Quinta da Regaleira: Uma visita comentada de Mitologia Clássica

De Hesíodo a Camões, um delegado que uma visita comentada pela Mitologia Clássica na Quinta da Regaleira. Um conhecimento dado pelos mais variados objetos, como arvores, estátuas, grutas e símbolos.

0
Quinta da Regaleira: Uma visita comentada de Mitologia Clássica
Quinta da Regaleira: Uma visita comentada de Mitologia Clássica. Foto: DR

O primeiro e, simultaneamente, mais completo relato da origem e da criação de deuses e gigantes encontra-se no poema de Hesíodo, Teogonia, ou seja, “O nascimento dos deuses”. Oito séculos depois, Ovídio, numa das suas narrativas mais aclamadas de sempre, Metamorfoses, partilha alguns dos mitos clássicos mais famosos, tornando-se uma verdadeira fonte e inspiração para poetas posteriores, tais como Dante na Divina Comédia, Camões nos Lusíadas e Fernando Pessoa nas Odes de Ricardo Reis.

Um legado que é possível testemunhar (in)diretamente na Quinta da Regaleira em traçados mistos que evocam a arquitetura romântica, gótica, renascentista e manuelina.

Numa viagem comentada de Mitologia Clássica na Quinta da Regaleira podemos conhecer o poder mitológico de algumas espécies arborícolas, explorar o significado de alguns seres guardiões, explorar a ligação entre Dante e Camões sob o ponto de vista mitológico, percorrer um labirinto que nos transporta até à gruta da rainha de Esparta, interpretar símbolos mitológicos e recordar mitos imortais do Universo Clássico num verdadeiro séquito de deuses.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!