24 Setembro 2022

Artigo de Opinião

350 ARTIGOS 0 COMENTÁRIOS
Erradicação das hepatites, uma ambição para todos os meses do ano

Erradicação das hepatites, uma ambição para todos os meses do ano

Pouco progredimos apesar de sabermos o que temos de fazer para erradicar as hepatites. O especialista Paulo Carrola da SPMI refere, neste seu artigo, que falta pragmatismo e organização no método, bem como um rastreio das hepatites.
Francisca Delerue, internista, Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

São muitos os benefícios de deixar de fumar

Tabagismo é sinónimo de risco acrescido de várias doenças. A internista Francisca Delerue alerta, neste seu artigo, para as doenças associadas ao consumo de tabaco incluindo o uso de cigarros eletrónicos. Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio.
José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

Fígado Gordo: a prevenção passa essencialmente pela adoção de uma alimentação saudável

A esteatose hepática ou Fígado Gordo é uma doença que se carateriza por acumulação de gordura nas células do fígado e que pode evoluir para cirrose hepática ou cancro hepático. O especialista José Presa alerta para a adoção de alimentação saudável.
Raúl Sousa, Optometrista e Presidente da APLO

Investimento na saúde da visão para poupar e promover vidas

Limitações da visão são causas de incapacidades com maior prevalência em Portugal. O especialista Raúl de Sousa alerta, neste seu artigo, que um investimento no acesso a cuidados para a saúde da visão permite mudar e promover vidas.
Daniel Bastos, Historiador e Escritor

O apoio dos empresários da diáspora a alunos lusodescendentes

Atribuição de bolsas de estudo é uma das formas de valorização da comunidade lusa. Daniel Bastos lembra, neste seu artigo, o trabalho da Fundação criada por Tony Amaral nos EUA e da Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos.
Fernando Pinto, Assistente Graduado Sénior de Cardiologia no CHEDV, Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa do AVC e Ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão

Impacto da Hipertensão Arterial na principal causa de morte em Portugal: o AVC

Acidente Vascular Cerebral e Enfarte Agudo do Miocárdio são as principais doenças cardio-cérebrovasculares responsáveis pela morte prematura. O Cardiologista Fernando Pinto lembra, neste seu artigo, que a Hipertensão Arterial é o principal fator de risco.
Diogo Cruz, Médico Internista / Sociedade Portuguesa Medicina Interna

Hipertensão Arterial: Uma vida mais saudável e livre de doença

Hipertensão é um fator de risco de doenças do cérebro e cardiovasculares, que são a principal causa de morte em Portugal. O médico internista Diogo Cruz alerta, neste seu artigo, para o diagnóstico e controlo da doença, sobretudo por terapêuticas não farmacológicas.
Isabel Neves – CHUP / Núcleo de Estudo de Doenças Respiratórias da SPMI

Asma: identificar e tratar adequadamente

A asma é uma doença caracterizada por inflamação crónica das vias aéreas e que não tem cura. A médica especialista Isabel Neves alerta, neste seu artigo, para a importância do diagnóstico, conhecimento dos sintomas e terapêuticas de controlo.
Joana Pimenta, Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Gaia/Espinho e Coordenadora do NEIC da SPMI

Insuficiência cardíaca: conhecer, prevenir e tratar melhor

Insuficiência cardíaca tem uma taxa de mortalidade superior a vários cancros. Quando se celebra o Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, a médica Joana Pimenta lembra, neste seu artigo, a importância de conhecer, prevenir e tratar melhor a síndrome.
Raul Marques Pereira, responsável pela Consulta de Dor da USF Lethes, em Ponte de Lima, e coordenador do Grupo de Estudo da Dor da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Terapêutica à base de canábis: uma nova opção para o tratamento da dor crónica

Canábis é uma nova esperança às pessoas com dor crónica, que não têm tido os resultados desejados com os tratamentos convencionais. Tratamento da dor crónica à base de canábis oferece eficácia em situações graves.

Siga-nos nas redes sociais

DESTAQUE

MAIS LIDAS