Artigo de Opinião

161 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Pedro Marques da Silva, Internista e Coordenador do NEPRV

Hipertensão arterial: o que é e como prevenir?

Diagnóstico de hipertensão arterial exige a medição correta da pressão arterial, um processo que exige conhecimento, indica, neste seu artigo, o internista Pedro Marques da Silva. O especialista explica o que é hipertensão arterial e como a prevenir.
Raúl Sousa, Optometrista e Presidente da APLO

Miopia aumenta na população e torna prevenção prioritária

Na Semana Mundial para a Consciencialização da Miopia, que decorre de 13 a 19 de maio, Raúl Sousa lembra, neste seu artigo, que a prevalência da miopia está a aumentar a um ritmo alarmante, pelo é prioritário o acesso aos cuidados primários para a saúde da visão.
Manuel Portela, podologista e presidente da Associação Portuguesa de Podologia

Cuidar dos pés numa peregrinação

Uma das prioridades nos peregrinos deve ser cuidar dos pés. Manuel Portela, podologista e presidente da Associação Portuguesa de Podologia, alerta para os cuidados a ter, e dá conselhos para prevenir situações graves.
António Carneiro, Internista e Coordenador do NEBio

Deveres e desafios para manter a saúde

O aumento de melhores condições de vida levou a um aumento da esperança média de vida. António Carneiro, Internista, indica, neste seu artigo, que as pessoas têm agora o dever de serem guardiões da sua saúde, e deixa recomendações.
João Araújo Correia, Internista e Presidente da SPMI

Faltam camas nos hospitais!: um pesadelo no inverno

As camas extra nos Serviços de Medicina Interna, na época de Inverno, são um pesadelo para os profissionais de saúde. João Araújo Correia, internista, descreve, neste seu artigo, uma situação que exige medidas urgentes.
Pedro Marques da Silva, Internista e Coordenador do NEPRV

Saúde, longevidade e qualidade de vida: mova-se mais e sente-se menos

Com 10% da mortalidade prematura a ser associada a sedentarismo e com apenas 5% dos portugueses, com 15 anos ou mais, a praticar desporto, O internista Pedro Marques da Silva, indica que a regra deve ser: mover-se mais e sentar-se menos.
António Oliveira e Silva, internista e vice-presidente da SPMI

Reduzir risco de AVC com pequenas mudanças

Por hora, três portugueses sofrem de um Acidente Vascular Cerebral. António Oliveira e Silva, internista e vice-presidente da SPMI, explica, neste seu artigo, o que pode ser feito para diminuir o risco de ser confrontado com esta emergência médica.
Fátima Carvalho, Podologista responsável pelo Centro Clínico do Pé

Ozono clínico usado como terapia para tratar doenças do pé

Ozonoterapia Podal chega a Portugal e oferece um conjunto de vantagens no tratamento natural de um grande número de doenças do pé. Fátima Carvalho, podologista, descreve, neste seu artigo, algumas das vantagens do Ozono clínico como agente terapêutico.
Desidratação leva ao envelhecimento e não ocorre apenas no verão

Desidratação leva ao envelhecimento e não ocorre apenas no verão

A água é responsável pela nutrição das células, pelo que fundamental para a saúde da pele, diminuição de celulite e rugas. Maria da Luz Brazão, Internista, deixa, neste seu artigo, alguns alertas, no âmbito do Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de março.
Doença renal crónica e doença cardiovascular têm uma relação prejudicial

Doença renal crónica e doença cardiovascular têm uma relação prejudicial

Há uma ligação entre as doenças cardíacas e as doenças renais crónicas e também no sentido contrário. Francisco Araújo, Internista, descreve, neste seu artigo, as influências das duas doenças e indica algumas preocupações a ter na prevenção.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS