A arte ao alcance de todos no festival Juntos Pel’Arte

Pintura, escultura, cerâmica, e muito mais, obras únicas, interpretações de uma realidade construída nas várias facetas individuais e coletivas dos seus autores, no festival Juntos Pel’Arte, Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Matosinhos.

A arte ao alcance de todos no festival Juntos Pel’Arte

Uma exposição de trabalhos de pintura, escultura, cerâmica e manualidades, um encontro de “artistas” que vai na vigésima edição e que se realiza, este ano, de 22 de novembro e 2 de dezembro, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca e nos Paços do Concelho, de Matosinhos.

O festival Juntos Pel’Arte é uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos que em conjunto com a Associação de Pais e Amigos da Pessoa Deficiente Mental realizam o evento inclusivo que reúne “atividades artísticas dos alunos das escolas de concelho de Matosinhos e de utentes de instituições de solidariedade social dedicadas aos cidadãos com necessidades especiais.”

A arte enquanto elemento de comunicação é construtora de socialização, unificadora na diversidade das interpretações dos mundos individuais e coletivos, a arte é assim, uma das expressões mais inclusivas dos seres humanos. Uma conceção que a camara Municipal de Matosinhos tem sabido interpretar ao apoiar e desenvolver eventos como o Juntos Pel’Arte.

“Matosinhos tem procurado fazer a diferença também no que respeita às políticas de integração e promoção social”, referiu Luísa Salgueiro, presidente da autarquia, citada em comunicado. A autarca acrescentou: “A iniciativa Juntos Pel’Arte constitui, assim, um elemento particularmente simbólico desta política, permitindo que cidadãos com diferentes idades e necessidades mostrem à comunidade o seu trabalho artístico, permanecendo anónima a autoria das peças.”

Nesta exposição, uma parte das obras expostas, pode ser adquirida por quaisquer pessoas ou empresas interessadas, revertendo as verbas para as instituições “que lidam de perto com a deficiência.”

Mas para além da exposição o festival Juntos Pel’Arte inclui também uma forte componente lúdico-pedagógica, com realização de ateliês, workshops, tertúlias e espetáculos de movimento e dança. Programa.