Artigo de Opinião

152 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Doença renal crónica e doença cardiovascular têm uma relação prejudicial

Doença renal crónica e doença cardiovascular têm uma relação prejudicial

Há uma ligação entre as doenças cardíacas e as doenças renais crónicas e também no sentido contrário. Francisco Araújo, Internista, descreve, neste seu artigo, as influências das duas doenças e indica algumas preocupações a ter na prevenção.
Inês Palma Reis, Internista

A grávida com doença crónica: Diabetes Mellitus

No planeamento de uma gravidez as mulheres com doenças crónicas devem envolver o apoio médico. No âmbito do Dia Internacional da Mulher, Inês Palma Reis, Internista, aborda as implicações para a saúde na mulher grávida e no bebé.
Elisabete Jorge, Cardiologista de Intervenção

Enfarte do miocárdio mata quase duas mil mulheres por ano

Por ano morrem em Portugal quase duas mil mulheres por enfarte agudo do miocárdio. No âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março, Elisabete Jorge, Cardiologista de Intervenção, alerta para alguns dos principais riscos e ações a ter na prevenção.
Manuel Portela, Podologista na Portela Clínica

Exame médico-desportivo é importante para todos os praticantes de desporto

Obrigatório para atletas federados, o exame médico-desportivo deve ser assumido como imprescindível por todos os praticantes de qualquer desporto. O podologista Manuel Portela descreve, neste seu artigo, as vantagens e o que envolve este exame.
Luís Brito Avô, Internista e Coordenador do NEDR

Doenças raras: o diagnóstico e os tratamentos

Cerca de 800 mil portugueses sofrem de doenças raras. Doentes enquadrados na Estratégia Integrada para as Doenças Raras, e que Luís Brito Avô indica, neste seu artigo, que cabe ao internista um papel fundamental na terapêutica.
Francisco Oliveira Freitas, Podologista

Problemas de saúde dos pés com a idade e como os prevenir

Aumento de idade leva ao surgimento de problemas de saúde dos pés. Neste artigo o podologista Francisco Oliveira Freitas descreve alguns dos problemas com os pés ligados à idade e indica alguns dos procedimentos e cuidados a realizar.
Pedro Marques da Silva, Internista e Coordenador do NEPRV

Depois de Enfarte Agudo do Miocárdio a prevenção

Depois de um Enfarte Agudo do Miocárdio a prioridade vai para a prevenção. Pedro Marques da Silva, Internista e Coordenador do NEPRV, descreve os sintomas de um ataque cardíaco e conselhos para reduzir o risco de novo evento cardíaco.
Lèlita Santos, Internista e Membro da SPMI

Médicos de Medicina Interna são os gestores do doente

Medicina Interna não trata apenas o doente, mas respeita-o. Para assinalar o Dia Mundial do Doente, a 11 de fevereiro, Lèlita Santos, Internista e Membro da SPMI, lembra, neste seu artigo que o internista está onde o doente precisa dele.
Alfredo Martins, Internista e Coordenador do Núcleo de Estudo de Doenças Respiratórias da SPMI

Cancro do pulmão: Diagnóstico precoce faz a diferença

Taxa de sobrevida dos doentes com cancro do pulmão é muito baixa. Uma situação crítica. Alfredo Martins, Internista e Coordenador do Núcleo de Estudo de Doenças Respiratórias da SPMI indica que a melhoria pode vir do diagnóstico precoce.
João Araújo Correia, Internista e Presidente da SPMI

País de “faz de conta”: Hospitais e Segurança Social

Num hospital há desafios inimagináveis face à realidade concreta do país. Inoperância da Segurança Social atira para os hospitais os idosos, descreve o médico João Araújo Correia. “Um Ano Novo melhor para quem precisa da Segurança Social.”

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS