Artigo de Opinião

305 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Ana Verónica Varela, Internista do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve – Hospital de Faro, Membro do grupo J-SPAVC, da Sociedade Portuguesa do AVC

AVC e a hipertensão arterial: É melhor prevenir do que remediar!

O tratamento do AVC tem avançado, mas continua a ser a principal causa de morte em Portugal. A médica Ana Verónica Varela indica, neste seu artigo, que a prevenção é a melhor opção. Conhecer os fatores de risco é fundamental para melhor prevenção.
Carlos Vasconcelos, professor na UP, Unidade de Imunologia Clínica, CHUP, Consulta de doenças autoimunes, CHTS, UMIB, ICBAS

Bom dia do Lupus Raquel e todos vós, doentes e famílias

No Dia Mundial de Lúpus, o médico Carlos Vasconcelos esclarece, neste seu artigo, sobre novas terapias para combater o Lúpus, bem com a importância dos ensaios clínicos com novos medicamentos.
Teletrabalho - Um desafio ou oportunidade?

Teletrabalho – Um desafio ou oportunidade?

“Celebrar o Dia do Trabalhador também é celebrar aqueles cujo trabalho é proteger a saúde dos trabalhadores”, afirma Jorge Barroso Dias, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho. Neste artigo os autores refletem entre saúde e teletrabalho.
Joaquim Jorge, biólogo, fundador do Clube dos Pensadores e Matosinhos Independente

Uma perspetiva de futuro para Matosinhos

Uma cidade tem de ser perspetivada nas suas várias valências para que possa evoluir harmoniosamente. Joaquim Jorge, fundador do Matosinhos Independente traça, neste seu artigo, algumas linhas para que Matosinhos seja uma cidade para se viver.
António Carneiro, Coordenador do Núcleo de Estudos de Bioética da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Direitos do cidadão uma oportunidade e muitos desafios

Os cidadãos vivem uma oportunidade para o crescimento e capacitação dos seus Direitos. António Carneiro, da SPMI, lembra, neste seu artigo, que a pandemia de COVID-19 mostrou a importância dos Direitos na saúde.
João Araújo Correia, médico internista e Presidente da SPMI

Respeitar a todos e à nossa saúde

Nunca foi tão evidente, que a defesa da nossa saúde individual contribui para a saúde coletiva, refere o médico João Araújo Correia, neste seu artigo. Nesta pandemia muitos têm vindo a ficar sujeitos à roleta russa do destino que a COVID pode trazer.
Pedro von Hafe, Assistente Graduado de Medicina Interna, Departamento de Medicina, Hospital São João, Porto

Exercício físico e saúde

É uma evidência científica que as pessoas que têm atividade física regular apresentam um menor risco de desenvolver ou morrer de doença cardiovascular. O médico Pedro von Hafe mostra, neste seu artigo, que o exercício físico favorece a longevidade.
Ricardo Cardoso Reis, Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Observar o céu de abril de 2021

Terra, Lua e outros planetas do Sistema Solar numa conjugação que no mês de abril traz observações que Ricardo Cardoso Reis descreve, neste seu artigo, para serem observadas e compreendidas nas noites de céu aberto do mês de águas mil.
Maria Manuel Magalhães, Farmacêutica

Melhorar a saúde física e mental em tempos de pandemia

Pandemia levou a alterações do dia-a-dia. A farmacêutica Maria Manuel Magalhães descreve, neste seu artigo, as vantagens do exercício físico e o uso da Homeopatia no controlo do stress. Uma abordagem que assinala o Dia Mundial da Atividade Física, a 6 de abril.
Luísa Fonseca, Coordenadora do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da SPMI

Pandemia de COVID-19 e o AVC

Pandemia de COVID-19 trouxe consequências graves para doentes de Acidente Vascular Cerebral, como menor tratamento e menor acesso aos cuidados de saúde. Luísa Fonseca, médica especialista em AVC, alerta, neste seu artigo, para sinais de alerta de AVC.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS