Bowen, descreve, neste seu artigo, a evolução da investigação da fáscia, tecido conectivo ou conjuntivo, e a Terapia de Bowen.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS